Climatizador de ar branco em frente a uma parede de tijolos brancos

Climatizador quente e frio: dicas para comprar o melhor modelo

Veja como escolher o melhor climatizador quente e frio e confira sugestão de aparelho para comprar

Gabrielle NunesEditora

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Compartilhe:

Um climatizador quente e frio de ar é uma boa opção para manter as temperaturas da sua casa agradáveis o ano inteiro. O aparelho é uma alternativa ao ar-condicionado e ao aquecedor, e está disponível no mercado em modelos de diversas marcas. Para te ajudar a encontrar o aparelho ideal para você, a gente explica como escolher o climatizador de ar de acordo com as suas necessidades. Depois, mostramos uma ótima opção de modelo quente e frio da Philco.

Aproveite para entender as diferenças entre ar-condicionado e climatizador

Como escolher climatizador de ar

A escolha do melhor climatizador de ar para você vai depender de alguns fatores, como tamanho do ambiente, tempo de uso, recursos do aparelho e, é claro, se você busca um climatizador quente e frio ou apenas frio. Por isso, pode parecer difícil encontrar o modelo ideal. Mas não precisa se preocupar: a gente te ajuda a escolher o climatizador de ar certo para a sua casa com base em alguns critérios.

Vazão de ar

Um dos principais critérios na hora de escolher um climatizador é a vazão de ar do aparelho. A vazão é medida em metros cúbicos (m³) e indica a quantidade de ar que será climatizado por hora. Por exemplo, um climatizador com vazão de ar de 200 m³/h irá jogar no ambiente 200 m³ de ar por hora. Ou seja, quanto maior o ambiente, maior deve ser a vazão do climatizador de ar para garantir que ele funcione adequadamente.

Tamanho do reservatório

Outro ponto importante na hora de escolher o modelo ideal para você é o tamanho do reservatório do climatizador de ar. Isso porque a maior parte dos climatizadores usa um reservatório de água para resfriar ou aquecer o ar do ambiente. Se você pretende usar o aparelho por várias horas seguidas, durante a noite, por exemplo, é necessário que esse reservatório seja grande o bastante.

Para 8 horas de funcionamento, o ideal é que o climatizador tenha espaço para pelo menos 5 litros de água. Mas, é claro, isso também depende da vazão do aparelho. Quanto maior for a vazão de ar, maior deve ser o reservatório para que o aparelho funcione a noite inteira.

Voltagem

Esse critério é mais simples, mas igualmente importante. Antes de escolher um modelo, certifique-se de que a voltagem do climatizador de ar é compatível com a voltagem das tomadas da sua casa. É importante checar se o aparelho escolhido funciona com 127V ou 220V para garantir o funcionamento adequado.

Recursos extras

É comum que climatizadores tenham recursos extras, além de aquecer ou resfriar o ar. Alguns deles também funcionam como purificador ou umidificador de ar, por exemplo. Os aparelhos também podem ter controle remoto, para dar mais praticidade, ou indicador do nível de água, facilitando que você saiba a hora de encher o reservatório. Por isso, é importante ficar atento aos recursos do climatizador escolhido para saber se ele tem todas as funções que você precisa.

Tamanho

Por último, é importante ficar atento ao tamanho do climatizador de ar - especialmente se a compra for feita online - para garantir que ele seja adequado ao tamanho disponível para ele na sua casa. Existem climatizadores de tamanhos variados, que se adequam a diferentes tamanhos de cômodos, e podem ser usados no chão ou sobre um móvel, no caso de aparelhos pequenos.

Além disso, se você busca um climatizador portátil, para levá-lo de um cômodo para outro - ou mesmo em viagens - com facilidade, vale a pena procurar um aparelho com rodinhas ou com alça para transporte.

A gente te explica as principais diferenças entre os climatizadores de ar e os ventiladores

Climatizador quente e frio Philco PCL1QF

O climatizador Philco PCL1QF é um aparelho quente e frio que pode ser usado para refrescar ou aquecer o ambiente, dependendo da época do ano. Ele é um modelo 3 em 1 e também funciona como purificador de ar e umidificador, por isso, é muito indicado para quem sofre com as épocas de baixa umidade do ar.

Esse climatizador quente e frio tem reservatório de 4,5 L, três velocidade de ventilação e filtro antibacteriano e antimofo, ajudando a deixar o ar mais limpo. Entre os recursos disponíveis estão o indicador de nível de água, o timer com até oito horas de funcionamento, a função oscilação e o controle remoto com alcance de seis metros, que auxilia na praticidade.

Para conferir mais opções, vem ver nossa lista de melhores climatizadores de ar