Logo Zoom
Logo Zoom

O Motorola One Vision e o Moto G7 Plus são celulares intermediários da Motorola com lançamento em 2019, sendo o primeiro um smartphone mais avançado em processamento e câmeras. Apesar de o One Vision ter ficha técnica mais premium, o Moto G7 Plus pode ter um preço mais atrativo para alguns usuários menos exigentes, mas que também prezam por boas fotos no dia a dia.

Se você está dúvida sobre qual telefone da Motorola é o melhor para o seu perfil de uso, é só conferir a nossa análise de especificações nas linhas abaixo antes de se decidir. O comparativo leva em consideração: câmera, tela, design, desempenho, bateria e custo/benefício. Acompanhe a seguir.

Leia também: Review Moto G7 Power: benefícios vão além da bateria poderosa

Tela e design: Motorola One Vision tem melhor ergonomia com formato 21:9 e vidro 4D

O Motorola One Vision tem tela 21:9, ainda mais alongada. É bem verdade que fora do cinema ainda é difícil encontrar conteúdo neste formato, o que quer dizer que você terá que assistir a vídeos com grandes barras pretas nas laterais, caso queira vê-lo completo; ou usar os dedos em movimento de pinça para expandir e ter a visualização em 21:9 – no entanto, neste segundo caso, a imagem tem as partes inferiores e superiores cortadas.

Ainda assim, a nova proporção acaba tornando a pegada do celular bastante confortável (principalmente ao considerarmos que o One Vision tem uma tela bem grande, de 6,3 polegadas). O revestimento em vidro 4D na traseira também contribui para a ergonomia, dando acabamento arredondado a todo o smartphone, e não somente nas pontas.

Tela do Motorola One Vision tem formato 21:9 - Foto: Ana Marques/Zoom

O Moto G7 Plus, por sua vez, traz o formato 19:9, que também entrega uma experiência imersiva bacana, mas acaba sendo mais largo – porém, nada que atrapalhe no dia a dia.

Assim como o One Vison, ele tem resolução Full HD+ e entrega imagens nítidas, ricas em detalhes, o que vai agradar a quem costuma ver vídeos ou executar jogos com gráficos detalhados no celular.

E o notch? Bom, enquanto o Moto G7 Plus traz um recorte centralizado e discreto, em forma de gota, o Motorola One Vision tem um furo no lado esquerdo do display para abrigar a câmera frontal. Nesse ponto, fica a gosto do freguês: as duas soluções são formas de aumentar a área útil da tela e proporcionar maior imersão.

Notch do Moto G7 Plus em formato de gota - Foto: Ana Marques/Zoom

Desempenho: ambos entregam fluidez, mas One Vision tende a ser mais rápido em execução de tarefas

O Moto G7 Plus é o mais avançado da linha Moto G, e como tal, o smartphone tem boa velocidade para a maioria das tarefas. Você poderá utilizar dois apps ao mesmo tempo e não deve ter muitos problemas com programas em segundo plano devido ao processador Snapdragon 636, um octa-core de até 1,8 GHz. Além disso, com memória RAM de 4 GB, a fluidez é garantida e você dificilmente experimentará engasgos.

No entanto, para quem desejar ainda mais potência, o Motorola One Vision entrega maior velocidade com o Exynos 9609, de oito núcleos e velocidade máxima de 2,2 GHz. O modelo deve encarar melhor a rotina de usuários que têm alta produtividade no celular, e se você gosta de jogos mobile, esse smartphone é sem dúvidas uma melhor opção para evitar dores de cabeça.

Motorola One Vision tem 128 GB de armazenamento - Foto: Ana Marques/Zoom

O modelo mais recente também vence em armazenamento. Com 128 GB, o One Vision é a opção para quem não quer se preocupar com memória lotada. Já o Moto G7 Plus traz 64 GB internos, o que de forma alguma é um ponto negativo – com essa quantidade a maioria dos usuários consegue levar uma rotina tranquila, guardando muitas fotos, vídeos e apps no smartphone.

Câmeras são o grande destaque do One Vision, mas Moto G7 Plus entrega bons resultados

O One Vision tem o melhor conjunto fotográfico do portfólio da Motorola atualmente. Ele traz câmera dupla com sensor principal de 48 megapixels e tecnologia Quad Pixel, para fotos com altíssimo nível de detalhes. Além disso, o celular conta com estabilização óptica de imagem (OIS) para evitar trepidações e entregar os melhores resultados em qualquer situação.

Além do hardware, os recursos de software chamam bastante atenção: o Night Vision (visão noturna, em tradução livre), aprimora as fotos feitas em locais muito escuros ou à noite, ressaltando detalhes que passariam despercebidos. Já o Modo Retrato ganhou melhorias e novos efeitos. É possível brincar com o nível de desfoque, utilizar o fundo totalmente preto ou deixar apenas o assunto da foto colorido, enquanto o fundo fica em preto e branco, por exemplo.

Câmera dupla traseira do Motorola One Vision tem sensor de 48 MP - Foto: Ana Marques/Zoom

O Moto G7 Plus, que também é um smartphone com câmera dupla, tem resultados mais modestos. Ele também trabalha com o Modo Retrato, mas sem todas essas funcionalidades adicionais.

A estabilização óptica também está presente, e as imagens feitas com os sensores de 16 MP e 5 MP são bacanas para o preço, mas não chegam perto dos celulares mais avançados como as do One Vision.

Para selfies, a diferença também é grande. Com sensor de 25 MP, o modelo mais recente também se destaca e passa a frente do Moto G7 Plus, com 12 MP. O Motorola One Vision também traz a tecnologia Quad Pixel na câmera frontal, o que é bem bacana porque proporciona selfies bastante nítidas e com ótimos níveis de contraste e exposição, ideais para a edição em filtros do Instagram, por exemplo.

Sistema operacional: Android One promete maior segurança e atualizações frequentes

Por natureza, a interface dos celulares Motorola já são bastante “limpas”, sem muitas personalizações em relação ao Android original. No entanto, no Motorola One, a fabricante optou pelo Android One, um projeto em parceria com o Google que visa entregar maior segurança e atualizações mais frequentes aos smartphones compatíveis.

A versão é a 9.0 Pie nos dois modelos, o que inclui navegação por gestos, um novo sistema de notificações e recursos do Bem-estar Digital, focados em reduzir o vício em smartphones.

A grande vantagem do One Vision é que ele já tem garantia para receber o Android 10 Q e o Android 11 R, de acordo com a Motorola.

Moto G7 Plus na cor rubi - Foto: Ana Marques/Zoom

Bateria: Moto G7 Plus carrega mais rápido

Esse é basicamente o único quesito no qual o membro da família Moto G se destaca. Com carregador TurboPower de 27 W, o Moto G7 Plus promete 11 horas de uso com apenas 15 minutos de conexão com a tomada. Já o Motorola One Vision consegue alcançar 7 horas nesse mesmo intervalo de tempo.

As capacidades de bateria, no entanto, devolvem certa vantagem ao modelo mais recente: o One Vision tem 3.500 mAh, o que deve dar algum fôlego para quem usa bastante a câmera. Já o Moto G7 Plus tem 3.000 mAh.

Preço e custo-benefício: afinal, qual celular levar?

Antes do lançamento do Motorola One Vision, o Moto G7 Plus era a aposta mais recente da fabricante para usuários que buscavam um celular intermediário para fotos. Agora, tudo mudou: com um excelente conjunto fotográfico, o One Vision sai na frente nesse quesito – e em diversos outros, afinal este smartphone está realmente um patamar acima, inclusive no preço.

Portanto, antes de avaliar qual é o melhor celular Motorola para você, é importante entender suas reais necessidades. Usuários comuns podem sim se beneficiar da câmera do Moto G7 Plus, já que ela tem bons resultados para fotos cotidianas. Além disso, o telefone tem desempenho bacana para tarefas do dia a dia, como o uso de redes sociais, jogos intermediários, reprodução de música, entre outras. No entanto, se você quer ir além, o One Vision é realmente interessante, principalmente para jogos mais pesados e fotos mais elaboradas.

Encontre o melhor preço para o Motorola One Vision e para o Moto G7 Plus aqui, no Zoom:

Aproveite e confira o Review em 1 Minuto do Moto G7 Plus!

Assista a comparação entre os celulares motorola no /deumzoom: