Zoom indica em Celular e Smartphone

Moto G6 Play vs Galaxy J7 Prime: qual o melhor smartphone com bom custo/benefício?

Motorola e Samsung apostam em características diferentes para conquistar a sua preferência

Galaxy J7 Prime
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Para escolher um smartphone com bom custo/benefício, é preciso procurar por um modelo que vá te atender bem no dia a dia, mas com faixa de preço mais amigável.

A Samsung e a Motorola sabem bem disso, e oferecem uma série de smartphones intermediários, que garantem recursos legais, mas sem as tecnologias mais avançadas dos modelos tops de linha.

Entre eles, podemos destacar o Motorola Moto G6 Play e o Samsung Galaxy J7 Prime, modelos com preços próximos e que dividem algumas semelhanças nas fichas técnicas. Aliás, as semelhanças são tantas que pode complicar na hora de escolher o melhor smartphone.

Pensando nisso, colocamos os dois modelos lado a lado e destacamos as maiores diferenças entre eles. Descubra qual o melhor smartphone para você: Moto G6 Play ou Galaxy J7 Prime.

 

Moto G6 Play

Moto G6 Play

Galaxy J7 Prime

Galaxy J7 Prime

Tela 5,7 polegadas HD+ (1440 x 1080 pixels) 18:9 5,5 polegadas Full HD (1920 x 1080 pixels) 16:9
Processador Qualcomm Snapdragon 430 Octa-core de 1,4 GHz Exynos 7870 Octa-core 1,6 GHz
Memória RAM 3 GB 3 GB
Armazenamento 32 GB 32 GB
Aceita cartão de memória Sim, microSD de 256 GB Sim, microSD de 256 GB
Conectividade 4G, 3G, Wi-Fi e Bluetooth 4.2 4G, 3G, Wi-Fi e Bluetooth 4.1
Dual Chip Sim Sim
Leitor de impressões digitais Sim Sim
Câmera traseira 13 MP (f/2.0) 13 MP (f/1.9)
Câmera frontal 8 MP (f/2.2) 8 MP (f/1.9)
Filma em Full @ 30 fps Full @ 30 fps
Bateria 4.000 mAh 3.300 mAh
Dimensões (altura x largura x espessura) 154 x 72 x 9 mm 151 x 75 x 8 mm
Peso 173 gramas 167 gramas
Sistema operacional de fábrica Android 8 (Oreo) Android 6 (Marshmallow)

Desempenho é parecido, mas Moto G6 Play tem sistema operacional mais recente

Os dois smartphones trabalham com processadores octa-core, o Qualcomm Snapdragon 430 no Moto G6 Play, e o Exynos 7870 no Galaxy J7 Prime, e memória RAM de 3GB.

Isso quer dizer que o desempenho vai ser bem parecido, ideal para quem quer abrir as tarefas e aplicativos mais comuns no dia a dia com boa velocidade de trabalho, como navegar em redes sociais, apps de fotos e vídeos e exibir filmes e séries em streaming. Dá até para trabalhar com mais tarefas ao mesmo tempo, sem muitos problemas.

Desempenho Moto G6 Play

Porém, como foi lançado depois, o Moto G6 Play tem Android 8 (Oreo), versão bem mais recente que o Android 6 (Marshmallow) do Galaxy J7 Prime, o que garante aplicativos mais atualizados e outras inovações Google.

Além disso, em toda a linha Moto G, a Motorola optou por fazer poucas modificações no sistema original, apresentando o que a marca chama de Android Puro e garantindo navegação mais fluida, que acaba influenciando no desempenho geral do aparelho.

Armazenamento de 32GB, cartão de memória e dual chip

Outro ponto de semelhança entre os dois modelos é o armazenamento de 32GB, praticamente o mínimo esperado de smartphones intermediários dessa categoria. Já dá para baixar bastante aplicativos e salvar fotos e vídeos sem se preocupar.

Caso você precise de mais espaço, tudo bem, já que o Moto G6 Play e o Galaxy J7 Prime apresentam entrada para cartão de memória separado do slot do segundo chip.

Galaxy J7 Prime tem maior definição de tela

Com tela de 5,5" e definição Full HD, de 1920x1080 pixels, o Galaxy J7 Prime tem imagens melhor resolução que o Moto G6 Play, com sua tela de 5,7" HD+, de 1440x720 pixels. Então, se você quer imagens mais detalhadas ao reproduzir filmes e séries no smartphone, o modelo da Samsung é a melhor opção.

Tela Galaxy J7 Prime

Só vale atentar para o formato de tela, mais confortável no Moto G6 Play, já que seus 18:9 acompanham as telas de cinema, permitindo a exibição de cenas sem cortes laterais ou pequenas variações no enquadramento.

No fim das contas, os dois modelos garantem boa experiência de visualização, mas o Galaxy J7 Prime foca na definição, enquanto o Moto G6 Play ganha pontos na imersão.

Mas o Moto G6 Play tem linhas mais sutis

Essa diferença na tela pode ser observada, também, no design dos aparelhos, pois o Moto G6 Play ficou com bordas mais fininhas e linhas mais modernas.

O Galaxy J7 Prime acompanha o visual clássico esperados dos modelos da linha Samsung Galaxy, com direito a alguns botões físicos abaixo da tela e bordas mais perceptíveis.

Fotos melhores com o Galaxy J7 Prime

Em um primeiro momento, a diferença entre as câmeras do Moto G6 Play e do Galaxy J7 Prime não é tão óbvia, afinal, nos dois casos você vai ter câmera traseira de 13MP, vídeos em Full HD e câmera frontal de 8MP.

Aqui entra a experiência da Samsung, famosa por oferecer boas câmeras em seus modelos. O sensor do Galaxy J7 Prime garante melhor captura de luz ambiente, o que resulta em fotos mais nítidas, mesmo quando feitas em espaços pouco iluminados, como fotos durante a noite.

Camera Galaxy J7 Prime

Com abertura de f/2.0 na câmera traseira e f/2.2 na câmera frontal, a diferença fica ainda mais óbvia nas selfies, já que as duas câmeras do J7 Prime trabalham com a mesma abertura de f/1.9, garantindo fotos com melhor definição de cores e contornos.

Moto G6 Play tem bateria de longa duração

O ponto forte do Moto G6 Play é, sem dúvidas, sua bateria de 4.000mAh, que aguenta facilmente até o fim do dia, mesmo com uso mais intenso. Caso você tenha passado mais tempo exibindo vídeos e comece a ficar preocupado, mais boas notícias. O modelo vem com o carregador Turbo Power da Motorola, que promete até seis horas de uso após 15 minutos na tomada.

A bateria do Galaxy J7 Prime não é ruim, já que seus 3.300mAh até passam um pouquinho da média da categoria e também seguram bem a navegação moderada ao longo do dia. Mas não deu para bater a bateria poderosa do G6 Play.

Moto G6 Play ou Galaxy J7 Prime: qual tem o melhor custo/benefício?

Deu para perceber que o Moto G6 Play e o Galaxy J7 Prime apresentam configurações parecidas, principalmente no desempenho e armazenamento, assim como faixas de preço próximas. Então o melhor é considerar as demais características para escolher qual a melhor opção para você.

Caso o mais importante seja a imagem, desde a resolução da tela até os resultados das fotos, o smartphone Samsung é mais indicado.

Agora, se você quer garantir a melhor duração da bateria e ferramentas mais recentes, como o sistema operacional Android 8, o Moto G6 Play vai te atender melhor.

Confira as ofertas do Moto G6 Play e Galaxy J7 Prime:

 

Assista ao Review em 1 Minuto!

 

 

 

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone