Moto G7 Plus vs Moto G8 Plus: vale a pena trocar de celular?

A Motorola lançou duas gerações da linha Moto G em 2019. Descubra se vale a pena fazer o upgrade.

Moto G7 Plus vs Moto G8 Plus: vale a pena trocar de celular?
Ricardo BergherEditor(a)

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

A Motorola surpreendeu muitos consumidores ao anunciar o Moto G8 Plus apenas oito meses após o lançamento do Moto G7 Plus. Em geral, a empresa traz uma geração da família Moto G por ano, mas o ritmo acelerado de inovações tecnológicas visto em 2019 se refletiu também em uma maior quantidade de lançamentos.

E, apesar de o modelo mais recente trazer algumas funções a mais e recursos melhorados, nem sempre a troca de smartphone se justifica – especialmente em um espaço de tempo tão curto. Para te ajudar a decidir se vale a pena trocar do Moto G7 Plus, preparamos este comparativo de ficha técnica com os principais destaques de cada telefone. A análise leva em consideração as características e o preço dos dois celulares.

Leia também: Moto G8 Plus vs Moto G8 Play: 6 diferenças entre os celulares Motorola

a partir de:R$ 1.479,00

a partir de:R$ 1.394,07

Data de lançamento
Fevereiro de 2019
Outubro de 2019
Tamanho da Tela
6,2 polegadas Max Vision
6,3 polegadas Max Vision
Resolução da Tela
Full HD+
Full HD+
Processador
Snapdragon 636 (octa-core de até 1,8 GHz)
Snapdragon 665 (octa-core de até 2 GHz)
Memória RAM
4 GB
4 GB
Armazenamento
64 GB
64 GB
Memória expansível
Sim, até 512 GB
Sim, até 512 GB
Câmera traseira
16 MP (f/1.7) + 5 MP (f/2.2) com auto foco (PDAF)
48 MP (f/1.7) + 16 MP (f/2.2) ultra-wide action cam + 5 MP (f/2.2) profundidade
Câmera frontal
12 MP (f/2.0)
25 MP (f/2.0)
Filma em
4K @ 30 fps
4K @ 30 fps
Bateria
3.000 mAh
4.000 mAh
Dual chip
Sim
Sim
Acesso à Internet
3G, 4G e Wi-Fi
3G, 4G e Wi-Fi
Sistema operacional
Android 9 Pie
Android 9 Pie
Leitor de digitais
Sim
Sim
Reconhecimento Facial
Sim
Sim
Resistência à água e poeira
Não
Não
Carregamento sem fio
Não
Não
Dimensões
157 x 75,3 x 8,27 mm
158,4 x 75,8 x 9,1 mm
Peso
172 g
188 g
Cores
Índigo e Rubi
Azul, Safira e Cereja
Ofertas
Ver preçosVer preços

Câmeras: Moto G8 Plus tem conjunto de câmeras renovado

O conjunto de câmeras é uma das maiores diferenças entre os dois celulares. A Motorola apostou em um bom upgrade nos sensores do Moto G8 Plus, em relação ao Moto G7 Plus. O celular mais recente tem o sensor principal de 48 MP com tecnologia Quad Pixel, a mesma já apresentada no Motorola One Vision e no One Zoom.

Este recurso combina diferentes pixels em um só para oferecer maior sensibilidade à luz, o que provoca uma grande melhora na qualidade das fotos, especialmente durante à noite ou em ambientes escuros.

O sensor secundário de 16 MP é usado para vídeos, filma na horizontal mesmo quando o usuário segura o celular na vertical, tem estabilização eletrônica de imagem (EIS) e ângulo ultra-aberto. Na prática ele funciona da mesma maneira que uma câmera de ação, algo semelhante a uma GoPro – O sensor é o mesmo do Motorola One Action.

A terceira câmera tem sensor de profundidade que contribui para tornar o Modo Retrato mais preciso. Ele tem 5 MP de resolução e abertura de lente (f/2.2).

Foto: Moto G8 Plus tem câmera tripla traseira. Créditos: Ana Marques/Zoom
Foto: Moto G8 Plus tem câmera tripla traseira. Créditos: Ana Marques/Zoom

Diferentemente da câmera tripla do G8 Plus, a do G7 Plus tem apenas dois sensores na parte traseira. O principal é de 16 MP (f/1.7) e o secundário tem 5 MP (f/2.2) para auxiliar na profundidade.

Na prática, vemos evolução em qualidade e também versatilidade. Para quem gosta muito de inovar nas fotos, a troca vale a pena, já que o Moto G8 Plus oferece conjunto superior.

Para selfies, o sensor do Moto G7 Plus tem resolução de 12 MP, enquanto o G8 Plus oferece maior resolução, de 25 MP, com a tecnologia Quad Pixel. O resultado final é uma foto de 12 MP com melhores detalhes e definição.

Foto: Moto G7 Plus tem câmera dupla traseira. Créditos: Ana Marques/Zoom
Foto: Moto G7 Plus tem câmera dupla traseira. Créditos: Ana Marques/Zoom

Design: Moto G8 Plus tem visual mais atual

O Moto G7 Plus já era adepto da tela com bordas finas e do entalhe em gota na parte frontal. No entanto, o modelo ainda conservava o anel saltado que continha as câmeras traseiras – desenho que não era dos mais agradáveis.

Ainda assim, a Motorola caprichou e trouxe um visual ainda mais moderno para o G8 Plus. O visual ficou mais parecido com o da linha Motorola One. As câmeras traseiras agora estão dispostas na vertical e a tampa ganhou um acabamento em vidro. As cores disponíveis são azul, safira e cereja.

Entre as características que se mantiveram estão as bordas bem finas, para melhorar a sensação de imersão (boa notícia para quem curte assistir a vídeos, filmes e séries no celular) e o notch em gota na tela.

Foto: Tela do Moto G7 Plus tem notch em formato de gota. Créditos: Ana Marques/Zoom
Foto: Tela do Moto G7 Plus tem notch em formato de gota. Créditos: Ana Marques/Zoom

Telas: um empate em resolução e formato

No quesito tela, há um empate técnico, embora o G8 Plus tenha um display ligeiramente maior: 6,3 polegadas contra 6,2 polegadas do G7 Plus. A diferença de 0,1 polegada, contudo, é praticamente imperceptível.

Os dois smartphones contam com display no formato 19:9, ou seja, oferecem uma visão bem ampla. A resolução Full HD+ entrega experiência rica em detalhes.

Desempenho: Moto G8 Plus tem processador mais veloz

Outro grande upgrade do Moto G8 Plus em relação ao seu antecessor é no processador. A geração mais recente veio com chip Snapdragon 665, que tem melhor processamento e é mais eficiente energeticamente (consome menos bateria). O G7 Plus, por sua vez, tem processador Snapdragon 636.

Em ambos os casos a memória RAM é de 4 GB, quantidade suficiente para evitar engasgos, lentidão e fechamentos inesperados de aplicativos. O armazenamento também continua o mesmo no G8 Plus: 64 GB, com possibilidade de expansão para até 512 GB com um cartão microSD.

Bateria: Moto G8 Plus promete maior autonomia

Os celulares lançados ao longo de 2019 mostram a tendência de aumento na capacidade de bateria, e a Motorola esteve atenta a isso no G8 Plus. A capacidade aumentou de 3.000 mAh para 4.000 mAh, suficiente para não deixar o usuário na mão quando estiver longe das tomadas.

Além disso, quando for necessário recarregar, ele conta com o carregador TurboPower de 15 W, que oferece horas de carga em apenas alguns minutos de tomada.

Foto: Moto G8 Plus vem com carregador de 15 W. Créditos: Ana Marques/Zoom
Foto: Moto G8 Plus vem com carregador de 15 W. Créditos: Ana Marques/Zoom

Curiosamente, o carregador do G7 Plus é mais potente, o TurboPower de 27 W, que 100% da bateria, partindo do zero, em menos de uma hora.

Custo-benefício: qual é o smartphone ideal para você?

O Moto G8 Plus leva vantagem em basicamente todos os pontos analisados, mas isso não quer dizer que o smartphone “mais velho” seja ruim. De fato o G7 Plus é um bom telefone do segmento intermediário e certamente vai atender muito bem a um usuário médio de celular.

A vantagem é que por estar a mais tempo no mercado (além de contar com uma ficha técnica mais modesta), ele é um aparelho mais barato. Sendo assim, se você quer gastar um pouco menos pode apostar neste aparelho sem grandes restrições.

Já se o seu orçamento está um pouco mais folgado, o aparelho mais recente vai oferecer novos recursos, fotos mais bacanas e maior velocidade de processamento. Apesar de um pouco mais caro, o Moto G8 Plus é sem dúvida melhor opção de compra neste fim de ano.

Encontre os melhores preços para o Moto G7 Plus e para o Moto G8 Plus no Zoom:

Assista o vídeo desse comparativo no nosso canal /deumzoom:

Leia também: