Zoom indica em Celular e Smartphone

Moto E vs S3 Mini: comparamos os dois aparelhos

Confira as diferenças entre o Moto E 2ª Geração e o Galaxy S3 Mini e saiba qual o melhor para você.

Moto E vs S3 Mini
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Se você está procurando por um smartphone barato, mas que tenha qualidade e não fique engasgando em tarefas simples como navegar pela internet, duas boas opções são o Motorola Moto E 2ª Geração e o Samsung Galaxy S3 Mini.

Para você conhecer melhor os dois celulares e saber em qual vale mais a pena investir o seu dinheiro, comparamos o Moto E e o Galaxy S3 Mini. Confira!

 

Motorola Moto E
2ª Geração

Motorola Moto E 2ª Geração

Samsung Galaxy
S3 Mini

Samsung Galaxy S3 Mini

Tela 4,5'' (960x540 pixels) 4'' (800x480 pixels)
Processador Quad core 1,2GHz Dual core 1,2GHz
Memória RAM 1GB 1GB
Conectividade 3G e Wi-Fi ou
4G, 3G e Wi-Fi
3G e Wi-Fi
Dual chip Sim Não
Armazenamento 8GB ou 16GB 8GB
Aceita cartão de memória Sim (até 32GB) Sim (até 32GB)
TV digital Versões com e sem TV Não
Câmera frontal VGA VGA
Câmera traseira 5MP 5MP
Filma em HD HD

Conheça as diferentes versões do Moto E 2ª Geração

É bom deixar claro que a Motorola lançou três modelos de Moto E 2ª Geração, e todos eles serão levados em conta nessa comparação. E só para não confundir, só há um Samsung Galaxy S3 Mini, que é a versão compacta e menos potente do Galaxy S3.

Veja os preços do Moto E e do Galaxy S3

O Moto E Colors é o mais buscado aqui no Zoom. Ele tem 16GB de espaço interno, é um celular com 4G e ainda vem com duas bordas coloridas para você deixar o aparelho a sua cara.

Tem ainda o Moto E DTV Colors, que se diferencia do modelo citado anteriormente por ser um smartphone com TV digital, e o Moto E só com 3G e com 8GB de armazenamento, que também tem um processador mais simples, o Snapdragon 200, mas que também é quad core de 1,2GHz.

Moto E tem tela com melhor resolução e Gorilla Glass

O Moto E 2ª Geração sai na frente quando o assunto é tela. Com 4,5 polegadas, ele tem 960x540 pixels, que resulta em uma densidade de 256 pixels por polegada (ppi). O display ainda tem a tecnologia IPS, que contribui para que as cores fiquem mais reais, e o ângulo de visão, maior.

Já o Galaxy S3 Mini tem tela de 4 polegadas com resolução de 800x480 pixels, ou seja, 233 ppi. No smartphone Samsung, a tecnologia usada é a Super AMOLED, que também deixa as cores vivas.

Levando em consideração que o Moto E tem mais pixels por polegada e ainda conta com Corning Gorilla Glass 3, que deixa a tela mais resistente a arranhões, podemos dizer que o celular da Motorola se destaca no quesito tela.

Quanto ao design dos aparelhos, é realmente algo muito pessoal. Como o Galaxy S3 Mini é menor, ele pode ser uma boa escolha para quem prefere telas pequenas. Além disso, o aparelho da Samsung é mais fino, com 0,99cm de espessura contra 1,2cm do Moto E.

Processamento: Moto E é quad core e Galaxy S3 Mini é dual core

Aqui a comparação pode até ser um pouco injusta, uma vez que o Galaxy S3 Mini foi lançado em 2013 e o Moto E 2ª Geração em 2015.

Sendo assim, é natural que o hardware do Moto E seja mais moderno e, consequentemente, melhor. Enquanto isso, o Galaxy S3 Mini tende a ter preço mais baixo.

Para você ter ideia, o Moto E é um smartphone quad core com velocidade de 1,2GHz, e o Galaxy S3 Mini é um celular dual core, também com 1,2GHz. Ambos têm 1GB de RAM e aguentam mais de um aplicativo aberto ao mesmo tempo. Mas no Galaxy S3 Mini, é mais aconselhado rodar os mais simples, enquanto o Moto E suporta alguns mais pesados.

O que também pode fazer diferença é o sistema operacional. O Moto E vem com o Android 5.0 praticamente sem modificações, o que é bom para deixar o uso do aparelho mais leve e fluido.

No Galaxy S3 Mini o Android é o 4.1 com a interface TouchWiz da Samsung, que vem com diversos aplicativos pré-instalados e pode ser menos rápido que o Moto E.

Flash na câmera traseira dá vantagem ao Galaxy S3 Mini

No quesito resolução de câmera, não há diferenças entre o Moto E e o Galaxy S3 Mini. Os dois têm câmera traseira de 5MP que filma em HD, e frontal VGA. Ou seja, com nenhum desses smartphones você vai conseguir fotos realmente boas, mas elas também não decepcionam a quem quer fazer imagens só para publicar nas redes sociais, por exemplo.

Porém, o Galaxy S3 Mini tem flash na câmera traseira, e o Moto E não. Quer dizer, se você quer poder fotografar mesmo à noite, escolha o aparelho da Samsung.

Quais recursos você prefere?

Se um bom celular para você tem que oferecer funções legais, saiba que tanto o Moto E quanto o Galaxy S3 Mini oferecem algumas. Então, veja quais você mais gosta antes de escolher o seu novo smartphone.

No Samsung Galaxy S3, por exemplo, você vai poder enviar uma mensagem de texto enquanto assiste a um vídeo em uma parte menor da tela. E se no meio da mensagem você mudar de ideia e resolver ligar para a pessoa, basta levar o aparelho ao ouvido que ele disca automaticamente.

O Galaxy S3 ainda tem comando de voz, para você reproduzir músicas, aumentar ou diminuir o volume do áudio, abrir a câmera ou organizar a sua agenda.

Já no Moto E, o comando de voz permite que você faça ligações, pesquise no Google, trace rotas ou mande um e-mail, por exemplo.

Isso sem falar que o Moto E 2ª Geração abre a câmera automaticamente quando você vira o aparelho de um lado ao outro, e ainda mostra suas notificações e a hora na tela só dando uma mexidinha no smartphone.

Afinal, qual é o melhor, Moto E 2ª Geração ou Galaxy S3 Mini?

Para responder a essa pergunta, leve em consideração as suas necessidades e, claro, o seu orçamento. Se puder gastar um pouco mais, talvez valha mais a pena investir no Moto E com 4G.

Mas se você prefere um aparelho menorzinho, mais fino, e não liga muito pra internet rápida, ou só quer mesmo um celular para realizar tarefas básicas, o Galaxy S3 Mini pode ser uma boa escolha.

 

Continue no Zoom para ver outros comparativos, conhecer mais produtos e comparar os preços.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone