Zoom indica em Celular e Smartphone

Novo Moto E 2015 ou Moto G 2ª geração?

Descubra qual é o Motorola de 2ª Geração ideal para você no nosso comparativo entre o Novo Moto E 2015 e o Novo Moto G.

Novo Moto E 2015 ou Moto G 2ª Geração
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Desde 2013, os celulares Motorola lançados vêm deixando muita gente de queixo caído, seja por funcionalidades, custo/benefício ou potência. E, para muitos, a chegada do Novo Moto E em 2015 é tão surpreendente que ameaça o Moto G 2ª Geração, que foi lançado antes e é superior ao Moto E de 1ª Geração.

Mas, afinal, qual é melhor: Novo Moto E ou Novo Moto G? Para te ajudar a descobrir, confira o nosso comparativo entre o Moto E 2ª Geração com TV e duas bordas coloridas, e o Moto G 2ª Geração também com TV e uma capinha extra azul; aparelhos equivalentes escolhidos para entrar no ringue, já que há mais de uma versão de cada.

 

Novo Moto E 2015

Moto E (2ª Geração) Colors TV

Moto G 2ª Geração

Moto G (2ª Geração) Colors TV

Tamanho da tela 4,5'' 5''
Processamento Quad core 1,2GHz Quad core 1,2GHz
Memória RAM 1GB 1GB
Conectividade 4G, 3G e Wi-Fi 3G e Wi-Fi
Dual chip Sim Sim
Armazenamento 16GB 16GB
Aceita cartão de memória Sim (até 32GB) Sim (até 32GB)
Câmera traseira 5MP 8MP
Câmera frontal VGA 2MP
Vídeos HD HD

Processamento é praticamente o mesmo, mas Moto E tem chip mais recente

Como você deve ter visto na tabela acima, os dois aparelhos em questão são smartphones quad core com velocidade de 1,2GHz e 1GB de RAM. Isso quer dizer que ambos dão conta de praticamente todas as atividades, incluindo alguns jogos. Mas existe uma diferença entre os processadores.

Veja os preços do Moto E e do Moto G

O Moto G 2ª Geração traz um bom chip, o Snapdragon 400 de 32 bits, além de GPU Adreno 305 para dar conta dos gráficos.

Já o Motorola Moto E é equipado com um Snapdragon mais moderno, o 410 de 64 bits, com Adreno 306. O processador foi pensando para oferecer uma experiência otimizada e internet 4G a um baixo custo, ou seja, ele foi desenvolvido para que os smartphones mais baratos possam entregar mais potência.

Novo Moto E oferece acesso à rede 4G

E é exatamente isso que você entendeu. A Motorola ousou ao trazer internet 4G a um smartphone, até então, de entrada.

Fazendo uma comparação rápida entre todos os modelos da 2ª Geração do Moto G e do Moto E, o primeiro conta com duas versões com 3G e uma com 4G, enquanto o segundo tem duas opções com 4G e uma só com 3G.

Aliás, entre os dois modelos que escolhemos para comparar, o Novo Moto E leva a melhor no quesito conectividade, já que é um smartphone com 4G, enquanto o Moto G 2ª Geração selecionado só tem 3G.

Gosta de fazer fotos com o celular? Escolha o Moto G

A Motorola mandou muito bem ao atender aos (muitos) usuários que pediram que o Moto E fosse um celular com câmera frontal. Mas nem tudo é perfeito, e no Novo Moto E a câmera da frente tem a baixa resolução VGA.

Na parte de trás, a câmera do Novo Moto E tem 5MP e filma em HD, mas continua sem flash. Uma opção é usar o HDR para tentar capturar imagens boas em ambientes com menos luz.

Ficou decepcionado com o Novo Moto E 2015? Então o Moto G 2ª Geração pode ser a melhor opção para você, já que ele tem câmera traseira de 8MP que filma em HD, e a câmera frontal tem 2MP de resolução.

Moto G 2ª Geração tem tela maior e com resolução superior

Em relação às primeiras gerações, os dois celulares aumentaram, mas o Moto E 2015 continua menor que o Moto G, sendo a tela do primeiro de 4,5 polegadas e, a do segundo, de 5 polegadas.

O que também pode fazer a diferença é a resolução do display, que é HD (1280x720 pixels) no Novo Moto G, e qHD (960x540 pixels) no Novo Moto E. Não que a tela do último aparelho seja ruim, mas se colocarmos um do lado do outro, fica claro que a definição do Moto G 2ª Geração é melhor.

Qual é mais fino? E o mais bonito?

Falar da beleza dos celulares é muito subjetivo, mas vamos a algumas características físicas dos dois modelos.

O Motorola Moto E tem um design que lembra o Moto X de 2ª Geração. Mas o Novo Moto G é mais fino.

Além disso, como já citamos, o Moto G 2ª Geração vem com uma capa colorida para você personalizar o aparelho, enquanto no Novo Moto E só é possível trocar as bordas, que a marca chama de Motorola Bands. O aparelho vem com duas laterais coloridas.

Funcionalidades do Novo Moto E aproximam o modelo do Moto X

Um dos pontos que mais chamou a atenção no lançamento do Moto E 2015 é com relação às suas funções.

Sabe aquela chacoalhada do Moto X que ativa a câmera? Pois é, o recurso está presente no Novo Moto E 2015.

Outra função que o Novo Moto E traz semelhante ao Moto X é o aviso de notificações, que aparece junto com a hora quando você dá uma leve mexida no aparelho.

Ah, e o Novo Moto E também tem comando de voz para fazer pesquisas no Google, ligações, ou enviar um e-mail, por exemplo.

Com a superioridade do Moto G em xeque, qual aparelho escolher?

Este é outro ponto um tanto quanto subjetivo, já que o ideal é que você compre o celular que mais se adequa às suas necessidades.

Se você gosta de ter um smartphone que de cara se pareça superior, talvez o Moto G 2ª Geração seja o mais indicado. Ele segue a tendência de smartphones com tela grande, tem boa definição, é rápido e faz fotos boas.

Agora, se você quer mesmo ter funções que facilitem o seu dia a dia, internet 4G, prefere telas não muito grandes, não abre mão de um aparelho fluido, e não faz questão de câmera boa, a escolha mais acertada pode ser pelo Novo Moto E.

 

Depois de conhecer melhor esses dois celulares, que tal dar uma voltinha pelo Zoom para conferir outros produtos. E você ainda pode comparar os preços para economizar sempre!

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone