Zoom indica em Celular e Smartphone

Zenfone 5Z vs iPhone X: qual smartphone vale mais a pena?

Compare as fichas técnicas e descubra qual top de linha é o melhor!

Zenfone 5Z vs iPhone X
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Equipados com tela de proporção 19:9 com o famoso notch, aquela "franja" na parte de cima que abriga a câmera frontal e alguns sensores, e câmera traseira dupla, o Zenfone 5Z e iPhone X podem confundir ao serem colocados lado a lado.

Mas, apesar das semelhanças, os dois celulares têm muito mais pontos diferentes do que em comum. Quer saber qual deles é o melhor para você comprar? Compare as fichas técnicas abaixo!

 

Leia também: Os Melhores Smartphones Top de Linha

 

Zenfone 5Z

Asus Zenfone 5Z

iPhone X

Apple iPhone X

Tela 6,2" Full HD+ (2246 x 1080 pixels) Super IPS+ com proporção 19:9 5,8" Super Retina (2436 x 1125 pixels) OLED com proporção 19:9
Processador Octa-core de até 2.8GHz (Qualcomm Snapdragon 845) Hexa-core de 64 bits (Apple A11 Bionic)
Memória RAM 4GB, 6GB ou 8GB 3GB
Armazenamento interno 64GB, 128GB ou 256GB 64GB ou 256GB
Aceita cartão de memória Sim (até 2TB)
Não
Conectividade 4G, 3G, Wi-Fi e Bluetooth 5.0 4G, 3G, Wi-Fi e Bluetooth 5.0
Dual chip Sim Não
Leitor de impressões digitais Sim Não
Reconhecimento facial Sim Sim
Rádio FM Sim Não
TV Digital Não Não
Resistência à água e poeira Não Sim
Entrada para fones de ouvido Sim Não
Câmera traseira 12MP (f/1.8) + 8MP (ângulo aberto de 120º) 12MP (f/1.8) + 12MP (f/2.4)
Câmera frontal 8MP (f/2.0) 7MP (f/2.2)
Filma em 4K (30 fps) 4K (60 fps)
Bateria 3.300 mAh 2.716 mAh
Dimensões (altura x largura x espessura) 15,3cm x 7,56cm x 0,77cm 14,3cm x 7,09cm x 0,77cm
Peso 165g 174g
Sistema operacional de fábrica Android 8 (Oreo) iOS 11

iPhone X tem tela OLED e proteção contra água e poeira

Não tínhamos como deixar de começar pelo que logo de cara mais chama a atenção nos aparelhos: a tela! Tanto o Zenfone 5Z quanto o iPhone X contam com display de proporção 19:9, que tem o notch na tela e contam com um ótimo aproveitamento, principalmente para quem gosta de jogar e assistir a vídeos.

A diferença, no entanto, fica por conta das tecnologias adotas. A tela do iPhone X se destaca por ser do tipo OLED, utilizada em televisores da LG e que apresenta maior contraste e cores realísticas que a do Zenfone 5Z.

Ainda falando do visual, não há como negar que a Asus e Apple capricharam nesse quesito, adotando bordas finas e materiais premium como metal, aço inoxidável e vidro para o corpo dos aparelhos. Contudo, o iPhone leva vantagem por ser resistente à água e poeira (certificação IP67).

Semelhantes por fora, mas diferentes por dentro...

Agora partindo para dentro dos smartphones encontramos ainda mais diferenças. A começar que o Zenfone 5Z roda o Android, enquanto o iPhone X o iOS. Ou seja, o desempate aqui é mais pelo seu gosto: o sistema operacional do robozinho verde permite muito mais personalizações, enquanto o software da maçã é mais intuitivo e organizado.

Em relação ao desempenho de forma geral, um empate. O Zenfone 5Z e iPhone X são celulares top de linha, sendo capazes de rodar jogos mais pesados como Fortnite, abrir vários aplicativos ao mesmo tempo enquanto você escuta música e responde aos amigos nas redes sociais sem problemas com possíveis travamentos.

Especificações parecidas nas câmeras, mas iPhone X entrega melhor experiência

Não há como negar que ao longo de suas cinco gerações a linha Zenfone evoluiu muito em vários quesitos, incluindo as câmeras. Mas, ainda assim, o Zenfone 5Z fica devendo ao iPhone X.

Beleza, os dois são smartphones com câmera dupla com uma lente dedicada para você poder tirar fotos no modo retrato (aquele com fundo desfocado) e ainda contam com estabilização óptica para que as imagens não saiam tremidas, porém na qualidade e experiência geral o iPhone X entrega bem mais.

Se você pensa, por exemplo, em gravar muitos vídeos para o seu canal do YouTube ou ter aquele perfil do Instagram mais conceitual, a melhor opção é o iPhone X que, inclusive, é capaz de gravar em resolução 4K a incríveis 60 quadros por segundo!

Câmera do iPhone X

Mas se esse não é - sem trocadilhos - o seu foco e quer um celular para tirar fotos mais casuais e com os ajustes sempre no automático, pode optar sem problemas pelo Zenfone 5Z.

Ah, e não podemos mencionar os efeitos animados que transformam o rosto em avatares, chamados de Animojis no iPhone X e ZeniMojis no Zenfone 5Z. Apesar da Asus ter tido a grande sacada de trazer os personagens da Turma da Mônica, enquanto na Apple temos que se contentar com figuras como panda, gato ou robô, a experiência é mais fluída no iPhone.

Zenfone 5Z é mais completo em recursos extras para o dia a dia

Finalmente um ponto para o Zenfone 5Z! Para quem curte voltar do trabalho escutando as notícias do dia ou do trânsito, o aparelho da Asus é equipado com rádio FM e ainda conta com um detalhe que o iPhone X não tem: a entrada de áudio 3,5mm para você conectar fone de ouvido com cabo sem problemas.

Pensa que acabou? O Zenfone 5Z é também um celular dual chip, aceita cartão de memória e tem leitor biométrico localizado na parte traseira para não só desbloquear o dispositivo com segurança, mas também efetuar pagamentos móveis através do Google Pay.

E por falar em desbloqueio, o Zenfone 5Z e o iPhone X são equipados com desbloqueio facial, um método rápido e simples para destravar a tela.

No armazenamento e bateria, mais uma vitória para o Zenfone 5Z

Por fim, não podemos deixar de falar mais um pouco sobre o armazenamento e, também, a bateria. O Zenfone 5Z conta com um compartimento dedicado para adicionar cartão de memória de até 2TB, enquanto o iPhone X não tem.

Além disso, se você é uma pessoa que não costuma utilizar aplicativos como o Google Drive ou iCloud para guardar fotos, vídeos, músicas e outros arquivos na nuvem, o Zenfone 5Z é comercializado em três opções, que além de ter mais memória RAM (que influi em um desempenho melhor nas tarefas), também contam com maior espaço interno.

Tela do Zenfone 5Z

Na bateria o Zenfone 5Z também sai na frente e, segundo a Asus, tem mais autonomia e suporta até 14 horas de navegação na internet, enquanto o iPhone X, de acordo com a Apple, aguenta 12 horas.

Apesar de ficar na desvantagem em relação a bateria, o iPhone X é compatível com carregadores sem fios no padrão Qi (vendido separadamente) por ter a traseira de vidro. No mais, os dois contam com o sistema de carregamento rápido, ideal para aqueles dias em que você vai ficar bastante tempo longe da tomada.

Mas então, qual comprar: Zenfone 5Z ou iPhone X?

A resposta para a pergunta que não quer calar é: já que é para tirar o escorpião do bolso, vale mais a pena investir no iPhone X! O smartphone da Apple tem uma tela de altíssima qualidade, é resistente à água e poeira, as câmeras tiram ótimas fotos e ainda gravam em 4K a 60 fps e ainda tem garantia de atualização para as próximas versões do iOS.

E uma dica importante: se futuramente você quiser vende-lo para comprar um dos novos iPhones de 2018, o retorno do dinheiro investido é mais certo.

Mas se você curte mais o Android e quer um celular com notch, desempenho de top de linha, dual chip, bateria com boa autonomia para o uso diário e com possibilidade de expansão do armazenamento interno, pode ir sem medo no Zenfone 5Z!

Compare os preços do Zenfone 5Z e do iPhone X:

 

 

 

 

Confira o nosso vídeo:

Leia também:

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone