Zoom indica em Celular e Smartphone

Moto G6 Play vs Moto G4 Play: o que muda no celular da Motorola

Geração mais recente da linha Moto G Play promete melhor desempenho e maior velocidade ao abrir apps e rodar jogos.

Moto G6 Play vs Moto G4 Play
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

O Moto G6 Play é o sucessor do Moto G4 Play, celular Motorola focado em bateria de alta duração. Com melhorias na ficha técnica, o G6 Play conta com maior quantidade de memória RAM e o processador de 8 núcleos, que devem resultar em um bom desempenho ao executar dois aplicativos ao mesmo tempo.

A tela Max Vision, no formato 18:9 – mais alongado do que os modelos antigos – também marca presença na versão mais recente. A seguir, conheça em detalhes todas as especificações dos smartphones antes de decidir qual é o melhor para você.

Leia também: Os 25 Melhores Celulares e Smartphones em 2018

 

 

Moto G6 Play

Moto G6 Play

Moto G4 Play

Moto G4 Play

Tela 5.7 polegadas (18:9) HD+ 5 polegadas (16:9) HD
Processador Octa-core de até 1.4 GHz (Snapdragon 430) Quad-core de até 1.2 GHz (Snapdragon 410)
Memória RAM 3GB 2GB
Armazenamento 32GB 16GB
Conectividade 4G, 3G e Wi-Fi 4G, 3G e Wi-Fi
Aceita cartão de memória Sim, microSD de até 256GB Sim, microSD de até 128GB
Dual chip Sim Sim
Resistente à água e poeira Resistente a respingos Resistente a respingos
Leitor de digital Sim Não
TV digital Não Sim
Câmera traseira 13MP (abertura f/2.0) 8MP (abertura f/2.2)
Câmera frontal 8MP (lente de 80º e abertura f/2.2) 5MP (abertura f/2.2)
Filma em Full HD (1080p) a 30 fps Full HD (1080p) a 30 fps
Bateria 4.000 mAh 2.800 mAh

Moto G6 Play tem design sofisticado, mas resolução da tela deixa a desejar

Esqueça o tradicional visual da linha Moto G, que acompanhava o segmento desde 2016. A família Moto G6 (incluindo a versão mais barata, o G6 Play) traz o corpo inspirado no Moto X4. Isso quer dizer que o revestimento é em vidro, o que confere um design mais elegante ao aparelho.

Além disso, os dois modelos dispensam botões na parte da frente. No Moto G6 Play, há bordas mais finas, dando maior espaço para a tela no formato 18:9 – chamada de Max Vision pela fabricante. Esse tipo de display traz maior imersão na hora de assistir às suas séries favoritas na Netflix ou ao rodar um jogo no smartphone.

 

 

E, por falar em tela, a qualidade das imagens pode decepcionar. A resolução do G4 Play, que tem 5 polegadas, é HD (1280 x 720 pixels). No G6 Play, o cenário só muda para se ajustar ao novo formato, sendo uma resolução é HD+ (1440 x 720 pixels).

Assim, os dois modelos têm densidade de pixels abaixo de 300 ppi, ou seja, poucos pixels para preencher muito espaço de tela. Na prática, isso quer dizer que é possível que você note alguns serrilhados em ícones e imagens – principalmente na versão mais recente.

Tire selfies mais detalhadas com o Moto G6 Play

As câmeras do Moto G6 Play tiveram melhorias significativas com o aumento do sensor traseiro de 8 MP para 13 MP, e da frontal de 5 MP para 8 MP. Como a relação de megapixels é diretamente proporcional ao tamanho das fotos, na nova geração da linha Moto G Play você conseguirá fazer imagens maiores, ideais para quem gosta de aplicar filtros no Instagram, por exemplo.

A abertura de lente na câmera traseira também aumentou de f/2.2 (no G4 Play) para f/2.0. Isso quer dizer que o Moto G6 Play consegue lidar melhor com situações de baixa luminosidade do que seu antecessor.

 

A gravação de vídeos em ambos os telefones é feita em Full HD (1080p) a 30 quadros por segundo – o que, no geral, é uma boa especificação para celulares intermediários. Desse modo, os vídeos tendem a entregar uma boa qualidade de imagem, principalmente em ambientes mais iluminados.

Moto G6 Play é mais rápido em multitarefa e jogos

O processador do Moto G4 Play é um Snapdragon 410, de 4 núcleos e velocidade máxima de 1,2 GHz – indicado para tarefas mais básicas, como checar e-mails e enviar mensagens no WhatsApp.

O Moto G6 Play, por sua vez, deve se sair melhor ao rodar jogos e carregar recursos mais pesados, como os filtros do Instagram Stories, já que traz o mais recente Snapdragon 430, um processador octa-core que chega a 1,4 GHz.

 

A memória RAM de 3 GB do G6 Play também contribui para um desempenho mais fluido e maior fôlego para a multitarefa. O G4 Play, com 2 GB de RAM, tende a encontrar maior dificuldade para executar dois apps ao mesmo tempo.

Mais espaço para fotos e vídeos no Moto G6 Play

O Moto G6 Play conta com o dobro de armazenamento do Moto G4 Play, isso é, 32 GB contra 16 GB. Na prática, quem optar pela versão mais recente terá mais espaço para guardar aplicativos, fotos e vídeos sem se preocupar.

E se essa quantidade não for o suficiente, é possível expandir com cartão de memória: ambos os modelos têm suporte para MicroSD.

Moto G6 Play vem com Android 8 de fábrica

Lançado em 2018, o Moto G6 Play sai de fábrica com o Android 8.0 Oreo, versão mais recente do sistema operacional disponibilizada para o Google, com foco em inteligência artificial e na privacidade do usuário.

Já o G4 Play, mais antigo, roda o Android 6.0 Marshmallow. No entanto, a atualização para o Android 7.0 Nougat já está disponível. Essa versão conta com o recurso multi-janela que permite usar dois apps ao mesmo tempo na tela do smartphone.

 

Moto G6 Play tem bateria "gigante" que dura o dia todo

O Moto G6 Play chega com bateria para 4.000 mAh, contra 2.800 mAh do G4 Play, e renova a promessa de resistir a um dia inteiro longe das tomadas. O salto na capacidade de carga é justificado pelo aumento da tela, o que acaba consumindo mais energia.

No final, tanto o G4 Play quanto o G6 Play devem entregar uma autonomia parecida, agradando aos usuários que têm rotina agitada e precisam de um smartphone que não os abandone durante o dia.

Empate: ambos os telefones são resistentes a respingos d'água

O tipo de proteção contra água é o mesmo nas duas versões, o que os tornam celulares resistente a respingos. Então, nem tente entrar na piscina com esses smartphones, pois eles não são telefones à prova de mergulhos.

Recursos extras: leitor de digitais no Moto G6 Play e TV no Moto G4 Play

Nesse quesito, os usuários devem escolher entre segurança e lazer. O Moto G4 Play é um celular com TV digital integrada, o que possibilita assistir à programação da TV aberta gratuitamente, sem gastar sua franquia de internet 4G/3G. Se você não quer perder um capítulo da sua novela preferida ou aquela partida do seu time do coração, essa função é ideal para o seu dia a dia.

O Moto G6 Play não tem TV integrada, mas compensa com o leitor biométrico, posicionado na parte traseira do smartphone. Com o recurso, é possível desbloquear a tela do celular com maior segurança e praticidade. A digital também pode ser usada para proteger dados de apps de bancos e realizar pagamentos facilmente.

 

Afinal, vale a pena trocar o Moto G4 Play pelo Moto G6 Play?

O Moto G4 Play já não trazia ficha técnica muito avançada na época do lançamento. Dois anos depois, a situação fica ainda mais alarmante. Apesar do trunfo da TV digital, o telefone deve travar com funções intermediárias e irritar usuários mais ativos.

O G6 Play chega com boas especificações para o segmento. Ele deve executar bem as tarefas do dia a dia, como a navegação em redes sociais e gravação de vídeo, sem engasgos. Além disso, o visual moderno pode agradar a quem gosta de estar sempre antenado com as novidades da indústria de smartphones. Então, se você quer acompanhar a tendência dos modelos atuais, vale a pena trocar o Moto G4 Play pelo Moto G6 Play.

Confira os preços do Moto G6 Play e Moto G4 Play:

Leia também

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone