Zoom indica em Celular e Smartphone

Moto G7 vs Zenfone 5: celulares intermediários disputam em preço e ficha técnica

Especificações similares chamam a atenção, mas smartphone da Asus apresenta leve vantagem sobre o modelo da Motorola.

Celular
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Moto G7 ou Zenfone 5? Motorola ou Asus? Os dois celulares oferecem características bem semelhantes como a tela e a câmera dupla traseira, o que pode confundir a sua cabeça na hora de escolher o smartphone ideal.

Para te ajudar nessa missão, nós, aqui no Zoom, montamos um comparativo de ficha técnica para que você, consumidor, não se arrependa da compra. Dá uma olhada na nossa análise!

 

Moto G7Moto G7Zenfone 5Zenfone 5
Tela
6,24 polegadas Full HD+ (2270 x 1080 pixels) 19:9 6,2 polegadas Full HD+ (2246 x 1080 pixels) 19:9
Processador
Qualcomm Snapdragon 632 octa-core de até 1,8 GHz Qualcomm Snapdragon 636 octa-core de até 1,8 GHz
Memória RAM
4 GB 4 GB
Armazenamento
64 GB 64 GB ou 128 GB
Aceita cartão de memória
Sim, microSD de até 512 GB Sim, microSD de até 2TB
Acesso à internet
3G, 4G, Wi-Fi, Bluetooth, USB e GPS 3G, 4G, Wi-Fi, Bluetooth, USB, NFC e GPS
Dual chip
Sim Sim
Leitor de digital
Sim Sim
Câmera frontal
8 MP (f/2.2) 8 MP (f/2.0)
Câmera traseira
Dupla de 12 MP (f/1.8) + 5 MP (f/2.2) Dupla de 12 MP (f/1.8) + 8 (f/2.2) MP
Filma em
4K – 2160p @ 30 fps 4K – 2160p @ 30 fps
Bateria
3.000 mAh 3.300 mAh
Dimensões (altura x largura x espessura)
157 x 75,3 x 7,92 mm 153 x 75,6 x 7,7 mm
Peso
174 gramas 165 gramas
Sistema operacional de fábrica
Android 9 Pie Android 8 Oreo
Rádio FM
Sim Sim
Cores
Ônix (preto) e polar (branco) Preto, branco ou prata
Ver ofertas Ver ofertas

Tela Full HD+ e notch são destaques nos dois smartphones

Tanto o Moto G7 quanto o Zenfone 5 trazem tela com notch, aquele entalhe no topo do display que abriga câmera e sensores frontais. No Moto G7, porém, o topete está mais sutil, em formato de gota, enquanto no celular da Asus, o desenho lembra mais o padrão visto no iPhone X.

As semelhanças entre os modelos continuam no tamanho: G7 conta com 6,24 polegadas e Zenfone com 6,2. A resolução é Full HD+, o que indica uma boa riqueza de imagens para estes painéis.

A construção é feita no formato 19:9, mais alongado, para se adequar melhor ao conteúdo audiovisual produzido recentemente. Essa característica proporciona maior imersão para quem assiste a vídeos pelo smartphone. A tecnologia utilizada em ambos os aparelhos é a IPS LCD.

Moto G7Moto G7 tem notch em formato de gota – Foto: Ana Marques/Zoom

Design elegante também é comum aos dois aparelhos

O Moto G7 e o Zenfone 5 são construídos em vidro e metal, materiais premium que dão um visual sofisticado aos aparelhos intermediários. Enquanto o celular da Motorola está disponível nas cores preto e branco, o Zenfone tem ainda uma terceira opção na cor prata.

A proteção Gorilla Glass também está presente nos dois smartphones, o que ajuda a previnir riscos e arranhões acidentais no dia a dia. Na parte traseira, a câmera dupla está disposta em formato vertical no Zenfone, lembrando os celulares da Apple. Já no Moto G7, ela está contida no anel característico da marca desde o lançamento do Moto G5.

Zenfone 5Tela do Zenfone 5 com notch retangular – Foto: Reprodução/Shutterstock

Câmera dupla do Zenfone 5 com Inteligência Artificial deve entregar melhores resultados

Os dois celulares têm câmera dupla, porém, com sensores ligeiramente diferentes. O Zenfone 5 oferece 12 MP e 8 MP, com abertura de lente f/1.8 e f/2.0, respectivamente. O Moto G7, por sua vez, conta com 12 MP e 5 MP, e aberturas f/1.8 e f/2.2. Na prática, o smartphone da Asus deve se sair um pouco melhor em ambientes nos quais as condições de luz fogem do ideal. Ambos filmam em 4K a 30 quadros por segundo.

O conjunto de câmeras dos dois telefones permitem capturar fotos no Modo Retrato, que desfoca o fundo da imagem deixando uma pessoa ou objeto em destaque. O Zenfone 5 traz ainda funções de Inteligência Artificial que identificam cenas específicas, como paisagens e alimentos, para melhorar os resultados das imagens.

Moto G7Moto G7 tem câmera frontal de 8 MP – Foto: Ana Marques/Zoom

Para selfies, os dois aparelhos têm sensor frontal de 8 MP, no entanto a lente presente no Moto G7 tem abertura f/2.2, menor do que a f/2.0 do Zenfone, o que implica em mais ruídos quando a iluminação está baixa.

Zenfone 5 tem melhor desempenho e versão com mais espaço para arquivos

O smartphone da Asus sai na frente por conta de seu processador mais avançado. Enquanto o Moto G7 traz o Snapdragon 632, processador que permite o uso de memória DDR3, o Snapdragon 636, do smartphone da Asus, possibilita memórias DDR4 – que são mais avançadas e podem fazer o celular rodar programas e jogos mais pesados com fluidez. Os dois contam com memória RAM de 4 GB.

Em termos de armazenamento, o Zenfone 5 é superior em sua versão de 128 GB com possibilidade de até 2 TB com microSD, mas ele também tem uma opção com 64 GB internos – seu concorrente da Motorola conta com 64 GB de espaço interno, com expansão de até 512 GB com o cartão de memória.

Sistema operacional, biometria e recursos extras

Zenfone 5Zenfone 5 tem interface ZenUI – Foto: Ana Marques/Zoom

O Zenfone 5 sai de fábrica com o sistema operacional Android 8 Oreo, com as personalizações de ZenUI. Porém, já pode ser atualizado para o Android 9 Pie. Por outro lado, o Moto G7 já sai de fábrica com a versão mais atual do sistema do Google que, em resumo, traz novidades como a navegação por gestos e a bateria adaptativa.

Além disso, os dois celulares proporcionam leitor de impressão digital e, especificamente o Zenfone 5, traz a tecnologia de reconhecimento facial.

Outro ponto que vale mencionar é alto número de aplicações de Inteligência Artificial do smartphone da Asus, como o ZeniMojis, que são emojis de realidade aumentada que podem ser usados para selfies, e o AI Booster, que permite aumentar a potência do smartphone para rodar jogos pesados.

Zenimoji Zenimoji da Turma da Mônica no Zenfone 5 – Foto: Ana Marques/Zoom

Bateria dentro do padrão esperado para celulares intermediários
O celular da Motorola e o da Asus contam com capacidade de carga para 3.000 mAh e 3.300 mAh, respectivamente.

Ao todo, o tempo de uso moderado dos dois smartphones pode chegar a 13 horas, de acordo com as fabricantes, e os dois contam com a opção de recarga rápida.

Moto G7 vs Zenfone 5: qual é o melhor smartphone para você?

Com melhor desempenho, câmeras mais eficientes e maior aplicação de Inteligência Artificial, o Zenfone 5 se mostra superior ao Moto G7 em praticamente todos os pontos deste comparativo. No entanto, para usuários que preferem um smartphone com Android mais “limpo”, sem tantas modificações feitas pela fabricante, o Moto G7 pode ser uma opção.

Se você ainda não está decidido, vale a pena conferir a nossa lista com os melhores smartphones intermediários do momento.

Confira as melhores ofertas para o Moto G7 e Zenfone 5 no Zoom:

 

Aproveite e dê um Zoom no Review em 1 Minuto do Zenfone 5:

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone