Zoom indica em Celular e Smartphone

Moto G6 Play vs Galaxy J7 Pro: qual o melhor smartphone intermediário?

Modelos apostam no bom custo/benefício para ganhar a sua preferência

Moto G6 Play
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

A Samsung e a Motorola apostam alto na categoria intermediária, ideal para quem quer smartphones com melhor custo/benefício.

Na Motorola, a linha Moto G é uma excelente representante desses modelos, pronta para bater de frente com alguns sucessos da Samsung, como o Galaxy J7, o J7 Prime e o J7 Pro. Mas os detalhes são muitos e pode ser um pouco confuso escolher o melhor smartphone para você, certo?

Vamos te ajudar com esse comparativo, colocando lado a lado as principais características de ficha técnica e recursos do Moto G6 Play e do Galaxy J7 Pro. Dá uma olhada e escolha o seu preferido!

 

Moto G6 Play

Moto G6 Play

Galaxy J7 Pro

Galaxy J7 Pro

Tela 5,7 polegadas HD+ (1440 x 1080 pixels) 18:9 5,5 polegadas Full HD (1920 x 1080 pixels) 16:9
Processador Qualcomm Snapdragon 430 Octa-core de 1,4 GHz Exynos 7870 Octa-core 1,6 GHz
Memória RAM 3 GB 3 GB
Armazenamento 32 GB 64 GB
Aceita cartão de memória Sim, microSD de 256 GB Sim, microSD de 256 GB
Conectividade 4G, 3G, Wi-Fi e Bluetooth 4.2 4G, 3G, Wi-Fi e Bluetooth 4.1
Dual chip Sim Sim
Leitor de impressões digitais Sim Sim
Câmera traseira 13 MP (f/2.0) 13 MP (f/1.7)
Câmera frontal 8 MP (f/2.2)

13 MP (f/1.9)

Filma em Full HD @ 30 fps Full HD @ 30 fps
Bateria 4.000 mAh 3.600 mAh
Dimensões (altura x largura x espessura) 154 x 72 x 9 mm 152 x 74 x 8 mm
Peso 173 gramas 181 gramas
Sistema operacional de fábrica Android 8 (Oreo) Android 7 (Nougat)

Boa velocidade de trabalho nas atividades do dia a dia

É importante já deixar claro que, qualquer que seja a sua escolha, você vai navegar com tranquilidade nas tarefas e aplicativos do dia a dia, como abrir sites e redes sociais, aplicativos de fotos e apps de vídeos, filmes e séries em streaming.

Na verdade, o desempenho vai ser bem parecido, pois os dois modelos trabalham com processadores octa-core, o Qualcomm Snapdragon 430 no Moto G6 Play e o Exynos 7870 no Galaxy J7 Pro, e RAM de 3GB, que podem manter mais tarefas básicas abertas ao mesmo tempo, sem problemas.

Velocidade Moto G6 Play

Mas o Moto G6 Play leva vantagem no sistema operacional, já que a Motorola optou pelo Android 8 (Oreo) em versão quase pura, ou seja com poucas modificações feitas pela fabricante, o que ajuda a deixar a navegação mais fluída.

O Galaxy J7 Pro, um pouco mais antigo, vem com Android 7 (Nougat) e algumas mudanças adicionadas pela Samsung.

Mais espaço de armazenamento com o Galaxy J7 Pro

Já em relação ao armazenamento, o Galaxy J7 Pro se sai bem melhor com 64GB para baixar apps e salvar fotos, vídeos e outros arquivos, o dobro dos 32GB do Moto G6 Play.

Os dois modelos têm entradas dedicadas para cartão de memória e segundo chip.

Galaxy J7 Pro também tem tela de maior resolução

Com tela de 5,5", o Galaxy J7 Pro apostou na definição Full HD, de 1920x1080 pixels, com imagens mais ricas em detalhes do que a definição HD+ do Moto G6 Play, com 1440x720 pixels.

Tela Galaxy J7 Pro

Um detalhe legal é que o modelo segue a linha da tela infinita da Samsung, que vai um pouquinho além das bordas laterais, deixando as linhas do aparelho mais sutis e oferecendo boa imersão nas imagens, apesar do formato de 16:9.

Mas o visual do Moto G6 Play não decepciona, com bordas bem fininhas e parte frontal bem aproveitada pela tela com formato de 18:9, que evita cortes nas imagens.

Smartphone Samsung faz fotos melhores

A Samsung é conhecida por fazer celulares bons para fotos, e essa característica não é exclusividade de seus tops de linha. Bem, tudo bem que os recursos mais completos ficaram com os modelos avançados, mas alguns de seus smartphones intermediários não fazem nada feio.

O Galaxy J7 Pro, por exemplo, tem boas câmeras traseira e frontal de 13MP, com uma pequena variação na abertura focal, de f/1.7 e f/1.9, respectivamente. Na prática, isso quer dizer que, com qualquer uma das câmeras, você vai ter fotos nítidas, com cores e contrastes bem definidos, até em fotos noturnas ou em situações pouca luz.

Camera Galaxy J7 Pro

Com câmera traseira de 13MP, mas menor captura de luz ambiente com f/2.0, o Moto G6 Play fica devendo um pouco nesse sentido, embora faça fotos legais em boas condições de luz.

A diferença é maior entre as câmeras frontais, já que com 8MP e f/2.2, o Moto G6 Play fica bem atrás das selfies do Galaxy J7 Pro.

Motorola e Samsung oferecem recursos extras de navegação

Não é possível afirmar qual dos smartphones tem os melhores recursos extras, afinal, essa é uma questão pessoal. Cabe a cada um decidir o que pode deixar o dia a dia mais prático.

Assim como outros celulares da Motorola, o Moto G6 Play é equipado com o Moto Tela, que permite o acesso a algumas ações diretamente da tela bloqueada, e o Moto Ações, com comandos por movimentos, como abrir a câmera ao sacudir o aparelho ou silenciar uma chamada ao virar a tela para baixo.

A Samsung também investiu em recursos vistos em outros aparelhos da marca, como o Dual Messenger, que permite o uso simultâneo de duas contas diferentes de um mesmo aplicativo de mensagens, a Pasta Segura, que oferece maior proteção aos documentos e aplicativo que você selecionar, e o Display Always On, com exibição de informações como calendário e notificações na tela bloqueada.

Moto G6 Play aposta em bateria poderosa

Sem dúvidas, chegamos ao ponto forte do Moto G6 Play, a bateria poderosa de 4.000mAh, que aguenta com o celular ligado até o fim do dia sem dificuldades, mesmo com uso mais intenso. Além disso, o modelo vem com o carregador Turbo Power da marca, que alcança até seis horas de uso após 15 minutos na tomada.

Bateria Moto G6 Play

E olha que a capacidade de bateria do Galaxy J7 Pro não é nada ruim. Inclusive, seus 3.600mAh são maiores do que muitos outros modelos da categoria, uma boa forma de compensar o maior gasto de energia da tela Full HD. Mas não deu para bater a bateria poderosa do Moto G6 Play.

Moto G6 Play ou Galaxy J7 Pro: qual celular comprar?

Com tela de maior definição, muito mais espaço de armazenamento e câmeras superiores, o Galaxy J7 Pro leva a melhor no comparativo.

Mas o Moto G6 Play ainda é uma opção legal para quem pretende gastar um pouco menos, ou, claro, para quem prioriza a alta duração da bateria.

Nos dois casos, é legal reforçar que você vai ter bom desempenho nas atividades e aplicativos do dia a dia, com navegação fluída e boa velocidade de trabalho.

Confira ofertas do Moto G6 Play e do Galaxy J7 Pro:

 

Assista o Review em 1 Minuto do Moto G6 Play e do Galaxy J7 Pro::

 

 

 Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone