Zoom indica em Celular e Smartphone

Moto Z vs Galaxy S7: qual o melhor top de linha?

Motorola e Samsung se enfrentam em um comparativo de gigantes: Galaxy S7 ou Moto Z? Confira qual é o melhor.

Moto Z vs Galaxy S7
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Se você já decidiu que quer um smartphone top de linha, mas está na dúvida entre o aparelho da Motorola e o da Samsung, confira o nosso comparativo entre o Moto Z e o Galaxy S7 e descubra qual deles é o ideal para você.

 

Motorola Moto Z

Motorola Moto Z

Samsung Galaxy S7

Samsung Galaxy S7

Tela

5,5'' Quad HD

5,1'' Quad HD

Processador

Quad core (1,8GHz)

Octa core (1,6GHz + 2,3GHz)

Memória RAM

4GB

4GB

Armazenamento

64GB

32GB

Aceita cartão de memória

Sim (até 2TB)

Sim (até 256GB)

Acesso à internet

4G, 3G e Wi-Fi

4G, 3G e Wi-Fi

NFC

Sim

Sim

Dual chip

Sim

Não

Compatível com módulos

Sim

Não

Leitor de digital

Sim

Sim

Câmera traseira

13MP

12MP

Filma em

4K

4K

Câmera frontal

5MP

5MP

Bateria

2.600 mAh

3.000 mAh

 

Leia também: Melhores Celulares Top de Linha do Momento

Tela e design: basicamente uma questão pessoal

Feito alumínio e aço inoxidável, o Motorola Moto Z é um smartphone fino e leve: tem 0,5cm de espessura e pesa só 136g. Já o seu adversário neste comparativo, o Samsung Galaxy S7, traz vidro na traseira e metal nas laterais. E apesar de também ser fino, tem 0,7cm e pesa 152g.

E isso porque o Galaxy S7 é um pouco menor, com tela de 5,1 polegadas, enquanto o Moto Z traz 5,5 polegadas, sendo a melhor escolha para quem gosta de celular com tela grande.

Quanto à qualidade dos displays, é muito boa em ambos os smartphones comparados. É que eles têm a tecnologia Super AMOLED, que já é bem conhecida de outros celulares Samsung, e agora também foi adotada pela Motorola. A tecnologia deixa a tela mais brilhante e com cores mais vivas, o que facilita a visualização mesmo em ambientes mais iluminados.

Galaxy S7 e Moto Z também trazem a mesma resolução: Quad HD (2560x1440 pixels). A diferença fica por conta do tamanho da tela, que como é menor no Galaxy S7, acaba resultando em mais pixels por polegada (ppi).

Especificamente, o Galaxy S7 conta com 577 ppi, e o Moto Z com 535 ppi. Agora, no uso do dia a dia, essa diferença nem é sentida.

Vale destacar ainda que tanto o Moto Z quanto o Galaxy S7 têm a proteção Gorilla Glass na tela, para evitar arranhões e outros danos caso o aparelho caia, por exemplo. Ah, e o Galaxy S7 também tem Gorilla Glass na traseira de vidro!

Voltando a falar sobre o design, no Moto Z encontramos pequenos ímãs na traseira, que servem para conectar os módulos (Moto Snaps), que vamos falar mais adiante. Na frente, ele traz um quadradinho igual ao do Moto G4 Plus, que não é um botão, e sim um leitor de digital.

E, claro, o Galaxy S7 acompanha essa especificação, e como um bom top de linha também conta com leitor de digital, que fica no botão Home, na frente do smartphone.

Agora, é bom você ficar sabendo logo que o Moto Z não tem porta 3,5mm para fones de ouvido. Mas também não é o fim do mundo. O smartphone Motorola é um dos primeiros lançados no Brasil com a novidade, e ainda traz porta USB-C em vez da micro USB, o que deve ser uma tendência nos próximos lançamentos de celular.

Então, é bom ir se acostumando a usar adaptadores para conectar os fones à porta USB tipo C, e descartar a opção de ouvir música enquanto carrega o smartphone.

No Moto Z, você não vai precisar se preocupar, porque a Motorola já incluiu na caixa do aparelho um adaptador para fones de ouvido.

Já no Samsung Galaxy S7, tudo "normal": porta micro USB e entrada para fone de ouvido 3,5mm para você não ter que mudar nada na sua rotina!

Galaxy S7 é à prova d'água e Moto Z é resistente à água

Uma diferença entre o Moto Z e o Galaxy S7 que precisamos pontuar é quanto à resistência à água. De um lado, temos o aparelho da Samsung com a certificação IP68, que faz dele um celular à prova d'água, capaz de passar até 30 minutos submerso a até 1,5 metro em água doce. Do outro, o Moto Z com um nanorrevestimento capaz de repetir uma pequena quantidade de água, como respingos ou um copo que derramar acidentalmente.

Samsung Galaxy S7 é à prova d'água

Ótimo desempenho dos dois lados

Se tudo o que você quer saber é se é melhor comprar o Galaxy S7 ou o Moto Z, fique logo sabendo que a resposta não está nesse tópico.

Isso porque ambos os aparelhos têm desempenho muito bom, sendo capazes de realizar qualquer tarefa. Então, aqui temos um empate técnico.

O Galaxy S7 traz um processador fabricado pela própria Samsung, o Exynos 8890, que tem quatro núcleos rodando a 2,3GHz e outros quatro a 1,6GHz. Ou seja, ele é um celular octa core. Já a memória RAM é de 4GB, e a unidade de processamento gráfico (GPU) é a ARM Mali-T880.

Segundo a Samsung, o Galaxy S7 é até 30% mais rápido que o Galaxy S6, e tem processamento gráfico até 40% melhor. Um bom salto, não é mesmo?

Quanto ao Moto Z, é embalado pelo Qualcomm Snapdragon 820, de 1,8GHz, e pela GPU Adreno 530. Sua memória RAM também é de 4GB, garantindo velocidade até na multitarefa.

Em testes de Benchmark, o Moto Z leva uma pequena vantagem, que no dia a dia não é sentida. Na prática, você vai conseguir rodar qualquer aplicativo em ambos os smartphones, e eles não vão te deixar na mão nem na multitarefa ou na hora curtir games mais pesados com configuração gráfica no máximo.

Outro detalhe que vale destacar é que, apesar dos dois saírem de fábrica com o mesmo sistema operacional (Android 6.0), o Galaxy S7 tem a interface TouchWiz, apesar de bem mais leve do que a encontrada em modelos mais antigos da marca. Já os celulares Motorola trazem o Android sem modificações, o que torna o sistema mais leve e, as atualizações, mais rápidas.

Compatibilidade com módulos é diferencial do Moto Z

Depois do lançamento do LG G5 SE no Brasil, foi a vez da Motorola apresentar o seu celular modular. Isso quer dizer que no Moto Z você vai poder acoplar acessórios, que podem ser vendidos separadamente ou em pacotes promocionais junto com o smartphone.

Eles são conectados ao Moto Z por meio daqueles ímãs na traseira, e você não precisa instalar ou perder muito tempo. É só fazer uma breve configuração. E a boa notícia é que os Moto Snaps - como a marca chama os módulos - serão compatíveis com pelo menos mais duas gerações do smartphone. Ou seja, você não vai precisar se preocupar em ficar comprando novos módulos a cada troca de celular.

Alguns Moto Snaps são o Moto Insta-Share Projector, para fazer uma projeção de até 70 polegadas em uma superfície plana; o JBL Soundboost Speaker, com duas caixas de som que somam 6W de potência; o Incipio offGRID Power Pack, que funciona como uma bateria portátil capaz de fornecer até 20 horas a mais de uso do celular; e ainda a Hasselblad True Zoom, que transforma o aparelho em uma verdade câmera fotográfica, com direito a flash Xenon, zoom óptico de 10x e lente com abertura máxima f/3.5!

Ah, e você ainda pode investir nas Moto Style Shells, que são como traseiras com cores e materiais diferenciados, para proteger a parte de trás do celular.

Moto Snaps do Motorola Moto Z

Curte fazer fotos com o celular? Galaxy S7 pode ser a melhor opção

Embora também tenha ótimas câmeras, nesse quesito o Moto Z fica atrás do Galaxy S7, que apresenta resultados realmente incríveis para um celular.

Começando, então, com as especificações do Motorola Moto Z: a câmera traseira tem 13MP, abertura f/1.8, foco a laser automático, estabilização óptica de imagem (OIS) e flash duplo.

Já o Samsung Galaxy S7 traz um sensor de 12MP com abertura f/1.7, flash duplo, estabilização óptica de imagem (OIS) e um sistema de foco muito rápido e preciso, que deixa as fotos bastante nítidas.

Aliás, essa é uma das diferenças notáveis em grande parte das fotos tiradas com os aparelhos: a nitidez. No Galaxy S7 dá para perceber uma quantidade maior de detalhes, principalmente quando aproximamos um objeto.

E quem curte usar as opções manuais, vai encontrar um software bem mais completo no Galaxy S7. Mas se você não usa mesmo tantas opções, ou só fotografa no modo manual, escolher o Moto Z não vai ser um problema.

De maneira geral, as cores costumam ficar mais naturais no Galaxy S7, e um pouco mais saturadas no Moto Z, o que pode ser bom em ambientes com menos iluminação, por exemplo, mas também pode desagradar em determinados cliques, como de objetos com cores fortes.

Quanto às selfies, são ótimas nos dois aparelhos, mas percebemos que o Moto Z tem um pouco mais de contraste. O smartphone da Motorola se destaca, também, nas fotos noturnas, mesmo sem usar o flash LED frontal, recurso que não encontramos no Galaxy S7.

No entanto, o Galaxy S7 supera o rival por apresentar abertura f/1.7 contra f/2.2 do Moto Z, o que deve ajudar bastante em locais com baixa luminosidade.

Sobre os vídeos, o foco no Moto Z também é melhor. Porém, ambos são celulares que filmam em 4K com 30 quadros por segundo (fps).

Galaxy S7 vs Moto Z: qual tem os melhores recursos?

O S7 e o Moto Z têm um recurso bacana e bastante parecido. No smartphone da Samsung ele se chama Always On e, no da Motorola, Moto Tela. Eles, basicamente, mostram algumas informações na tela de maneira discreta e sem gastar muita bateria. Essas informações podem ser hora, data, notificações e chamadas perdidas, por exemplo.

Mas a Motorola manteve alguns recursos já conhecidos da linha Moto X, como por exemplo o que abre a câmera rapidamente quando você gira o pulso com o aparelho na mão.

Outro detalhe bacana no Moto Z é a assistente de voz, que está sempre ativa. Graças aos processadores de linguagem natural e de computação textual, o smartphone está sempre alerta para você usar a Moto Tela, ou mesmo para você usar o comando de voz, até se o aparelho estiver com a tela apagada.

Baterias também têm duração parecida

Olhando as especificações, sim, o Galaxy S7 tem mais mAh que o Moto Z. No entanto, no dia a dia é um pouco diferente, e os dois celulares acabam aguentando praticamente a mesma quantidade de tempo ligados.

Além disso, ambos trazem na caixa um carregador rápido. No Moto Z é o TurboPower que, segundo a marca, dá até 7 horas a mais de uso com 15 minutos de carga. Já o carregador rápido do Galaxy S7 é capaz de completar 60% da bateria em apenas 30 minutos. Isso sem falar que o Galaxy S7 é compatível com um carregador sem fio, vendido separadamente.

Moto Z é um celular dual chip

Um detalhe que pode fazer toda a diferença para alguns usuários está nesse tópico! É que o Moto Z é um celular dual chip, e o Galaxy S7 só tem suporte para chip de uma operadora.

Porém, há uma ressalva. No Moto Z, o slot para o segundo chip é o mesmo usado para o cartão microSD, ou seja, você precisa escolher entre um e outro. Nada de expandir o armazenamento e ainda usar dois chips...

Por falar nisso, o Moto Z tem armazenamento de 64GB, expansíveis em até 2TB, enquanto o Galaxy S7 traz 32GB, com capacidade para cartão de até 256GB.

No áudio, Moto Z também leva a melhor

Além da posição do alto-falante do Moto Z ser melhor, o celular ainda tem um som mais alto e com melhor qualidade. E isso sem o Moto Snap!

Para você ter uma noção, a saída de áudio do Moto Z fica acima da leta, perto da câmera frontal, e a do Galaxy S7 está ao lado da porta micro USB, na parte de baixo do smartphone. Já dá para imaginar em qual celular é melhor assistir a um vídeo, não é mesmo?

Moto Z ou Galaxy S7: qual o seu favorito nessa disputa?

De fato, temos aqui dois smartphones muito completos, rápidos, com boas câmeras, acabamento em materiais de qualidade e tudo o que merece um top de linha.

Mas as propostas são diferentes. Sendo assim, o Moto Z é mais indicado para quem curte tecnologia e tem interesse em investir em Moto Snaps, ou já comprar o aparelho com o seu acessório preferido. Ele também agrada quem prefere uma interface mais limpa, e gosta de receber logo as atualizações do Android.

De outro lado temos o Galaxy S7, um smartphone perfeito para quem gosta de fazer fotos com o celular. Se os módulos não te interessam, ele é o melhor celular para quem está disposto a investir em um top de linha que seja à prova d'água.

Confira os preços do Moto Z e do Galaxy S7:

 

 

Leia também: Melhores Celulares Custo/Benefício do Momento

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone