Zoom indica em Celular e Smartphone

Moto G5 vs Galaxy J5 Prime: veja qual é o melhor celular intermediário

Colocamos lado a lado dois grandes rivais em 2017: Moto G5 e Galaxy J5 Prime. Veja qual é o melhor!

Moto G5 vs Galaxy J5 Prime
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Com bom custo/benefício, Moto G5 e Galaxy J5 Prime são boas opções de celulares intermediários. Eles têm diversos pontos em comum e, por isso, podem confundir um pouco na hora de saber qual é o melhor.

Por isso, comparamos o Galaxy J5 Prime e o Moto G5, e detalhamos suas características para facilitar a escolha. Agora, já dá para adiantar que a briga é acirrada.

Se por um lado o J5 Prime leva vantagem por ter flash frontal, o Moto G5 sai na frente nos quesitos bateria, tela e desempenho. Confira todos os detalhes no comparativo!

 

Motorola Moto G5

Motorola Moto G5

Samsung Galaxy J5 Prime

Samsung Galaxy J5 Prime

Tela

5'' Full HD IPS

5'' HD PLS

Processador

Octa core de 1,4GHz

(Snapdragon 430)

Quad core de 1,4GHz

(Exynos 7570)

Unidade de processamento gráfico (GPU)

Adreno 505

Mali-T830

Memória RAM

2GB

2GB

Sistema operacional de fábrica

Android 7.0 (Nougat)

Android 6.0 (Marshmallow)

Armazenamento

32GB

32GB

Aceita cartão de memória

Sim (até 128GB)

Sim (até 256GB)

Acesso à internet

4G, 3G e Wi-Fi

4G, 3G e Wi-Fi

Dual chip

Sim

Sim

Leitor de digital

Sim

Sim

NFC

Não

Não

Câmera frontal

5MP

(abertura f/2.2)

5MP com flash

(abertura f/2.2)

Câmera traseira

13MP

(abertura f/2.0)

13MP

(abertura f/1.9)

Filma em

Full HD (30fps)

Full HD (30fps)

Bateria

2.800 mAh

2.400 mAh


Telas de mesmo tamanho, mas com melhor resolução no Moto G5

O Moto G5 começa a comparação com o Galaxy J5 Prime largando na frente no quesito tela. É que, apesar das duas terem 5 polegadas, a resolução do display deste celular da linha Moto G é superior, Full HD, enquanto no J5 Prime ela é HD.

E mais resolução significa mais densidade de pixels, e mais nitidez nas imagens. Para ser mais específico, são 441 pixels por polegada (ppi) no Motorola Moto G5, e 294 ppi no Samsung Galaxy J5 Prime.

Outra vantagem do Moto G5 é a Moto Tela. Já vista em outros celulares Motorola, o recurso permite visualizar a hora, a data e as suas atualizações de maneira discreta na tela, sempre que você mexer no celular.

Sobre as tecnologias usadas nas telas dos smartphones, são bem parecidas: PLS no J5 Prime e IPS no Moto G5. No geral, ambos apresentam cores mais reais e bom brilho.

Design metálico e leitor de digital são pontos em comum

Moto G5 tem leitor de digital

Além do tamanho da tela, Moto G5 e J5 Prime têm design em metal, e ainda são celulares com leitor de digital na parte da frente, o que facilita o desbloqueio dos smartphones.

Uma diferença é que no Galaxy J5 Prime os outros botões são capacitivos, e ficam um de cada lado do sensor biométrico. Já no Moto G5 os botões são virtuais, e aparecem na tela. Para ganhar mais espaço no display, dá para optar por usar as funções desses botões no leitor de digital, de um jeito bem prático.

Moto G5 vs Galaxy J5 Prime: desempenho do Motorola se mostra superior

De um lado, temos o Moto G5, um celular octa core, e do outro, o Galaxy J5 Prime, que é um smartphone quad core, ambos com a mesma velocidade e a mesma memória RAM.

Por serem celulares que estão no mesmo nível, a dúvida no quesito desempenho pode ser grande. Mas, no geral, os dois smartphones comparados aqui rodam praticamente todos os aplicativos com fluidez, e suportam até mais de um aberto por vez.

Porém, o fato é que a velocidade do Moto G5 é um pouco superior, e inclusive alcança pontuações maiores que o Galaxy J5 Prime em testes de benchmark.

Uma ajudinha para o Moto G5 é o seu sistema operacional praticamente sem modificações, o que deixa o uso mais fluido. Enquanto isso, o Galaxy J5 Prime traz a interface da marca, a TouchWiz, bem mais leve que em versões antigas de celulares da linha Galaxy, mas ainda assim com aplicativos embarcados e diversas alterações de layout.

Além disso, se você for fissurado em games, o Moto G5 também pode agradar por ser um celular com giroscópio, que é ideal para jogos de realidade aumentada, como Pokémon Go.

Câmeras parecidas nos dois, mas com flash frontal no J5 Prime

De maneira geral, as câmeras do Motorola Moto G5 e do Samsung Galaxy J5 Prime não surpreendem, como já é de se esperar de celulares intermediários nessa faixa de preço.

Com a mesma quantidade de megapixels tanto nas câmeras frontais quanto nas traseiras, e uma abertura que se assemelha, Moto G5 e J5 Prime fazem bons registros em lugares iluminados, mas ficam devendo um pouco em ambientes escuros, apresentando certa granulação e baixa fidelidade de cores.

Galaxy J5 Prime tem flash frontal

Já na câmera frontal é que pode estar o desempate, uma vez que o Galaxy J5 Prime é um celular com flash frontal, sendo mais indicado para selfies noturnas do que o Moto G5, por exemplo.

Ah, mas sobre a câmera do Moto G5, vale destacar a já conhecida função de aparelhos da marca, que abre a câmera rapidamente quando você vira o celular de um lado ao outro.

Bateria mais duradoura no Moto G5

Se você é daqueles que fica grudado no smartphone o dia todo, o Moto G5 pode ser a melhor escolha, já que além de contar com uma capacidade maior de bateria, ainda traz carregador rápido, de 10W.

Está certo que o Galaxy J5 Prime vai aguentar um dia de uso moderado, mas vale considerar investir em um aparelho com maior duração de bateria. Quanto ao carregador deste celular Samsung, é de 5W, oferecendo uma carga menos veloz que a do Moto G5.

E então, qual comprar, Moto G5 ou Galaxy J5 Prime?

Dois bons celulares intermediários, Moto G5 e J5 Prime têm características bem semelhantes, mas o Moto G5 acaba saindo na frente na maioria dos quesitos analisados.

Por exemplo, se você gosta de jogos mais pesados e precisa de um smartphone com maior poder de processamento, o Moto G5 é o ideal. Ele também tem uma interface mais simples, tela com maior resolução e bateria que dura mais.

Já o Samsung Galaxy J5 Prime tem um bom conjunto de especificações e, dependendo da diferença de preço para o Moto G5 e das suas necessidades, vale sim o investimento, principalmente para quem curte fazer selfies, já que ele tem flash no sensor da frente.

Veja o unboxing do Moto G5 e do Moto G5 Plus no nosso canal no YouTube:

Confira os preços do Moto G5 e do Galaxy J5 Prime:

 

 

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone