Zoom indica em Celular e Smartphone

LG K11 Plus vs Galaxy J6: qual o melhor intermediário por menos de R$1.000

Intermediários mais simples da LG e da Samsung brigam pela sua preferência.

Celular
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

A categoria de smartphones intermediários está entre as preferidas de quem busca celulares com faixas de preços mais baixas mas que não deixem faltar o essencial no dia a dia. Por isso, muitas fabricantes oferecem esse tipo de aparelho.

Por exemplo, a Samsung tem o Galaxy J6, enquanto a LG oferece o LG K11 Plus. Mas, embora façam parte da mesma categoria e tenham foco no custo/benefício, os celulares se diferenciam em alguns pontos importantes.

Acompanhe esse comparativo e descubra qual o melhor smartphone para você: LG K11 Plus ou Galaxy J6:

LG K11 PlusLG K11 PlusGalaxy J6Galaxy J6
Data de lançamento
Julho de 2018 Maio de 2018
Tamanho da Tela
IPS TFT 5,3 polegadas Super AMOLED 5,6 polegadas
Resolução da Tela
HD (1280 x 720 pixels) 18:9 HD+ (1480 x 720 pixels) 18,5:9
Processador
MediaTek MT6750 (Octa-core 1,5 GHz) Exynos 7870 (Octa-core 1,6 GHz)
Memória RAM
3 GB 2 GB
Armazenamento
32 GB 32 GB ou 64 GB
Memória expansível
Sim Sim
Câmera traseira
13 MP (f/2.2) 13 MP (f/1.9)
Câmera frontal
5 MP (f/2.2) 8 MP (f/1.9)
Filma em
Full HD @ 30 fps Full HD @ 30 fps
Bateria
2.280 mAh 3.000 mAh
Dual chip
Sim Sim
Acesso à Internet
4G, 3G, Wi-Fi e Bluetooth 4.2 4G, 3G, Wi-Fi e Bluetooth 4.2
Sistema operacional
Android 7 (Nougat) Android 8 (Oreo)
Leitor de digitais
Sim Sim
Reconhecimento Facial
Não Sim (Por meio da câmera frontal)
Dimensões
148,7 x 75,3 x 8,7 mm 149 x 70 x 8 mm
Peso
Não informado pela fabricante 154 g
Ver ofertas Ver ofertas

Galaxy J6 tem processador um pouco melhor, mas K11 Plus tem maior memória RAM

LG K11 Plus vs Galaxy J6

Os dois modelos trabalham com processadores octa-core intermediários, ou seja, desenvolvidos para lidar bem com os aplicativos mais usados, como redes sociais, navegação em sites, mensagens online e exibição de vídeos.

Mas o Exynos 7870, do Galaxy J6, tem desempenho levemente superior ao MediaTek MT6750, do LG K11 Plus. Essa diferença pode se traduzir como uma navegação mais fluida, principalmente em aplicativos com feeds mais carregados de fotos e vídeos.

Por outro lado, o LG K11 Plus tem memória RAM de 3 GB, mais alta que o RAM de 2 GB do Galaxy J6, o que significa que ele pode se sair melhor ao trabalhar com mais aplicativos abertos ao mesmo tempo.

Sendo assim, quem usa apps mais leves, mas alterna muito entre eles, tem no K11 Plus a melhor alternativa. Já quem prefere melhor desempenho, mas menos tarefas abertas, vai se dar bem com o Galaxy J6.

O modelo da Samsung também garante mais opções de armazenamento, de 32 GB ou 64 GB, já próximo dos modelos mais avançados. O LG K11 Plus tem versão única com 32 GB. Qualquer que seja a sua escolha, você pode aumentar esse espaço com um cartão de memória, além de usar dois chips no mesmo celular.

Samsung Galaxy J6 tem sistema operacional mais atualizado

Já quem quer aproveitar os recursos de um sistema operacional mais recente, deve investir no Galaxy J6, que vem com o Android 8 (Oreo), com atualizações mais recentes dos aplicativos e ferramentas mais evoluídas do que o Android 7 (Nougat) do LG K11 Plus.

Tela Super AMOLED no celular Samsung

LG K11 Plus vs Galaxy J6

Mesmo sendo um modelo mais simples da marca, o Galaxy J6 conta com a famosa tela Super AMOLED da Samsung, que exibe cores mais vívidas. Esse é apenas um dos pontos que fazem do smartphone Samsung Galaxy a melhor opção para quem tem o hábito de ver filmes, séries e vídeos no celular.

Para começar, a tela é maior, com 5,6 polegadas, tem melhor definição HD+, com 1480x720 pixels, o que garante imagens mais detalhadas do que a tela LCD TFT do LG K11 Plus ficou com 5,3 polegadas e definição HD de 1280x720 pixels, além de cores mais destacadas pela tecnologia do Super AMOLED.

A diferença no formato de tela dos smartphones intermediários é bem sutil, já que o Galaxy J6 tem 18,5:9 e o K11 Plus ficou com 18:9, o que favorece a exibição de conteúdos em vídeo sem mudanças nas dimensões do conteúdo original, além de permitir visualização ampla de feed de posts e notícias.

Porém, o Galaxy J6 ganha mais pontos na imersão, já que suas bordas laterais e superiores são bem mais fininhas. Aliás, em relação ao design, é justo afirmar que a Samsung tem um visual mais caprichado, embora os dois modelos tenham estrutura simples, característica normal em aparelhos da categoria.

Ah, vale destacar a TV Digital integrada do Samsung Galaxy J6, com acesso aos canais digitais da TV aberta sem gastar internet. Uma boa alternativa extra para passar o tempo em qualquer lugar e se distrair com o celular.

Modelos apostam em funções extras diferentes

LG K11 Plus vs Galaxy J6

Cada fabricante investiu em funções extras variadas nos smartphones mais simples. Assim como outros modelos da marca, a Samsung aproveita a tela ampla com o Par de Apps, que permite que dois aplicativos compatíveis com o recurso sejam exibidos ao mesmo tempo na tela dividida.

Outras de suas funções exclusivas incluem o Dual Messenger, para quem quer usar duas contas diferentes de um mesmo aplicativo de mensagens online, e a Pasta Segura, que oferece maior segurança aos arquivos e apps selecionados.

E por falar em sistemas de segurança, o Galaxy J6 adicionou o sistema de desbloqueio facial através de sua câmera frontal, que pode trabalhar junto com o leitor de digitais do aparelho.

LG K11 Plus vs Galaxy J6

No LG K11 Plus, a fabricante destaca a resistência do aparelho, com uma tampa traseira em metal que ajuda a evitar danos causados por quedas e choques. O leitor de impressões digitais é o único método de desbloqueio biométrico presente, mas o sensor ganhou outras funções, como atalhos para captura rápida da tela, disparo da câmera e até auxílio na navegação da barra de tarefas.

Não é possível afirmar quais desses recursos são mais ou menos interessantes, já que isso depende do que cada um acha mais prático para o dia a dia.

Galaxy J6 tem câmeras melhores

Antes de mais nada, é importante avisar que as câmeras não são os destaques de nenhum dos dois modelos, principalmente em comparação aos aparelhos mais completos das mesmas fabricantes.

Mesmo assim, fica fácil dar a vantagem para as câmeras traseira de 13 MP e frontal de 8 MP do Galaxy J6, que garantem imagens com bons níveis de cores e contrastes e em ambientes abertos e, por conta da abertura focal de f/1.9 das duas câmeras, pode até fazer algumas fotos legais em situações de menos luz, como durante a noite.

Além disso, o software de câmera da Samsung é mais evoluído, com várias opções de filtros, efeitos e ajustes.

LG K11 Plus vs Galaxy J6

Com câmera traseira de 13 MP e frontal de 5 MP, ambas com abertura focal f/2.2, o LG K11 Plus também não faz feio em espaços bem iluminados, mas não vai se sair tão bem com pouca luz. As opções de filtros e efeitos também é menor do que visto no modelo da Samsung.

Mais duração de bateria no Galaxy J6

Além de maior capacidade, com 3.000 mAh, alguns fatores como o sistema operacional mais atualizado e a própria tecnologia de tela fazem com que o Samsung Galaxy J6 tenha melhor aproveitamento de energia, o que faz com que sua bateria tenha melhor duração do que o LG K11 Plus, com 2.880 mAh.

Os dois modelos devem chegar ao fim do dia com utilização moderada, ou seja, sem muitos períodos de atividades de maior consumo energético, como exibição de vídeos. Mas o Galaxy J6 pode ir um pouco mais longe.

Qual celular comprar com menos de R$ 1.000: LG K11 Plus ou Galaxy J6?

Bem, ficou claro que o Samsung Galaxy J6 tem algumas vantagens bem interessantes, como melhores câmeras, tela com maior qualidade de imagem (e tamanho) e até bateria mais potente.

Não há dúvidas de que o modelo levou a melhor no comparativo. Mas o aparelho também costuma ter custo um pouco mais alto do que o modelo da LG.

Então vale saber que, se você preferir gastar menos, mas sem abrir mão de bom desempenho nas tarefas mais usadas, o LG K11 Plus também é uma boa opção, principalmente se você não fizer tanta questão de telas maiores ou mais efeitos de câmera.

Compare os preços:

 

 

Confira as nossas análises em vídeo:

 

 

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone