Zoom indica em Celular e Smartphone

Zenfone 5Z vs Galaxy S9 Plus: briga de gente grande

Tela e câmera têm um papel importante nessa escolha

Zenfone 5Z vs Galaxy S9 Plus
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

A Asus apresentou o Zenfone 5Z como seu top de linha, com direito a tela grande, processador poderoso e muita Inteligência Artificial.

Mas será que ele é páreo para o Galaxy S9 Plus, um dos modelos mais avançados da Samsung com tela infinita, alto desempenho e câmera dupla?

Fizemos um comparativo detalhado entre os dois modelos para você escolher o seu preferido: Zenfone 5Z ou Galaxy S9 Plus.


Leia também: Os Melhores Celulares para Fotos

 

Zenfone 5Z

Zenfone 5Z

Galaxy S9 Plus

Galaxy S9 Plus

Tela 6,2 polegadas Full HD+ (2246 x 1080 pixels) Super IPS+ com proporção 19:9 6,2 polegadas Quad HD+ (2960 x 1440 pixels) Super AMOLED com proporção 18,5:9
Processador Qualcomm Snapdragon 845 octa-core de até 2,8 GHz Qualcomm Snapdragon 845 octa-core de até 2,8 GHz
Memória RAM 4GB, 6GB ou 8GB 6GB
Armazenamento 64GB, 128GB ou 256GB 128GB
Aceita cartão de memória Sim, microSD de até 2TB Sim, microSD de até 400GB
Conectividade 4G, 3G, Wi-Fi, Bluetooth 5.0 NFC e USB Tipo-C 4G, 3G, Wi-Fi, Bluetooth 5.0 NFC e USB Tipo-C
Dual chip Sim Sim
Leitor de impressões digitais Sim Sim
Reconhecimento facial Sim Sim
Proteção contra água e poeira Não Sim (IP68)
Câmera traseira 12MP (f/1.8)+ 8MP grande angular (f/2.0) Grande angular de 12MP (abertura variável f/1.5 a f/2.4) + teleobjetiva de 12MP (f/2.4)
Câmera frontal 8MP (f/2.0) 8MP (f/1.7)
Filma em 4K 4K Super Slow Motion (960fps) em HD (720p)
Bateria 3.300 mAh 3.500 mAh
Dimensões (altura x largura x espessura) 153 x 75,6 x 7,7 mm 158 x 73,8 x 8,5 mm
Peso 165 gramas 189 gramas
Sistema operacional de fábrica Android 8.1 (Oreo) Android 8 (Oreo)

Tela infinita do Galaxy S9 Plus não deixa espaço para dúvidas

Galaxy S9 Plus Tela

Quem quer comprar um celular com excelente imersão em filmes e jogos, não precisa pensar duas vezes: o Galaxy S9 Plus é a melhor alternativa.

Para começar, o celular Samsung tem tela infinita, aquela que invade as bordas laterais do aparelho, não deixando nem uma bordinha para contar história. A altíssima resolução Quad HD+, com 2960x1440 pixels, também é outra forte vantagem, com excelente resultado de cores, brilho, contraste e detalhes.

Para acompanhar o alto nível das imagens, o Samsung Galaxy S9 Plus tem sistema de som desenvolvido pela AKG que simula efeito 360º, oferecendo uma experiência de áudio e vídeo completa.

Com o mesmo tamanho de tela, de 6,2", a resolução do Zenfone 5Z é a Full HD+, menor que a do concorrente. Ah, as bordas são bem fininhas, mas estão lá. O conjunto está longe de ser ruim, mas não teve como brigar com o S9 Plus.

Alto desempenho é ponto forte dos dois modelos

Zenfone 5Z Desempenho

A Samsung e a Asus escolheram o mesmo processador para seus tops de linha, o Qualcomm Snapdragon 845, um octa-core poderoso de até 2,8GHz.

O Zenfone 5Z oferece diferentes alternativas de memória RAM (4GB, 6GB ou 8GB) e armazenamento (64GB, 128GB ou 256GB), variando no desempenho de um intermediário premium a um modelo avançado.

Já o Galaxy S9 Plus tem versão única de 6GB de RAM com 128GB de armazenamento, configuração indiscutível de um top de linha, capaz de oferecer velocidade de trabalho até em tarefas e jogos pesados.

Assim, se você optar por uma das versões de maior RAM do Zenfone 5Z ou pelo Galaxy S9 Plus, desempenho não vai ser um problema.

Em tempo, todos eles têm entrada para cartão de memória e dual chip.

Galaxy S9 Plus tem a melhor câmera dupla

Galaxy S9 Plus Câmera

A câmera dupla virou praticamente uma obrigação nos smartphones avançados, e a Asus e a Samsung sabem muito bem disso, já que o recurso está presente nos dois modelos.

Mas, em uma análise mais detalhada, o Galaxy S9 Plus se sai melhor. O modelo conta com duas lentes de 12MP, uma teleobjetiva com abertura de f/2.4 e uma grande angular com abertura variável que pode ir de f/1.5 a f/2.4. Isso quer dizer que a câmera se adapta para lidar com fotos noturnas e locais pouco iluminados (com abertura de f/1.5) ou para fazer fotos cheias de cores e detalhes em espaços mais claros.

Outros recursos de câmera do Galaxy S9 incluem vídeos em 4K e Super Câmera Lenta, estabilização óptica de imagem e edição com músicas, GIFs e adesivos.

Sua câmera frontal tem 8MP e boa abertura de f/1.7, também com resultados bem legais nas selfies em pouca luz.

Do outro lado, a câmera dupla do Zenfone 5Z, formada por uma lente de 12MP (f/1.8) e uma lente secundária com ângulo aberto de 8MP que foca no uso da inteligência artificial, capaz de reconhecer até 16 tipos de cenário e fazer os ajustes automáticos necessários em cada um deles.

Já a câmera frontal ficou com os mesmos 8MP, mas com abertura f/2.0. Ah, você também pode fazer vídeos em 4K.

Reconhecimento facial nos Zenimojis e Myemojis

Galaxy S9 Plus Emojis

Assim como na câmera dupla, o Zenfone 5Z e Galaxy S9 Plus têm outro recurso em comum: o reconhecimento facial. Mais usado para o desbloqueio dos aparelhos, eles também funcionam na criação de avatares animados personalizados, os ZeniMojis da Asus e os MyEmojis da Samsung, que podem ser usados em conversas online.

Claro que isso não é um poto decisivo, mas, vale notar que a tecnologia da Samsung nesse recurso é um pouquinho mais avançada, deixando os MyEojis com visual mais legal.

Zenfone 5Z e a inteligência artificial

Zenfone 5Z IA

Como estamos falando de recursos extras, não podemos esquecer de algumas aplicações da Inteligência Artificial do Zenfone 5Z, que vão além das câmeras e atuam em outros pontos bem importantes, como no desempenho, ao concentrar forças naquelas tarefas que exigem mais potência, e na bateria, ao reconhecer padrões de gasto e recarga, otimizando o funcionamento para deixar o aparelho ligado até o fim do dia.

Empate na duração de bateria do Zenfone 5Z e do Galaxy S9 Plus

O Galaxy S9 Plus tem capacidade de 3.500mAh, número maior do que os 3.300mAh do Zenfone 5Z. Mas considerando que a tela de maior resolução exige mais energia, o resultado final tende a ser o mesmo, com dois modelos que aguentam até o fim do dia com utilização moderada, ou seja, sem longas horas de reprodução de vídeo ou jogos.

Vale destacar que ambos têm a vantagem do sistema de carregamento rápido, ou seja, podem aguentar mais tempo ligados após pouco tempo na tomada.

Segundo a Asus, o Zenfone 5Z recupera 60% da carga após 38 minutos na tomada, enquanto o Galaxy S9 Plus garante cerca de 76% após em uma hora de carga, além de ser compatível com sistemas de carregamento sem fio.

E temos um vencedor... o Galaxy S9 Plus!

Não resta dúvidas de que o Zenfone 5Z é uma ótima alternativa de smartphone, com bom desempenho em jogos e apps pesados, principalmente nas versões mais avançadas, câmeras de qualidade e uma tela bonita que vai exibir bem seus filmes e games.

Mas em uma análise geral, ele não consegue bater as vantagens do Samsung Galaxy S9 Plus, que além de garantir a mesma boa performance em tarefas pesadas, ganha muitos pontos com a tela infinita de excelente qualidade de imagem, com os recursos de câmera mais avançados e até com um visual mais elaborado.

Confira as melhores ofertas do Zenfone 5Z e do Galaxy S9 Plus:




Confira o nosso vídeo:


Leia também: Os Melhores Celulares e Smartphones

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone