Zoom indica em Celular e Smartphone

Zenfone 4 Max vs Zenfone 3 Max: o que mudou no novo modelo?

Comparamos o Zenfone 3 Max com o Zenfone 4 Max para descobrir qual é o melhor. Dá uma olhada!

zenfone 4 max vs zenfone 3 max, zenfone 3 max ou zenfone 4 max
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Entre os lançamentos deste ano, a Asus trouxe para o Brasil o Zenfone 4 Max. Seguindo a proposta do Zenfone 3 Max, ele é um smartphone intermediário, com design bonito e muita autonomia. Mas ele vem com novidades interessantes, como o gerenciamento de bateria mais eficiente e a câmera traseira com sensor duplo, cada vez mais comum entre os smartphones intermediários.

E para você que está em dúvida entre comprar o Zenfone 3 Max ou investir um pouco mais e ficar com o Zenfone 4 Max, preparamos este comparativo entre os dois dispositivos. Confira!

 

Zenfone 4 Max

Zenfone 4 Max

Zenfone 3 Max

Zenfone 3 Max

Tela 5.5" HD (1280x720) IPS LCD 5.5" Full HD (1920x1080) IPS LCD
Processador Octa-core de 1.4GHz (Qualcomm Snapdragon 430) Octa-core de 1.4GHz (Qualcomm Snapdragon 430)
Memória RAM 3GB 3GB
Acesso à internet 4G, 3G e Wi-Fi 4G, 3G e Wi-Fi
Armazenamento 32GB 32GB
Aceita cartão de memória Sim (até 256GB) Sim (até 128GB)
Dual chip Sim Sim
Giroscópio Sim Sim
Leitor de digital Sim Sim
Câmera traseira Câmera dupla de 13MP (f/2.0) 16MP (f/2.0)
Câmera frontal 8MP 8MP
Filma em Full HD (1920x1080) Full HD (1920x1080)
Bateria 5.000 mAh 4.100 mAh

 

Em relação à aparência, a Asus fez poucas alterações no Zenfone 4 Max, e trouxe um smartphone consistente com o design adotado pela marca. O aparelho manteve o jeito "premium" do antecessor, com um corpo metálico sem saliências na câmera. O sensor de digitais, que ficava na traseira do Zenfone 3 Max, foi incorporado ao botão home, uma posição mais comum em outros celulares.

Na parte frontal, ambos vêm com acabamento em metal e vidro 2.5D, com uma leve curvatura que garante uma boa pegada, e proteção Gorilla Glass contra pequenas quedas e arranhões.

Zenfone 4 Max é parecido com o Zenfone 3 Max

A tela deixou de ser Full HD no novo modelo

Os dois modelos são smartphones com tela grande, com display de 5,5 polegadas. Mas o Zenfone 3 Max se sai melhor que o sucessor na definição, porque ele é um celular com resolução Full HD (1920x1080), enquanto o Zenfone 4 Max tem apenas resolução HD (1280x720).

Isso quer que a tela do Zenfone 3 Max exibe imagens mais nítidas e detalhadas, enquanto o novo modelo oferece visualização razoável de fotos e vídeos, mas sem resultados muito impressionantes.

Tela do Zenfone 3 Max é superior

O Zenfone 4 Max ganhou câmera com sensor duplo

Em relação às câmeras, o Zenfone 4 Max evoluiu bastante: seguindo a tendência dos smartphones top de linha, o modelo ganhou sensor principal duplo, com resolução de 13MP e abertura f/2.0. Além de tirar fotos bem claras e nítidas, o aparelho ainda é capaz de capturar paisagens amplas, graças à lente grande angular secundária de 120°.

O Zenfone 3 Max, por sua vez, vem equipado com um sensor único, de 16MP com lente f/2.0. Apesar de mais simples, ele também é um smartphone bom para fotos, e conta com recursos interessantes como o autofoco a laser e o modo manual, por exemplo, que foram mantidos no modelo mais recente.

Na câmera frontal, os dois trazem sensores idênticos, com lente grande angular de 8MP e abertura de f/2.2, mas o Zenfone 4 Max ganhou flash LED Softlight, que ajuda a tirar selfies mais iluminadas e entrega tons de pele mais realistas.

Vale dizer que se você gosta de gravar vídeos pelo celular, os dois modelos são capazes de filmar em Full HD a 30 quadros por segundo (FPS).

Câmera grande angular do Zenfone 4 Max

Performance e armazenamento permanecem iguais

Nas versões mais avançadas dos dois modelos, que usamos para fazer este comparativo, o desempenho continuou praticamente o mesmo. Ambos vêm com o processador Qualcomm Snapdragon 430, de 1.4GHz, e memória RAM de 3GB, que garantem um bom desempenho nas tarefas do dia a dia e em aplicativos como o Facebook e Whatsapp.

A alta performance em jogos não é o foco do aparelho, mas ele dá conta de rodar alguns games básicos, como Subway Surfers ou Candy Crush, sem problemas.

O armazenamento interno é de 32GB nas versões mais avançadas do Zenfone 3 Max e do Zenfone 4 Max, mas você também pode encontrar versões mais simples, de 16GB. E se você guarda muitos arquivos no celular e precisa de ainda mais espaço de armazenamento, dá para expandir a memória dos dois modelos com um cartão MicroSD (vendido separadamente) de até 256GB.

Autonomia: o que era bom ficou melhor

Um dos pontos altos do Zenfone 3 Max é a bateria, que tem impressionantes 4.100 mAh, e pode aguentar até três dias longe das tomadas. Mas a Asus se superou e conseguiu entregar ainda mais capacidade de bateria no Zenfone 4 Max, que vem com 5.000 mAh! Bacana, né? A fabricante garante que ele tem autonomia suficiente para rodar até 22 horas de reprodução de vídeo continuamente ou 26 horas de navegação na internet!

Além de uma capacidade maior, o novo modelo também ganhou um gerenciamento de bateria mais eficiente, com o ASUSPowerMaster, que promete estender a vida útil do celular em duas vezes. E com o carregador rápido tipo USB-C que vem com o aparelho, você pode ganhar três horas de uso com apenas 15 minutos carregando.

E tanto o Zenfone 3 Max quanto o Zenfone 4 Max podem ser usados para carregar outros aparelhos via carregamento reverso, como um PowerBank, se você tiver um cabo USB On-The-Go.

Zenfone 4 Max pode ser usado para carregar outros aparelhos

E aí? Vale a pena comprar o modelo mais novo?

Vale sim! Se você está pensando em comprar um smartphone Asus e ficou em dúvida entre as duas versões, a melhor opção é o Zenfone 4 Max, que oferece recursos muito bons com uma pequena diferença de preço. O novo aparelho melhorou em pontos que já eram fortes no Zenfone 3 Max, como as câmeras e a bateria. Se você quer um celular intermediário com muita autonomia, o Zenfone 4 Max é uma boa escolha.

Agora, se você quer economizar e prefere ficar com o Zenfone 3 Max, não tem problema! Ele também tem especificações bem bacanas para quem usa o celular para todas as tarefas do dia a dia, e você também não vai precisar se preocupar em carregar um cabo de energia por aí. E se você quiser uma opção ainda mais barata, vale a pena dar uma olhada no Zenfone 3 Max de 16GB.

Confira os preços do Zenfone 4 Max e do Zenfone 3 Max:

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone