Zoom indica em Celular e Smartphone

Moto G6 Play vs Moto G5S Plus: Qual o melhor smartphone intermediário da Motorola?

Duas gerações da linha Moto G brigam pela sua preferência

Moto G6 Play vs Moto G5S Plus
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Uma nova geração da linha Moto G, da Motorola, foi apresentada em 2018, com novas opções dos modelos de smartphones intermediários da marca.

Como sempre, a Motorola oferece celulares com bom custo/benefício, que garantem boas funções para o dia a dia, mas sem os recursos avançados dos top de linha.

Mas será que a chegada de novos modelos desbancam as versões anteriores da linha Moto G, uma das mais populares da marca?

Comparamos o Moto G6 Play e o Moto G5S Plus para você acompanhar o que muda na ficha técnica e características dos modelos. Qual deles é o melhor para você?

 

Moto G6 Play

Moto G6 Play

Moto G5S Plus

Moto G5S Plus

Tela 5,7 polegadas HD+ (1440 x 1080 pixels) 18:9 5,5 polegadas Full HD (1920 x 1080 pixels) 16:9
Processador Qualcomm Snapdragon 430 Octa-core de 1,4 GHz Qualcomm Snapdragon 625 Octa-core de 2 GHz
Memória RAM 3GB 3GB
Armazenamento 32GB 32GB
Aceita cartão de memória Sim,microSD de 256GB Sim, microSD de 128GB (Entrada Híbrida)
Conectividade 4G, 3G, Wi-Fi e Bluetooth 4.2 4G, 3G, Wi-Fi e Bluetooth 4.2
Dual chip Sim Sim
Leitor de impressões digitais Sim Sim
TV Digital integrada Não Sim
Câmera traseira 13MP (f/2.0) Dupla: 13MP + 13MP (f/2.0)
Câmera frontal 8MP (f/2.2) 8MP (f/2.0)
Filma em Full HD @ 30 fps 4K @ 30 fps
Bateria 4.000 mAh 3.000 mAh
Dimensões (altura x largura x espessura) 154 x 72 x 9 mm 153 x 76 x 8 mm
Peso 173 gramas 170 gramas
Sistema operacional de fábrica Android 8 (Oreo) Android 7 (Nougat)

Moto G5S Plus ganha em desempenho

Moto G5S Plus

De um lado, temos o Moto G6 Play, um dos mais simples da nova geração dos smartphones Moto G. Do outro, está o Moto G5S Plus, entre os mais avançados das versões anteriores, lançadas em 2017.

Então não é surpresa que o Moto G5S Plus garante o melhor desempenho, já que seu processador octa-core Qualcomm Snapdragon 625 é um mais eficiente que o Snapdragon 430 do Moto G6 Play.

Na prática, isso significa navegação um pouco mais fluida, principalmente em apps mais exigentes, como aqueles com muitos filtros e efeitos, por exemplo. Mas, de qualquer maneira, os dois smartphones Motorola podem lidar sem dificuldades com as funções do dia a dia, como navegar em sites e redes sociais ou exibição de vídeos em streaming.

Os modelos se equiparam em memória RAM, de 3GB, o que permite que você mantenha mais tarefas leves abertas ao mesmo tempo, sem perder em velocidade de trabalho.

Outra semelhança, já conhecida da marca, é a opção por fazer poucas modificações de fábrica no sistema operacional Android. Mas, nesse caso, o Moto G6 Play tem a vantagem da versão mais atualizada, o Android 8 (Oreo), enquanto o G5S Plus vem com Android 7.1 (Nougat).

Moto G5S Plus com entrada híbrida

Os pontos em comum seguem pelo armazenamento do Moto G6 Play e do Moto G5S Plus, ambos com 32GB, um espaço ok para baixar aplicativos e salvar fotos e vídeos, mas dentro do esperado da categoria de smartphones intermediários mais simples.

Nos dois casos, você pode aumentar essa capacidade com um cartão de memória, mas com uma diferença que pode ser importante. O Moto G5S Plus só tem um slot extra, então você deve escolher entre usar um cartão de memória ou um segundo chip, mas não as duas coisas ao mesmo tempo. Já o Moto G6 Play tem um total de três slots: dois para os chips das operadoras e o terceiro exclusivo para o cartão de memória.

Maior definição no Moto G5S Plus, melhor formato no Moto G6 Play

Moto G6 Play

Quem curte ver filmes, séries e vídeos do smartphone precisa definir algumas prioridades ao escolher qual a melhor tela.

Ao analisar a definição de imagem e o nível de detalhes, sem dúvidas o Moto G5S Plus sai na frente, já que sua tela de 5,5" tem definição Full HD, com 1920x1080 pixels, enquanto o Moto G6 Play ficou no HD+, com 1440x720 pixels.

Porém o Moto G6 Play tem tela um pouco maior, de 5,7", e com formato amplo de 18:9, assim como as telas de cinema. Isso garante que as imagens serão exibidas sem cortes as bordas ou adaptações de enquadramento, o que pode acontecer na tela de 16:9 do G5S Plus.

Essa diferença também pode ser percebida no próprio design do aparelho, já que a tela do Moto G6 Play ocupa quase que toda sua parte frontal, que ficou com bordas bem fininhas por todos os lados. Já no Moto G5S Plus, as bordas são mais presentes, deixando o visual menos sutil.

TV Digital integrada é só no Moto G5S Plus

Entre esses modelos, o Moto G5S Plus é o único com TV digital integrada, bem legal para quem quer ver a programação da TV aberta em qualquer lugar, como jogos de futebol, jornais e novelas.

No caso dos novos Moto G, quem ganhou o recurso foi o Moto G6 Plus, mais avançado que o Moto G6 Play.

Moto G5S Plus tem mais efeitos de foto

Outro sinal de que o Moto G6 Play é uma alternativa mais modesta da nova geração Moto G é a câmera simples de 13MP. Já o Moto G5S Plus foi um dos primeiros modelos da Motorola a apresentaram as, hoje famosas, câmeras duplas, com duas lentes de 13MP.

Moto G5S Plus Câmera

Assim, o modelo mais antigo garante mais possibilidades de efeitos, como fotos em Modo Retrato, com fundo desfocado ou detalhes destacados em cores ou preto e branco.

Outros recursos, como ajustes manuais e filtros, estão disponíveis nos dois modelos. Mas os vídeos em 4K também só podem ser feitos no G5S Plus. Com o Moto G6 Play, os vídeos alcançam definição máxima Full HD.

A vantagem segue pela câmera frontal, pois embora ambos tenham lente de 8MP, o Moto G5S Plus tem melhores resultados em fotos noturnas ou em espaços pouco iluminados, já que tem melhor abertura focal.

Moto G6 Play tem bateria poderosa

Bateria Motorola

Se tem um ponto em que o Moto G6 Play ganha, de longe, é a duração da bateria de 4.000mAh, contra os 3000mAh do moto G5S Plus.

Ao juntar a maior capacidade com o menor gasto energético da tela HD+, o Moto G6 Play garante um bom tempo a mais longe da tomada.

Pelo menos, ambos os smartphones Motorola vêm com carregador Turbo Power, que, segundo a marca, ganha mais seis horas de funcionamento após 15 minutos na tomada.

Qual o melhor smartphone motorola: Moto G6 Play ou Moto G5S Plus?

Bem, essa resposta depende das prioridades de cada um.

O Moto G5S Plus é indicado para quem busca melhor desempenho em um smartphone intermediário, além de contar com pontos fortes como a câmera dupla e a definição de tela Full HD.

Porém, o Moto G6 Play é uma versão mais recente que pode apresentar preços mais baixos, e também vai ter facilidade em rodar as atividades usuais do dia a dia. Mesmo sem definição Full HD, sua tela grande tem boa qualidade de imagem. É verdade que você vai abrir mão da câmera dupla. Em compensação, vai ganhar, e muito, em duração da bateria.

Confira as ofertas do Moto G6 Play e Moto G5S Plus:

 

Confira o nosso vídeo:

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone