Zoom indica em Celular e Smartphone

LG Q6 ou LG G6: qual celular LG é melhor para você?

Confira no Zoom o comparativo entre o LG Q6 e o LG G6 e acerte em cheio na hora de comprar.

lg q6 vs lg g6, lg g6 e lg q6
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

O lançamento do LG Q6 marcou a chegada do design quase sem bordas para a categoria de smartphones intermediários. Esse visual segue a tendência dos smartphones top de linha, como o LG G6, lançado no Brasil no início do ano.

Apesar da aparência parecida, os dois aparelhos têm especificações bem diferentes: o LG G6 tem um processador mais potente, display Quad HD+ e câmeras duplas, enquanto o LG Q6 tem um desempenho mais modesto e aposta na tecnologia de reconhecimento facial e no preço mais em conta.

E para te ajudar a escolher o smartphone LG que atende melhor às suas necessidades, preparamos um comparativo entre os dois modelos. Dá uma olhada!

 

LG Q6

LG Q6

 

LG G6

LG G6

Tela 5.5" Full HD+ (2.160x1,080) IPS 5.7" Quad HD+ (2.880x1.440)
Processador Octa-core de 1.4GHz (Qualcomm Snapdragon 435) Quad-core de 2.35GHz (Qualcomm Snapdragon 821)
GPU Adreno 505 Adreno 530
Memória RAM 3GB 4GB
Sistema operacional Android 7.1.1 (Nougat) Android 7.0 (Nougat)
Armazenamento 32GB (expansível até 2TB) 32GB (expansível até 2TB)
Dual chip Sim Não
Leitor de digital Não Sim
Reconhecimento facial Sim Não
TV Digital Sim Não
Rádio FM Sim Sim
Câmera traseira 13MP (abertura de f/2.2) Dupla 13MP+13MP (aberturas de f/1.8 e f/2.4)
Câmera frontal 5MP (abertura de f/2.2) 5MP (abertura de f/2.2)
Filma em Full HD (30FPS) 4K (30FPS)
Bateria 2.900 mAh 3.230 mAh

Os dois aparelhos têm design sem bordas e display FullVision, com uma tela estendida

O primeiro ponto que chama a atenção no LG G6 e no LG Q6 é a aparência: ambos têm um design elegante, com a tela estendida ocupando quase 80% da superfície frontal. As bordas são arredondadas e quase imperceptíveis.

O display dos aparelhos, chamado pela LG de FullVision, tem proporção 18:9, o que quer dizer que a altura da tela é o dobro do comprimento. Isso faz com que o modo multitarefa do Android fique muito mais acessível, porque o espaço amplo permite visualizar melhor os dois aplicativos abertos.

Design sem bordas do LG G6

Quanto ao tamanho e a qualidade das imagens, o Q6 vem com uma tela de 5.5" com resolução Full HD+ (2.160x1.080), enquanto a tela do G6 tem 5.7" com resolução QHD+ (2.880x1.440). Isso quer dizer que os dois modelos são bons para quem gosta de smartphones com tela grande, mas o LG G6 apresenta uma resolução maior, com imagens mais nítidas e detalhadas.

Completando o visual dos aparelhos, a parte traseira do LG G6 é feita em vidro, com proteção Gorilla Glass 5 contra quedas e arranhões. Já o acabamento do Q6 é de plástico brilhante, um material que risca com muita facilidade. Para evitar as marcas de uso, é melhor usar uma capinha.

LG G6 tem uma performance mais rápida que o LG Q6

Com mais velocidade e poder de processamento, o LG G6 também leva a melhor no desempenho. Com um processador Qualcomm Snapdragon 821 de 2.35GHz, ele é capaz de rodar qualquer aplicativo da Play Store com bom desempenho, até mesmo jogos pesados como Breakneck e Asphalt 8. Ele ainda tem 4GB de memória RAM, o suficiente para manter alguns apps em segundo plano ou em multitarefas sem nenhuma lentidão.

Apesar de ser menos potente, o LG Q6 tem um hardware de bom desempenho: ele é um celular com processador octa-core, o Snapdragon 435 de 1,4GHz, e conta com 3GB de memória RAM. Pode não ser o suficiente para quem joga muito pelo celular ou usa aplicativos pesados, mas ele dá conta das tarefas do dia a dia, como redes sociais e aplicativos de mensagens, sem problemas.

Com 32GB, os dois modelos empatam em espaço de armazenamento

Quando o assunto é armazenamento interno, o LG Q6 e o LG G6 empatam: os dois aparelhos são smartphones com 32GB, capacidade suficiente para guardar muitos aplicativos, fotos e músicas. Mas é importante ficar atento, porque alguns recursos do LG G6 - como a gravação de vídeos em 4K, por exemplo, podem ocupar a memória interna mais rápido.

Para não correr o risco de acabar com o espaço livre, você pode colocar um cartão de memória MicroSD de até 2TB, assim você tira fotos e grava à vontade.

O LG Q6 ganhou um conjunto de câmeras mais simples

E por falar em fotografia, os dois modelos contam com conjuntos de câmeras principais bem diferentes. O LG Q6 tem um sensor único, de 13MP e abertura f/2.2, capaz de tirar fotos bacanas para compartilhar com os amigos nas redes sociais.

O LG G6 conta com sensor duplo de 13MP, com uma lente de f/1.8, foco automático e estabilização ótica e outra lente grande angular, de f/2.4. Este sistema impressiona, e é capaz de tirar fotos muito mais nítidas, com melhores níveis de brilho e contraste, até mesmo quando as condições de iluminação não são ideais. A segunda lente, de 125°, serve para fotografar ambientes amplos ou para enquadrar muitas pessoas, já que tem um ângulo de visão maior que as lentes convencionais, como a do LG Q6.

Já nas câmeras frontais, os dois dispositivos contam com sensores semelhantes: ambos vêm com sensores de 5MP e abertura de f/2.2, com foco automático e ótimo ângulo de captura.

Um recurso muito legal, presente nos dois modelos, é o modo Square Camera. Com ele, a tela fica dividida em dois quadrados, aproveitando a resolução FullVision da LG. Então você pode conferir o resultado das fotos sem precisar abrir a galeria, criar colagens e GIFs animados, ou filmar com a câmera frontal e com a traseira ao mesmo tempo.

LG Q6 tem modo Square Câmera

Como já falamos anteriormente, o LG G6 é capaz de gravar em 4K (3.840x2.160), a 30 quadros por segundo, com a câmera principal. Com a câmera frontal, a resolução máxima é Full HD (1.920x1.080). Já o LG Q6 faz apenas vídeos apenas em Full HD, a 30 quadros por segundo.

Segurança: leitor biométrico do LG G6 contra reconhecimento facial no LG Q6

Os recursos adicionais presentes nos dois aparelhos também são bem diferentes. O LG G6 é um celular com leitor biométrico, então você pode desbloquear o aparelho de forma bem segura, encostando a digital sobre o leitor, que fica na parte traseira do aparelho.

Já o LG Q6 tem desbloqueio por reconhecimento facial: basta posicionar a câmera do dispositivo em frente ao seu rosto que ele já abre a tela inicial. É legal ver essa tecnologia chegando aos smartphones mais baratos, mas atenção: o reconhecimento pode não funcionar direito se você estiver em um ambiente com baixa iluminação ou usando óculos, por exemplo, e como ele não tem percepção de profundidade, ele não consegue diferenciar seu rosto de uma foto sua.

Por oferecer uma experiência mais segura, o leitor biométrico do LG G6 leva os pontos nesse quesito, apesar de não ser a tecnologia mais avançada.

Suporte a dois chips e TV Digital são exclusividade do LG Q6

A LG recebeu muitas críticas por não incluir o suporte a Dual SIM no LG G6. Esse erro foi corrigido no Q6, que vem com suporte para dois cartões de operadora.

Outra exclusividade do LG Q6 é a TV Digital HD, que permite que você assista aos canais da TV aberta usando a antena que vem na caixa do aparelho. Esse recurso é muito bacana, especialmente se você não perde um episódio da novela ou sempre acompanha de perto seu time de futebol.

Design do LG Q6 impressiona

Autonomia dos dois aparelhos é parecida

Em relação à autonomia, os dois aparelhos empatam. Isso porque o LG Q6 tem uma amperagem menor, de 2.900 mAh, mas também é mais econômico. O LG G6, por sua vez, tem 3.230 mAh, mas gasta mais energia devido à tela QHD+ e ao processador mais potente. Então você consegue passar um dia inteiro longe das tomadas com qualquer um dos dois, se não abusar dos vídeos em streaming ou dos aplicativos mais pesados.

Tanto o Q6 quanto o G6 usam carregador USB Type-C, que encaixa dos dois lados, ao invés do carregador Micro USB, mais comum.

E aí? Qual smartphone vale mais a pena?

Você já deve ter percebido que o LG G6 tem um conjunto de especificações melhor que o LG Q6, né? Pois é isso mesmo! Ele se sai melhor tanto na parte externa, usando materiais mais "premium", quanto no hardware mais potente. Além disso, ele tem uma tela com maior definição, e a câmera traseira dupla faz imagens melhores em relação ao concorrente. Esses recursos adicionais, no entanto, refletem no preço, bem mais salgado que o LG Q6.

Já o LG Q6 é uma boa opção para quem quer um celular intermediário, com bom custo/benefício e recursos legais. Apesar de ser menos potente que o LG G6, ele também vem com a resolução FullVision, um enorme diferencial entre os aparelhos da mesma faixa de preço, e tem um ótimo desempenho nas tarefas do dia a dia. Então se você está em busca de um bom celular da LG, mas prefere investir em uma opção mais barata, o LG Q6 é a melhor opção.

Veja os preços do LG Q6 e do LG G6:

 

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone