Zoom indica em Celular e Smartphone

Zenfone 5 Selfie vs Galaxy A8: um duelo de intermediários

Compare os celulares da Asus e Samsung e descubra qual o melhor para você!

Zenfone 5 Selfie, Galaxy A8
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

A Asus chegou com tudo em 2018 e lançou, aqui no Brasil, a quinta geração da linha Zenfone, que tem como membro o Zenfone 5 Selfie, um concorrente direto para o Galaxy A8, da Samsung.

Os dois smartphones apresentam características muito semelhantes, mas será que são tão iguais assim? E qual deles é mais rápido ou tira melhores fotos? Se essas são as suas dúvidas, chega mais e confira abaixo o nosso comparativo!

 

Leia também: Os Melhores Celulares Intermediários

 

Zenfone 5 Selfie

Asus Zenfone 5 Selfie

Galaxy A8

Samsung Galaxy A8

Tela 6" Full HD+ (2160 x 1080 pixels) Super IPS com proporção 18:9 5,6" FHD+ (2220 x 1080 pixels) Super AMOLED com proporção 18,5:9
Processador Octa-core de até 1.2GHz (Qualcomm Snapdragon 430)
Octa-core de até 2.2Ghz (Samsung Exynos 7885)
Memória RAM 4GB 4GB
Armazenamento interno 64GB
64GB
Aceita cartão de memória Sim (até 2TB)
Sim (até 400GB)
Conectividade 4G, 3G, Wi-Fi e Bluetooth 4.1
4G, 3G, Wi-Fi e Bluetooth 5.0
Dual chip Sim Sim
Leitor de impressões digitais Sim Sim
Reconhecimento facial Sim Sim
Rádio FM Sim Não
TV Digital Não Não
Resistência à água e poeira Não Sim (certificação IP68)
Entrada para fones de ouvido Sim Sim
Câmera traseira 16MP (f/1.8) + 8MP (ângulo aberto de 120º) 16MP (f/1.7)
Câmera frontal 20MP (f/2.2) + 8MP (ângulo aberto de 120º) 16MP + 8MP (f/1.9)
Filma em Full HD (30 fps) Full HD (30 fps)
Bateria 3.300 mAh (com carregamento rápido)
3.000 mAh (com carregamento rápido)
Dimensões (altura x largura x espessura) 16,05cm x 7,6cm x 0,77cm 14,92cm x 7,06cm x 0,84cm
Peso 168g 172g
Sistema operacional de fábrica Android 7 (Nougat) Android 7 (Nougat)

Fotos melhores: Galaxy A8! Fotos maiores: Zenfone 5 Selfie!

Se você está interessado(a) no Zenfone 5 Selfie ou Galaxy A8 é porque muito provavelmente procura por um celular bom para fotos, certo? Então saiba que os dois são ótimas opções para isso, principalmente selfies, já que a câmera frontal deles é dupla.

Mas, apesar dessa semelhança, o Galaxy A8 leva vantagem por ter suas lentes, tanto as frontais quanto a traseira, com abertura focal menor, o que garante fotos muito mais nítidas, principalmente em ambientes com baixa iluminação.

Galaxy A8 Câmera dupla frontal

É verdade que o Zenfone 5 Selfie é celular com flash frontal, o que dá uma ajudinha extra à noite, e lente de ângulo aberto, que captura mais elementos de uma paisagem, por exemplo, mas ainda assim no contexto geral o Galaxy A8 apresenta resultados superiores.

Vale ressaltar que os dois aparelhos são capazes de filmar em resolução Full HD a 30 frames por segundo, contam com recursos de embelezamento e ainda tiram fotos no Modo Retrato, aquele que desfoca o fundo da foto.

Visual é mais um ponto forte do Galaxy A8

Por falar em beleza, tanto a Asus quanto a Samsung capricharam nesse quesito e não só adotaram materiais premium (vidro e metal) no design dos aparelhos, mas também os disponibilizam em três belas cores diferentes para você escolher.

Apesar do visual ser mais uma questão de gosto, o Galaxy A8 mais uma vez se destaca do Zenfone 5 Selfie por ser mais compacto no tamanho, ter certificação IP68 que protege contra água e poeira, além de ser reforçado com Gorilla Glass 4 contra quedas acidentais.

Galaxy A8 proteção contra água

Na tela, mais um ponto para o A8! O celular da Samsung tem display infinito com bordas curvas e proporção 18,5:9, muito bom para quem curte jogos e assistir a vídeos no celular. Sem falar que ela é do tipo AMOLED, que apresenta cores mais vívidas e ainda economiza mais energia que a IPS do Zenfone 5 Selfie.

Smartphones intermediários sim, mas com diferenças...

Para dar suporte às câmeras e tela, o Zenfone 5 Selfie e Galaxy A8 são smartphones intermediários equipados com 4GB de memória RAM e processador octa-core, um conjunto que dá conta do recado até mesmo para tarefas um pouco mais pesadas.

Contudo, se você é mais exigente e usa bastante o smartphone para jogar ou utilizar muitos aplicativos ao mesmo tempo, a melhor escolha é o Galaxy A8, que tem um chipset mais rápido que o do Zenfone 5 Selfie.

Aliás, no sistema operacional o Galaxy A8 também está à frente e mesmo vindo com o Android 7 (Nougat) instalado de fábrica, já teve a atualização para a versão 8 (Oreo) liberada aqui no Brasil.

Zenfone 5 Selfie conta com bandeja tripla para expandir memória e usar dois chips

Na bateria, o Zenfone 5 Selfie se destaca por ter mais capacidade. Só pra você ter uma ideia, de acordo com a Asus, o dispositivo é capaz de suportar até 4 dias de reprodução de música! Infelizmente só ficou faltando um sistema de carregamento rápido, especificação essa presente no Galaxy A8.

Já no que diz respeito ao armazenamento, ambos smartphones vêm com 64GB de armazenamento interno, mas o Zenfone 5 Selfie leva vantagem por ter uma bandeja de slot triplo que permite adicionar um cartão microSD de até 2TB (vendido separadamente) e utilizar dois chips de operadoras diferentes ao mesmo tempo.

Zenfone 5 Selfie é um celular dual chip

Galaxy A8 oferece mais em recursos extras

Entre ferramentas exclusivas do Galaxy A8 podemos citar, por exemplo, o Dual Messenger; que serve para utilizar duas contas do WhatsApp ao mesmo tempo, o Pasta Segura; um espaço "secreto" para guardar informações importantes e a tela Always On; que exibe informações importantes como notificações, data, hora e até a porcentagem da bateria.

No mais, o A8 e Zenfone 5 Selfie são equipados com reconhecimento facial e leitor biométrico, formas bem seguras para desbloquear o celular. Ah, e diferente de muitos celulares mais atuais, eles contam com entrada para fone de ouvido.

Quem vence, o Zenfone 5 Selfie ou o Galaxy A8?

E o vencedor desse duelo de intermediários é o... Galaxy A8, é claro!

O celular da Samsung pode ser considerado um "Galaxy S8 mais acessível", com muito mais especificações de um top de linha do que o Zenfone 5 Selfie, superando o concorrente em importantes quesitos como o desempenho, qualidade das fotos, tela com bordas curvas, proteção contra água e poeira, além mais recursos extras para você utilizar no dia a dia.

Mas não pense que o Zenfone 5 Selfie é um aparelho ruim, pelo contrário, apesar de não ter vencido na maioria dos quesitos, o celular da Asus se destaca na bateria, armazenamento e é um dos poucos aparelhos com câmera dupla frontal e traseira.

Sem falar que seu preço mais interessante, o que faz toda a diferença para quem quer economizar sem abrir mão de qualidade.

Compare os preços do Zenfone 5 Selfie e do Galaxy A8:

 

Confira o nosso vídeo:

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone