iPhone X vs Galaxy Note 8: qual o top de linha mais poderoso?

Descubra neste comparativo entre iOS ou Android qual celular é melhor!

iPhone X vs Galaxy Note 8: qual o top de linha mais poderoso?
Ricardo BergherEditor(a)

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Em 2017, Apple e Samsung, duas das maiores fabricantes de celulares do mundo, lançaram no mercado dois aparelhos inovadores: o iPhone X, que comemora o aniversário de 10 anos da linha iPhone, e o Galaxy Note 8, o primeiro smartphone com câmera dupla da empresa.

Com hardware e software de alto desempenho, câmeras em dose dupla e vários recursos extras interessantes, você sabe qual deles é o mais poderoso? Se a resposta é não, chega mais, confira este comparativo e tire agora todas as suas dúvidas!

Leia também: Os Melhores Celulares Top de Linha

Tela
5.8" Super Retina HD (2436x1125 pixels) QLED
6.3" Quad HD+ (2560x1440 pixels) Super AMOLED
Processador
Hexa-core de 64 bits (Apple A11 Bionic)
Octa-core de até 2.3GHz (Samsung Exynos 8895)
Memória RAM
Não informado pela fabricante
6GB
Armazenamento
64GB ou 256GB
64GB ou 128GB
Aceita cartão de memória
Não
Sim (entrada híbrida)
Acesso à internet
4G, 3G e Wi-Fi
4G, 3G e Wi-Fi
Dual chip
Não
Sim
NFC
Sim
Sim
Leitor de digital
Não
Sim
Leitor de íris
Não
Sim
Reconhecimento facial
Sim
Sim
Resistência à água e poeira
Sim (certificação IP67)
Sim (certificação IP68)
Câmera traseira
12MP + 12MP (f/1.8 e f/2.4)
12MP + 12MP (f/1.7 e f/2.4)
Câmera frontal
7MP (f/2.2)
8MP (f/1.7)
Filma em
4K (60 FPS)
4K (30 FPS)
Bateria
Não informado pela fabricante
3.300 mAh
Sistema operacional
iOS 11
Android 7.1.1 (Nougat)
Ofertas

O poder está nas suas mãos!

Hardware e software são dois pontos em que você não vai precisar se preocupar. Apple e Samsung equiparam seus smartphones top de linha com o que há de melhor na atualidade.

Aliás, o desempate aqui vai muito pela sua preferência. A maioria dos programas têm versões para os sistemas operacionais iOS 11 e Android 7.1.1 (Nougat), e o que muda geralmente é alguma coisa na interface ou funcionalidade.

Se você curte o iOS, a Apple garante que o chipset A11 Bionic do iPhone X é 70% mais rápido que o A10 Fusion presente nos iPhone 7 e 7 Plus. E, além disso, ele ainda tem um processador neural, que melhora o desempenho conforme seu tempo de uso.

Já se o seu gosto é pelo Android, o Galaxy Note 8 vem equipado com um chipset octa-core de 2.3 GHz, o Exynos 8895, de fabricação da própria da Samsung, e 6GB de memória RAM, mesma quantidade do Galaxy S8 Plus.

Ou seja, tanto o iPhone X quanto o Galaxy Note 8 são capazes de executar com máximo desempenho os jogos e aplicativos disponíveis na App Store ou Google Play.

Câmera em dobro no iPhone X e Galaxy Note 8

Equipados com câmera traseira dupla de 12MP e estabilização óptica de imagem (OIS), o iPhone X e Note 8 tiram fotos de boa qualidade em qualquer tipo de ambiente, inclusive em baixas condições de iluminação e, também, com o famoso efeito bokeh, que desfoca o fundo da imagem.

Nesse ponto, a diferença entre os dois está no tipo da segunda lente, que nos dois aparelhos têm abertura focal de f/2.4: teleobjetiva no iPhone X, que tem um ângulo de visão mais próximo, e grande-angular no Note 8, que tem um ângulo de visão mais aberto.

Galaxy Note 8 Câmera

Por outro lado (literalmente), na câmera frontal o Note 8 leva vantagem. Com abertura focal maior (f/1.7) que a do iPhone X, o que permite a entrada de mais luz no sensor, em nossos testes o celular da Samsung apresentou resultados mais ricos em detalhes, inclusive nos vídeos.

Falando neles, os dois smartphones gravam em resolução 4K (3840x2160 pixels), porém o iPhone X faz capturas a 60 frames por segundo (FPS), o que assegura movimentos mais naturais e sem borrões.

Vire um gato, panda robô com o Animoji do iPhone X!

Esse recurso da câmera TrueDepth do iPhone X é tão bacana que até merece um parágrafo especial. Com ele é possível gravar animações em 3D de 12 personagens divertidos, como o unicórnio e cachorro, que imitam mais de 50 movimentos musculares do seu rosto e depois compartilhar o resultado com os amigos.

Animoji do iPhone X

Galaxy Note 8 também é grande na bateria e no armazenamento

A Apple não informa a capacidade exata da bateria do iPhone X, mas estima-se que ela seja de 2.716 mAh, quantidade menor que a do Galaxy Note 8, que tem 3.300 mAh. Então ponto para a Samsung!

Vale ressaltar que os dois smartphones têm suporte ao carregamento sem fio, mas, para isso, é preciso adquirir bases vendidas separadamente.

No armazenamento interno, mais um ponto a favor do Galaxy Note 8, isso porque ele aceita cartão de memória de até 256GB. Ou seja, se você optar pela versão de 128GB e adicionar um microSD com essa capacidade, terá no total 384GB de espaço para guardar suas fotos, vídeos, músicas e outros arquivos.

Design do iPhone marca um X no seu coração!

O design do iPhone X é – sem dúvidas – bastante inovador: o corpo é feito de vidro resistente, com aço inoxidável nos contornos e proteção antioleosidade, além da ausência do tradicional botão Home (Touch ID) e a parte frontal formada praticamente só por tela. Ah, e ele ainda pesa menos que o Galaxy Note 8.

E antes que você pergunte, para desbloquear o iPhone X há duas formas: o reconhecimento facial, característica também disponível no Galaxy Note 8, ou pelos movimentos intuitivos, que permitem deslizar o dedo para ver os apps abertos, abrir a Central de Controle ou fazer uma pergunta à Siri, por exemplo.

Agora, quando o assunto é a tela, o Galaxy Note 8 pode ser uma opção mais interessante. Isso porque além de ser um pouco maior, ela tem proporção 18.5:9, digna de cinema, para assistir a vídeos no YouTube ou séries na Netflix, por exemplo.

Galaxy Note 8 pode ser melhor para o seu dia a dia

O iPhone X tem vários recursos bem legais, como o Animoji, mas levando em consideração aqueles que podem fazer alguma diferença no seu dia a dia, como a capacidade dual chip e o leitor de digitais, por exemplo, o Galaxy Note 8 se destaca.

Além desses, o phablet da Samsung vem com um acessório interessante para quem estuda ou utiliza o aparelho no trabalho: a caneta S Pen. Ela tem inúmeras finalidades, como ajudar nas anotações em blocos de notas, selecionar textos com mais precisão e até criar desenhos coloridos, por exemplo.

Galaxy Note 8 S Pen

No mais, os dois smartphones têm características em comum, como a resistência à agua e poeira, NFC, Bluetooth 5.0 e infelizmente não são equipados com Rádio FM.

Mas afinal, qual smartphone é mais poderoso: o iPhone X ou Galaxy Note 8?

Neste comparativo quem leva o troféu é você! Isso mesmo, pois ao escolher qualquer um dos dois smartphones você leva para casa o que há no momento no Android ou iOS. Ambos têm câmera traseira dupla, hardware e software potentes, além de várias funcionalidades interessantes.

Porém se você quer um design inovador, com a parte frontal do celular formada quase toda por tela, e gosta de um ecossistema mais fechado, compatível com outros dispositivos Apple, como o iPad ou Macbook, vá com o iPhone X.

Agora, se acessórios como a caneta S Pen, a capacidade dual chip, e a liberdade proporcionada pelo Android são muito importantes para você, não pense duas vezes e escolha o Galaxy Note 8. Até porque, a diferença de valor entre os dois smartphones não é tão grande assim.

Compare os preços do iPhone X e Galaxy Note 8:

Confira nossos vídeos:

Leia também: