Zoom indica em Celular e Smartphone

Zenfone 4 vs Zenfone 3: qual geração dos smartphones Asus é a melhor?

Não sabe quais as diferenças entre o Zenfone 4 e o Zenfone 3? Confira este comparativo e descubra!

zenfone 4 vs zenfone 3, zenfone 3 vs zenfone 4
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Sempre que uma nova geração de smartphones é lançada, rola aquela dúvida cruel entre os fãs de qualquer marca: será que vale a pena investir no novo aparelho? Já os interessados em trocar de marca se perguntam: qual modelo é o melhor para mim?

E isso não seria diferente com a Asus, que acaba de trazer ao Brasil o Zenfone 4, o sucessor do popular Zenfone 3.

Se você está com alguma dessas perguntas na cabeça, o comparativo abaixo foi preparado para responder todas as suas dúvidas e te ajudar a escolher qual smartphone Asus atende melhor o seu uso.

Ah, mas antes de ler, destacamos que foram utilizados os modelos mais potentes de cada aparelho. Ou seja, o Zenfone 4 com 6GB de memória RAM, e o Zenfone 3 com 4GB e tela de 5.5 polegadas.

 

Confira o review completo do Asus Zenfone 4

Zenfone 4

Confira o review completo do Asus Zenfone 3

Zenfone 3

Tela 5.5'' Full HD (1920x1080) IPS LCD 5.5'' Full HD (1920x1080) IPS LCD
Processador Octa-core 2.2GHz (Qualcomm Snapdragon 630) Octa-core 2.0GHz (Qualcomm Snapdragon 625)
GPU Adreno 508 Adreno 506
Memória RAM 6GB 4GB
Armazenamento 64GB (expansível até 2TB) 64GB (expansível até 2TB)
Acesso à internet 3G, 4G e Wi-Fi 3G, 4G e Wi-Fi
Aceita cartão de memória Sim Sim
Dual chip Sim Sim
Leitor de digital Sim Sim
Rádio FM Sim Sim
Câmera traseira 12MP e 8MP (abertura f/1.8 e grande angular de 120°) 16MP (abertura de f/2.0)
Câmera frontal 8MP (abertura de f/2.0) 8MP (abertura de f/2.0)
Filma em 4K (30 fps) 4K (30 fps)
Bateria 3.300 mAh 3.000 mAh
Sistema operacional Android 7.0 Nougat Android 6.0 Nougat

Hardware atualizado é um ponto positivo do Zenfone 4

Dentre todas as mudanças entre o Zenfone 3 e o Zenfone 4, o hardware é o que mais recebeu atenção da Asus.

Equipado com o processador Qualcomm Snapdragon 630 com oito núcleos de 2.2GHz e 6GB de memória RAM, o modelo da quarta geração da linha Zenfone apresenta respostas mais rápidas que o anterior, tanto na execução de tarefas quanto na navegação na internet e acesso às redes sociais.

E para quem procura um bom celular para jogar Pokémon GO, por exemplo, os dois aparelhos conseguem rodar sem travamentos os games mais pesados. Porém o Zenfone 4, com a sua placa gráfica Adreno 508, tem um desempenho mais satisfatório que o Zenfone 3.

Outro ponto positivo do Zenfone 4 é o sistema operacional Android 7.0 Nougat com a interface ZenUI 4.0, que além de ter um novo visual, acompanha vários recursos inteligentes, como o Page Marker, que ajuda a salvar páginas da web. Mas não se preocupe com isso, pois a atualização de software mais recente já está disponível para download no Zenfone 3.

Zenfone 4 tem câmera de smartphone top de linha

Quando o assunto é câmera, os dois smartphones se saem muito bem e entregam resultados de boa qualidade. Contudo, mesmo considerado um smartphone intermediário, o Zenfone 4 tem uma importante característica presente em vários modelos tops de linha, como o Galaxy Note 8, e que o torna melhor que o Zenfone 3 na hora de tirar fotos e gravar vídeos: a câmera traseira dupla de 12MP e 8MP, com abertura focal de f/1.8 e lente grande angular de 120°.

O legal desse sensor secundário é que ele permite capturar imagens mais brilhantes e claras, além de enquadrar mais elementos e pessoas nos registros fotográficos ou de vídeo.

Câmera do Zenfone 4

Ambos são equipados com flash dual LED, ótimo para ambientes com pouca luz, estabilização eletrônica e ótica, proporcionada pela tecnologia PixelMaster, que ajuda a eliminar borrões e outras imperfeições causadas pelos movimentos involuntários, e ainda gravam em resolução 4K a 30 frames por segundo (fps).

Ah, e se você procura um bom smartphone para selfies, o Zenfone 4 vem com um recurso muito divertido chamado SelfieMaster para suavizar as rugas, remover manchas, e realizar outros ajustes de embelezamento do seu rosto.

Quase irmãos no design e na tela

Em relação ao design, o Zenfone 3 e o Zenfone 4 são muito parecidos, com corpo produzido em vidro e metal, bordas arredondadas e a mesma identidade visual da Asus, com círculos concêntricos que refletem a luz na parte traseira.

Apesar disso, uma diferença bastante notável entre os smartphones - sem dúvida - é a mudança de lugar do sensor biométrico, presente na parte traseira do Zenfone 3 e localizado na frente do Zenfone 4. No mais, eles apresentam tamanho e peso praticamente iguais, o que facilita o uso com apenas uma mão.

Leitor biomátrico do Zenfone 3

Sobre a tela, os dois smartphones contam com proteção Gorilla Glass 2.5D na parte frontal e traseira, que garante uma boa resistência à riscos. Porém, o Zenfone 4 novamente se destaca e vem equipado com a tecnologia ASUS Splendid, que permite ajustar a cor do display com base na iluminação do ambiente, ficando mais claro no sol ou mais escuro pela noite, por exemplo.

Na bateria e armazenamento, um empate técnico

Nesses dois quesitos a Asus não mudou muita coisa. Enquanto o Zenfone 3 tem 3.000 mAh, o Zenfone 4, vem com bateria de 3.300 mAh. No uso diário isso não faz tanta diferença e você pode escutar músicas, navegar pelas redes sociais e realizar outras tarefas por bastante tempo.

Ah, segundo a fabricante, o sistema de carregamento rápido presente nos dois aparelhos proporciona autonomia o suficiente para aguentar 2 horas em ligações após passar aproximadamente 5 minutos ligados na tomada.

E sobre o armazenamento, as duas gerações do Zenfone possuem slot para cartão de memória microSD (não incluso) que pode ser de até 2TB para guardar fotos, vídeos e outros arquivos. Vale lembrar que diferente do Zenfone 4, que tem apenas a versão de 64GB, o Zenfone 3 é comercializado em versões com 16GB e 32GB de memória interna.

Zenfone 4 é superior em recursos extras, mas Zenfone 3 não fica para trás

Além do Bluetooth 5.0, que tem quatro vezes mais alcance e o dobro de velocidade que a versão 4.2, outro ponto no qual a Asus melhorou no Zenfone 4 em relação ao Zenfone 3 é o áudio.

Os dois smartphones possuem certificação Hi-Res, que permite reproduzir músicas com qualidade quatro vezes superior que a de um CD. Porém se você costuma utilizar o celular como caixa de som ou assistir a clipes no YouTube, o Zenfone 4 é mais indicado por ter alto-falante duplo, um localizado na parte inferior e outro na superior do aparelho.

Além disso, o Zenfone 4 também se destaca por ter dois microfones com cancelamento de ruído, que assegura uma melhor qualidade nas ligações e som nítido na hora de realizar chamadas de vídeo no WhatsApp ou Skype.

Sobre os demais recursos extras, o Zenfone 3 e Zenfone 4 são smartphones dual chip com entrada híbrida (um slot extra para segundo chip ou cartão de memória), possuem conector USB-C, acelerômetro, giroscópio, bússola e Rádio FM.

Mas e aí, qual smartphone Asus é o melhor: Zenfone 4 ou Zenfone 3?

Chegamos a parte que mais interessa: o campeão do nosso comparativo é o Zenfone 4! A Asus fez seu trabalho direitinho e atendeu aos pedidos dos fãs, melhorando características que já eram boas no Zenfone 3, como o hardware e o áudio, além de incluir novidades, como a câmera traseira dupla e o Bluetooth 5.0. E o melhor: tudo isso sem perder a sua identidade visual.

Por esses motivos, se a sua dúvida é entre qual smartphone comprar ou quer saber se vale a pena fazer o upgrade, não pense duas vezes e invista no Zenfone 4, um ótimo smartphone intermediário Asus.

Agora, se você quer economizar ou tem o Zenfone 3, não se preocupe, pois ele ainda é um smartphone moderno, repleto de recursos importantes para o seu dia a dia, design bonito e uma boa câmera.

Compare os preços do Zenfone 4 e Zenfone 3:

 

 

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone