Zoom indica em Celular e Smartphone

Xiaomi Mi 9 vs Galaxy S9: veja qual smartphone vale a pena comprar!

Celular chinês disputa com o coreano título de bom custo/benefício

Xiaomi Mi 9 vs Galaxy S9
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

É sempre difícil convencer consumidores a saírem do básico: marcas como Apple, Samsung, Motorola… sempre são chamativas e entregam um serviço decente já conhecido pela maioria dos consumidores.

Porém, o Xiaomi Mi 9 chegou no início deste ano para quebrar essa barreira no mercado e competir com outros celulares top de linha como o Galaxy S9, por exemplo.

Com configurações muito interessantes, será que o smartphone chinês é capaz de bater de frente com o carro-chefe da Samsung do ano ano passado? Confira a resposta nesse comparativo!

Leia também: Lançamento do Galaxy S10: ficha técnica, preço e tudo o que você precisa saber

 

Galaxy S9Galaxy S9Xiaomi Mi 9Xiaomi Mi 9
Data de lançamento
Março de 2018 Março de 2019
Tamanho da Tela
Super AMOLED de 5,8 polegadas (18.5:9) Super AMOLED de 6.39 polegadas (19:9)
Resolução da Tela
Quad HD+ (3040 x 1440 pixels) Full HD+ (2340 x 1080 pixels)
Processador
Snapdragon 845 octa-core de até 2.8 GHz Snapdragon 855 octa-core de até 2.8 GHz
Memória RAM
4GB 6GB ou 8GB
Armazenamento
128GB 64GB ou 128GB
Memória expansível
Sim Sim
Câmera traseira
12MP (f/1.5 a 2.4) 48MP (f/1.8) foco laser/PDAF + 16MP (f/2.2) ultrawide + 12MP (f2.2) teleobjetiva
Câmera frontal
8 MP (f/1.7) 20 MP (f/2.0)
Filma em
4K 4K
Bateria
3.000 mAh 3.300 mAh
Dual chip
Sim Sim
Sistema operacional
Android 9 Pie (Samsung One UI) Android 9 Pie
Leitor de digitais
Não Sim (embaixo da tela)
Resistência à água e poeira
Sim (IP68) Não
Peso
163g 173g
Cores
Preto, ultravioleta, cinza titânio e azul Violeta, azul e preto
Carregamento sem fios
Sim Sim
Ver ofertas Ver ofertas

Tela do Galaxy S9 é menor, mas tem maior resolução

A tela dos dois smartphones apresentam pequenas diferenças. No tamanho, por exemplo, o Xiaomi Mi 9 maior que o seu concorrente: o Galaxy S9 tem 5,8 polegadas, enquanto o top de linha chinês tem 6,39, entregando uma experiência melhor para quem gosta de celulares com tela grande.

Outro passo que o chineses estão um passo à frente dos coreanos é a proteção do display, que garante maior resistência a quedas e arranhões (Gorilla Glass 6 no Mi 9, contra o Glass 5, do Samsung) e o sensor biométrico, que fica abaixo da tela! Ou seja, é só tocar para desbloquear.

Em ambos aparelhos a tela é do tipo Super AMOLED, que entregam ótimo contraste, contudo uma diferença importante fica por conta da resolução. Mesmo com tamanho menor, o aparelho da Samsung se destaca pelo Quad HD+, superior ao Full HD+ do Mi 9.

É importante destacar o bom aproveitamento do espaço de tela de ambos aparelhos, mas vale a atenção pela ausência do notch no Galaxy S9, mesmo que o Mi 9 tenha esse detalhe em formato de gota de forma bastante discreta.

Cores chamam a atenção do Xiaomi Mi 9

Por conta da tela maior, é notável algumas diferenças também no desing. O Mi 9 é maior, mais pesado e mais espesso que o seu concorrente Galaxy S9, mas compensa pelas cores bem interessantes: preto, rosa com variação em salmão e no terceiro modelo, uma mistura entre azul, verde e rosa.

Por outro lado, o Galaxy aparece no mercado com as cores preto, ultravioleta, cinza titânio e azul. Vale ressaltar também que ambos têm o corpo produzido em vidro e alumínio.

Quando o assunto é câmera, não dá para brincar com o Xiaomi Mi 9

Com uma câmera tripla de 48 + 16 + 12 megapixels com a abertura das lentes de F 1.75 + F 2.2 + F 2.2, respectivamente, e uma frontal de 20 megapixels, o Mi 9 está imensamente à frente da concorrência, que tem apenas um lente traseira e outra frontal, e traz uma experiência de qualidade indiscutível com imagens.

Os dois smartphones se equivalem em apenas um tópico: nos vídeos – ambos gravam em 4K e garantem um desempenho de 60 fps.

No desempenho, o Xiaomi novamente sai na frente do Galaxy S9

O processador Snapdragon 855 do Mi 9 é mais recente que o 845, da Samsung. Além disso, a memória RAM do smartphone chinês é de 6 GB contra 4 GB do seu concorrente, o que evidencia a superioridade do Mi 9 seja no uso de aplicativos ou para jogos mobile.

Mesmo assim, a capacidade de armazenamento ainda se mantém como uma característica forte da Samsung pela possibilidade do uso de Micro SD. Enquanto o Xiaomi Mi 9 dispõe de 128 GB de HD, seu adversário traz 128 GB + 512 GB por meio do cartão de memória. É um ponto a se destacar.

Empate no sistema operacional

O Galaxy S9 pode, por meio de atualizações, ter o sistema operacional Android 9.0 Pie. Por outro lado, algumas versões do Xiaomi Mi 9 contam com uma ROM diferente dos outros smartphones mais comuns e é importante ficar atento a isso, uma vez que os aparelhos da Xiaomi não tem garantia aqui no Brasil e os modelos comercializados são importados.

Caso esteja interessado no Xiaomi Mi 9, verifique se ele vem com a versão global do sistema, que tem a Google Play Store instalada.

Baterias com desempenhos semelhantes

As baterias possuem potências semelhantes: o Mi 9, 3300 mAh e o Samsung, 3000 mAh. Na prática, ambos conseguem durar entre 13 e 14 horas de uso moderado. Além disso, os dois celulares contam com a opção de recarga rápida e sem fios.

Afinal, qual o melhor: Galaxy S9 ou Xiaomi Mi 9?

É inegável que o custo/benefício do Xiaomi Mi 9 é maior que o Galaxy S9, da Samsung. Com uma câmera muito mais evoluída, hardware mais potente e recursos como a biometria na tela, o smartphone chinês é a melhor opção neste comparativo.

Contudo, levando em consideração que a Xiaomi não tem proteção contra água + poeira e garantia do produto aqui no Brasil (os modelos vendidos pelas lojas no país são importados), o Galaxy S9 pode ser uma opção mais interessantes, ainda mais que seu valor tende a só cair após o lançamento do Galaxy S10.

Compare os preços do Galaxy S9 e do Xiaomi Mi 9:



Leia também:


Conheça o nosso canal do YouTube:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone