Zoom indica em Celular e Smartphone

iPhone X vs Galaxy S8: um comparativo épico entre dois tops de linha!

Fique por dentro de todos os detalhes sobre esses dois smartphones top de linha e faça a melhor escolha para você.

iPhone X vs Galaxy S8, Galaxy S8 vs iPhone X
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Com o lançamento do iPhone X, edição comemorativa dos 10 anos do lançamento do primeiro iPhone, vem a dúvida inevitável: quem é melhor? iPhone X ou o Galaxy S8, seu concorrente direto.

Para saber a reposta desta questão, e descobrir mais detalhes sobre esses dois smartphones top de linha, basta apertar os cintos aí do outro lado da tela e conferir o nosso comparativo. Se liga!

 

      iPhone X

      Galaxy S8

Tela 5.8'' Super Retina HD OLED (2436x1125 pixels)

5.8" Super AMOLED Quad HD+ (2960x1440 pixels)

Processador Hexa-core (A11 Bionic) Octa-core (2.3GHz + 1.7GHz) (Exynos 7870)
Memória RAM Não informado pela fabricante 4GB
Sistema operacional de fábrica iOS 11 Android 7.0 (Nougat)
 Armazenamento 64GB ou 256GB 64GB
 Aceita cartão de memória Não Sim (até 256GB)
 Acesso à internet 3G, 4G e Wi-Fi 3G, 4G e Wi-Fi
 Dual chip Não Sim (entrada híbrida)
 Leitor de digital Não Sim
 Leitor de íris Não Sim
 Reconhecimento facial Sim Sim
 Câmera frontal 7MP (abertura f/2.2) 8MP (abertura f/1.7)
 Câmera traseira 12MP + 12MP (abertura f/1.8 e f/2.4) 12MP (abertura f/1.7)
 Filma em 4K (60fps) 4K (30fps)
 Bateria Não informado pela fabricante 3.000 mAh

Telas que aproveitam ao máximo a frente dos aparelhos

Quando o assunto é tela temos boas surpresas para os dois lados. O smartphone da Apple introduziu um ar de novidade para os iPhones e vem com um display que cobre praticamente toda a parte frontal do aparelho, o que, além de dar um visual bem bonito, entrega uma nova experiência no consumo de conteúdo multimídia, como filmes e séries.

A super tela OLED de 5.8 polegadas do iPhone X tem resolução de 2436 x 1135 pixels e 458 ppi de densidade. Com isso, as imagens por aqui serão apresentadas com ótima qualidade e, ao mesmo tempo, economizando energia. Não podemos deixar de destacar que a tecnologia 3D Touch, que reconhece o nível de pressão exercida sobre a tela para liberar novas funcionalidades, também está presente no modelo comemorativo da Apple.

Contudo, o S8 não fica para trás com o seu display infinito, que ocupa 83% da parte frontal do smartphone e, o que chama mais atenção, suas laterais curvas dão a impressão que ele não tem bordas laterais. Além de estilosa, a tela de 5.8 polegadas Super AMOLED desse smartphone Samsung conta com resolução de 2960 x 1440 (Quad HD+) e densidade de pixels bem maior, com 570 ppi, que produz imagens com uma riqueza de detalhes ainda maior.

Tela do Galaxy S8

E as proteções? O S8 chega revestido com Gorilla Glass 5 e certificação IP68, que o protege contra poeira e imersões, em água doce, de até 1.5m de profundidade por até 30 minutos. Já a Apple não define o tipo de tecnologia de defesa da tela do iPhone X, mas afirma que o vidro utilizado no display, e na parte traseira do aparelho, é o mais resistente já utilizado pela empresa. A certificação IP67 do iPhone X resiste à poeira, mas em água doce ele fica com a limitação de 1.0m de profundidade por 30 minutos.

Sendo assim, apesar de ambas as telas entregarem imagens de cair o queixo, a do Galaxy S8 leva vantagem por ter resolução superior, maior densidade de pixels e uma proteção mais robusta. Ponto para a Samsung.

Inteligência artificial move o processador do iPhone X

Estamos falando de dois dos principais tops de linha do mercado mundial, logo temos taxas de processamento poderosas nos dois competidores. O novo processador Apple A11 é um modelo hexa-core, em que os 4 núcleos de eficiência, voltados para economia de energia, ficaram 70% mais velozes, e os de desempenho, para atividades mais pesadas, 25% mais rápidos em relação ao processador Apple A10 do iPhone 7 e iPhone 7 Plus.

Não podemos esquecer de mencionar que o processador do iPhone X recebe apoio do coprocessador de movimento M11 e da tecnologia de engenharia neural, que são integrados e dão suporte para que o smartphone da Apple se aventure no campo da realidade aumentada e na área da inteligência artificial, permitindo que ele aprenda sobre o seu dono com o tempo, seus costumes e por onde ele passa. Muito legal, né?!

O Galaxy S8 também mostra o seu poder de fogo com o processador Exynos 8895, octa-core de até 2.3GHz, e 4GB de RAM. Esse conjunto é o suficiente para abrir qualquer app ou jogo pesado com folga e sem sustos. Contudo, como o iPhone X vai além da força bruta esperada de um top de linha e entrega novidades nesse quesito, ele leva esse ponto do comparativo.

Galaxy S8 suporta cartão de memória

O IPhone X foi apresentado em duas versões, uma com 64GB de armazenamento e a segunda com 256GB. Em contrapartida, o Galaxy S8 tem apenas uma versão com 64 GB, mas suporta cartões de memória de até 256GB.

Nesse ponto, vale a pena destacar que o slot para o cartão de memória do S8 é híbrido, sendo assim, você pode escolher se utiliza um cartão de memória para expansão ou um segundo chip de operadora.

Nunca é demais lembrar que iPhones não possuem entrada para cartão de memória ou para um segundo chip, então se você precisa, necessariamente, de uma segunda linha, eles não são os mais indicados.

Bem-vindo à era dos Animojis

Sabemos que o quesito câmera é um dos pontos mais esperados do comparativo e, de cara, já adiantamos que a qualidade dos dois aparelhos é incrível, com direito a animojis do lado do iPhone X!

Começamos pela traseira do S8, que vem equipada com uma câmera de 12MP com abertura f/1.7, capaz de fazer boas fotos mesmo em condições de baixa luminosidade. Nela encontramos recursos importantes como vídeos em 4K a 30fps, estabilização óptica de imagem, que evita que as suas fotos e vídeos saiam tremidos, e o foco seletivo, em que você poderá borrar o fundo ou o primeiro plano da imagem.

Por outro lado, o iPhone X ganhou câmeras duplas na parte traseira, uma tendência cada vez mais consolidada nessa nova geração de smartphones. Cada câmera conta com 12MP, a primeira é uma grande-angular com abertura f/1.8, para caber mais objetos na foto, e a segunda uma teleobjetiva de f/2.4, focada em zoom óptico. Nos vídeos elas também se destacam fazendo registros em 4K a 60 fps e Full HD em, insanos, 240 fps.

Na parte frontal do S8 temos uma câmera de 8MP com abertura f/1.7, que garante selfies bem iluminadas mesmo em ambientes mais escuros. Ah, efeitos de embelezamento e selfie panorâmica não ficam de fora por aqui.

Já do lado do iPhone X encontramos uma câmera frontal de 7MP e abertura f/2.2. Porém, a grande novidade que vai fazer a alegria de muita gente são os animojis, onde a câmera frontal do iPhone X reproduz a sua expressão facial e, até mesmo, grava a sua voz e transfere diretamente para o emoji! Essa tecnologia é similar à utilizada na computação gráfica dos filmes, basta soltar a sua imaginação e se divertir nas conversas com seus amigos dando vida aos famosos emojis.

Animoji presente no iPhone X

Outra novidade bacana da câmera frontal do iPhone X é o sistema de iluminação, que cria diferentes efeitos, presentes na fotografia profissional de estúdio, realçando contornos, destacando pessoas e dando uma turbinada e tanto nas suas selfies! Prepare-se para ver esse recurso pipocando na sua timeline do Facebook já já!

Novamente, ambos smartphones entregam qualidade acima da média, mesmo em comparação com outros aparelhos top de linha, mas o iPhone X leva essa por ir além da qualidade esperada e entregar novidades a mais, como a câmera dupla e os animojis.

Segurança aprimorada para o desbloqueio de tela nos dois lados

Smartphones com leitor de digitais estão começando a se popularizar, mas esses dois aparelhos dão indicativos de que essa tecnologia pode estar com os dias contados em um futuro não muito distante. Isso porque ambos são smartphones com reconhecimento facial, que identifica o seu rosto para o desbloqueio de tela.

Contudo, a tecnologia aplicada nesse reconhecimento é melhor elaborada no iPhone X, pois é 3D e consegue reconhecer um rosto com maior riqueza de detalhes, mesmo com o fator de envelhecimento e se o usuário mudar radicalmente o seu corte de cabelo, por exemplo. Já o reconhecimento de face do S8 é 2D, o que se mostra não tão eficiente.

Desbloqueio facial do iPhone X

A solução? A Samsung implementou o leitor de digitais na parte traseira do aparelho e também um leitor de íris na parte frontal. Esse segundo, sim, se mostrou extremamente seguro, rápido e praticamente sem falhas. Sendo assim, com o S8 você poderá desbloquear o display apenas com o poder do seu olhar!

Por apresentar maiores opções de segurança, o ponto desse quesito vai para o Galaxy S8.

Baterias que chegam ao final do dia sem sustos

Apesar de não divulgar oficialmente dados sobre a capacidade das baterias de seus smartphones, a Apple vem evoluindo significativamente esse ponto nos seus últimos lançamentos, fazendo com que a bateria não seja mais um sofrimento para seus usuários.

A bateria do iPhone X tem carregamento rápido, possibilidade de carregamento sem fio e duração de 2 horas a mais em relação ao iPhone 7. Ou seja, ele chega ao final do dia, e até um pouco mais, sem muitos problemas em uso moderado.

Contudo, essa melhoria não foi suficiente para que ele levasse vantagem em cima da bateria do Galaxy S8, que conta com 3.000 mAh e, também, apresenta um bom gerenciamento de energia, carregamento rápido e possibilidade de carga sem fio.

Mesmo sem a Apple revelar a capacidade de bateria do iPhone X, as melhorias de gestão de energia e os tempos de duração sugeridos pelas duas fabricantes em suas páginas oficiais são bem próximos, o que, na prática, indica um rendimento de bateria parecido para os dois lados.

E quem leva a melhor: iPhone X ou Galaxy S8?

Essa resposta é fácil, quem leva a melhor somos todos nós que temos duas excelentes opções de smartphones top de linha, que não entregam só o alto desempenho e recursos de ponta esperados, mas que ainda investem em novidades que dão uma prévia de como será o futuro dos smartphones.

O iPhone X agrada, e muito, aos fãs da Apple, e o sistema de processamento neural está surpreendendo por sua velocidade e resultados nos testes inicias, mas todas essas inovações custam um preço, que é alto até mesmo para os padrões internacionais, custando 999 dólares. Por isso, quem estiver interessado em levar essa belezinha para casa já pode ir preparando o bolso.

Já o Galaxy S8 é um pouco mais contido em inovações, mas a sua velocidade, qualidade de câmeras, seu display, que repaginou a cara dos tops de linha da Samsung, fizeram com que ele fosse eleito, com folga, um dos melhores smartphones de 2017.

Sendo assim, o iPhone X é voltado para quem curte novidades e é fã de carteirinha da Apple, e que, além de querer adquirir o modelo mais recente, não quer perder a oportunidade de ter em mãos essa edição histórica. Já o Galaxy S8 é recomendado para quem precisa de um excelente top de linha e que, ao mesmo tempo, não abre mão de um melhor custo/benefício.

Confira os preços do iPhone X e do Galaxy S8:

 

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone