Zoom indica em Celular e Smartphone

LG G8S vs LG G7: o que muda nos tops de linha da LG?

O novo top de linha da fabricante sul-coreana acaba de ser lançado aqui no Brasil.

Celular
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

O novo LG G8S ThinQ chegou neste mês de julho aqui no Brasil para marcar uma nova fase dos celulares premium da marca sul-coreana. Mas com a novidade, como fica a situação do antigo smartphone top de linha, o LG G7 ThinQ. Ele ainda vale a pena?

Se você tem essa dúvida, não se preocupe. O Zoom estudou preços, telas, processadores e todas as demais características técnicas para não deixar dúvidas e traz toda essa análise para você.

Continue lendo o comparativo entre o LG G8S ThinQ e LG G7 ThinQ para escolher a melhor opção para você!

LG G8S ThinQLG G8S ThinQLG G7 ThinQLG G7 ThinQ
Data de lançamento
Julho de 2018 Julho de 2017
Tamanho da Tela
G-OLED FullVision de 6,21 polegadas IPS LCD de 6,1 polegadas
Resolução da Tela
FHD+ QuadHD+
Processador
Qualcomm Snapdragon 855 Qualcomm Snapdragon 845
Memória RAM
6 GB 4 GB
Armazenamento
128 GB 64 GB
Memória expansível
Micro SD (até 2TB) Micro SD (até 2TB)
Câmera traseira
Tripla: 12MP + 13MP + 12MP Dupla: 16MP + 16MP
Câmera frontal
Dupla: 8MP + Câmera Z (3D) 8MP
Bateria
3.550mAh 3.000mAh
Dual chip
Sim Sim
Sistema operacional
Android 9.0 Pie Android 8.0
Leitor de digitais
Sim Sim
Reconhecimento Facial
Sim Sim
Scanner de íris
Não Não
Resistência à água e poeira
Sim Sim
Dimensões
155.3 x 76.6 x 7.99 153.2 x 71.9 x 7.9
Peso
181 g 162 g
Cores
Mirror Black/Mirror White Preto, Platinum
Ver ofertas Ver ofertas

Telas iguais apenas na aparência

Se o tamanho das telas é praticamente o mesmo (diferença mínima de 0,1 polegadas), e ambos os modelos apresentam o entalhe na parte superior para abrigar as câmeras, o mesmo não ocorre sobre a tecnologia empregada na construção dos displays.

O G7 ThinQ perde um ponto por ter tela IPS LCD, que entrega uma excelente fidelidade de cores, mas ganha na resolução Quad+ (1440 x 3120 pixels) e formato 19,5:9.

Já o novo G8S ThinQ ganha pela tela OLED, que tem melhor eficiência energética, porém perde para o antecessor na resolução: Full HD+ (2248x1080 pixels), na proporção de 18,7:9.

Outro detalhe sobre os celulares com telas OLED é que eles apresentam pretos mais profundos e cores mais vivas. E se os aparelhos com displays IPS tendem a apresentar cores mais fiéis, as novas tecnologias de calibração do LG G8S ThinQ compensam essa característica.

Ou seja, o LG G8S leva ampla vantagem no quesito display.


Tela IPS Quad+ do G7 tem o desempenho inferior ao da G-OLED do G8S ThinQ / Divulgação: LG

Design elegante e cores bonitas

A questão do recorte na tela para abrigar as câmeras pode até desagradar muitos usuários, mas é bem verdade que ele não chega a incomodar nos modelos deste comparativo.

Na verdade, por se tratarem de smartphones premium, há um cuidado bem grande com o acabamento. Os sensores de digitais, nos dois casos, estão localizados na parte traseira.

As cores do G7 ThinQ são o preto e o platinum. Já o G8S ThinQ chega no Mirror Black e Mirror White, que podemos descrever como preto e um branco espelhados.

Além do visual bonito, tanto o LG G8S quanto o LG G7 contam com certificação militar (quedas) e IP68 (água e poeira), os tornando um dos smartphones top de linha mais resistentes do mercado.

Desempenho para ninguém botar defeito

O LG G7 ThinQ conta com o processador Qualcomm Snapdragon 845, 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno, com a possibilidade de expansão para até 2 TB com um cartão micro SD. A bateria tem 3.000mAh. Um baita aparelho, certo?

Sim, de fato é, mas o LG G8S ThinQ chega ainda mais robusto. O processador é o ainda mais moderno, o Qualcomm Snapdragon 855. Ele tem mais memória RAM (6 GB), maior armazenamento (128 GB), e a mesma possibilidade de expansão para até 2 TB. A bateria de 3.150 mAh também representa um upgrade em relação ao modelo anterior.

A LG, então, apresentou uma boa melhorada para o desempenho do seu top de linha. A fabricante aproveitou uma configuração que já tinha tudo para rodar programas mais pesados e dar muita qualidade para os vídeos e games e entregou no G8S uma configuração ainda melhor no aparelho mais moderno.

Ah, e ainda há os recursos de inteligência artificial ThinQ AI, que melhoram ainda mais o desempenho com recursos fotográficos bem interessantes e com um botão dedicado ao Google Assistente que acaba sendo uma funcionalidade bem interessante.

LG G8S ThinQ vs LG G7
 
Câmera Z do G8S ThinQ traz novas opções de funcionalidades que agradam / Divulgação: LG

Câmeras para todos os gostos

Por falar em recursos fotográficos, não dá para reclamar dos conjuntos de câmeras. O modelo de 2018 traz câmera traseira dupla, formada por duas lentes de 16MP: uma teleobjetiva de abertura focal f/1.6 e uma grande angular com abertura f/1.9 e 107º.

A câmera frontal tem 8MP, abertura focal f/1.9 e ângulo de 80º, e também não faz feio nas selfies.

Já o novo smartphone de 2019 tem câmera traseira tripla, traz pela primeira vez a Câmera Z, que usa tecnologia de sensor Time-of-Flight (ToF).

Ele é usado para levar aos usuários mais uma opção de reconhecimento biométrico, baseada no padrão circulatório do dono do aparelho, que é lido por uma luz infrevermelha.

As câmeras também podem ler o padrão do rosto para o desbloqueio do aparelho, como já acontecia no LG G7.

A câmera Z também propicia o Air Motion, uma interface de comando sem toque que permite aos usuários realizar várias ações sem tocar na tela. Ela está localizada na parte frontal do celular, ao lado de uma câmera de selfie de 8MP.

Completam o conjunto de câmeras três lentes na parte traseira: um sensor principal de 12 MP, com estabilização ótica e abertura f/1.8, um segundo com 12 MP e lente telefoto (com abertura de f/2.6 e zoom ótico) e um terceiro com 13 MP, grande-angular com abertura de f/2.4 e campo de visão que vai de 107º a 136º.

Todo este poderoso conjunto permite a captação de vídeos em 4K a até 60 fps, além da utilização de diversos recursos como o Triple View, que mostra a prévia da foto captada por cada sensor, e o Triple Shot, que propicia fotos simultâneas com os três sensores.

Preço e conclusão: qual vale mais a pena: LG G8S ou LG G7?

Sem dúvida, as salas de reunião da LG na Coréia do Sul ficaram lotadas de executivos, engenheiros, técnicos e usuários para a definição de novas tecnologias e funcionalidades que chegaram com o novo G8S ThinQ. E, de fato, eles fizeram um grande trabalho.

O novo smartphone é uma evolução muito clara em todos os itens analisados e é um aparelho bem mais moderno. O G8S é a melhor opção de compra por ter tecnologias, componentes e recursos mais modernos quando o comparamos com o LG G7 ThinQ. Contudo, isso eleva bastante o seu preço.

Por outro lado, o lançamento do aparelho mais novo faz com que o preço do G7 caia naturalmente. Trata-se de um aparelho que ainda apresenta muita modernidade e alta capacidade de desempenho. Se o seu orçamento está mais apertado, pode apostar nele sem maiores preocupações.

Compare os preços do LG G8S e LG G7:

 


Leia também:

Conheça o nosso canal no YouTube:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone