Zoom indica em Celular e Smartphone

Galaxy Note 8 vs iPhone 8 Plus: qual o melhor smartphone top de linha?

Duelo de titãs! Comparamos o Galaxy Note 8 e iPhone 8 Plus para saber qual vale mais a pena comprar.

galaxy note 8 vs iphone 8 plus, iphone 8 plus vs galaxy note 8
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

No segundo semestre de 2017, a Samsung e Apple lançaram no mercado dois novos celulares top de linha: o Galaxy Note 8 e iPhone 8 Plus, respectivamente. Com especificações técnicas poderosas, os dois aparelhos disputam ponto a ponto o título de melhor smartphone do momento.

Está em dúvida entre qual escolher? Confira o nosso comparativo e veja qual a melhor opção de compra para você, se o Android ou o iOS!

 

Samsung Galaxy Note 8

Galaxy Note 8

Apple iPhone 8 Plus

iPhone 8 Plus

Tela 6.3" Quad HD+ (2560x1440) Super AMOLED 5.5" Retina HD (1920x1080) IPS LCD
Processador Octa-core de até 2.3GHz (Samsung Exynos 8895) Hexa-core de 64 bits (Apple A11 Bionic)
Memória RAM 6GB 3GB
Armazenamento 64GB e 128GB 64GB e 256GB
Acesso à internet 4G, 3G e Wi-Fi 4G, 3G e Wi-Fi
Dual chip Sim (entrada híbrida) Não
Aceita cartão de memória Sim (até 256GB) Não
NFC Sim Sim
Leitor de digital Sim Sim
Leitor de íris Sim Não
Reconhecimento facial Sim Não
Resistência à água e poeira Sim (certificação IP68) Sim (certificação IP67)
Câmera principal 12MP + 12MP (f/1.7 e f/2.4) 12MP + 12MP (f/1.8 e f/2.8)
Câmera frontal 8MP (f/1.7) 7MP (f/2.2)
Filma em 4K (30 fps) 4K (60 fps)
Bateria 3.300 mAh Não informado pela fabricante
Sistema operacional Android 7.1.1 (Nougat) iOS 11

Galaxy Note 8 impressiona pela grande quantidade de memória RAM

Para suceder o polêmico Galaxy Note 7, a Samsung apostou todas as suas fichas no hardware do Galaxy Note 8 e equipou esse celular de tela grande com o processador octa-core Exynos 8895 de até 2.3GHz, fabricado por ela mesma, e incríveis 6GB de memória RAM.

Com todo esse poder, o Galaxy Note 8 é capaz de rodar qualquer aplicativo da Google Play Store compatível com o Android 7.1.1 (Nougat), até mesmo os pesados jogos de realidade aumentada.

Apesar das especificações técnicas superiores do smartphone Samsung, como o dobro de memória RAM e dois núcleos a mais no chipset, o iPhone 8 Plus se destaca por ter um ecossistema fechado, com ótima integração entre hardware (A11 Bionic) e software (o iOS 11), que são fabricados pela própria Apple.

Ou seja, no desempenho geral temos um empate técnico. Seja para acessar às redes sociais, navegar pela internet ou se divertir com jogos, os dois smartphones oferecem desempenho excelente, sem travamentos ou qualquer outro problema do tipo.

Câmeras duplas que não deixam escapar nenhum detalhe

Com o Galaxy Note 8, a Samsung atendeu aos pedidos dos fãs e resolveu seguir a tendência do mercado, equipando o smartphone com câmera dupla traseira de 12MP com estabilização óptica de imagem (OIS), característica também presente no iPhone 8 Plus.

Apesar da mesma quantidade de megapixels, o que torna o Galaxy Note 8 superior ao iPhone 8 Plus nesse quesito são os sensores das lentes: uma grande angular com abertura f/1.7, e a outra teleobjetiva com abertura f/2.4, o que garante fotos e vídeos um pouco mais nítidos em ambientes com pouca luz.

Galaxy Note 8 Câmera

Em relação à câmera frontal, o Galaxy Note 8 também leva uma pequena vantagem e conta com um sensor de 8MP com abertura f/1.7, enquanto no iPhone 8 Plus o sensor é de 7MP com abertura f/2.2. Mas não se preocupe, pois seja qual for a sua escolha, ambos são ótimos smartphones para selfies.

Por outro lado, apesar do Galaxy Note 8 também gravar vídeos na resolução 4K, o iPhone 8 Plus se destaca por fazer isso a 60 quadros por segundo, o que garante movimentos mais naturais e sem aquele efeito borrão.

Não se preocupe com o carregador, e nem com o espaço interno

Na questão de bateria, é difícil comparar dois smartphones com ecossistemas diferentes. Mas nos testes gerais com aplicativos, reprodução de músicas e vídeos no YouTube, por exemplo, os dois smartphones apresentam a mesma autonomia, ficando boa parte do dia longes da tomada. Ah, vale ressaltar que o Galaxy Note 8 e o iPhone 8 Plus contam com o sistema de carregamento sem fio.

Sobre o armazenamento, esse é um ponto que o fator de decisão é o gosto pessoal. Os dois smartphones são comercializados em diferentes versões com armazenamento interno. A diferença, no entanto, é que o Galaxy Note 8 possui uma entrada híbrida para cartão de memória de até 256GB, e que também pode ser utilizada para colocar mais um chip de operadora.

Design e tela: time que está ganhando não se mexe!

Nenhum dos dois smartphones apresenta design inovador. A Samsung manteve no Note 8 o conceito de display infinito do Galaxy S8 e Galaxy S8 Plus, com bordas quase inexistentes que ocupam 83% da parte frontal. A Apple, por sua vez, repetiu o mesmo visual do iPhone 7 Plus e apenas mudou o corpo do iPhone 8 Plus, que agora é produzido em vidro.

Na tela, também temos poucas mudanças. Assim como a geração anterior, o iPhone 8 Plus vem equipado com o excelente display Retina HD de 5.5 polegadas com resolução Full HD (1920x1080 pixels), e conta com alguns recursos adicionais, como a tecnologia True Tone; que ajusta o tom das cores para deixar a leitura de conteúdos muito mais confortável.

iPhone 8 Plus Tela

Porém, nesse ponto, o smartphone Samsung é mais indicado para quem gosta de assistir a vídeos no Netflix ou YouTube, pois oferece um maior aproveitamento da tela de 6.3 polegadas (Quad HD+) com proporção 18,5:9, igual à de cinema.

Em comum, o Galaxy Note 8 e iPhone 8 Plus contam com proteção na tela contra quedas e arranhões, mas que nem por isso se torna indispensável o uso de película e capinha, beleza?

Galaxy Note 8 é mais completo em recursos extras

Se você busca por um smartphone que te ajude no trabalho ou na faculdade, sem dúvida a melhor opção é o Galaxy Note 8. Através da caneta S Pen é possível fazer anotações em blocos de notas, fotos e até criar desenhos bem legais com o acessório. Sem falar na assistente pessoal Bixby e o dock DeX (vendido separadamente), que transforma o seu smartphone em um verdadeiro PC. Muito legal, né?

Outro destaque do Note 8 é ser um smartphone com reconhecimento facial e leitor de íris, que asseguram um rápido e seguro desbloqueio da tela, recursos que foram deixados de lado no iPhone 8 Plus. No mais, os dois smartphones tem recursos em comum, como a resistência à agua e poeira, leitor biométrico, NFC, Bluetooth 5.0 e não são equipados com Rádio FM.

Afinal, qual o melhor smartphone top de linha: o Galaxy Note 8 ou o iPhone 8 Plus?

Chegamos ao que mais interessa: o veredito! Mesmo sendo smartphones com ecossistemas diferentes, o Galaxy Note 8 e o iPhone 8 Plus têm muitas semelhanças e apresentam desempenho praticamente igual no uso diário, seja para tirar fotos com boa qualidade, navegar pela internet ou acessar às redes sociais, ficando bem difícil escolher um vencedor.

Além disso, na questão de preço, mesmo o iPhone 8 Plus ainda não estar disponível aqui no Brasil, os dois smartphones valem o investimento e são repletos de características bem interessantes, como o carregamento sem fio e a resistência à água, por exemplo.

Ou seja, o desempate aqui é mais pelo gosto pessoal. Se você preza pela liberdade proporcionada pelo Android e ainda quer tirar proveito de recursos extras, como a caneta S Pen e a capacidade dual chip, é mais indicado escolher o Galaxy Note 8.

Agora, se você gosta de um ecossistema mais fechado ou tem outros dispositivos Apple, como o iPad ou Macbook, é uma boa optar pelo iPhone 8 Plus pela facilidade de conectividade e interação com os gadgets da marca.

Compare os preços do Galaxy Note 8 e iPhone 7 Plus:

 

Confira o nosso vídeo:


Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone