Novo Moto E 2015 ou Moto G 2ª geração?
Desde 2013, os celulares Motorola lançados vêm deixando muita gente de queixo caído, seja por funcionalidades, custo/benefício ou potência. E, para muitos, a chegada do Novo Moto E em 2015 é tão surpreendente que ameaça o Moto G 2ª Geração, que foi lançado antes e é superior ao Moto E de 1ª Geração. Mas, afinal, qual é melhor: Novo Moto E ou Novo Moto G? Para te ajudar a descobrir, confira o nosso comparativo entre o Moto E 2ª Geração com TV e duas bord

Desde 2013, os celulares Motorola lançados vêm deixando muita gente de queixo caído, seja por funcionalidades, custo/benefício ou potência. E, para muitos, a chegada do Novo Moto E em 2015 é tão surpreendente que ameaça o Moto G 2ª Geração, que foi lançado antes e é superior ao Moto E de 1ª Geração.
Mas, afinal, qual é melhor: Novo Moto E ou Novo Moto G? Para te ajudar a descobrir, confira o nosso comparativo entre o Moto E 2ª Geração com TV e duas bordas coloridas, e o Moto G 2ª Geração também com TV e uma capinha extra azul; aparelhos equivalentes escolhidos para entrar no ringue, já que há mais de uma versão de cada.

Moto E (2ª Geração) Colors TV

Moto G (2ª Geração) Colors TVTamanho da tela4,5''5''ProcessamentoQuad core 1,2GHzQuad core 1,2GHzMemória RAM1GB1GBConectividade4G, 3G e Wi-Fi3G e Wi-FiDual chipSimSimArmazenamento16GB16GBAceita cartão de memóriaSim (até 32GB)Sim (até 32GB)Câmera traseira5MP8MPCâmera frontalVGA2MPVídeosHDHD
Como você deve ter visto na tabela acima, os dois aparelhos em questão são smartphones quad core com velocidade de 1,2GHz e 1GB de RAM. Isso quer dizer que ambos dão conta de praticamente todas as atividades, incluindo alguns jogos. Mas existe uma diferença entre os processadores.
O Moto G 2ª Geração traz um bom chip, o Snapdragon 400 de 32 bits, além de GPU Adreno 305 para dar conta dos gráficos.
Já o Motorola Moto E é equipado com um Snapdragon mais moderno, o 410 de 64 bits, com Adreno 306. O processador foi pensando para oferecer uma experiência otimizada e internet 4G a um baixo custo, ou seja, ele foi desenvolvido para que os smartphones mais baratos possam entregar mais potência.
Novo Moto E oferece acesso à rede 4G
E é exatamente isso que você entendeu. A Motorola ousou ao trazer internet 4G a um smartphone, até então, de entrada.
Fazendo uma comparação rápida entre todos os modelos da 2ª Geração do Moto G e do Moto E, o primeiro conta com duas versões com 3G e uma com 4G, enquanto o segundo tem duas opções com 4G e uma só com 3G.
Aliás, entre os dois modelos que escolhemos para comparar, o Novo Moto E leva a melhor no quesito conectividade, já que é um smartphone com 4G, enquanto o Moto G 2ª Geração selecionado só tem 3G.
Gosta de fazer fotos com o celular? Escolha o Moto G
A Motorola mandou muito bem ao atender aos (muitos) usuários que pediram que o Moto E fosse um celular com câmera frontal. Mas nem tudo é perfeito, e no Novo Moto E a câmera da frente tem a baixa resolução VGA.
Na parte de trás, a câmera do Novo Moto E tem 5MP e filma em HD, mas continua sem flash. Uma opção é usar o HDR para tentar capturar imagens boas em ambientes com menos luz.
Ficou decepcionado com o Novo Moto E 2015? Então o Moto G 2ª Geração pode ser a melhor opção para você, já que ele tem câmera traseira de 8MP que filma em HD, e a câmera frontal tem 2MP de resolução.
Moto G 2ª Geração tem tela maior e com resolução superior
Em relação às primeiras gerações, os dois celulares aumentaram, mas o Moto E 2015 continua menor que o Moto G, sendo a tela do primeiro de 4,5 polegadas e, a do segundo, de 5 polegadas.
O que também pode fazer a diferença é a resolução do display, que é HD (1280x720 pixels) no Novo Moto G, e qHD (960x540 pixels) no Novo Moto E. Não que a tela do último aparelho seja ruim, mas se colocarmos um do lado do outro, fica claro que a definição do Moto G 2ª Geração é melhor.
Falar da beleza dos celulares é muito subjetivo, mas vamos a algumas características físicas dos dois modelos.
O Motorola Moto E tem um design que lembra o Moto X de 2ª Geração. Mas o Novo Moto G é mais fino.
Além disso, como já citamos, o Moto G 2ª Geração vem com uma capa colorida para você personalizar o aparelho, enquanto no Novo Moto E só é possível trocar as bordas, que a marca chama de Motorola Bands. O aparelho vem com duas laterais coloridas.
Um dos pontos que mais chamou a atenção no lançamento do Moto E 2015 é com relação às suas funções.
Sabe aquela chacoalhada do Moto X que ativa a câmera? Pois é, o recurso está presente no Novo Moto E 2015.
Outra função que o Novo Moto E traz semelhante ao Moto X é o aviso de notificações, que aparece junto com a hora quando você dá uma leve mexida no aparelho.
Ah, e o Novo Moto E também tem comando de voz para fazer pesquisas no Google, ligações, ou enviar um e-mail, por exemplo.
Com a superioridade do Moto G em xeque, qual aparelho escolher?
Este é outro ponto um tanto quanto subjetivo, já que o ideal é que você compre o celular que mais se adequa às suas necessidades.
Se você gosta de ter um smartphone que de cara se pareça superior, talvez o Moto G 2ª Geração seja o mais indicado. Ele segue a tendência de smartphones com tela grande, tem boa definição, é rápido e faz fotos boas.
Agora, se você quer mesmo ter funções que facilitem o seu dia a dia, internet 4G, prefere telas não muito grandes, não abre mão de um aparelho fluido, e não faz questão de câmera boa, a escolha mais acertada pode ser pelo Novo Moto E.
Depois de conhecer melhor esses dois celulares, que tal dar uma voltinha pelo Zoom para conferir outros produtos. E você ainda pode comparar os preços para economizar sempre!
