Entre as marcas de celular mais famosas aqui no Brasil temos a Motorola e Samsung. Em 2018, essas duas fabricantes lançaram no mercado nacional dois smartphones intermediários que não devem quase nada aos top de linha: o Moto Z3 Play e o Galaxy A8.

Isso porque ambos celulares compartilham de recursos como o design premium, câmera dupla e tela com proporção 18,5:9. Com características em comum, fica difícil escolher qual deles é o melhor para você comprar, certo?

Se essa é a sua dúvida, confira abaixo o comparativo entre o Moto Z3 Play e Galaxy A8 e veja qual vale mais a pena investir!

Leia também: Os Melhores Celulares Intermediários

 

Motorola Moto Z3 Play

Moto Z3 Play

Samsung Galaxy A8

Galaxy A8

Tela 6" FHD+ (1080 x 2160 pixels) Super AMOLED com proporção 18,5:9
5,6" FHD+ (2220 x 1080 pixels) Super AMOLED com proporção 18,5:9
Processador Octa-core de 1.8GHz (Qualcomm Snapdragon 636)

Octa-core de 2.2Ghz + 1.6GHz (Exynos 7885)

Memória RAM 4GB ou 6GB
4GB
Armazenamento interno 64GB/128GB 64GB
Aceita cartão de memória Sim (até 2TB) Sim (até 400GB)
Conectividade 4G, 3G, Wi-Fi e Bluetooth 5.0
4G, 3G, Wi-Fi e Bluetooth 5.0
Dual chip Sim
Sim
Leitor biométrico Sim Sim
Leitor de íris Não Não
Reconhecimento facial Sim Sim
Rádio FM Sim Sim
TV Digital Não Não
Resistência à água e poeira Não Sim (IP68)
Câmera traseira 12MP (f/1.7) + 5MP (f/2.2) 16MP (f/1.7)
Câmera frontal 8MP (f/2.0) 16MP + 8MP (f/1.9)
Filma em 4K (30 FPS) Full HD (30 FPS)
Bateria 3.000 mAh 3.000 mAh
Peso 155g 172g
Sistema operacional de fábrica Android 8.1 (Oreo) Android 7.1 (Nougat)

Hardware e Software: Moto Z3 Play

Entre os smartphones intermediários há aqueles que são "premium", cujo hardware é mais avançado e o desempenho é praticamente igual ao dos top de linha. E esse é o caso do Moto Z3 Play e Galaxy A8, que são equipados com processador octa-core e uma boa quantidade de memória RAM.

Ou seja, tanto o Z3 Play quanto o A8 têm poder o suficiente para você abrir aplicativos ao mesmo tempo sem travamentos, navegar pela internet e redes sociais com fluidez e até mesmo rodar alguns jogos mais pesados com qualidade satisfatória.

Contudo, o ponto aqui vai para o Moto Z3 Play, que tem uma variante com 6GB de memória RAM e é a melhor opção para você que quer mais velocidade nas tarefas em geral. Além disso, o smartphone da Motorola já vem com o Android 8.1 (Oreo), versão mais recente do software.

Tela do Moto Z3 Play agrada quem curte assistir a vídeos

Equipados com telas Super AMOLED, que consome menos energia e exibe cores com mais nitidez sob a luz do sol, e proporção 18,5:9, igual do cinema, o ponto aqui vai para o Moto Z3 Play, cujo display é maior (6 polegadas), sendo uma ótima opção para quem gosta de assistir a vídeos no YouTube ou séries da Netflix no celular.

Motorola Moto Z3 Play

Só o Moto Z3 Play tem suporte aos MotoSnaps!

Por mais que o Galaxy A8 tenha recursos bem legais, como o Dual Messenger; para ter acesso a duas contas do WhatsApp em um mesmo aparelho, o Wi-Fi inteligente; que conecta o aparelho automaticamente às redes conhecidas e o desliga quando está longe, e ainda ser um smartphone com resistência IP68 contra água e poeira, o Moto Z3 Play se destaca pela compatibilidade com os MotoSnaps.

Há vários módulos disponíveis, como um que transforma o celular em projetor, outro em gamepad e até um que dá acesso à TV Digital para você assistir novelas, telejornais e toda a programação dos canais abertos.

Câmeras duplas, mas em lados diferentes

Outro ponto que o Moto Z3 Play e o Galaxy A8 têm em comum com os top de linha é serem smartphones com câmera dupla. Contudo, há uma diferença entre eles: enquanto o sensor a lente extra do Motorola está na parte traseira, no celular da Samsung a mesma está localizada na frontal.

Então se você curte tirar selfies com aquele efeito de fundo desfocado (bokeh) a melhor opção é ir com o Galaxy A8. Agora, se você não é muito de se autofotografar e até prefere tirar foto das pessoas ou paisagens, escolha o Moto Z3 Play.

Samsung Galaxy A8 Câmera

Vale ressaltar que em termos de qualidade geral das câmeras, sem levar em consideração o sensor duplo, o Galaxy A8 tende a apresentar melhores resultados.

A lente traseira tem mais megapixels (16MP), captando imagens com resolução maior, enquanto na parte frontal as lentes têm abertura focal menor (f/1.9), o que garante fotos mais nítidas e detalhadas à noite ou em ambientes mais escuros.

Para vídeos, o Moto Z3 Play se sobressai e grava em resolução 4K, superior a Full HD do Galaxy A8, ambos capturando 30 frames por segundo.

Empate técnico na bateria e armazenamento interno

Se na bateria os dois smartphones empatam e têm a mesma capacidade de 3.000 mAh, entregando autonomia muito parecida e suporte ao carregamento rápido, no armazenamento, mais um ponto para o Moto Z3 Play.

O celular da Motorola permite expandir a memória interna via cartão microSD (vendido separadamente) em até 2TB para você guardar muitas fotos, vídeos e baixar aplicativos sem preocupações.

Lembrando que a mesma versão do Moto Z3 Play que tem 6GB de memória RAM também tem o dobro de espaço, sendo comercializado em 128GB.

Qual celular vale mais a pena comprar: Moto Z3 Play ou Galaxy A8?

Mesmo as câmeras sendo o grande calcanhar de Aquiles da Motorola, o Moto Z3 Play vence este comparativo contra o Galaxy A8 por ter um desempenho superior (principalmente na versão com 6GB de memória RAM), tela grande para você assistir a vídeos com conforto e qualidade, gravar vídeos em resolução 4K, além de ter suporte ao MotoSnaps.

O Galaxy A8, por outro lado, é uma opção interessante para quem busca um melhor custo/benefício, sendo um bom celular para fotos, sejam elas na câmera traseira ou frontal, que é dupla. Tudo isso, é claro, sem abrir mão de um aparelho capaz de rodar aplicativos e jogos, tela de qualidade e bateria com autonomia para aguentar um dia inteiro.

Compare os preços do Moto Z3 Play e Galaxy A8:

Smartphone Motorola Moto Z Z3 Play XT1929-5 64GB

Smartphone Motorola Moto Z Z3 Play XT1929-5 128GB

Smartphone Samsung Galaxy A8 SM-A530F 64GB

Veja os nossos vídeos:

Leia também: