Logo Zoom
Logo Zoom

Entre os lançamentos deste ano, a Asus trouxe para o Brasil o Zenfone 4 Max. Seguindo a proposta do Zenfone 3 Max, ele é um smartphone intermediário, com design bonito e muita autonomia. Mas ele vem com novidades interessantes, como o gerenciamento de bateria mais eficiente e a câmera traseira com sensor duplo, cada vez mais comum entre os smartphones intermediários.

E para você que está em dúvida entre comprar o Zenfone 3 Max ou investir um pouco mais e ficar com o Zenfone 4 Max, preparamos este comparativo entre os dois dispositivos. Confira!

Em relação à aparência, a Asus fez poucas alterações no Zenfone 4 Max, e trouxe um smartphone consistente com o design adotado pela marca. O aparelho manteve o jeito "premium" do antecessor, com um corpo metálico sem saliências na câmera. O sensor de digitais, que ficava na traseira do Zenfone 3 Max, foi incorporado ao botão home, uma posição mais comum em outros celulares.

Na parte frontal, ambos vêm com acabamento em metal e vidro 2.5D, com uma leve curvatura que garante uma boa pegada, e proteção Gorilla Glass contra pequenas quedas e arranhões.

A tela deixou de ser Full HD no novo modelo

Os dois modelos são smartphones com tela grande, com display de 5,5 polegadas. Mas o Zenfone 3 Max se sai melhor que o sucessor na definição, porque ele é um celular com resolução Full HD (1920x1080), enquanto o Zenfone 4 Max tem apenas resolução HD (1280x720).

Isso quer que a tela do Zenfone 3 Max exibe imagens mais nítidas e detalhadas, enquanto o novo modelo oferece visualização razoável de fotos e vídeos, mas sem resultados muito impressionantes.

O Zenfone 4 Max ganhou câmera com sensor duplo

Em relação às câmeras, o Zenfone 4 Max evoluiu bastante: seguindo a tendência dos smartphones top de linha, o modelo ganhou sensor principal duplo, com resolução de 13MP e abertura f/2.0. Além de tirar fotos bem claras e nítidas, o aparelho ainda é capaz de capturar paisagens amplas, graças à lente grande angular secundária de 120°.

O Zenfone 3 Max, por sua vez, vem equipado com um sensor único, de 16MP com lente f/2.0. Apesar de mais simples, ele também é um smartphone bom para fotos, e conta com recursos interessantes como o autofoco a laser e o modo manual, por exemplo, que foram mantidos no modelo mais recente.

Na câmera frontal, os dois trazem sensores idênticos, com lente grande angular de 8MP e abertura de f/2.2, mas o Zenfone 4 Max ganhou flash LED Softlight, que ajuda a tirar selfies mais iluminadas e entrega tons de pele mais realistas.

Vale dizer que se você gosta de gravar vídeos pelo celular, os dois modelos são capazes de filmar em Full HD a 30 quadros por segundo (FPS).

Performance e armazenamento permanecem iguais

Nas versões mais avançadas dos dois modelos, que usamos para fazer este comparativo, o desempenho continuou praticamente o mesmo. Ambos vêm com o processador Qualcomm Snapdragon 430, de 1.4GHz, e memória RAM de 3GB, que garantem um bom desempenho nas tarefas do dia a dia e em aplicativos como o Facebook e Whatsapp.

A alta performance em jogos não é o foco do aparelho, mas ele dá conta de rodar alguns games básicos, como Subway Surfers ou Candy Crush, sem problemas.

O armazenamento interno é de 32GB nas versões mais avançadas do Zenfone 3 Max e do Zenfone 4 Max, mas você também pode encontrar versões mais simples, de 16GB. E se você guarda muitos arquivos no celular e precisa de ainda mais espaço de armazenamento, dá para expandir a memória dos dois modelos com um cartão MicroSD (vendido separadamente) de até 256GB.

Autonomia: o que era bom ficou melhor

Um dos pontos altos do Zenfone 3 Max é a bateria, que tem impressionantes 4.100 mAh, e pode aguentar até três dias longe das tomadas. Mas a Asus se superou e conseguiu entregar ainda mais capacidade de bateria no Zenfone 4 Max, que vem com 5.000 mAh! Bacana, né? A fabricante garante que ele tem autonomia suficiente para rodar até 22 horas de reprodução de vídeo continuamente ou 26 horas de navegação na internet!

Além de uma capacidade maior, o novo modelo também ganhou um gerenciamento de bateria mais eficiente, com o ASUSPowerMaster, que promete estender a vida útil do celular em duas vezes. E com o carregador rápido tipo USB-C que vem com o aparelho, você pode ganhar três horas de uso com apenas 15 minutos carregando.

E tanto o Zenfone 3 Max quanto o Zenfone 4 Max podem ser usados para carregar outros aparelhos via carregamento reverso, como um PowerBank, se você tiver um cabo USB On-The-Go.

E aí? Vale a pena comprar o modelo mais novo?

Vale sim! Se você está pensando em comprar um smartphone Asus e ficou em dúvida entre as duas versões, a melhor opção é o Zenfone 4 Max, que oferece recursos muito bons com uma pequena diferença de preço. O novo aparelho melhorou em pontos que já eram fortes no Zenfone 3 Max, como as câmeras e a bateria. Se você quer um celular intermediário com muita autonomia, o Zenfone 4 Max é uma boa escolha.

Agora, se você quer economizar e prefere ficar com o Zenfone 3 Max, não tem problema! Ele também tem especificações bem bacanas para quem usa o celular para todas as tarefas do dia a dia, e você também não vai precisar se preocupar em carregar um cabo de energia por aí. E se você quiser uma opção ainda mais barata, vale a pena dar uma olhada no Zenfone 3 Max de 16GB.

Confira os preços do Zenfone 4 Max e do Zenfone 3 Max:

Leia também: