Entenda antes de comprar em Chuteiras

Chuteiras: qual a diferença entre trava de borracha e trava de alumínio?

Trava de borracha ou trava de alumínio? Descubra qual trava da chuteira é a ideal para você.

Trava de chuteira
por Daniel Passos - Especialista em Esporte e Lazer .

Escolher a chuteira ideal para jogar futebol vai além de cores vibrantes e nomes personalizados. A escolha é fundamental para que a atividade não provoque lesões, desgastes desnecessários e bolhas nos pés.

Campo ou society: escolha a trava de chuteira certa

Se você gosta de jogar bola em campos de grama baixa, média ou artificial, é mais indicado que use chuteiras com trava de borracha. Como esses tipos de solo são mais duros, porque não contêm muita grama para amortecer o impacto entre seus pés, chuteiras mais leves proporcionam maior conforto e menor risco de lesão nos joelhos e tornozelos.

Veja preços de chuteiras

Esses modelos de chuteira para society também permitem maior mobilidade. Como são mais leves, você mantém velocidade e potência do chute. É importante lembrar: as travas de borracha são indicadas para gramados secos, pois na chuva elas perdem aderência e você dificilmente conseguirá se manter em pé quando tiver que diminuir a velocidade.

Mas se o seu jogo costuma acontecer em grama alta, ou molhada, você deve escolher uma chuteira para campo com travas de alumínio, que têm aderência superior à borracha. Porém, exatamente pela alta aderência das travas de alumínio, elas não são indicadas para gramas muito curtas.

A chuteira ideal também pode ajudar na posição que você joga

Sabendo disso, o próximo passo para fazer a melhor escolha é identificar as abreviações características dos modelos de chuteiras disponíveis no mercado. As chuteiras que contam com travas tipo FG (firm ground) são para solo firme, ou seja, de grama baixa. Uma dica legal também é que esse tipo de chuteira pode ser indicado para quem se movimenta mais no jogo, como quem atua no meio-campo ou nas laterais, já que são mais leves e facilitam a corrida.

Já a trava de chuteiras do tipo SG (soft ground) são para solo macio de grama alta ou média, e podem ser ideais para goleiros, zagueiros e atacantes, para dar conta das freadas bruscas e das arrancadas de velocidade.

Finalmente, as chuteiras com solados dos tipos HG (hard ground), MG (multi ground) e AG (artificial ground) podem ser usados em mais de um tipo de campo, ou seja, não comprometem seu desempenho tanto em gramados altos ou artificiais.

Se você quer se destacar e fazer gols nas suas peladas entre amigos, seja criterioso na escolha da sua chuteira. Fazer um consulta prévia com um ortopedista também pode ajudar a evitar lesões e escolher uma chuteira ideal para sua pisada, seu peso e sua idade.

Então, pronto para escolher a sua chuteira? Aproveite que aqui no Zoom tem muitos modelos para você conferir, seja uma chuteira de adulto até uma chuteira infantil. Bom jogo para você!

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em chuteiras