Zoom indica em Celular e Smartphone

Zenfone Go x Zenfone 5: o que mudou?

Fique por dentro das diferenças entre o Zenfone Go e o Zenfone 5.

Zenfone Go ou Zenfone 5
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

O Asus Zenfone 5 chegou já no segundo semestre de 2014 para brigar com celulares como Moto G e Galaxy Gran Prime. Com o aparelho, a marca deixou muitos clientes satisfeitos, principalmente os que prezam pelo bom custo/benefício.

No ano seguinte, o Zenfone Go chegou para suceder o Zenfone 5. Mas será que ele conseguiu superar o primeiro aparelho? Para saber se o Zenfone Go é melhor que o Zenfone 5, confira o nosso comparativo e escolha o seu smartphone Asus preferido.

 

 

Zenfone Go

Asus Zenfone Go

 

Zenfone 5
Asus Zenfone 5

Tela

5" com resolução HD

5" com resolução HD

Processador

Quad core de 1.3GHz

Dual core de 1.6GHz

Memória RAM

2GB

2GB

Armazenamento

16GB

8GB ou 16GB

Aceita cartão de memória

Sim (até 64GB)

Sim (até 64GB)

Internet

3G e Wi-Fi

3G e Wi-Fi

Dual chip

Sim

Sim

Câmera traseira

8MP

8MP

Filma em

Full HD

Full HD

Câmera frontal

2MP

2MP

Bateria

2.070 mAh

2.110 mAh


Leia também: Moto G 3ª geração vs Zenfone 5: descubra qual se sai melhor

Design renovado no Zenfone Go

A Asus deu uma leve mexida no visual do Zenfone Go, e com isso o aparelho ficou um pouco menor, e também mais leve. O bacana é que agora as bordas da tela são mais finas, mas o display continua com 5 polegadas, assim como no Zenfone 5.

Também foi mantida a resolução HD da tela e a tecnologia IPS, para dar mais brilho e ampliar o ângulo de visão. Sendo assim, tanto o Zenfone 5 quanto o Zenfone Go apresentam uma densidade de 294 pixels por polegada, o que é um bom resultado, apesar de não ser o melhor do mercado.

Maior diferença entre Zenfone 5 e Zenfone Go é mesmo o processador

Olhando rapidamente as especificações do Zenfone Go e do Zenfone 5, uma das poucas diferenças que percebemos é no processamento.

De um lado, temos o Zenfone Go equipado com um MediaTek (MT6580) quad core, com 1,3GHz de velocidade e 2GB de RAM. Do outro, temos o Zenfone 5 com um Intel Atom (Z2560) dual core de 1,6GHz, e os mesmos 2GB de RAM.

Teoricamente, o Zenfone Go é mais potente que o Zenfone 5. Mas, na realidade, o processador da Intel é muito bom, e consegue fazer com que o aparelho rode melhor jogos pesados, por exemplo. Não que o Zenfone Go seja ruim, ou lento, mas quem usa o Zenfone 5 pode sentir a diferença ao trocar de aparelho.

Asus promete o dobro de autonomia de bateria com o Zenfone Go

Aí você deve estar se perguntando: mas por que a Asus foi mexer no processador do Zenfone? Bem, a resposta é simples. Apesar do chip da Intel ser ótimo, ele consome muita energia, e essa vinha sendo uma das maiores críticas dos usuários.

Com a mudança de processador, por exemplo, a Asus garante que o Zenfone Go consegue ficar acordado pelo dobro do tempo que o Zenfone 5, mesmo sua bateria tendo capacidade um pouco menor (2.070 mAh contra 2.110 mAh).

Por falar em bateria, outra boa notícia é que a do Zenfone Go é removível, ao contrário da do Zenfone 5. Então, se você não abre mão de andar com uma bateria sobressalente, o Zenfone Go pode ser a melhor escolha.

Nas câmeras, tudo igual

Câmera Zenfone 5

O Zenfone Go pode decepcionar quem gosta de fazer fotos com o celular. Ok, as imagens feitas com o aparelho não ficam ruins, mas repetir a mesma configuração do seu antecessor pode não ter sido uma boa ideia, já que outros smartphones lançados na mesma época (e na mesma faixa de preço) trazem sensores melhores.

Mas pontos positivos da câmera do Zenfone 5 foram mantidos no Zenfone Go, como a tecnologia Pixel Master, responsável pelas fotos boas mesmo em ambientes mal iluminados, e ainda os diversos modos de disparo, como HDR e Pouca Luz, que também ajudam a fotografar no escuro.

Zenfone Go e Zenfone 5 são dual chip e têm 3G

Uma mudança que também seria muito bem-vinda no Zenfone Go, o acesso à internet por 4G ficou de fora. Então, para se conectar tanto no Zenfone 5 quanto no Zenfone Go, você vai poder usar o Wi-Fi ou o 3G. Ah, e os dois também são smartphones dual chip.

Qual é o melhor, Zenfone 5 ou Zenfone Go?

Dizer que um celular é melhor que o outro é sempre muito relativo, porque a escolha de um aparelho sempre vai depender da necessidade do usuário.

De maneira geral, o Zenfone 5 apresenta um custo/benefício melhor, já que tem preço mais em conta que o Zenfone Go em seu lançamento, e suas especificações são bastante parecidas.

Agora, se você faz muita questão de ter uma bateria que dure mais, e ainda curte a ideia dela ser removível, o Zenfone Go pode ser mesmo a melhor opção. Só não se esqueça de que, pra isso, a Asus precisou sacrificar um pouco o desempenho do aparelho.

E aí, qual dos dois você acha melhor, o Zenfone Go ou o Zenfone 5? Bom, seja lá qual for a sua escolha, aqui no Zoom tem muitos outros produtos esperando que você compare os preços e economize em todas as compras.

Veja preços do Zenfone Go e do Zenfone 5:

 

 

Leia também: Redmi 2 vs Zenfone 5: a disputa de smartphones intermediários

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em celular e smartphone