Zoom indica em Celular e Smartphone

Moto G4 Play ou Moto G3: qual smartphone Motorola vale mais a pena

Fizemos uma comparação entre o Moto G4 Play e o Moto G 3ª Geração para te ajudar a escolher seu próximo celular.

moto g4 play vs moto g3, moto g3 vs moto g4 play
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

O aparelho mais básico da linha Moto G4, o Moto G4 Play, foi oficialmente disponibilizado no Brasil. E como a sua configuração é bem semelhante à do Moto G 3ª Geração, você pode ficar na dúvida sobre em qual deles vale mais a pena investir.

Para te ajudar a decidir se continua apostando no Moto G 3ª Geração ou se adquire o Moto G4 Play, um aparelho mais novo, preparamos este comparativo. Dá uma olhada:

Leia também: Moto G4 vs Moto G4 Play: qual o melhor celular Motorola para você?

 

 

Moto G4 Play

Moto G4 Play

 

Moto G 3ª Geração
Moto G 3ª Geração

Tela

5" com resolução HD

5" com resolução HD

Processador

Quad core de 1.2GHz

Quad core de 1.4GHz

Memória RAM

2GB

1GB

Armazenamento

16GB

16GB

Aceita cartão de memória

Sim (até 128GB)

Sim (até 32GB)

Conectividade

4G, 3G e Wi-Fi

4G, 3G e Wi-Fi

Dual chip

Sim

Sim

Câmera traseira

8MP

13MP

Filma em

Full HD

Full HD

Câmera frontal

5MP

5MP

Aparelhos têm telas iguais, mas roupagem diferente

Quando o assunto é tela, os dois smartphones são iguais. Ambos contam com display de 5 polegadas, o que é padrão para a categoria de smartphones intermediários, e têm resolução HD (1280 x 720 pixels), resultando em 294 pixels por polegada.

O design, no entanto, muda bastante. O Moto G4 Play tem a cara da nova linha Moto G4 e está mais fino e leve. Enquanto o Moto G3 pesa algo em torno de 155gr, o Moto G4 Play pesa apenas 137gr.

Para a proteção, a nova versão recebeu a tecnologia de nanorrevestimento, que oferece ao aparelho uma barreira contra a exposição moderada de água. Por exemplo, se você pegar chuva ou derramar água no aparelho, sem problemas.

Mas, apesar de uma notícia boa, essa não chega a ser uma grande novidade, já que o Moto G 3ª Geração também é um smartphone resistente à água.

Com 2GB de RAM, Moto G4 Play sai na frente

No desempenho, estes dois smartphones também não são tão diferentes assim, já que receberam o mesmo processador quad core, o Qualcomm Snapdragon 410. O que faz a diferença, então, é que o Moto G 3ª Geração tem 1GB de memória RAM, enquanto a sua "evolução" recebeu 2GB.

Isso quer dizer que a versão mais nova entrega melhores resultados em multitarefas e também é capaz de executar os aplicativos com mais fluidez, sem tantos engasgos. Você vai conseguir alternar de um aplicativo para outro com maior facilidade e até jogar um game mais pesadinho.

Outro ponto que ajuda a dar fluidez aos aparelhos é o Android rodando puro, ou seja, sem modificações. E como o Moto G4 Play sai de fábrica com a versão mais atual do sistema, o Android 6.0 (Marshmallow), tem mais vantagem ainda sobre o seu antecessor.

No armazenamento, tudo igual. Ou quase!

Os smartphones Motorola em questão contam com 16GB para o armazenamento, o que é uma capacidade bem bacana para quem usa o celular apenas para as funções mais básicas do dia a dia.

Agora, se você curte baixar músicas e fotos, pode ser que este espaço fique apertado. É aí que entra a diferença, pois o Moto G4 Play aceita cartão de memória de até 128GB para dar aquela aliviada no armazenamento interno, enquanto o Moto G 3ª Geração só aceita cartões de até 32GB.

Características já conhecidas da linha Moto G também estão presentes

Como em quase toda a linha Moto G, nestes dois smartphones há espaço para dois chips, assim você pode alternar entre operadoras, sempre que for preciso, para fazer uma chamada ou usar a internet mais rápida.

E por falar em internet rápida, eles também contam com acesso à internet 4G, além, é claro, do 3G e Wi-Fi, e também compartilham arquivos e informações através do Bluetooth.

Funções como o NFC e o leitor de digitais ficaram faltando, mas podem ser encontradas na versão mais completa da linha Moto G4, o Moto G4 Plus.


Leia também: Moto G4 Plus vs Moto g4 Play: qual celular Motorola escolher?

Se você curte TV Digital, pode encontrar versões com este recurso

Moto G TV Digital

Para quem gosta de assistir aos programas dos canais abertos em qualquer lugar, um smartphone com TV Digital pode ser uma boa opção. Se este é o seu caso, vale dizer que tanto o Moto G 3ª Geração quanto o Moto G4 Play podem ser encontrados com o recurso.

Só fique de olho na hora da compra para escolher a versão certa. Na 3ª Geração temos o Moto G 3ª Geração DTV Colors XT1544. Na 4ª Geração, o modelo é o Moto G G4 Play DTV Colors XT1603.

Para fotografar, Moto G 3ª Geração ainda é a melhor opção

Para a nossa surpresa, o Moto G4 Play, que foi lançado em 2016, conta com uma câmera principal inferior à do modelo de 2015, o Moto G 3ª Geração.

Enquanto o Moto G3 é equipado com uma câmera de 13MP, o Moto G4 Play conta apenas com um sensor de 8MP. Além disso, temos o flash LED duplo no Moto G3 e flash LED simples no Moto G4. Outro ponto que conta é a abertura do sensor, que é menor no aparelho mais novo.

Enfim, já deu para perceber que o forte do Moto G4 Play não é fotografia, não é mesmo? Então, se você faz questão de uma câmera mais bacana, talvez seja melhor investir no modelo do ano passado ou mesmo no Moto G4 comum.

Já na câmera frontal, fica tudo praticamente igual. Os dois smartphones têm sensores bacanas para a faixa de preço e fazem fotos com 5MP de resolução. Para quem quer apenas tirar algumas selfies e postar nas redes sociais, eles entregam bons resultados.

Bateria maior no Moto G4 Play

Sobre a bateria, temos um vencedor: o Moto G4 Play. Além de contar com 2.800mAh de capacidade, esse celular tem tecnologia de carregamento rápido e vem com uma fonte de 10 W.

Moto G4 Play Carregamento RápidoA bateria do Moto G 3ª Geração, por sua vez, não chega a ser muito inferior e pode durar um dia inteiro de uso moderado.

Qual dos dois aparelhos vale mais a pena, afinal

Já deu para notar que são poucos os pontos que diferenciam estes aparelhos. O Moto G4 Play tem o melhor desempenho, mas o Moto G 3ª Geração é melhor para fotos, por exemplo. Isso sem contar que eles têm preços semelhantes.

Sendo assim, de um modo geral, então, vale mais a pena investir no Moto G4 Play, que é um smartphone com 2GB de memória RAM, vem com sistema operacional mais atual de fábrica, conta com carregamento rápido e entrega boas fotos, mesmo com um sensor inferior.

Agora, se você já possui o Moto G 3ª Geração, talvez seja melhor continuar com ele ou investir em uma versão mais potente da 4ª Geração, como o Moto G4 ou o Moto G4 Plus.

Veja preços do Moto G4 Play e do Moto G 3ª Geração

 

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone