Jogos mais jogados do mundo: 10 games populares em todo o planeta
Veja jogos populares no mundo segundo estimativas de número de jogadores mensais
Descobrir qual é o jogo mais jogado do mundo é uma tarefa difícil, pois a maioria das empresas quer conquistar esta posição com jogos populares, mas não costumam revelar números concretos.
Normalmente, apenas são revelados picos de usuários durante eventos, números totais de contas registradas e outros dados que são como comparar maçãs com laranjas.
No entanto, ainda é possível ter uma ideia e montar uma estimativa para tentar descobrir qual o jogo mais jogado do mundo.
O popular jogo Minecraft com certeza entra na lista, não apenas por sua popularidade, mas também por ser muito jogado na China, onde é distribuído gratuitamente. Afinal, a China tem quase 1,4 bilhão de habitantes - para comparação, o Brasil tem 211 milhões.
Games para dispositivos mobile como Pokémon Go e Subway Surfers já foram baixados mais de 1 bilhão de vezes, mas não necessariamente significa que todos os usuários ainda os jogam.
Nesses últimos anos, também é possível ver o fenômeno de popularidade de games Battle Royale como Fortnite e PUBG.
Este gênero costuma exigir o uso de mouses gamer para maior precisão e headsets de boa qualidade para se manter em contato com seu time e escutar sons do jogo, como passos e tiros.
Algo que todos os títulos têm em comum é que não são jogos com grandes requisitos no PC e podem rodar facilmente em notebooks gamer mais em conta.
Ao mesmo tempo, eles também podem apresentar visuais impressionantes em notebooks mais potentes, como é o caso de PlayerUnknown's Battlegrounds.
Qual é o jogo mais jogado do mundo?
Como mencionado, não podemos dizer com exatidão qual é o jogo mais jogado do mundo, mas comparando estimativas de diferentes sites reunimos aqueles que com certeza estão entre os mais jogados. Confira!
Minecraft
O mundo de blocos de Minecraft desde sua primeira aparição em 2009 já era um fenômeno com um modelo de compra incomum, no qual usuários adquiriam o jogo inacabado e teriam direito a todas as atualizações futuras, fator imprescindível para que se tornasse um dos jogos mais vendidos do mundo.
Equipado com noções de sobrevivência, fabricação de itens, esqueletos, zumbis e creepers, o game se tornou uma das maiores aventuras na indústria dos games.
O jogo já chegou a alcançar a meta de 200 milhões de unidades vendidas nas mais diversas plataformas, como PC, Xbox, PlayStation, Switch, Android, iPhone e mais.
Os números são ainda mais impressionantes ao considerar o sucesso do game na China, onde é distribuído gratuitamente e tem mais de 400 milhões de usuários.
PlayerUnknown's Battlegrounds
O precursor do gênero Battle Royale, PlayerUnknown's Battlegrounds (ou apenas PUBG) foi o jogo a popularizar a ideia de jogar 100 pessoas em um grande mapa e sem equipamentos.
Após pousar, os jogadores devem se enfrentar com toda a tensão de não saber onde seus adversários estão ou qual seu equipamento.
O gênero foi criado por Brendan Greene, o "PlayerUnknown", para o game H1Z1, até que ele criou sua própria versão do jogo. Além do PC, você pode jogar PUBG nos consoles. O jogo se tornou gratuito nos consoles, se tornando ainda mais acessível para o público.
No último dia 29, PUBG chegou a mais de 3 milhões de players online somente pela manhã no PC no último dia 29 de abril, enquanto outros jogos, como Dota 2 e Counter-Strike Global Offensive, registravam pico de 704.93 e 581.103 jogadores online
Na China há mais 70 milhões de usuários, porém, lá o jogo é conhecido como "Game for Peace", uma versão com menos violência onde os inimigos não morrem, apenas acenam em sinal de "adeus" ao serem abatidos, como se fosse uma partida de paintball.
Em 2020 ele foi o jogo que mais gerou receita, em um total de US$ 2,6 bilhões.
O número de jogadores cresceu ainda mais quando PUBG se tornou gratuito e uma versão mobile foi lançada.
Roblox
Um pouco fora do mundo dos jogos de tiro violentos, Roblox se tornou uma nova potência entre jogadores jovens.
O game permite que usuários criem suas próprias aventuras e joguem as jornadas criadas por outros em uma relação simbiótica de criação e diversão.
Disponível para PC, Xbox, Android e iPhone, o game já teve picos de até 30 milhões de usuários ativos.
Fortnite
O Battle Royale da Epic é um dos jogos mais populares da indústria, porém a empresa mantém um grande segredo sobre seus números.
Apesar de ser do mesmo gênero de PUBG, em Fortnite a competição é mais leve, um pouco menos séria e menos violenta.
Para completar, há elementos de construção e muitos eventos crossover que trazem personagens de franquias como Marvel, God of War, Halo, Star Wars, Street Fighter e mais.
Em 2023, o jogo atingiu seu pico de usuários com cerca de 83 milhões de jogadores ativos mensais em 31 de dezembro.
League of Legends
O clássico game que se popularizou no gênero MOBA continua como um dos mais populares até hoje.
Em League of Legends, times de jogadores escolhem heróis e enfrentam não apenas o time adversário mas também obstáculos para completar objetivos e ficar cada vez mais fortes para eliminar seus inimigos.
O game tem uma estimativa de aproximadamente 130 milhões de jogadores mensais.
Counter-Strike 2
Parte de uma saga de jogos de first person shooter (FPS), Counter-Strike se mantém firme no mercado mesmo depois de quase dez anos.
Segundo o SteamDB, o jogo alcançou um pico de jogadores online, com mais de 1,8 milhão de usuários, em maio de 2023.
Mesmo com inúmeras críticas por parte da comunidade devido à transição de CS:GO para CS:2, o jogo tem crescimento constante, atingindo média de 12 milhões de jogadores diários em janeiro de 2024, sendo o jogo mais acessado no Steam no período.
Apex Legends
Mais um título do gênero Battle Royale, Apex Legends conta com jogabilidade envolvente num mundo de heróis e heroínas com diferentes habilidades, alto nível de produção e um modelo de negócios free-to-play,
O número de jogadores mensais ativos desse game chegou a alcançar 64 milhões de usuários.
- Quer saber mais sobre consoles e games? Comece conferindo os rumores sobre o Xbox Pro, o que sabemos sobre o PS5 Pro e boatos sobre o Nintendo Switch 2!
Genshin Impact
Esse jogo combina um mundo aberto a ser explorado no estilo Zelda, mecânica de RPG e narrativa no estilo de animes, além de ser gratuito! Assim, o sucesso de Genshin Impact era quase inevitável, atingindo um público bem amplo.
O jogo conta com mais de 60 milhões de jogadores ativos mensalmente.
Rocket League
A imprevisibilidade do enredo de Rocket League acabou trabalhando a favor do jogo. Nele, o usuário joga futebol com carros, podendo personalizar seus veículos, disputar com amigos e muito mais.
O jogo chegou a 90 milhões de usuários ativos nos últimos 30 dias, segundo a página activeplayers.io.
Call of Duty Warzone
Sendo um spin-off Battle Royale da franquia Call of Duty, Warzone já tinha tudo a seu favor, então ser lançado gratuitamente só confirmou o sucesso do jogo.
A história de CoD Warzone está entrelaçada com as narrativas sazonais de Modern Warfare, Black Ops Cold War e Vanguard.
A Activision reportou um total de 92 milhões de usuários ativos mensais no segundo trimestre de 2023.
Quer ficar por dentro do mundo dos games? Confira nossos artigos relacionados! Temos indicações dos melhores consoles para 2024, códigos atualizados para GTA V e tudo o que se sabe sobre GTA 6.
Produtos para aproveitar esses jogos populares
Headset Gamer
Esse headset gamer também é uma opção econômica para quem quer aproveitar os jogos populares, mas não quer gastar tanto. O JBL Quantum 100 é cabeado e traz microfone removível, além de ajuste para a cabeça.
Sua potência máxima de som é 20mW e, por cobrir toda a região das orelhas, você conseguirá afastar barulhos externos.
Essas almofadas são revestidas em couro PU macio e o headset é compatível com computadores, celulares e todos os principais consoles da atualidade.
Mouse gamer
O Redragon Cobra é recomendado para todos os tipos de jogos, já que tem sensor PIXART que alcança até 10.000 DPI. Isso significa que você pode escolher um cursor mais rápido com mais DPI ou mais preciso com menos DPI.
Ele tem sete botões configuráveis, sendo dois laterais. O Redragon Cobra permite criar macros e salvar os perfis na memória interna do mouse.
A iluminação RGB também é ajustável por meio do software da marca. É um mouse gamer com fio trançado para ser mais resistente e conta com conexão USB.
Teclado Gamer
O teclado Gamer Mecânico sem fio G915 Lightspeed da Logitech é uma boa forma de dar uma melhorada na sua experiência com os jogos mais populares. É um aparelho fino, leve e resistente, com tempo de resposta de apenas 1ms mesmo sendo sem fio.
Com teclas personalizáveis e iluminação RGB colorida, é um teclado de alta performance e com autonomia de até 30 horas, segundo a fabricante. Se você quer investir num ótimo teclado gamer, esse Logitech é uma boa pedida.