Zoom indica em Celular e Smartphone

Multilaser MS80x vs Moto G6 Play: qual vale mais a pena comprar?

Descubra qual o melhor smartphone para você comprar e não se arrepender

Multilaser MS80x vs Moto G6 Play
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

A Multilaser é mais conhecida por seus modelos de entrada, com configuração simples e preços mais baixos. Mas, com o Multilaser MS80x, a fabricante oferece uma boa alternativa de smartphone intermediário com mais recursos, como tela de alta definição, câmera dupla e bom desempenho.

Já o Motorola Moto G6 Play é o modelo mais básico da sexta geração da linha Moto G lançada em 2018, da qual também fazem parte o Moto G6 e o Moto G6 Plus, que fazem sucesso entre os modelos intermediários.

Será que o smartphone intermediário da Multilaser leva a melhor na comparação com um dos modelos preferidos da Motorola? Veja o comparativo entre o Multilaser MS80x e o Moto G6 Play:

 

 

Multilaser MS80x

Multilaser MS80x

Moto G6 Play

Moto G6 Play

Tela 6,2 polegadas Full HD+ (2246 x 1080 pixels) 19:9 5,7 polegadas HD+ (1440 x 720 pixels) 18:9
Processador Qualcomm Snapdragon 450 (Octa-core até 1,8 GHz) Qualcomm Snapdragon 430 (Octa-core até 1,4 GHz)
Memória RAM 4 GB 3 GB
Armazenamento 64 GB 32 GB
Aceita cartão de memória Sim Sim
Conectividade 4G, 3G, Wi-Fi e Bluetooth 4.2 4G, 3G, Wi-Fi e Bluetooth 4.2
Dual chip Sim Sim
Leitor de impressões digitais Sim Sim
Câmera traseira Dupla: 12MP (f/2.0) + 5MP 13MP (f/2.0)
Câmera frontal 16MP (Abertura focal não informada) 8MP (f/2.2)
Filma em HD (Detalhes não informados pela informada) Full HD @ 30 fps
Bateria 3.500 mAh 4.000 mAh
Dimensões (altura x largura x espessura) 156 x 76 x 7,7 mm 154,4 x 72,2 x 8,95 mm
Peso 165 gramas 173 gramas
Sistema operacional de fábrica Android 8 Oreo Android 8 Oreo

Multilaser MS80x garante melhor desempenho

Com processador Qualcomm Snapdragon 450, um octa-core de 1,8GHz, e RAM de 4 GB, o Multilaser MS80x sai na frente em relação ao desempenho. Esse conjunto não vai ter problemas em rodar aplicativos mais exigentes, como apps de edição de imagens ou feeds de redes sociais com muitas fotos e vídeos, além de aplicativos de filmes e séries em streaming. Mesmo ao deixar mais tarefas abertas ao mesmo tempo e alternar entre elas, o MS80x garante a boa velocidade de trabalho.

Já o Moto G6 Play tem um processador mais simples, o Snapdragon 430, um octa-core de 1,4 GHz e RAM de 3 GB. Também é suficiente para boa parte dos aplicativos, inclusive redes sociais de fotos e vídeos e apps de streaming, mas em tarefas muito exigentes, seu desempenho pode ser um pouco mais lento.

O celular Multilaser também leva a melhor no espaço de armazenamento, com 64 GB, contra 32 GB do Moto G6 Play, e por isso é mais indicado para quem costuma baixar muitos aplicativos e salvar mais fotos e vídeos no aparelho.

Mas, como os dois modelos oferecem entrada para segundo chip e cartão de memória, o espaço de armazenamento não chega a ser um problema.

O sistema operacional Android 8 (Oreo) em versão quase pura, ou seja, com poucas alterações da fabricante, também está presente nos dois smartphones.

Tela maior no celular Multilaser

Tela Multilaser

Como dissemos, o MS80x é uma aposta dos celular Multilaser na categoria de intermediários com mais recursos. Assim, o modelo segue a tendência do mercado ao investir em uma tela grande, de 6,2" com definição Full HD+ (2246x1080 pixels) e formato amplo 19:9.

Como resultado, o Multilaser MS80x oferece qualidade de imagem bem legal, com bons níveis de cores e contrastes e imersão confortável. Mas a marca optou pelo notch de tela, aquele entalhe no alto do visor que abriga alguns dos sensores do aparelho, para que a tela aproveite mais a sua parte frontal.

Quem não gosta muito do notch, vai ficar mais confortável com a tela do Moto G6 Play. Mas ela é um pouco menor, com 5,7" e tem definição mais simples, a HD+, com 1440x720 pixels. O formato de 18:9 não tem a mesma amplitude, mas garante a exibição de imagens sem cortes laterais, acompanhando a tela de cinemas, TVs e notebooks. As bordas também são bem finas e não comprometem a exibição de vídeos.

Na verdade, os dois modelos têm tela de bom tamanho e são bem confortáveis para quem gosta de ver filmes, séries e vídeos no celular, mas a melhor definição do Multilaser MS80x pode garantir mais detalhes de imagem.

Câmera dupla só no Multilaser MS80x

Câmera Multilaser

Outro sinal de que a Multilaser investiu em tecnologias mais avançadas é a câmera dupla traseira, formada por lentes de 12MP e 5MP, o que permite o novo favorito Modo Retrato. Os resultados, principalmente em ambientes bem iluminados, não decepcionam e as fotos apresentam bons níveis de cores e contrastes, ainda mais com a ajudinha do HDR. Mas em situações de pouca luz ou fotos noturnas, é possível notar mais ruídos de imagem.

Do outro lado, o Moto G6 Play é o único da 6ª geração de smartphones Motorola que ficou sem câmera dupla. A lente única tem 13MP e abertura focal f/2.0, que também não favorece as fotos com pouca luz ambiente, mas se sai bem em espaços bem iluminados. Mas nada de Modo Retrato por aqui. O detalhe legal fica por conta dos ajustes manuais no software de câmera, que ajudam a alcançar bons resultados.

Nas câmeras frontais, os 16MP do Multilaser MS80x e os 8MP do Moto G6 Play também não fazem feio, mas não espere por fotos muito nítidas sem boa luz ambiente.

A Multilaser não deu informações detalhadas sobre a gravação de vídeos, apenas que eles podem ser feitos em resolução HD. No Moto G6 Play, você pode gravar em definição Full HD a 30 quadros por segundo.

Moto G6 Play tem bateria poderosa

Bateria Moto G6 Play

Se até agora o Moto G6 Play não impressionou, chegou a hora de falar de seu destaque, a bateria poderosa de 4.000mAh. Então, se você faz questão de longa duração de bateria, essa é a melhor opção, já que o smartphone aguenta até cerca de 14 horas de reprodução de vídeos. Ou seja, mesmo com utilização mais intensa, com maiores períodos de exibição de vídeos, o aparelho deve chegar ao fim do dia com bateria sobrando.

Além disso, assim como o Moto G6 e o Moto G6 Plus, o Moto G6 Play vem com carregador rápido Turbo Power da Motorola, que recupera a carga em menos tempo na tomada.

Com 3.500mAh, o Multilaser MS80x também consegue chegar ao fim do dia com bateria sobrando, mas, para isso, sua utilização deve ser mais moderada, ou seja, sem muito tempo reproduzindo vídeos e outras atividades de maior gasto energético.

Multilaser MS80x tem recursos mais avançados, mas Moto G6 Play é boa alternativa

Com melhor desempenho, câmera dupla, mais espaço de armazenamento e tela de maior definição, não fica difícil afirmar que o Multilaser MS80x leva a melhor na comparação. E vale reparar que sua faixa de preço costuma ser bem competitiva dentro da categoria.

Mas isso não descarta o Moto G6 Play, que vai dar conta das atividades do dia a dia e, mesmo com configurações mais simples, garante qualidade legal nas imagens de tela e fotos. É uma boa opção para quem quer bateria poderosa ou para quem prefere investir menos, mas não abre mão de um smartphone Motorola.

 


Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone