Zoom indica em Celular e Smartphone

Zenfone 5 vs Galaxy S9: fique por dentro das diferenças!

Asus ou Samsung? Compare as fichas técnicas e descubra qual o melhor!

Zenfone 5 vs Galaxy S9
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Entre as principais marcas de celulares no Brasil que sempre trazem boas opções de aparelhos, dos celulares de entrada aos top de linha, estão a Asus e a Samsung. Em 2018, as duas fabricantes lançaram por aqui seus carros-chefes: o Zenfone 5 e o Galaxy S9, respectivamente.

Está interessado em trocar de celular e não sabe qual deles vale mais a pena comprar? Chega de confusão e tire todas as suas dúvidas no comparativo abaixo!

 

Leia também: Os Melhores Celulares com Tela Grande

 

Zenfone 5Z

Asus Zenfone 5

Galaxy S9

Samsung Galaxy S9

Tela 6,2" Full HD+ (2246 x 1080 pixels) Super IPS+ com proporção 19:9 5,8" QHD+ (2960 x 1140 pixels) Super AMOLED com proporção 18,5:9
Processador Octa-core de até 1.8GHz (Qualcomm Snapdragon 636)
Octa-core de até 2.8GHz (Qualcomm Snapdragon 845)
Memória RAM 4GB 4GB
Armazenamento interno 64GB ou 128GB
128GB
Aceita cartão de memória Sim (até 2TB)
Sim (até 400GB)
Conectividade 4G, 3G, Wi-Fi e Bluetooth 5.0 4G, 3G, Wi-Fi e Bluetooth 5.0
Dual chip Sim Sim
Leitor de impressões digitais Sim Sim
Reconhecimento facial Sim Sim
Leitor de íris Não Sim
Rádio FM Sim Não
TV Digital Não Não
Resistência à água e poeira Não Sim (certificação IP68)
Entrada para fones de ouvido Sim Sim
Câmera traseira 12MP (f/1.8) + 8MP (ângulo aberto de 120º) 12MP com abertura de lente variável (f/1.5 a f/2.4)
Câmera frontal 8MP (f/2.0) 8MP (f/1.7)
Filma em 4K (30 fps) 4K (60 fps)
Bateria 3.300 mAh 3.000 mAh
Dimensões (altura x largura x espessura) 15,3cm x 7,56cm x 0,77cm 14,7cm x 6,87cm x 0,85cm
Peso 165g 163g
Sistema operacional de fábrica Android 8 (Oreo) Android 8 (Oreo)

Galaxy S9 tem design mais original e proteção contra água

Começando pela parte visual dos aparelhos, o ponto vai para o Galaxy S9, que tem um design mais original e tela com qualidade superior que a do Zenfone 5.

Não dá pra negar que o S9 tem visual idêntico ao Galaxy S8, porém a Samsung não seguiu a modinha do notch na parte superior da tela, que ganhou fama após o lançamento do iPhone X. Isso sem falar que, para algumas pessoas, a tal "franjinha" atrapalha um pouco na experiência com jogos e vídeos.

Outras características que fazem o Galaxy S9 vencer nesse quesito é ser um celular com resistência à água e poeira, além de ter o chamado display infinito, com bordas curvas e do tipo Super AMOLED, que apresenta um melhor contraste e ainda gasta menos bateria que a IPS do Zenfone 5.

Zenfone 5 Cores

Quer mais bateria e espaço? Vá com o Zenfone 5

Já que falamos em bateria, nesse quesito quem se destaca é o Zenfone 5. O Galaxy S9 até pode ser compatível com carregamento sem fio, mas é o celular da Asus que tende a resistir mais tempo longo da tomada por ter capacidade maior a do Galaxy S9.

Segundo a Asus, o Zenfone 5 é capaz de aguentar até 17 horas de navegação conectado no Wi-Fi, enquanto essa mesma estimativa fica em torno de 14 horas no Galaxy S9, de acordo com a Samsung. Vale ressaltar que os dois celulares são equipados com sistema de carregamento rápido.

E no armazenamento interno, mais um ponto para o Zenfone 5! Ao contrário do Galaxy S9, que tem bandeja híbrida para você escolher entre adicionar um cartão de memória de até 2TB (vendido separadamente), ou um segundo chip, o Asus vem com um compartimento exclusivo para o microSD.

Galaxy S9 é melhor para jogos, mas Zenfone 5 não faz feio

Agora chegamos a um dos assuntos mais importantes e que faz toda a diferença na hora da compra: o hardware! O Asus até tem uma carinha de top de linha por ser muito parecido com o Zenfone 5Z, mas não se deixe levar pelas aparências, pois o Zenfone 5 é um smartphone intermediário.

O processador do Galaxy S9 é mais poderoso que o do Zenfone 5 e indicado para quem curte joguinhos mais pesados que exigem maior processamento gráfico, como Fortnite e PUGB Mobile, por exemplo.

Contudo, se você não um gamer de plantão e seu uso mais intenso é quando escuta música e responde mensagens no WhatsApp ao mesmo tempo, os dois smartphones são capazes de te atender muito bem, já que são equipados com 4GB de memória RAM.

Em relação ao sistema operacional, há um empate. O Galaxy S9 e Zenfone 5 entregam uma experiência semelhante por rodarem o Android 8 (Oreo). Sem falar que eles têm tudo para futuramente serem atualizados para a versão 9 (Pie).

Câmera traseira do Galaxy S9 vale por duas do Zenfone 5!

Deixamos o melhor para o final. A Asus evoluiu bastante em termos de câmeras e o Zenfone 5 apresenta um resultado bem legal para quem postar nas redes sociais, mas ainda assim não é páreo para o Galaxy S9 nesse quesito.

E detalhe: o Galaxy S9 não é um celular de câmera dupla e tem apenas uma lente na traseira, mas que é muito poderosa, sendo capaz de fazer fotos com aquele efeito de fundo desfocado (bokeh) e gravar em resolução 4K a 60 quadros por segundo, um ótimo recurso para captar momentos de ação e ver os movimentos com detalhes.

Não acaba por aí! A câmera traseira do Galaxy S9 tem abertura focal variável, que automaticamente se ajusta para registrar a melhor foto: f/1.5 em locais mais escuros e f/2.4 para ambientes mais claros. Bem legal, né?

Ah, na frontal o S9 também apresenta resultados melhores que o Zenfone 5, principalmente nas selfies tiradas à noite.

Turma da Mônica é uma boa sacada da Asus, mas Samsung fez melhor

Dentre todos os recursos extras, sem dúvida o que mais chama atenção são os emojis em realidade aumentada, que utiliza as vozes, expressões faciais e movimentos da cabeça do usuário e após criados podem ser compartilhados nas redes sociais.

A experiência da funcionalidade é melhor no Galaxy S9, mas, por outro lado, a Asus conseguiu conquistar os corações ao trazer avatares da icônica Turma da Mônica. Ou seja, o desempate nesse quesito fica por conta do que você acha mais importante no seu dia a dia.

O Galaxy S9 tem como destaque o leitor de íris, um método de alta segurança para proteger o seu celular, e atalhos na aba lateral da tela que permitem ter fácil acesso a aplicativos, contatos e notificações. Já o Zenfone 5 é um smartphone com rádio FM e tem um recurso bem legal chamado AI Charging, que vai aprendendo com o seu uso para dar uma estimativa mais certa da duração da bateria.

No mais, tanto o Zenfone 5 quanto Galaxy S9 são celulares dual chip (o Galaxy S9 com entrada híbrida), contam com reconhecimento facial para o desbloqueio da tela e tem várias ferramentas de inteligência artificial que funcionam em conjunto com a câmera para traduzir textos e reconhecer paisagens, por exemplo.

Galaxy S9 Inteligência Artificial

Chega de suspense: vale mais a pena o Zenfone 5 ou Galaxy S9?

E a resposta é... o Galaxy S9!

Não que o Zenfone 5 tenha perdido essa tão fácil, mas o dispositivo da Samsung vence por ter uma câmera excelente e que apesar de não ser dupla, está entre uma das melhores no mercado brasileiro atualmente, tem processador mais potente para jogos, é equipado com leitor de íris para um desbloqueio mais seguro e, além de tudo isso, apresenta resistência contra água e poeira!

O Zenfone 5 tem seus méritos e segue como uma das melhores opções entre os intermediários, principalmente para quem faz questão de um celular com bateria de capacidade maior, câmera dupla e o notch na tela.

Compare os preços do Zenfone 5 e do Galaxy S9:

 

 

Confira o nosso vídeo:

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone