Zoom indica em Celular e Smartphone

Moto Z3 Play vs iPhone 6s: compare preço e ficha técnica

Android ou iPhone? Conheça os detalhes dos smartphones da Motorola e Apple antes de comprar.

Moto Z3 Play vs iPhone 6s
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Moto Z3 Play ou iPhone 6s? Apesar de estarem em uma faixa de preço próxima, esses celulares diferem bastante em ficha técnica. A começar pelo sistema operacional – você vai precisar escolher entre Android e iOS.

Mas não é só isso: com lançamento em 2018, o Z3 Play traz o frescor do que há de mais novo na indústria de smartphones, enquanto o iPhone 6s, de 2015, tem o ar mais tradicional (porém, nada conservador) da Maçã.

Ficou na dúvida? Então, antes de escolher qual é o melhor celular para você, confira o nosso comparativo de especificações entre os modelos da Motorola e Apple.

Leia também: Os Melhores Celulares e Smartphones em 2018

 

Moto Z3 Play

Moto Z3 Play

iPhone 6s

iPhone 6s

Tela 6" Super AMOLED Full HD+ (2160 x 1080 pixels) 4.7" Retina HD (1334 x 750 pixels)
Processador Qualcomm Snapdragon 636 de até 1,8 GHz Apple A9
Memóriam RAM 4 GB ou 6 GB 2 GB
Armazenamento interno 64 GB ou 128 GB 32 GB ou 128 GB
Aceita cartão de memória Sim, até 2 TB Não
Conectividade 4G, 3G e Wi-Fi 4G, 3G e Wi-Fi
Dual chip Sim Não
Leitor biométrico Sim Sim
Câmera traseira Dupla de 12 MP + 5 MP (abertura f/1.7 e f/2.2) 12 MP (abertura f/2.2)
Câmera frontal 8 MP (abertura f/2.0) 5 MP (abertura f/2.2)
Filma em Ultra HD 4K a 30 fps 4K a 30 fps
Bateria 3.000 mAh 1.715 mAh
Dimensões 156,5 x 76,5 x 6,7 mm 138,3 x 67, 1 x 7,1 mm
Peso 155 g 143 g
Sistema operacional Android 8.1 Oreo iOS 9 (com atualização para o iOS 11)

Tela do Moto Z3 Play dá um banho de inovação no iPhone 6s

Se você gosta de aproveitar as novidades do mercado, o Moto Z3 Play é certamente a melhor opção nessa disputa. Esse celular Motorola tem tela de 6 polegadas com bordas mínimas e o formato 18:9, mais alongado do que o tradicional 16:9 – características que permitem aproveitar seus filmes e séries com maior imersão pelo smartphone.

Enquanto isso, o iPhone 6s tem uma tela pequena, de apenas 4,7 polegadas, e as bordas ocupam boa parte da frente do aparelho. Para ver seus programas preferidos, esse display pode deixar a desejar.

Moto Z3 Play Tela

Na resolução, outro ponto para o Moto Z3 Play, que tem tela Super AMOLED Full HD+ (2160 x 1080 pixels) contra a tela Retina HD (1334 x 750 pixels) do iPhone 6s. Na prática, o telefone da Motorola deve entregar imagens mais nítidas e com maior riqueza em detalhes do que o da Apple, além de também ter as cores mais vivas e saturadas.

iPhone 6s tem design que cabe no bolso, mas Moto Z3 Play tem Moto Snaps

Pequeno, por conta da tela, o iPhone 6s é uma boa pedida para quem tem mãos pequenas. Ele tem cerca de 10 mm de largura a menos do que o Moto Z3 Play e, na altura, a diferença passa de 18 mm.

O acabamento também é diferente nos dois modelos: enquanto o Z3 Play é revestido por vidro na parte da frente e atrás, o iPhone 6S é feito em metal (o alumínio, para sermos mais exatos). Vale ressaltar que, nos dois casos, comprar uma capinha e investir em película são procedimentos bastante indicados para evitar dores de cabeça!

iPhone 6s Design

Outro ponto a favor da Apple, nesse quesito, é a câmera traseira nivelada – no Moto Z3 Play, ela tem o famoso "calombo" que deixou muitos usuários irritados. Mas é por um bom motivo: o visual permite o encaixe dos Moto Snaps (acessórios modulares da marca que transformam o celular em um videogame portátil, adicionam mais bateria e muitas outros recursos extras).

Moto Snaps Z3 Play

Ah, e o sensor de digitais no iPhone 6s fica sob o botão Home, na parte da frente do aparelho, enquanto no Moto Z3 Play, ele foi para a lateral para liberar mais espaço para a telona).

Câmera dupla é destaque do Moto Z3 Play

O Moto Z3 Play ganha fácil a briga nesse quesito. Além de ser um smartphone com dual camera na parte de trás, o celular ainda tem abertura de lente maior no sensor principal, o que significa que ele se sai melhor em ambientes pouco iluminados. Os números são: 12 MP (f/1.7) e 5 MP (f/2.2) do celular da Motorola contra 12 MP (f/2.2) do iPhone.

Na câmera frontal, o cenário não muda muito: são 8 MP (f/2.0) para o Moto Z3 Play e 5 MP (f/2.2) para o iPhone 6s. Ou seja, se você é apaixonado por selfies, o telefone da Motorola tende a ser o mais indicado para você.

Na gravação de vídeos, os dois telefones têm bons números e irão entregar ótimas filmagens, cada um a seu estilo. No da Apple, os vídeos são feitos em 4K a 30 quadros por segundo (fps), e no Moto Z3 Play a resolução é Ultra HD 4k, também a 30 fps.

Desempenho do Moto Z3 Play pode bater o antigo iPhone

Apesar de ter sido lançado como um top de linha em 2015, o iPhone 6s já não bate mais toda essa bola. O Moto Z3 Play, um smartphone intermediário avançado, tem configurações bem mais empolgantes.

Começando pela memória RAM, que pode ser de 4 GB ou 6 GB, a depender do modelo escolhido, o telefone da Motorola promete desempenho fluido mesmo em tarefas mais pesadas. Para ajudar nessa missão, a fabricante optou pelo processador Snapdragon 636, da Qualcomm, um octa-core com velocidade máxima de 1,8 GHz.

iPhone 6s Cores

No celular da Maçã, o processador é o Apple A9, que segundo testes de sites especializados, tem 2 núcleos de processamento e velocidade máxima de 1,84 GHz. Já a memória RAM é de 2 GB.

Mas não se deixe enganar: no ecossistema do iOS, essas configurações não têm o mesmo efeito que têm no Android. Ainda assim, o IPhone 6s pode sofrer com a redução de desempenho devido à sua idade mais avançada.

Quer mais espaço e flexibilidade para guardar seus arquivos? Isso você encontra no Moto Z3 Play

Mais um ponto para a Motorola: são 64 GB ou 128 GB de memória interna para guardar fotos, vídeos, apps e tudo o que você quiser. Acha pouco? Então você pode expandir via microSD (com qualquer quantidade disponível no mercado, já que ele suporta cartões de até 2 TB).

No iPhone 6s, você pode escolher entre modelos com 32 GB ou 128 GB. Mas é bom prestar atenção e só escolher o modelo de menor capacidade se realmente não puder comprar o de 128 GB, já que nos celulares da Apple, não há entrada para cartão de memória.

Moto Z3 Play promete aguentar um dia inteiro longe das tomadas

Bateria não é o forte da Apple, a fabricante passou por polêmicas recentes envolvendo a redução de desempenho dos iPhones para poupar o componente.

A solução já foi implementada na versão mais recente do sistema operacional. No entanto, quem quiser evitar qualquer vestígio desse problema, deverá encontrar no Moto Z3 Play uma opção melhor.

Moto Z3 Play Bateria

O smartphone da Motorola tem 3.000 mAh de capacidade, contra 1.715 mAh do iPhone 6s. Novamente, cabe ressaltar que estamos falando de sistemas totalmente diferentes. Então, esses números por si só não dizem muita coisa. Apenas testes práticos podem confirmar com exatidão qual modelo dura mais com uma carga.

Android ou iOS? Depende do seu perfil

O Moto Z3 Play roda o Android 8.1 Oreo, enquanto o iPhone 6s foi lançado com o iOS 9, mas já tem atualização para o iOS 11. Isso significa que ambos têm acesso aos recursos mais recentes nas duas plataformas.

Pra começar, é difícil comparar sistemas tão diferentes como esses do Google e da Apple, já que ambos os universos têm suas vantagens e seus problemas. Então, a dica para quem está com muita dúvida entre os dois é pensar no seu perfil de uso.

iPhone 6s iOS

O Android é um sistema mais aberto, com maior possibilidade de personalização na interface e nas configurações. Por outro lado, se você tem outros produtos da Maçã, como o Apple Watch e um iPad, por exemplo, pode preferir manter o mesmo ecossistema para conseguir a melhor integração entre todos os dispositivos.

Além disso, é bom lembrar da questão sobre privacidade! A Apple tem uma política de reter menos dados, enquanto o Google pega o máximo de informações para tornar seus serviços mais personalizados – o que pode desagradar usuários mais preocupados com a segurança das suas informações pessoais.

E aí, Moto Z3 Play ou iPhone 6s? Qual celular vence essa batalha?

A menos que você prefira entrar ou continuar no mundo da Maçã, o Moto Z3 Play é o vencedor dessa batalha por entregar bom desempenho, design inovador e diversas possibilidades de funções extras com os acessórios modulares da marca.

O iPhone 6s, por sua vez, não chega a decepcionar – ele também deve entregar um bom desempenho (não mais top de linha, mas sim intermediário), e pode ser uma boa porta de entrada para quem quer conhecer o mundo da Apple sem pagar o preço de um iPhone 8 ou iPhone X.

Confira as ofertas do Moto Z3 Play e iPhone 6s



Confira os vídeos em nosso canal no YouTube:



Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone