Moto Z3 Play vs Galaxy A8: veja o comparativo de intermediários

Fique por dentro das diferenças entre o celular da Motorola e Samsung.

Moto Z3 Play vs Galaxy A8: veja o comparativo de intermediários
Ricardo BergherEditor(a)

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Entre as marcas de celular mais famosas aqui no Brasil temos a Motorola e Samsung. Em 2018, essas duas fabricantes lançaram no mercado nacional dois smartphones intermediários que não devem quase nada aos top de linha: o Moto Z3 Play e o Galaxy A8.

Isso porque ambos celulares compartilham de recursos como o design premium, câmera dupla e tela com proporção 18,5:9. Com características em comum, fica difícil escolher qual deles é o melhor para você comprar, certo?

Se essa é a sua dúvida, confira abaixo o comparativo entre o Moto Z3 Play e Galaxy A8 e veja qual vale mais a pena investir!

Leia também: Os Melhores Celulares Intermediários

Produto indisponível

Produto indisponível

Tela
6" FHD+ (1080 x 2160 pixels) Super AMOLED com proporção 18,5:9
5,6" FHD+ (2220 x 1080 pixels) Super AMOLED com proporção 18,5:9
Processador
Octa-core de 1.8GHz (Qualcomm Snapdragon 636)
Octa-core de 2.2Ghz + 1.6GHz (Exynos 7885)
Memória RAM
4GB ou 6GB
4GB
Armazenamento interno
64GB/128GB
64GB
Aceita cartão de memória
Sim (até 2TB)
Sim (até 400GB)
Conectividade
4G, 3G, Wi-Fi e Bluetooth 5.0
4G, 3G, Wi-Fi e Bluetooth 5.0
Dual chip
Sim
Sim
Leitor biométrico
Sim
Sim
Leitor de íris
Não
Não
Reconhecimento facial
Sim
Sim
Rádio FM
Sim
Sim
TV Digital
Não
Não
Resistência à água e poeira
Não
Sim (IP68)
Câmera traseira
12MP (f/1.7) + 5MP (f/2.2)
16MP (f/1.7)
Câmera frontal
8MP (f/2.0)
16MP + 8MP (f/1.9)
Filma em
4K (30 FPS)
Full HD (30 FPS)
Bateria
3.000 mAh
3.000 mAh
Peso
155g
172g
Sistema operacional de fábrica
Android 8.1 (Oreo)
Android 7.1 (Nougat)
Ofertas
Produto indisponível
Produto indisponível

Hardware e Software: Moto Z3 Play

Entre os smartphones intermediários há aqueles que são "premium", cujo hardware é mais avançado e o desempenho é praticamente igual ao dos top de linha. E esse é o caso do Moto Z3 Play e Galaxy A8, que são equipados com processador octa-core e uma boa quantidade de memória RAM.

Ou seja, tanto o Z3 Play quanto o A8 têm poder o suficiente para você abrir aplicativos ao mesmo tempo sem travamentos, navegar pela internet e redes sociais com fluidez e até mesmo rodar alguns jogos mais pesados com qualidade satisfatória.

Contudo, o ponto aqui vai para o Moto Z3 Play, que tem uma variante com 6GB de memória RAM e é a melhor opção para você que quer mais velocidade nas tarefas em geral. Além disso, o smartphone da Motorola já vem com o Android 8.1 (Oreo), versão mais recente do software.

Tela do Moto Z3 Play agrada quem curte assistir a vídeos

Equipados com telas Super AMOLED, que consome menos energia e exibe cores com mais nitidez sob a luz do sol, e proporção 18,5:9, igual do cinema, o ponto aqui vai para o Moto Z3 Play, cujo display é maior (6 polegadas), sendo uma ótima opção para quem gosta de assistir a vídeos no YouTube ou séries da Netflix no celular.

Motorola Moto Z3 Play

Só o Moto Z3 Play tem suporte aos MotoSnaps!

Por mais que o Galaxy A8 tenha recursos bem legais, como o Dual Messenger; para ter acesso a duas contas do WhatsApp em um mesmo aparelho, o Wi-Fi inteligente; que conecta o aparelho automaticamente às redes conhecidas e o desliga quando está longe, e ainda ser um smartphone com resistência IP68 contra água e poeira, o Moto Z3 Play se destaca pela compatibilidade com os MotoSnaps.

Há vários módulos disponíveis, como um que transforma o celular em projetor, outro em gamepad e até um que dá acesso à TV Digital para você assistir novelas, telejornais e toda a programação dos canais abertos.

Câmeras duplas, mas em lados diferentes

Outro ponto que o Moto Z3 Play e o Galaxy A8 têm em comum com os top de linha é serem smartphones com câmera dupla. Contudo, há uma diferença entre eles: enquanto o sensor a lente extra do Motorola está na parte traseira, no celular da Samsung a mesma está localizada na frontal.

Então se você curte tirar selfies com aquele efeito de fundo desfocado (bokeh) a melhor opção é ir com o Galaxy A8. Agora, se você não é muito de se autofotografar e até prefere tirar foto das pessoas ou paisagens, escolha o Moto Z3 Play.

Samsung Galaxy A8 Câmera

Vale ressaltar que em termos de qualidade geral das câmeras, sem levar em consideração o sensor duplo, o Galaxy A8 tende a apresentar melhores resultados.

A lente traseira tem mais megapixels (16MP), captando imagens com resolução maior, enquanto na parte frontal as lentes têm abertura focal menor (f/1.9), o que garante fotos mais nítidas e detalhadas à noite ou em ambientes mais escuros.

Para vídeos, o Moto Z3 Play se sobressai e grava em resolução 4K, superior a Full HD do Galaxy A8, ambos capturando 30 frames por segundo.

Empate técnico na bateria e armazenamento interno

Se na bateria os dois smartphones empatam e têm a mesma capacidade de 3.000 mAh, entregando autonomia muito parecida e suporte ao carregamento rápido, no armazenamento, mais um ponto para o Moto Z3 Play.

O celular da Motorola permite expandir a memória interna via cartão microSD (vendido separadamente) em até 2TB para você guardar muitas fotos, vídeos e baixar aplicativos sem preocupações.

Lembrando que a mesma versão do Moto Z3 Play que tem 6GB de memória RAM também tem o dobro de espaço, sendo comercializado em 128GB.

Qual celular vale mais a pena comprar: Moto Z3 Play ou Galaxy A8?

Mesmo as câmeras sendo o grande calcanhar de Aquiles da Motorola, o Moto Z3 Play vence este comparativo contra o Galaxy A8 por ter um desempenho superior (principalmente na versão com 6GB de memória RAM), tela grande para você assistir a vídeos com conforto e qualidade, gravar vídeos em resolução 4K, além de ter suporte ao MotoSnaps.

O Galaxy A8, por outro lado, é uma opção interessante para quem busca um melhor custo/benefício, sendo um bom celular para fotos, sejam elas na câmera traseira ou frontal, que é dupla. Tudo isso, é claro, sem abrir mão de um aparelho capaz de rodar aplicativos e jogos, tela de qualidade e bateria com autonomia para aguentar um dia inteiro.

Compare os preços do Moto Z3 Play e Galaxy A8:

Veja os nossos vídeos:

Leia também: