Moto G: as melhores opções da linha da Motorola para comprar

Linha Moto G é conhecida pelo bom custo-benefício; veja principais modelos à venda no Brasil.

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 8 min. de leitura.

Compartilhe:

A linha de celulares Moto G, da Motorola, é uma das mais famosas entre os brasileiros. A família de smartphones está no país desde 2013, quando a empresa lançou o Moto G1. De lá para cá, temos lançamentos anuais com modelos para os mais diferentes gostos.

Em 2021, a fabricante adotou uma nova estratégia de nomenclatura para os aparelhos. A marca deixou de usar os "codinomes", como "Plus" ou "Play" para adotar uma numeração como indicador para os seus celulares. Dessa forma, temos como novidade o Moto G10, Moto G20, Moto G30, Moto G60 e Moto G100, o mais potente da fabricante.

Para te ajudar a escolher qual é o Moto G mais indicado para você, nós preparamos uma lista completa com as principais características de cada modelo. Também vamos te falar um pouco da história da linha Moto G e indicar smartphones da família que foram sucesso em 2020 e ainda valem a pena em 2021. Se quiser seguir direto para algum dos tópicos do artigo, basta clicar em cima do escolhido abaixo:

  • Qual o diferencial da linha Moto G?
  • Quando surgiu a linha de celular Moto G?
  • Modelos de Moto G 2021
  • Modelos Moto G 2020 que ainda valem a pena

Qual o diferencial da linha Moto G?

A linha Moto G foi uma das responsáveis por popularizar a estratégia de lançar vários aparelhos de uma mesma série. Por isso, conseguiu atrair um público maior e ainda deixar o nome "Moto G" famoso, pois é o que todos os celulares têm de comum.

Modelos mais recentes da linha Moto G (Site oficial da Motorola)
Modelos mais recentes da linha Moto G (Site oficial da Motorola)

Dessa forma, fica mais fácil de escolher o smartphone, pois a empresa possui modelos focados em bateria, outras opções com câmeras melhores, celulares com 5G, entre outras características. A ideia é que o consumidor possa escolher um celular que atenda exatamente às suas necessidades, mas sempre dentro da linha Moto G.

Outra característica relevante é o custo-benefício. A família Moto G sempre teve aparelhos intermediários com a promessa de preço justo. Por isso, conquistou os brasileiros e tem feito sucesso no país. Mesmo os modelos mais potentes, que não se encaixam entre os intermediários, têm bom custo-benefício.

Quando surgiu a linha de celular Moto G?

A linha Moto G surgiu ainda em 2013, com o lançamento do Moto G1. O aparelho foi um sucesso de vendas e incentivou a empresa a continuar o seu legado, lançando novos modelos a cada ano.

Moto G primeira geração foi lançado em 2013 (Reprodução/Zoom)
Moto G primeira geração foi lançado em 2013 (Reprodução/Zoom)

Nas últimas gerações os celulares eram identificados por "codinomes", sendo eles o Play (modelo básico), Power (focado em bateria), Plus (geralmente o melhor da linha), entre outros.

Em 2021, a Motorola comemorou a chegada da décima geração da linha Moto G. Este ano, a fabricante abandonou essa estratégia e passou a usar numerações no nome dos celulares, assim fica mais fácil para o consumidor "ranquear" os aparelhos. Seguindo essa forma, os modelos mais recentes são o Moto G10, Moto G20, Moto G30, Moto G60 e Moto G100. Veja mais detalhes sobre cada um deles no próximo tópico.

Modelos de Moto G 2021

Moto G10

Moto G10 Moto G10 é o celular mais simples da linha Moto G, mas traz uma ficha técnica interessante para um modelo de entrada. Seu destaque é o conjunto quádruplo de câmeras, cuja principal possui 48 MP e foco automático. Ele também tem outra câmera de 8 MP, duas de 2 MP cada (macro e sensor de profundidade) e uma câmera frontal de 8 MP.

Este celular usa o processador Snapdragon 460, um chip que consegue rodar com bom desempenho apps do dia a dia e até mesmo jogos leves. O Moto G10 ainda possui tela de 6,5 polegadas, bateria de 5.000 mAh e armazenamento interno de 64 GB, com slot para cartão de memória. Confira a análise de ficha técnica do Moto G10 para saber mais detalhes do smartphone.

Moto G20

Subindo um pouco o nível da linha Moto G, temos o Moto G20, o primeiro intermediário da família a ter uma tela com taxa de atualização de 90 Hz. O recurso faz com que as imagens atualizem mais rápido, deixando a navegação mais natural e fluída. No entanto, o painel deste celular só possui resolução HD+.

O Moto G20 usa o processador Unisoc T700, um chip octa-core indicado para tarefas do dia a dia. Ao todo são 64 GB de armazenamento interno, Android 11 já de fábrica e uma bateria de 5.000 mAh, cuja autonomia dura mais de um dia em uso moderado.

Assim como o modelo anterior, este celular Moto G também possui conjunto quádruplo de câmeras, inclusive com a mesma configuração. A principal tem 48 MP; a secundária, ultra-wide, tem 8 MP; as outras duas possuem 2 MP cada, uma com lente macro e a outra um sensor de profundidade.

Moto G30

Este celular Moto G tem uma ficha técnica parecida com a dos modelos anteriores, com diferenças no processador e conjunto de câmeras. O Moto G30 usa o chip Snapdragon 662, que une potência e boa economia de energia. É esperado que ele consiga rodar redes sociais, apps mensageiros e jogos leves com ótimo desempenho.

Outra diferença está no conjunto de câmeras, que continua tendo quatro sensores. O principal, no entanto, possui 64 MP e tende a entregar fotos com mais detalhes do que os celulares anteriores. A câmera secundária tem 8 MP e lente ultra-wide. Além disso, o aparelho traz outras duas possuem 2 MP cada, assim como os celulares Moto G citados anteriormente.

O Moto G30 também possui tela de 6,5 polegadas com resolução HD+ e 90 Hz de taxa de atualização. A bateria, de 5.000 mAH, foi mantida, bem como os 128 GB de armazenamento interno. O celular da Motorola já chega com Android 11 de fábrica. Para saber tudo sobre o smartphone, confira a análise de especificações do Moto G30.

Moto G60

O Moto G60 é um celular da linha Moto G com especificações mais potentes. Por isso, é considerado um intermediário premium. A primeira diferença para os modelos anteriores é a sua tela, de 6,8 polegadas com resolução Full HD+. Ela também conta com taxa de atualização de 120 Hz e HDR10 para melhorar a cor e brilho das imagens. Nesse artigo, você lê tudo sobre taxa de atualização de 120 Hz.

O celular Moto G usa um processador mais potente, o Snapdragon 732G. É um chip otimizado para jogos que consegue rodar praticamente qualquer app da Play Store. Ele trabalha com 6 GB de memória RAM, que garante bom desempenho. Além disso, conta com 128 GB de armazenamento interno e vem com Android 11 já instalado de fábrica.

Leia também: o que é memória RAM no celular?

Moto G 60 tem 6,8 polegadas e resolução FullHD+ (Foto: Zoom)
Moto G 60 tem 6,8 polegadas e resolução FullHD+ (Foto: Zoom)

A bateria também ganhou um upgrade e tem 6.000 mAh de capacidade, com carregamento turbo de 20W. O grande destaque é o conjunto triplo de câmeras, cuja principal tem incríveis 108 MP. O smartphone ainda faz filmagens em 4K. A câmera frontal, que conta com 32 MP, também faz gravações na mesma resolução.

Em nossos testes, o celular Motorola chamou atenção justamente nos quesistos câmera, bateria e desempenho. Confira o review completo do Moto G60 e veja todos os detalhes.

Moto G100

Para finalizar a lista de Moto G lançados em 2021, temos o Moto G100, que é um dos melhores celulares da Motorola. Seu principal diferencial é o recurso Ready For, que permite conectar o smartphone em TVs ou monitores externos. Assim, você pode transmitir a tela do celular para jogos, apresentações, assistir a vídeos, entre outros.

O celular Moto G também é o mais potente da linha, pois usa o processador Snapdragon 870, um dos processadores mais rápidos da atualidade. O Moto G100 possui incríveis 12 GB de memória RAM e 256 GB de armazenamento interno. Sua tela é grande, com 6,7 polegadas, tem resolução Full HD e 90 Hz de taxa de atualização.

celular moto g100 possui recurso Ready For e Snapdragon 870 (Foto: Divulgação/Motorola)
celular moto g100 possui recurso Ready For e Snapdragon 870 (Foto: Divulgação/Motorola)

Esse modelo possui conjunto quádruplo de câmeras. A principal tem 64 MP e tecnologia quad-pixel, que permite o sensor captar mais luz. Na parte frontal são dois sensores, um de 16 MP e outro de 8 MP, que permite tirar selfies no formato ultra-wide.

Veja também: como funciona a tecnologia Quad Pixel na câmera do celular?

O Moto G100 faz gravações de vídeo em até 6K, tem suporte às redes 5G e bateria com 5.000 mAh de duração. Apesar de ser um pouco mais caro do que outros modelos da linha Moto G, o smartphone tem ótimo desempenho e apresenta um bom conjunto. Veja todos os detalhes no nosso review completo do Moto G100.

Aproveite para conferir o comparativo entre o Moto G60 e o Moto G100, os melhores celulares Motorola em 2021:

Modelos Moto G 2020

Apesar de não serem os modelos mais recentes da Motorola, alguns celulares Moto G que fizeram sucesso em 2020 ainda podem ser boas opções de compra em 2021, caso o seu orçamento esteja curto. Veja abaixo os aparelhos Moto G que bombaram no último ano.

Moto G8

Entre os modelos da linha Moto G8 temos quatro modelos principais. O Moto G8 Play é o mais simples deles, indicado para quem busca um celular de entrada.

O Moto G8 Power é uma opção para aqueles que buscam mais autonomia de bateria. O modelo ainda tem uma versão "Lite" dele, o Moto G8 Power Lite. Este possui uma ficha técnica um pouco inferior, mas entrega a mesma quantidade de bateria. Veja as diferenças entre o Moto G8 Power e o Moto G8 Power Lite.

Já o Moto G8 Plus traz uma ficha técnica mais robusta, principalmente em pontos como câmera, processador e tela. É a melhor opção para quem busca um intermediário mais potente da linha G8.

Moto G9

A linha Moto G9 mantém celulares com nomenclaturas iguais aos modelos anteriores. O Moto G9 Play é o modelo de entrada, mas tem um conjunto de câmeras renovado e maior capacidade de bateria. Veja o comparativo entre o Moto G8 Play e o Moto G9 Play.

Por falar em bateria, também temos o Moto G9 Power, um celular Moto G cujo foco é entregar mais autonomia. Neste caso são 6.000 mAh de capacidade com duração de até dois dias. Confira o nosso review do Moto G9 Power, que se destacou pela tela e bateria.

O mais potente entre os celulares da linha Moto G9 é o Moto G9 Plus. Ele possui tela Full HD+, câmera de 64 MP e processador mais potente, entre outras melhorias na ficha técnica. Veja o comparativo entre o Moto G9 Plus e o Moto G8 Plus.

Moto G 5G

Para se adequar a nova geração de redes móveis, a Motorola também lançou dois intermediários na linha Moto G com conexão 5G. O Moto G 5G é o mais básico deles. Apesar disso, tem um processador potente, câmera de 48 MP e bateria de 5.000 mAh.

Já o Moto G 5G Plus tem ficha técnica mais potente. Ele conta com um conjunto quádruplo de câmeras, tela com taxa de atualização de 90 Hz e chip que entrega ainda mais desempenho. Veja o review completo do Moto G 5G Plus. Ambos os celulares possuem suporte às redes 5G DSS, já em atividade aqui no Brasil. Quando o verdadeiro 5G estiver em funcionamento, os usuários também poderão aproveitar a conectividade.

Antes de comprar, se você quiser conhecer outros aparelhos da fabricante, vale conferir nossa lista com os melhores celulares da Motorola para comprar em 2021. Outra dica é conferir smartphones baratos da Motorola.

Por outro lado, se a linha Moto G não te agradou, veja as nossas indicações de melhores celulares para comprar no Brasil. Aproveite para conhecer também os melhores smartphones Android de 2021.