Zoom indica em Celular e Smartphone

Moto E5 Plus vs Galaxy J7 Prime2: qual o melhor intermediário de entrada?

Moto E5 Plus possui bateria de longa duração, enquanto Galaxy J7 Prime2 tem melhor desempenho.

Celular
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Se você está procurando um novo smartphone intermediário de entrada para comprar, provavelmente se deparou com os Moto E5 Plus, da Motorola, e com o Galaxy J7 Prime2, da Samsung. Esses são dois aparelhos bastante interessantes e que não custam uma fortuna, e podem deixar os usuários na dúvida entre qual escolher.

Sendo assim, nós aqui do Zoom decidimos criar esse comparativo onde vamos listar todas as características do Moto E5 Plus e do Galaxy J7 Prime2 e te ajudar a escolher o smartphone que mais atende as suas necessidades.

Moto E5 PlusMoto E5 PlusGalaxy J7 Prime2Galaxy J7 Prime2
Tamanho da Tela
6 polegadas 5,5 polegadas
Resolução da Tela
HD+ (1440 x 720 pixels) 18:9 Full HD (1920 x 1080 pixels) 16:9
Processador
Qualcomm Snapdragon 425 Samsung Exynos 7870
Memória RAM
2 GB 3 GB
Armazenamento
16 GB 32 GB
Memória expansível
Sim, microSD de 128GB Sim, microSD de 256GB
Câmera traseira
12 MP (f/2) 13 MP (f/1.9)
Câmera frontal
5 MP (f/2) 13 MP (f/1.9)
Filma em
Full HD @ 30 fps Full HD @ 30 fps
Bateria
5.000 mAh 3.300 mAh
Dual chip
Sim Sim
Acesso à Internet
4G, 3G, Wi-Fi, Bluetooth 4.2 4G, 3G, Wi-Fi, Bluetooth 4.1
Sistema operacional
Android 8 Oreo Android 7.0 Nougat (Samsung Experience UI)
Leitor de digitais
Sim Sim
Dimensões
160,9 x 75,3 x 9,35 mm 151,7 x 75 x 8 mm
Peso
196 g 170 g
Rádio FM
Sim Sim
Cores
Preto ou dourado Preto ou dourado
Ver ofertas Ver ofertas

Moto E5 Plus tem tela maior, mas Galaxy J7 Prime2 possui um display melhor

O Moto E5 Plus é maior do que o seu concorrente, porém isso acontece por conta da tela de 6 polegadas, que ocupa mais espaço do que o display de 5,5 polegadas do Galaxy J7 Prime2. Dessa forma, se tamanho não é um problema e você só quer mesmo uma tela maior, talvez o Moto E5 Plus seja a melhor opção.

Entretanto, se por um lado o Moto E5 Plus possui um display maior, por outro o Galaxy J7 Prime2 usa uma resolução melhor. No caso, o aparelho da Motorola conta com um display apenas HD+ (1440 x 720 pixels) e proporção de 18:9, enquanto que o dispositivo da Samsung possui uma tela com resolução Full HD (1920 x 1080 pixels) e proporção de 16:9.

A tecnologia utilizada pelo Moto E5 Plus é a IPS LCD, que garante cores precisas e bom ângulo de visão. Entretanto, por conta da resolução baixa e da tela grande, os usuários perceberão pixels no display do aparelho.

Já o Galaxy J7 Prime2 possui um display com a tecnologia PLS TFT LCD, que é fabricada pela própria Samsung e tem como principal chamativo o brilho maior do que as telas IPS LCD.

No geral, trata-se de um bom display - que associado com a resolução Full HD, garantirá imagens de ótima qualidade. Porém, não espere a mesma qualidade de uma tela Super AMOLED, que é uma tecnologia dedicada para aparelhos mais caros.

Design

Design é um assunto que varia de pessoa para pessoa; o que é bonito para uns, pode não ser para outros. De qualquer forma, algo que inegável que ambos os smartphones contam com um visual sério e sóbrio, sem muitos chamativos.

Ambos possuem um visual premium e passam a sensação de serem mais caros do que realmente são; enquanto o Moto E5 Plus possui uma traseira feita em vidro, que é considerado mais bonito por boa parte do público, o Galaxy J7 Prime2 usa o metal como material principal, que garante uma segurança maior em quedas.

Moto E5 Plus vs Galaxy J7 Prime2Já na parte frontal, o Moto E5 Plus exibe sua tela gigante de 6 polegadas, a logo da Motorola logo abaixo e a câmera frontal junto com o flash de LED na parte superior. Por outro lado, o Galaxy J7 Prime2 exibe a tela de 5,5 polegadas com o botão home físico logo abaixo, enquanto que a câmera frontal e a logo da Samsung ficam acima do display.

Também podemos destacar que ambos os smartphones foram lançados nas mesmas opções de cor: preto ou dourado.

Galaxy J7 Prime2 é mais rápido

Se você se preocupa bastante em ter o smartphone mais rápido, então o Galaxy J7 Prime2 vai te chamar mais atenção. Isso porque o aparelho conta com especificações técnicas mais poderosas, que prometem um desempenho superior ao do Moto E5 Plus.

O aparelho da Samsung usa o chipset Exynos 7870 com oito núcleos de processamento, 3 GB de memória RAM e 32 GB de armazenamento interno, com entrada para cartão micro SD de até 32 GB.

Isso significa que o Galaxy J7 Prime2 consegue realizar todas as tarefas do dia a dia sem qualquer problema. Será possível até mesmo abrir alguns aplicativos leves e mantê-los rodando em segundo plano, prontos para serem utilizados quando você precisar.

Além disso, essas configurações também garantem que o smartphone conseguirá rodar praticamente todos os jogos da Play Store, desde que você não se preocupe tanto com os gráficos.

Por outro lado, o Moto E5 Plus conta com especificações técnicas mais simples. O seu chipset é o Snapdragon 425, que conta com quatro núcleos de processamento e é fabricado pela Qualcomm. Ele também possui 2 GB de RAM e 16 GB de armazenamento, com possibilidade de expandir com mais 128 GB através de um micro SD.

Dessa forma, o smartphone intermediário de entrada da Motorola é capaz de realizar as tarefas mais simples do dia a dia sem problemas. Você não encontrará nenhum empecilho ao enviar emails, navegar na internet e nas redes sociais.

Porém, se precisar de mais desempenho para editar uma foto ou jogar, por exemplo, enfrentará lentidões e travamentos.

Nas câmeras, outra vitória para o Galaxy J7 Prime2

Moto E5 Plus vs Galaxy J7 Prime2Na área de câmeras, não se engane! O Moto E5 Plus possui apenas uma câmera na parte traseira, que possui 12 MP e abertura de f/2.0, o que garante fotos com boa qualidade em ambientes iluminados.

Também vale destacar que o smartphone possui o auxílio do foco a laser para garantir que as imagens não ficarão desfocadas.

Já na parte frontal há uma câmera de 5 MP com abertura f/2.0. Novamente, trata-se de um sensor interessante para fotos em boas condições de luz. No escuro as fotos ficarão com muito ruído e com cores lavadas. Isso pode ser resolvido com a ajuda do flash de LED, porém o resultado será no máximo aceitável para redes sociais.

Sendo assim, esse conjunto não consegue fazer milagres. Você conseguirá fotos de boa qualidade para publicar nas redes sociais. Entretanto, se estiver procurando uma câmera com qualidade superior para realmente se destacar, o Moto E5 Plus não é o smartphone ideal.

Já o Galaxy J7 Prime2 possui uma câmera principal de 13 MP com abertura f/1.9. Os números não são muito diferentes do que encontramos no Moto E5 Plus, porém o resultado é melhor.

As fotos contam com um nível de detalhes superior e cores precisas. De qualquer forma, se o seu intuito é só publicar fotos do seu dia a dia nas redes sociais, tanto o Moto E5 Plus quanto o Galaxy J7 Prime2 conseguirão cumprir a missão sem problemas.

É na câmera frontal que o Galaxy J7 Prime2 se destaca. Isso porque o aparelho conta com um sensor de 13 MP também com abertura f/1.9. Isso garante que as selfies feitas com esse smartphone terão uma qualidade significativamente superior ao que você conseguiria com o Moto E5 Plus.

Para vídeos, ambos conseguem gravar em resolução no máximo Full HD, o que já era de se esperar considerando a faixa de preço dos dois smartphones.

Você prefere Android puro ou totalmente modificado?

Moto E5 Plus e Galaxy J7 Prime2 usam versões do sistema bastante diferentes. Enquanto Moto E5 Plus adotou uma versão mais simples do Android, com pouquíssimas modificações, o Galaxy J7 Prime2 usa uma versão bastante alterada do sistema.

Trata-se da Samsung Experience UI, que adiciona diversos recursos e muda completamente o visual, além de também deixar o sistema mais pesado.

Também vale destacar que o Moto E5 Plus usa uma versão mais atual do sistema, no caso o Android 8.0 Oreo, enquanto que o Galaxy J7 Prime2 é vendido com o Android 7.0 Nougat, o que pode ser um problema para os usuários que gostam de estar sempre com a versão mais recente do Android.

Além disso, por usar uma versão quase pura do Android, o Moto E5 Plus também é esperado para receber as atualizações do sistema de forma mais rápida do que o Galaxy J7 Prime2.

Se precisa de bateria, vai de Moto E5 Plus

Moto E5 Plus vs Galaxy J7 Prime2

Aqui, o Moto E5 Plus é facilmente o vencedor. Isso porque o aparelho conta com uma bateria de incríveis 5.000 mAh, suficiente para dois dias de uso sem qualquer problema. Enquanto isso, o Galaxy J7 Prime2 possui uma bateria de 3.300 mAh, que não é uma capacidade ruim, porém não garante tanta autonomia quanto os 5.000 mAh do Moto E5 Plus.

Também podemos destacar que a Motorola promete que o Moto E5 Plus aguenta até “40 horas de uso sem parar”, com navegação na internet e envio de mensagens, por exemplo. Enquanto isso, o Galaxy J7 Prime2 promete uma autonomia de até 14 horas em reprodução de vídeo contínua.

Outra vantagem do Moto E5 Plus é que ele possui suporte para carregamento rápido, sendo que o carregador que o acompanha possui 15W de potência. Enquanto isso, o Galaxy J7 Prime2 não possui suporte para o carregamento rápido.

Qual é o melhor para você?

Essa é uma pergunta que só você mesmo (a) será capaz de responder. Isso porque ambos os smartphones possuem características bastante interessantes e especificações técnicas que atendem públicos diferentes.

No caso, o Moto E5 Plus pode ser o mais indicado para quem deseja um smartphone com bateria de longuíssima duração e uma versão pura do Android, que é mais leve e recebe atualizações mais rápido.

Enquanto isso, o Galaxy J7 Prime2 pode ser uma opção melhor para quem deseja um smartphone com desempenho superior e câmeras melhores, além dos recursos extras que a Samsung adiciona ao Android.

Dê um Zoom no Review em 1 Minutos do Moto E5 Plus e Galaxy J7 Prime2

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone