Zoom indica em Celular e Smartphone

Moto G5 Plus vs Zenfone 3: saiba qual é o melhor smartphone intermediário

Fique por dentro das semelhanças e diferenças entre o Moto G5 Plus e o Zenfone 3 e escolha o melhor para você

moto g5 plus vs zenfone 3; moto g5 plus ou zenfone 3
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Está pensando em investir em um celular, mas está na dúvida entre um smartphone da Motorola ou um da Asus?

Bom, já posso adiantar que tanto o Moto G5 Plus quanto o Zenfone 3 são ótimos aparelhos, e vão atender muito bem quem procura por bom custo/benefício e desempenho.

Ah, por falar no Zenfone 3, é legal ressaltar que ele chegou com duas versões no mercado, uma de 5.2 polegadas e a outra de 5.5, ambas com as mesmas características. Mas, há também outras versões, o Zenfone 3 16GB e o Zenfone 3 64GB, com algumas configurações diferentes, como armazenamento e memória RAM.

No comparativo abaixo, usamos a versão do Zenfone 3 de 5.2 polegadas com 32GB de armazenamento, por ser a mais parecida com o Moto G5 Plus. Confira:

 

Motorola Moto G5 Plus

Moto G5 Plus

Zenfone 3

Zenfone 3

Tela

5.2'' Full HD

5.2'' Full HD

Processador

Octa core 2GHz

Octa core 2GHz

Memória RAM

2GB

3GB

Armazenamento

32GB

32GB

Aceita cartão de memória

Sim (até 128GB)

Sim (até 2TB)

Acesso à internet

4G, 3G e Wi-Fi

4G, 3G e Wi-Fi

Dual chip

Sim

Sim

Leitor de digital

Sim

Sim

TV Digital

Sim

Não

NFC

Sim

Não

Câmera frontal

5MP

8MP

Câmera traseira

12MP

16MP

Filma em

4K

4K

Bateria

3.000mAh

2.650mAh

Zenfone 3 tem como diferencial no desempenho os 3GB de RAM

Tanto o Moto G5 Plus quanto o Zenfone 3 possuem o mesmo processador, o Qualcomm Snapdragon 625 octa core, rodando a 2GHz, e também a unidade de processamento gráfico (GPU) Adreno 506.

O diferencial no quesito desempenho fica por conta da memória RAM. Enquanto o Motorola vem com 2GB, o Zenfone 3 vem com 3GB, sendo capaz de ter um melhor desempenho em funções como a Multitarefa, por exemplo, em que vários aplicativos estão abertos ao mesmo tempo. Além disso, ele consegue rodar jogos mais pesados com fluidez.

O Zenfone 3 possui um bom desempenho

Mas, isso não quer dizer que um deles seja realmente muito melhor. Os dois conseguem atender muito bem quem procura por um aparelho que não fique travando.

Ah, e por falar em jogos, o tanto o Moto G5 Plus quanto o Zenfone 3 são celulares com giroscópio, ou seja, é possível jogar com realidade aumentada.

Além disso, os dois aparelhos possuem 32GB de armazenamento interno. Mas, se você adquirir um micro SD, é possível expandir a memória dos dois aparelhos e, assim, você vai poder armazenar todos os seus vídeos, fotos e músicas a vontade.

Utilize dois chips mais um cartão de memória no Moto G5 Plus

O Moto G5 Plus consegue funcionar com dois chips e cartão de memória ao mesmo tempo, pois ele vem com três slots.

Já no Zenfone 3 isso não é possível, pois ele possui uma entrada híbrida, ou seja, é preciso escolher entre expandir sua memória ou usar um segundo chip.

Se você prefere uma interface mais limpa: Moto G5 Plus

Para quem gosta do Android puro, o Moto G5 Plus é uma ótima opção. Enquanto a Motorola optou por uma interface mais limpa e mais próxima do padrão, a Asus apostou em uma personalizada, já conhecida em outros smartphones da marca, a ZenUI 3.0.

Os dois aparelhos possuem um bom desempenho e, mesmo o Zenfone 3 vindo com uma interface modificada, ele não perde em desempenho, como acontece em alguns smartphones.

Moto G5 Plus vs Zenfone 3: empate no quesito tela

Com tela de 5.2 polegadas e resolução Full HD, os dois aparelhos são capazes de mostrar imagens mais nítidas e com uma gama maior de cores, quando comparados a outros smartphones com resoluções de tela menor.

Então, para quem curte um celular com tela grande, tanto o Moto G5 Plus quanto o Zenfone 3 são ótimas opções.

Filme sem deixar as imagens tremidas com o Zenfone 3

No quesito câmera, os dois aparelhos não deixam a desejar. Apesar de possuir uma resolução menor, de 12MP, contra os 16MP do Zenfone 3, o Moto G5 Plus vem com uma abertura focal de f/1.7, capaz de capturar mais luz e, assim, deixar suas fotos mais claras, mesmo quando tiradas em ambientes pouco iluminados.

Moto G5 Plus possui boas câmeras

Nesse ponto, o Zenfone 3 fica um pouco para trás, com uma abertura de f/2.0, que acaba deixando a desejar em registros em ambientes mais escuros, pois não consegue capturar tanta luz. Mas, para amenizarum pouco esse problema, o Zenfone 3 vem com o "Modo Pouca Luz" e com a tecnologia PixelMaster 3.0, para serem usados nesses casos.

Ambos são celulares que filmam em 4K e possuem flash duplo LED. E quando o assunto é gravação, o Moto G5 Plus consegue focar mais rápido em objetos, durante uma filmagem, quando você afasta ou aproxima a imagem, mesmo não sendo tão rápido quanto em outros smartphones. Já no Zenfone 3, você precisa tocar na tela para que a câmera recupere o foco no objeto.

Mas, não podemos esquecer de um detalhe bem bacana. O Zenfone 3 possui o estabilizador ótico de imagem (OIS), que impede que os movimentos das mãos, tanto na hora de gravar quanto na hora de tirar fotos, atrapalhem e deixem os seus registros tremidos. E para os vídeos, ele possui o estabilizador eletrônico de imagem (EIS), que também impede que suas filmagens fiquem tremidas, mesmo quando o celular não está apoiado em algum objeto.

Agora, quando o assunto é a câmera frontal, o Zenfone 3 passa à frente. Com uma resolução de 8MP, contra 5MP do Moto G5 Plus, ele consegue ter uma ótima qualidade de fotos, deixando suas imagens mais nítidas do que as do Motorola. Mas, quem optar pelo Moto G5 Plus vai conseguir tirar ótimas selfies também, pois os dois são celulares bons para selfies.

Tenha bateria o dia inteiro tanto no Moto G5 Plus quanto no Zenfone 3

Ambos possuem um processador mais econômico, o que ajuda na duração da bateria. Apesar do Zenfone 3 possuir menos potência, de 2.650mAh, contra os 3.000mAh do Moto G5 Plus, eles conseguem aguentar o dia inteiro de uso moderado.

Uma tecnologia bacana do Zenfone 3 é que ele possui o carregamento rápido, sendo possível, em apenas 5 minutos de recarga, ser capaz de ter mais 2 horas de uso moderado, segundo a Asus.

E o Moto G5 Plus também não fica para trás com o carregador TurboPower, que fornece até 6 horas de uso moderado com apenas 15 minutos de recarga, de acordo com a marca.

Moto G5 Plus possui dois diferenciais: TV Digital e NFC

Ser um celular com TV Digital, por exemplo, é um dos diferenciais do Moto G5 Plus. Com essa função, você vai conseguir assistir a seus programas favoritos da TV aberta mesmo estando fora de casa.

Além disso, ele também conta com a tecnologia NFC, que permite que você troque informações entre dois dispositivos apenas aproximando um do outro. É essa tecnologia que faz com que os sistemas de pagamento funcionem através do celular.

Moto G5 Plus e Zenfone 3: ambos possuem leitor digital

Com designs ricos em detalhes, os dois smartphones não deixam a desejar nesse quesito. Tendo uma traseira de alumínio e bordas metalizadas, o Moto G5 Plus vem com um leitor de digital na parte da frente.

Ah, e uma função bacana é que você pode desativar os botões virtuais do Motorola e usar o sensor de digital para executar as mesmas tarefas. Com isso, é possível ter um aproveitamento melhor da tela.

Também com bordas metalizadas, o Zenfone 3 pode dar um ar ainda mais sofisticado ao seu design, por possuir uma traseira de vidro. Mas, lembre-se: isso requer um cuidado maior para que ele não quebre com tanta facilidade. Além disso, ele também vem com leitor digital, que fica localizado atrás do aparelho.

Afinal, qual ganha a batalha Moto G5 Plus vs Zenfone 3?

Bom, é bem difícil colocar um deles como vencedor, porque tudo depende do que você está procurando, certo? Mas, é possível ter uma opinião quando vemos todos os detalhes do celular em conjunto.

O Moto G5 Plus parece ser a melhor opção, quando comparado ao Zenfone 3. Ele possui um bom desempenho, boas câmeras, além de ter TV Digital e NFC. Ou seja, ele vem com algumas funções bem bacanas que são diferenciais quando batem de frente com o smartphone da Asus.

Mas, isso não quer dizer que o Zenfone 3 fique para trás. Apesar de não ter tantos diferenciais quando comparado ao Moto G5 Plus, ele é um ótimo celular para quem curte jogos. Com seus 3GB de memória RAM, você vai poder usar aplicativos mais pesados ao mesmo tempo, sem que o aparelho trave. E é possível tirar ótimas selfies com esse Asus, além dele ser um celular com uma bateria que promete durar o dia inteiro de uso moderado.

Confira mais detalhes do Zenfone 3 no nosso canal no Youtube:

Veja preços do Moto G5 Plus e do Zenfone 3:

 

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone