Xiaomi BRZ é confiável? Site idêntico ao da marca chinesa é alvo de reclamações
A crescente popularidade da Xiaomi no Brasil também abre espaço para que outras lojas, sem autorização da marca, tentem se passar pelo site oficial da empresa chinesa no país. Esse é o caso da Xiaomi BRZ, que tem um visual bastante semelhante ao do portal global da fabricante, e aparece entre os principais resultados patrocinados de buscas por “Xiaomi Mi 9” (celular carro-chefe da fabricante) no Google. Com o nome “Xiaomi Brasil”, a loja atrai o consumi

A crescente popularidade da Xiaomi no Brasil também abre espaço para que outras lojas, sem autorização da marca, tentem se passar pelo site oficial da empresa chinesa no país. Esse é o caso da Xiaomi BRZ, que tem um visual bastante semelhante ao do portal global da fabricante, e aparece entre os principais resultados patrocinados de buscas por “Xiaomi Mi 9” (celular carro-chefe da fabricante) no Google.
Com o nome “Xiaomi Brasil”, a loja atrai o consumidor a clicar na oferta. Mas apenas os mais atentos identificam na URL o nome “Xiaomi BRZ”.

Xiaomi BRZ aparece como “Xiaomi Brasil” nos links patrocinados do Google - Foto: Reprodução
Ao entrar no link, o consumidor se depara com uma identidade visual bastante parecida com a que é vista nos sites oficiais da Xiaomi, incluindo a logo “MI” no canto esquerdo superior. No entanto, a fabricante chinesa garante que não existe nenhuma loja da Xiaomi no Brasil, ao menos por enquanto – já noticiamos aqui a intenção da marca em voltar ao país e sobre a sua parceria com a DL, que trouxe o Redmi Note 6 Pro e o Pocophone F1.
Procurado pelo Zoom, um porta-voz da Xiaomi encaminhou a seguinte nota da fabricante chinesa:
“A Xiaomi informa que o www.xiaomibrz.com.br não é um canal oficial da Xiaomi. A DL é a distribuidora oficial de produtos Xiaomi no Brasil.”
O grande problema fica por conta das pessoas que não identificam que o site não tem vínculo com a Xiaomi e acabam efetuando o pedido de um aparelho sem apurar a reputação do serviço.
O Reclame Aqui tem uma página destinada à Xiaomi BRZ com muitas reclamações semelhantes de usuários que afirmam ter concluído o pagamento e não receberam o produto. Muitos dos relatos afirmam que tentaram contato via telefone e WhastApp, mas a Xiaomi BRZ não os teria respondido.

Layout da Xiaomi BRZ (cima) é muito semelhante ao do site oficial da Xiaomi (baixo) - Foto: Reprodução
O Zoom apurou os dados disponíveis no site Xiaomi BRZ. O CNPJ exibido no rodapé está registrado em nome da empresa M. A. ALMEIDA SOLUCOES DIGITAIS EIRELI, que atua em outro segmento e que tem endereço diferente do que é divulgado no site.
O site tem uma área chamada “Sobre a Xiaomi”, na qual há uma seção dedicada a uma descrição da marca e outra à loja. Na parte referente à loja, não há nenhum aviso sobre a falta de vínculo da Xiaomi BRZ com a empresa chinesa.

Seção “Sobre a Xiaomi” fala sobre a marca chinesa sem comentar a falta de vínculo da empresa brasileira. - Foto: Reprodução
Não podemos afirmar que o site da loja é falso ou que seria parte de algum golpe. Alguns usuários afirmam ter recebido o produto, mesmo após atraso. Segundo eles, o que a Xiaomi BRZ alega é um problema de logística que teria causado a demora nas entregas.
Tentamos contato com a Xiaomi BRZ por e-mail, mas a empresa não se manifestou sobre o assunto até a publicação desta reportagem.
‘MiStore Brasil’ também não é revendedora autorizada
Recentemente, a Xiaomi se opôs a um pedido de registro de marca de uma empresa brasileira para o nome “MiStore”. A informação foi divulgada pelo site , que conseguiu uma confirmação da própria página da MiStore Brasil sobre o processo junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).
Neste caso, porém, há esclarecimento da empresa brasileira no próprio site afirmando a falta de vínculo da loja com a Xiaomi. Isso significa que apesar de poder vender produtos os importados, eles não contam com garantia e assistência técnica da fabricante.
Se você está em busca de um smartphone Xiaomi antes da efetiva volta da fabricante ao Brasil, pode encontrar aqui, no Zoom, a melhor experiência na hora de importar. Nós trabalhamos somente com lojas confiáveis e oferecemos um serviço de comparação de preços para que você encontre sempre a melhor oferta.
Confira também a nossa lista com os melhores celulares Xiaomi em 2019.
