Zenfone 5 vs iPhone 8: qual vale mais a pena?

Compare todas as características do Zenfone 5 e do iPhone 8 e escolha o seu preferido.

Zenfone 5 vs iPhone 8: qual vale mais a pena?
Ricardo BergherEditor(a)

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Com a chegada dos novos iPhones, sempre vale olhar com carinho para as versões mais antigas do celular Apple, que costumam ficar com um preço mais amigável.

Mas, será que mesmo algum tempo após seu lançamento, o iPhone 8 leva a melhor em um embate com o Zenfone 5, o mais novo intermediário premium da Asus? Descubra!

Leia também: Zenfone 5Z vs iPhone 8: qual celular comprar no Brasil?

a partir de:R$ 2.699,00

Produto indisponível

Tela
6,2" Full HD+ (2246 x 1080 pixels) IPS
4,7" Retina HD (1334 x 750 pixels)
Processador
Qualcomm Snapdragon 636 octa-core de até 1,80 GHz
Apple A11 bionic
Memória RAM
4GB
2GB
Armazenamento
64GB e 128GB
64GB ou 256GB
Aceita cartão de memória
Sim, microSD de até 400GB (Entrada híbrida)
Não
Conectividade
4G, 3G, Wi-Fi, Bluetooth 5.0, NFC e USB-C
4G, 3G, Wi-Fi, Bluetooth 5.0, NFC e Porta Lightning
Dual chip
Sim
Sim
Leitor de impressões digitais
Sim
Sim
Reconhecimento facial
Sim
Sim
Proteção contra água e poeira
Não
Sim (IP67)
Rádio FM
Sim
Não
Câmera traseira
12MP (f/1.8) + MP grande angular (f/2.0)
12MP (f/1.8)
Câmera frontal
8MP (f/2.0)
7MP (f/2.2)
Filma em
2160 @ 30fps
2160 @ 30fps
Bateria
3.300 mAh
1.812 mAh
Dimensões (altura x largura x espessura)
153 x 75 x 7,8mm
138 x 67x 7
Peso
165g
148g
Sistema operacional de fábrica
Android 8 Oreo
iOS 11
Ofertas
Ver preços
Produto indisponível

iPhone 8 leva a melhor no desempenho

A Apple não brinca em serviço, e cada uma de suas versões chega para brigar pela preferência entre os modelos avançados. E mesmo que não seja seu processador mais recente, o A11 Bionic do iPhone 8 ainda se destaca pelo alto desempenho e excelente velocidade de trabalho em, basicamente, qualquer aplicativo e jogo pesados do iOS, sistema operacional do modelo.

Nesse ponto, essa versão do Zenfone não teve chance com o intermediário Snapdragon 636, um octa-core de 1,8GHz, embora a memória RAM de 4GB do modelo ofereça bom desempenho em muitas tarefas e aplicativos do sistema operacional Android 8 (Oreo), inclusive em alguns jogos um pouco mais exigentes.

Dual chip e cartão de memória, só no Zenfone 5

Como em modelos anteriores, a Apple não oferece espaço para um segundo chip ou cartão de memória do iPhone 8, mais uma das características clássicas da marca. Assim, sua escolha fica entre as versões de 64GB ou 256GB, sem possibilidade de expansão.

Já a Asus também oferece duas alternativas, com 64GB e 128GB, mas com um slot extra para cartão de memória ou para um segundo chip.

Zenfone 5 tem tela maior e melhor

Com tela IPS grande de 6,2", definição Full HD+ (2246x1080 pixels) e proporção de 19:9 que ocupa quase que toda a parte frontal do aparelho, o Zenfone 5 é uma ótima alternativa de smartphone com tela grande para ver filmes e séries, já que apresenta qualidade de imagem muito boa, principalmente em um modelo intermediário.

Enquanto isso, o iPhone 8 continuou com a tela Retina HD de 4,7", resolução de 1334x750 pixels e tecnologia True Tone, que otimiza a visualização e os níveis de cores e contraste, muito semelhante ao painel do iPhone 7 e do iPhone 6S. Não é ruim, mas pode ser pouco para quem espera pelas vantagens da tela grande.

Visual mais moderno dá vantagem para o Zenfone 5 no design

O Zenfone 5 está bem longe de ter aquela carinha sem graça que costumava aparecer nos modelos intermediários. Ele é um aparelho bem elegante e bem construído, com tela ocupando cerca de 90% de sua parte frontal e estrutura em vidro e metal, com linhas concêntricas na traseira que fazem um efeito de luz característico dos smartphones Asus.

Enquanto isso, o iPhone 8 encerrou o ciclo de celulares Apple com linhas mais arredondadas e tela de 4.7", que acompanhava a marca desde 2014. Claro, o iPhone 8 é um celular bem bonito e a traseira de vidro deu um "up" no visual, garantindo compatibilidade com o carregamento sem fio, mas ele fica para trás nesse quesito.

Bateria e conexões do Zenfone 5 são mais amigáveis

A dificuldade de conexões compatíveis com os iPhones é um dos pontos que afastam alguns usuários de smartphones Android. Afinal, suas conexões com cabo são todas feitas na exclusiva porta Lightning, responsável pela conexão com o carregador da bateria, com PCs e notebooks e com fone de ouvidos, já que os novos iPhones não têm entrada 3.5mm.

Então a conexão USB Tipo-C do Zenfone 5 é uma alternativa bem mais acessível, já disponível em muitos notebooks, por exemplo. Ah, e você também pode usar qualquer fone na entrada padrão 3.5mm.

O smartphone Asus também ganha pontos com a bateria de 3.300mAh, contra os 1.821 mAh do iPhone 8. E o carregamento sem fio? Bem, isso só é vantagem para quem pode investir no AirPower ou em uma base Qi compatível.

Propostas diferentes nas câmeras do iPhone 8 e Zenfone 5

Se o seu critério de escolha era o melhor celular bom para fotos, chegamos em um impasse, já que os dois se saem muito bem nos cliques.

Em um primeiro momento, parece até que o Zenfone 5 sai na frente com a câmera dupla de 12MP + 8MP (f/1.8), com modo Retrato, bom resultado em ambientes pouco iluminados ou fotos noturnas e no uso da inteligência artificial que identifica até 16 tipos de cenas diferentes e realiza ajustes automáticos nas imagens, que ficam mais avançados conforme você usa o recurso.

A câmera secundária de 8MP também é uma boa opção para quem curte fotografar cenários mais amplos ou muita gente ao mesmo tempo, e graças ao ângulo mais aberto, você consegue fazer bons cliques nessa situação.

Mas a câmera do iPhone sempre foi um dos pontos fortes da marca e, com 12MP, abertura de f/1.8 e flash principal com quatro LEDs, e o iPhone leva a melhor quando o assunto é qualidade de imagem, com cores bem realistas e fotos mais nítidas e detalhadas.

O mesmo vale para sua câmera frontal de 7MP e f/2.2, que trabalha bem em diferentes condições e tem resultados melhores que a câmera do Zenfone 5, com 8MP e f/2.0.

Ambos fazem vídeos em 4K a 30 FPS (quadros por segundo), com vantagem para a estabilização óptica do iPhone 8.

O iPhone 8 leva a melhor por aqui, mas o Zenfone 5 também tem ótimos resultados, especialmente para um celular intermediário.

Quem vence, o iPhone 8 ou Zenfone 5?

Esse é um daqueles casos em que a prioridade define qual smartphone comprar.

O iPhone 8 ainda pede um investimento mais alto, válido para quem vai rodar jogos ou programas pesados e quer foco no desempenho, além dos bons recursos de câmera e da navegação clássica do iOS.

Já o Zenfone é uma boa alternativa para quem não precisa de um poder de processamento dos mais altos, quer gastar um pouco menos e, claro, prefere uma tela maior e com melhor ótima definição de imagem.

Confira as ofertas do Zenfone 5 e iPhone 8:

Confira o nosso vídeo:

Leia também: Zenfone 5 vs iPhone 7: qual smartphone devo comprar?