Zoom indica em Celular e Smartphone

Moto X4 vs Zenfone 4: quem leva a melhor nesse duelo?

Moto X4 ou Zenfone 4? Confira o comparativo entre os dois smartphones e descubra quem vence.

moto x4 vs zenfone 4, zenfone 4 e moto x4
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

O Zenfone 4 e o Moto X4 são dois lançamentos de 2017 que estão dando o que falar. Os dois modelos fazem parte da categoria de smartphones "intermediários premium", que combinam um desempenho acima da média, com um design elegante e preços competitivos.

Apesar de terem várias especificações em comum, como o processador e as câmeras duplas, o Moto X4 e o Zenfone 4 possuem características que vão fazer toda a diferença na hora de escolher o modelo ideal para o seu uso. Para conferir de perto as diferenças entre eles, confira o comparativo abaixo!

 

 

Moto X4

Moto X4

Zenfone 4

Zenfone 4

Tela 5.2" Full HD (1920x1080) IPS LCD 5.5'' Full HD (1920x1080) IPS LCD
Processador Octa-core de 2.2GHz (Qualcomm Snapdragon 630) Octa-core 2.2GHz (Qualcomm Snapdragon 630)
GPU Adreno 508 Adreno 508
Memória RAM 3GB 4GB ou 6GB
Armazenamento 32GB
64GB
Acesso à internet 3G, 4G e Wi-Fi 3G, 4G e Wi-Fi
Aceita cartão de memória Sim (até 2TB) Sim (até 2TB)
Dual chip Sim Sim
Leitor de digitais Sim Sim
Resistência à água e poeira Sim (certificação IP68) Não
Rádio FM Sim Sim
Câmera traseira 12MP + 8MP (abertura de f/2.0 e f/2.2) 12MP + 8MP (abertura f/1.8 e f/2.2)
Câmera frontal 16MP (abertura de f/2.0) 5MP (abertura de f/2.2)
Filma em 4K (30 FPS) 4K (30 FPS)
Bateria 3.000 mAh 3.300 mAh
Sistema operacional Android 7.1.1 (Nougat) Android 7.0 (Nougat)
Proteção contra arranhões Corning Gorilla Glass 3 Corning Gorilla Glass 4

Design mais robusto e proteção IP68 no Moto X4

Em termos de design, os dois dispositivos oferecem recursos bem diferentes. O Zenfone 4 tem um design compacto com linhas retas, de metal nas laterais e vidro com proteção Gorilla Glass 4 na frente e na traseira do aparelho, onde você pode ver os círculos concêntricos que dão um efeito muito bonito. As câmeras são completamente integradas, e ficam cobertas pelo vidro traseiro. Como ele deixa as marcas de dedos bem evidentes, é bom usar a capinha que vem com o aparelho.

Zenfone 4

Já o Moto X4 tem linhas mais arredondadas, com acabamento em metal e vidro com proteção Gorilla Glass 3. O aparelho é um pouco mais "encorpado", e tem uma leve saliência na câmera traseira. Ele ganha pontos por ter certificação IP68, que garante resistência à submersão em água por até 30 minutos.

Com ótima definição, empate técnico nas telas

Para quem gosta de smartphones com tela grande, tanto o Moto X4 quanto o Zenfone 4 mandam bem. O aparelho da Asus é um pouco maior, com display IPS de 5.5 polegadas enquanto o Moto X4 conta com um painel IPS de 5.2 polegadas, com bons níveis de saturação e sem distorção de cores.

Na prática, como os dois têm resolução Full HD (1.920 x 1.080), não há diferença perceptível na definição, e as imagens reproduzidas são bem nítidas e que garantem uma ótima experiência para quem curte assistir vídeos e filmes ou mesmo jogar games mais realistas.

Moto X4 Zoom

No desempenho e no armazenamento, o Zenfone 4 leva vantagem

Quando o assunto é desempenho, o Zenfone 4 deixa o Moto X4 para trás. O smartphone Motorola vem equipado com um processador octa-core de 2.2GHz (Snapdragon 630) e 3GB de RAM, enquanto a versão mais básica do Zenfone 4 vem com o mesmo processador, mas 4GB de memória RAM, que permitem manter um número maior de aplicativos em segundo plano e navegar com mais estabilidade e fluidez em multitarefas.

Em sua versão mais avançada, o celular Asus tem uma performance ainda melhor, porque vem com um processador mais rápido (Snapdragon 660) e ainda mais memória RAM, com 6GB no total. Sendo assim, os dois smartphones têm um bom desempenho ao rodar os aplicativos do dia a dia, mas o Zenfone 4 é mais rápido na hora de executar apps mais pesados, como jogos, por exemplo.

Zenfone 4 também se sai melhor no armazenamento

Outra vantagem do Zenfone 4 é no armazenamento interno. Ele é um celular com 64GB de armazenamento, com aproximadamente 52GB livres, descontando o espaço ocupado sistema operacional. Já o Moto X4 tem apenas 32GB de memória, e somente 17GB podem ser usados para armazenar seus arquivos.

Para quem guarda muitos vídeos, fotos e músicas no celular, é possível expandir a capacidade de armazenamento com um cartão MicroSD (vendido separadamente). Os dois modelos suportam cartões de memória de até 256GB. Mas vale ficar atento: a bandeja do Zenfone 4 é híbrida, ou seja, você tem que escolher se prefere usar um cartão de memória ou um segundo chip de operadora.

Disputa acirrada nas câmeras, mas Zenfone 4 leva vantagem

Quando o assunto é fotografia, a disputa entre os dois modelos acirrada. Ambos são smartphones com câmera dupla, combinando uma lente objetiva com uma grande angular, capaz de fazer fotos mais amplas e enquadrar mais gente na foto. No Zenfone 4, o sensor principal é de 12MP com abertura f/1.8, enquanto a grande angular tem 8MP e ângulo de 120°. Já no Moto X4, o sensor principal é de 12MP com abertura f/2.0, acompanhado de uma lente secundária, também de 8MP, que manda muito bem ao capturar cenários mais espaçosos.

Zenfone 4 armazenamento

Em condições de iluminação ideais, os dois aparelhos são smartphones bons para fotos, e a câmera do Moto X4 surpreende com cores e saturação bem equilibradas. No entanto, em ambientes mais escuros, o Zenfone 4 se sai bem melhor: ele é mais eficiente em capturar luz, e tem um ótimo sistema de pós-processamento de imagens, então mesmo quando as condições de luz não estão ideais, ele captura imagens muito nítidas, com pouco ruído.

Falando agora nos vídeos, ambos gravam em 4K, com uma taxa de 30 quadros por segundo, mas o Zenfone 4 também leva vantagem devido à estabilização ótica, que ajuda a manter os vídeos menos tremidos.

E quem curte tirar selfies vai encontrar um sensor de 8MP e abertura focal de f/2.0 na câmera frontal do Zenfone 4, que faz cliques bem claros e detalhados. O Moto X4 vem com uma câmera de 16MP e lente com abertura de f/2.0, com flash, que se sai bem em relação às cores e a saturação, mas tem dificuldade em focar de perto.

Leitor biométrico e outros recursos marcam presença

Os dois modelos contam com vários recursos extras. Tanto o Moto X4 quanto o Zenfone 4 são smartphones com leitor biométrico, por exemplo, o que garante bastante segurança e agilidade na hora de desbloquear o aparelho. O Rádio FM, o acelerômetro e o giroscópio, necessário para usar aplicativos de realidade aumentada, também estão presente nos dois aparelhos.

Moto X4 Design

Um recurso exclusivo do Zenfone 4 é o Twin Apps, que permite que você use duas contas do Facebook ou WhatsApp simultaneamente. Já o Moto X4 conta com as Moto Actions, que permitem usar gestos para acessar a câmera ou a lanterna do aparelho.

Zenfone 4 também tem mais autonomia

Em relação à bateria, mais uma vitória do Zenfone 4: ele vem com capacidade de bateria de 3.300 mAh, enquanto o Moto X4 tem capacidade de apenas 3.000 mAh. Sem abusar dos vídeos em streaming ou de games pesados, os dois aparelhos devem chegar ao final do dia sem problemas, mas o Zenfone 4 vai ter mais bateria sobrando. Se pintar uma emergência, ambos contam com carregamento rápido, e é possível ganhar algumas horas extras de uso com apenas 20 minutos nas tomadas.

Quem ganha essa, Zenfone 4 ou Moto X4?

Levando a melhor em quase todos os pontos, o vencedor só poderia ser o Zenfone 4! Ele combina um design premium com um conjunto de especificações mais potente, que garante mais velocidade e fluidez na hora de rodar os aplicativos. Ele também leva a melhor na câmera, e é capaz de tirar ótimas fotos mesmo quando as condições de iluminação não são ideais.

Agora, se você é fã da Motorola e curte os smartphones da linha X, o Moto X4 pode ser uma boa opção. Além de ser mais barato, ele tem um belo design, um desempenho bacana, e de quebra, tira boas fotos com a câmera traseira. Além disso, ele tem resistência à prova d'água, o que pode fazer a diferença para quem é mais desastrado.

 

Compare os preços do Moto X4 e do Zenfone 4:

 

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone