Zoom indica em Celular e Smartphone

Motorola One vs Moto Z3 Play: qual o melhor smartphone Motorola?

A questão também pode ser: Moto Snaps ou Android One?

Motorola One vs Moto Z3 Play
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Embora sejam dois smartphones intermediários da Motorola, o Moto Z3 Play e o Motorola One têm objetivos bem diferentes.

Pode-se dizer que, enquanto o Moto Z3 Play aposta em algumas características mais avançadas, o Motorola One tem a fluidez do sistema operacional Android One como seu destaque.

Que saber mais? O Zoom fez um comparativo completo entre o Motorola One e o Moto Z3 Play para te ajudar a descobrir qual é o melhor para você.


Leia também: Os Melhores Smartphones Android

 

Motorola One

Motorola One

Moto Z3 Play

Moto Z3 Play

Tela 5,9 polegadas HD+ (1520 x 720 pixels) 19:9 5,9 polegadas Full HD+ (2160 x 1080 pixels) 18,5:9
Processador Qualcomm Snapdragon 625 Octa-core de 2,6 GHz Qualcomm Snapdragon 636 Octa-core de 1,8 GHz
Memória RAM 4GB 4GB ou 6GB
Armazenamento 64GB 64GB ou 128GB
Aceita cartão de memória Sim, microSD de 256GB Sim, microSD de 256GB
Conectividade 4G, 3G, Wi-Fi, Bluetooth 4.2 e NFC 4G, 3G, Wi-Fi, Bluetooth 5 e NFC
Dual chip Sim Sim
Leitor de impressões digitais Sim Sim
Câmera traseira Dupla: 13MP (f/2.0)+ 2MP (f/2.4) Dupla: 12MP (f/1.7)+ 5MP (f/2.2)
Câmera frontal 8MP (f/2.0) 8MP (f/2.2)
Filma em 4K @ 30 fps 4K @ 30 fps
Bateria 3.000 mAh 3.000 mAh
Dimensões (altura x largura x espessura) 150 x 72 x 8 mm 156 x 76 x 6 mm
Peso 160 gramas 155 gramas
Sistema operacional de fábrica Android One 8 (Oreo) Android 8 (Oreo)
Rádio FM Não Sim
Cores Preto e branco Índigo

Moto Z3 Play e os Moto Snaps

Assim como toda a linha Motorola Moto Z, o Moto Z3 Play é compatível com os Moto Snaps, acessórios exclusivos da marca que transformam seu celular em um console portátil, projetor de vídeo, câmera turbinada ou até em uma TV Digital com bateria poderosa, entre outras alternativas.

Moto Snaps

Inclusive, é possível encontrar algumas versões que já vêm com o Moto Z3 Play e algum dos Moto Snaps, como o Moto Z Z3 Play Power Pack & DTV Edition, o Projector Edition e o GamePad Edition.

Motorola One é primeiro smartphone com android one no Brasil

Do outro lado, o Motorola One aposta no Android One 8 Oreo, versão do sistema operacional sem nenhum tipo de alteração visual ou aplicativos extras incluídos pela marca.

Android One

O objetivo é oferecer melhor integração com as inovações e aplicativos Google, desde o antivírus Google Protect, até recursos de otimização da bateria e acesso aos apps Google, os únicos pré-instalados do aparelho, como Google Fotos e Google Lens.

Como resultado, você ganha navegação mais fluída e até mais espaço extra de armazenamento.
O Moto Z3 Play também vem com Android 8 Oreo de fábrica, mas em versão regular, com alguns apps extras da fabricante.

Motorola Moto Z3 tem melhor desempenho e versões turbinadas

Apesar dos dois modelos se encaixarem na categoria de smartphones intermediários, o Moto Z3 Play é um pouco mais avançado, a começar pelo processador octa-core Qualcomm Snapdragon 636 de 1,8GHz, que tem melhor desempenho que o Snapdragon 625, também octa-core, de 2,6GHz.

Isso quer dizer que o Moto Z3 Play tem melhor velocidade ao trabalhar com atividades um pouco mais exigentes, como abrir um aplicativo de fotos e vídeos cheios de filtros, por exemplo.

Também é importante notar que o Moto Z3 Play tem uma versão mais poderosa, com memória RAM de 6GB e armazenamento de 128GB, bem legal para quem pretende abrir jogos pesados e, claro, não se preocupar com espaço para salvar apps, filmes e fotos.

A versão mais simples se equipara ao Moto One, com RAM de 4GB e armazenamento de 64GB. E, qualquer que seja a sua escolha, pode contar com slot para cartão de memória e segundo chip.

Moto Z3 Play também tem a tela maior e de melhor definição

Outro ponto em que fica claro que um modelo é um pouco mais avançado que o outro é na tela, já que, co 6", o Motorola Z3 Play tem definição Full HD+, com 2160x1080 pixels, contra os 1520x720 pixels da tela de 5,9" do Moto One.

Moto Z3 Play Tela

Isso não quer dizer que a imagem no Motorola One seja ruim, muito pelo contrário. Sua visualização e bem confortável e você vai aproveitar bem filmes e games. Mas o nível de detalhes do Moto Z3 Play vai ser maior, sem dúvidas.

Uma boa notícia é que os dois smartphones Motorola apostaram em boa proporção de tela, com 19:9 no Moto One e 18,5:9 no Moto Z3 Play, permitindo a exibição de cenas sem cortes nas bordas.

Motorola One ganha pontos com o visual

O Moto Z3 Play pode até ser mais potente, mas o Motorola One faz bonito no visual. Para garantir que toda a sua parte frontal seja ocupada pela tela, a marca optou pelo notch, aquele entalhe na parte superior do visor que abriga alguns sensores do aparelho.

Motorola One

Assim, as bordas ficaram mais fininhas, enquanto a traseira em vidro preto ou branco deixam o design do aparelho mais próximo aos modelos premium.

O Moto Z3 Play também tem bordas bem finas, isso não vai ser um problema. Mas sua estrutura acompanha a maioria dos modelos intermediários, construída em material metalizado, sem muitas novidades.

Câmera dupla marca presença no Moto Z3 Play e no Motorola One

Aparentemente, a Motorola entrou de vez na era das câmeras duplas, presente no Moto Z3 e no Moto One.

Aliás, nesse ponto os smartphones são bem parecidos, já que os recursos de processamento de imagem, como foto em Modo Retrato, otimizações de resultados com HDR, ajustes manuais de configurações e efeitos variados são praticamente os mesmos, além do flash LED.

A diferença fica por conta da definição e da taxa de captura de luz. O Moto Z3 Play tem lente principal de 13MP com abertura focal de f/1.7 e secundária de 5MP e f/2.2, enquanto o Motorola One chega com principal de 13MP e f/2.0 e 2MP com f/2.4 na secundária.

Quanto menor for o número da abertura focal, melhor vai ser a captura de luz ambiente. Assim, o Moto Z3 Play pode se sair melhor em fotos noturnas ou em espaços pouco iluminados, com resultado mais nítidos.

Suas câmeras frontais são iguais, com 8MP, abertura f/2.0, flash na tela e mesmas alternativas de efeitos.

Não é nada muito fora do normal, mas suas selfies vão ficar legais, até em lugares com iluminação mais fraca ou fotos feitas durante a noite, embora com algum nível de ruído.

Motorola One Câmera

Tela de menor resolução e android one colocam a bateria do Moto One em vantagem

Na questão da bateria, é preciso considerar o consumo energético de cada modelo, pois o Moto Z3 Play e o Motorola One têm capacidade de 3.000mAh.

O que impede o empate é o gasto menor da tela HD e a otimização de duração de bateria do sistema operacional Android One, que ajudam o Motorola One a aguentar mais tempo de navegação longe da tomada. Tudo bem, a diferença não é nada fora do normal, mas já pode render uma horinha a mais com celular ligado.

Já o carregador rápido Turbo Power da Motorola, que pode chegar a algumas horas a mais de navegação após cerca de 15 minutos na tomada, está disponível nos dois modelos. Ótima notícia, mas lembre de ter sempre ele por perto.

Então, qual o melhor celular motorola: Motorola One ou Moto Z3 Play?

Deu para perceber que o Moto Z3 Play tem ficha técnica um pouco mais avançada, principalmente na definição de tela e na versão com maior memória RAM e armazenamento, já próxima de um top de linha.

Além disso, o modelo é compatível com os Moto Snaps, acessório bem legais para quem quer dar um gás no celular.

Já o Motorola One pode ser encontrado com faixa de preço um pouco menor, graças a essas configurações mais simples. E ele também vai garantir bom desempenho nas atividades mais usuais, desde navegar em redes sociais até reproduzir vídeos em streaming.

Se você não liga tanto para a definição de tela e vai ficar nessas tarefas mais simples, vale investir nas vantagens do sistema operacional Android One 8 Oreo.

Confira as ofertas do Motorola One e Moto Z3 Play:

 

 

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone