Zoom indica em Celular e Smartphone

Moto X4 vs Galaxy J7 Pro: qual celular intermediário é o melhor?

Motorola e Samsung se enfrentam neste duelo de smartphones intermediários. Veja quem vence!

moto x4 vs galaxy j7 pro
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Os smartphones intermediários estão cada vez mais em alta. E não é difícil entender o motivo: aparelhos como o Moto X4 e Galaxy J7 Pro têm processadores potentes, boas câmeras, baterias para aguentar um dia inteiro e ainda são celulares dual chip. Ah, e o melhor, com preços bastante atrativos.

Se após muitas pesquisas e indicações, você chegou até esses dois smartphones e está em dúvida sobre qual é o melhor para atender as suas necessidades, sai dessa! Confira agora este comparativo entre os celulares da Samsung e Motorola!


Leia também: Melhores Celulares e Smartphones do Momento

 

Motorola Moto X4

Moto X4

Samsung Galaxy J7 Pro

Galaxy J7 Pro

Tela 5.2" Full HD (1080x1920 pixels) IPS LCD 5.5" Full HD (1080x1920 pixels) Super AMOLED
Processador Octa-core de 2.2GHz (Qualcomm Snapdragon 630) Octa-core de 1.6GHz (Samsung Exynos 7870)
Unidade de processamento gráfico (GPU) Adreno 508 Mali-T830
Memória RAM 3GB 3GB
Armazenamento interno 32GB (expansível até 2TB) 64GB (expansível até 256GB)
Acesso à internet 3G, 4G e Wi-Fi 3G, 4G e Wi-Fi
Aceita cartão de memória Sim Sim
Dual chip Sim (nano SIM) Sim (nano SIM)
Leitor de digital Sim Sim
Resistência à água e poeira Sim (certificação IP68) Não
NFC Sim Sim
TV Digital Não Não
Rádio FM Sim Sim
Câmera traseira 12MP + 8MP (abertura de f/2.0 e f/2.2) 13MP (abertura de f/1.7)
Câmera frontal 16MP (abertura de f/2.0) 13MP (abertura de f/1.9)
Filma em 4K (30 FPS) Full HD (30 FPS)
Bateria 3.000 mAh 3.600 mAh
Sistema operacional Android 7 (Nougat) Android 7 (Nougat)
Peso 163g 181g

Desempenho é com o Moto X4!

Equipados com a mesma quantidade de memória RAM (3GB) e processadores octa-core, tanto o Moto X4 quanto o J7 Prime entregam o desempenho esperado por um smartphone intermediário, e são capazes de rodar com fluidez aplicativos como o WhatsApp e Facebook, por exemplo.

Contudo, o Moto X4 leva uma pequena vantagem. Isso porque seu chipset roda em uma frequência maior, de 2.2 GHz, o que garante mais leveza na hora de realizar várias tarefas ao mesmo tempo.

E mesmo com os dois aparelhos vindo com o Android 7 (Nougat) instalado de fábrica, o Moto X4 se destaca por ter um software mais limpo, com menos modificações por parte da fabricante e sem aqueles programinhas quase impossíveis de desinstalar.

Câmera dupla do Moto X4 chama a atenção, mas não é tudo...

Por mais que os smartphones com câmera dupla estejam em alta, uma segunda lente não é sinônimo de maior qualidade nas fotos. Um exemplo disso é com a câmera frontal e traseira do J7 Pro, que mesmo tendo sensor único, apresenta resultados superiores a do Moto X4.

E a resposta para isso é simples: o top de linha da família J tem abertura focal maior na parte da frente (f/1.9) e traseira (f/1.7), o que garante mais entrada de luz e, com isso, fotos capturadas com maior riqueza de detalhes, principalmente em ambientes com baixas condições de iluminação.

Galaxy J7 Pro Fotos

Agora, quando o assunto é a captura de vídeos, o Moto X4 leva uma pequena vantagem, já que ele faz isso em 4K (3840x2160 pixels). Na prática, ao menos que você tenha um televisor com essa resolução, os resultados serão os mesmos entre ele e o J7 Prime, uma vez que eles gravam a 30 quadros por segundo (FPS).

Mas nem tudo são diferenças. O X4 e J7 Pro tem algumas características em comum, como serem celulares com flash LED frontal, um ótimo recurso para tirar selfies à noite, e são equipados com foco automático.

J7 Pro ganha na bateria e empata no armazenamento interno

Na bateria, vitória para o J7 Pro! Equipado com 3.600 mAh, o celular da Samsung tem autonomia para aguentar, segundo promessa da fabricante, até 18 horas na reprodução de vídeos.

É importante dizer que os dois aparelhos têm compatibilidade ao carregamento rápido, um recurso muito útil para aqueles momentos em que você precisa de pontinhos extras na bateria antes de sair de casa, por exemplo.

Já no armazenamento, não há como eleger um vitorioso. O Galaxy J7 Pro tem o dobro de espaço interno (64GB) do Moto X4, é verdade, porém a sua memória expansível é limitada a 256GB. O smartphone da Motorola, por sua vez, aceita cartão microSD de até 2TB. Dá pra guardar coisa pra caramba!

J7 Pro se destaca na tela, e Moto X4 no design

Se você é do tipo de pessoa que gosta de assistir a vídeos no YouTube ou séries na Netflix, por exemplo, a indicação aqui é optar pelo J7 Pro.

Apesar de serem quase do mesmo tamanho, o display Super AMOLED do J7 Pro leva vantagem pelo menor consumo de energia e, também, pela reprodução de cores mais vívidas que a IPS LCD do Moto X4. Isso sem falar no recurso de tela ligada Always On Display, que permite acessar a hora, calendário e notificações sem precisar desbloquear o aparelho.

Vale ressaltar que o celular da linha X vem equipado com um recurso chamado Modo de Tela Noturna, que ajusta automaticamente as cores e reduz os tons de azul para você usar o aparelho durante a noite sem cansar a visão.

Moto X4 Fotos

Falando sobre o design, o J7 Pro tem dimensões maiores e pesa algumas gramas a mais que o X4. Mas nada que chegue a prejudicar a usabilidade, uma vez que os dois aparelhos têm pegada confortável, principalmente para quem passa horas digitando.

Motorola e Samsung preocupadas com a sua segurança!

Por serem smartphones de fabricantes diferentes, é natural que cada aparelho traga recursos exclusivos que o outro não tem. Então, a escolha aqui vai muito com que melhor atende melhor as suas necessidades. Contudo, é interessante observar que Motorola e Samsung se preocuparam bastante com um aspecto em comum: a segurança.

O Moto X4 tem proteção Gorilla Glass no display e ainda conta com certificação IP68 contra respingos d'água e poeira, o que torna ele mais indicado para quem é um pouco mais descuidado. Ele também tem o Moto Key, que em conjunto do sensor de impressão digital, permite desbloquear o seu computador, além de acessar sites e aplicativos protegidos por senha.

O J7 Pro também tem seus diferenciais, como o Modo Infantil, um recurso que permite aos pais bloquear o acesso de aplicativos por parte dos seus filhos e definir tempos de uso, e a ferramenta de pagamentos móveis Samsung Pay.

Afinal, qual celular intermediário é o melhor: Moto X4 ou Galaxy J7 Pro?

Chegamos ao que interessa! Com tantas características e funcionalidades interessantes, é difícil dizer que um smartphone é melhor do que o outro, já que isso vai muito pelas suas necessidades.

Então, se você prioriza o desempenho nas tarefas em geral, resistência à água e poeira, e uma câmera dupla que grava em resolução 4K, não pense - sem trocadilhos - duas vezes é faça a sua escolha pelo Moto X4.

Agora, se você não liga tanto para um desempenho mais rápido dos aplicativos, prefere uma bateria com autonomia maior e tela com cores mais vívidas, seja para navegar pelas redes sociais ou assistir a vídeos, a melhor opção é ir de Galaxy J7 Pro.

 

Compare os preços do Moto X4 e Galaxy J7 Pro:

 

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone