Vários personagens de Pokémon New Snap em fotos

Melhores jogos de Pokémon: 14 games de diversas plataformas

Que tal comemorar os 25 anos dos jogos de Pokémon com alguns dos melhores títulos dessa amada franquia?

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 11 min. de leitura.

Compartilhe:

Os jogos de Pokémon marcaram gerações. Desde o lançamento do primeiro game em 1996, a série evoluiu, assim como os próprios pokémon. São sequências para o console, spin-offs de jogos de Pokémon para PC, jogo do Pokémon de cartas colecionáveis (TCG), temporadas de anime e até filmes live-action.

De crianças a adultos, muitos já se divertiram com Pokémon, jogos e animes, ao longo dos anos. Para celebrar os 25 anos de Pokémon, selecionamos 14 jogos de Pokémon, das plataformas e gerações mais novas e elaboradas até as mais antigas e nostálgicas. Tudo para você conhecer novas regiões ou relembrar a sensação do início da jornada como treinador Pokémon.

Pokémon UNITE

Batalha entre mostrinhos em Pokémon UNITE
Pokémon UNITE chegou para renovar a franquia trazendo um jogo do gênero MOBA (Foto: Divulgação/Nintendo)

Pokémon UNITE era um dos jogos de Pokémon mais aguardados para comemorar os 25 anos da franquia em 2021. Sua proposta é bem diferente dos jogos de Pokémon principais. Em vez de seguir o estilo de RPG típico dos jogos de Pokémon, o Pokémon UNITE é um MOBA (arena de batalha de multijogador online). Assim, ele é um dos jogos de Pokémon online para você jogar com amigos.

No Pokémon UNITE, dois times com cinco jogadores cada se enfrentam. Cada jogador controla um pokémon e deve trabalhar em equipe para derrotar pokémon selvagens e capturar os pontos de controle. O jogo foi lançado em julho de 2021 e até o momento a seleção de pokémon jogáveis é bem limitada. Mas podemos esperar que novos sejam adicionados com o tempo.

Pokémon UNITE é um jogo gratuito disponível para o Nintendo Switch e, futuramente, para smartphones Android e iOS. Ele também terá crossplay e jogadores de todas as plataformas se enfrentarão nas mesmas partidas.

New Pokémon Snap

Monstrinhos saindo de fotos em New Pokémon Snap
No New Pokémon Snap o seu desafio é conseguir as melhores fotos dos pokémons selvagens (Foto: Divulgação/Nintendo)

O New Pokémon Snap é a nova versão do jogo de 1999 que traz uma forma alternativa de “capturar” os monstrinhos. Em vez de enfrentá-los, como em outros jogos de Pokémon, você deve fotografá-los. Aqui, você é um fotógrafo que se aventura no terreno dos pokémons para tirar fotos deles em seu habitat.

Quanto melhor forem as fotos, mais pontos você ganha, e as fotos ainda são usadas para montar seu Photodex. Assim, você precisa não só fazer boas fotos, mas também ficar de olhos abertos para encontrar novos pokémon.

New Pokémon Snap é um jogo bem tranquilo e ótimo para relaxar. É uma aventura bem imersiva em um ambiente em três dimensões em ótima qualidade. O comportamento dos pokémon os tornam ainda mais adoráveis do que o costume.

O New Pokémon Snap está disponível para Nintendo Switch. Confira ofertas para o New Pokémon Snap no site.

Pokémon Sword e Shield

Novos títulos na franquia principal de jogos de Pokémon costumam significar novas regiões e novos pokémon. Com os jogos de Pokémon Sword e Shield, de 2019, não foi diferente. A nova dupla de jogo do Pokémon introduziu a oitava geração e levou o número de pokémon da Pokédex para 898. Como sempre, a nova geração trouxe novos iniciais: Grookey (grama), Scorbunny (fogo) e Sobble (água).

Pokémon Sword e Shield se passa em uma nova região, Galar, que foi inspirada no Reino Unido. Já os principais pokémon lendários, que dão nome ao jogo, são Zacian (no Sword) e Zamazenta (no Shield). Uma novidade do Sword and Shield é que os pokémon podem usar o Dynamax ou Gigantamax para ficarem gigantes temporariamente no meio do campo de batalha.

Pokémon Sword e Shield estão disponíveis para Nintendo Switch. Os jogos ainda têm DLC e passe de expansão.

Pokémon Let's Go, Pikachu! e Let's Go, Eevee!

Os jogos de Pokémon Let's Go, Pikachu! e Let's Go, Eevee! foram lançados em 2018 como um remake do Pokémon Yellow de 1998. Assim como o original, nesse jogo do Pokémon o seu personagem explora a região de Kanto com um pokémon ao seu lado fora da pokébola. Apenas os 151 pokémon originais aparecem no jogo. Mas, para trazer mais variedade, eles podem ter a Mega Evolução ou a forma Alola, ambos mecanismos que surgiram em jogos mais recentes.

A ligação entre Pokémon Let's Go, Pikachu! e Let's Go, Eevee! e o popular jogo de celular Pokémon Go não ficam só no nome. Em ambos os jogos, você não enfrenta os pokémon para capturá-los, apenas usa técnicas para jogar a pokébola e capturá-los direto. Eles também ficam visíveis no ambiente enquanto você anda. Além disso, você pode transferir pokémon da primeira geração do Pokémon Go para Pokémon Let’s Go.

O jogo é controlado com um Joy-Con e pode jogar com um amigo no mesmo Switch. Adicionalmente, você pode usar o Poké Ball Plus, um controle em forma de pokébola que deixa a experiência mais imersiva. As novas jogabilidades foram bastante elogiadas pela crítica e pelos fãs e o jogo entrou na nossa lista de melhores jogos do Nintendo Switch em 2021.

Let's Go, Pikachu! e Let's Go, Eevee! estão disponíveis para o Nintendo Switch.

Pokémon Sun e Moon

Em 2016, os jogos Pokémon Sun e Moon foram os responsáveis por introduzir a região de Alola e a sétima geração de pokémon. A região de Alola foi inspirada no Havaí. Seus ginásios, cidades e rotas de exploração são divididos entre ilhas e o jogador usa um barco para viajar. Os pokemón iniciais para os treinadores de Alola são Rowlet (grama e voador), Litten (fogo) e Popplio (água). Os principais pokémon lendários da região são Solgaleo e Lunala.

Sun e Moon foram os primeiros jogos de Pokémon a ter pokémon regionais, neste caso, as formas Alola. Em Alola, certos pokémons da primeira geração ganharam mudanças na aparência e nos seus tipos por causa do clima diferente. Para as batalhas, Sun e Moon tem os Z-moves, ataques especiais que podem ser usados uma vez por combate.

Pokémon Sun e Moon estão disponíveis para o Nintendo 3DS.

Pokémon GO

Pessoa tentando capturar monstrinho em Pokémon Go
O Pokémon GO mistura jogo de celular com aventura no mundo real (Foto: Divulgação/Niantic)

Os jogos de Pokémon em geral já são bem populares. Mas poucos se tornam uma febre tão grande quanto Pokémon GO. O jogo de 2016 chamou atenção desde o beta por causa do uso de realidade aumentada para colocar os amados monstrinhos no nosso mundo real pela câmera do celular. Foram registrados 100 milhões de downloads desse jogo em apenas um mês após o lançamento.

Com um sistema que coloca pokémon, pokéstops e ginásios nas nossas ruas, o Pokémon GO se destaca também por incentivar atividade física e passeio ao ar livre. Inicialmente apenas os pokémon de primeira geração estavam disponíveis, mas a Niantic continuamente inclui pokémon de gerações mais novas no jogo. Como um dos jogos de pokémon online, eventos e missões surgem de tempos em tempos para manter o jogo interessante e ativo até hoje.

O Pokémon GO é gratuito e está disponível para celulares Android na Play Store e iOS na App Store.

Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire

Os jogos Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire são remakes de 2014 dos jogos de Pokémon Ruby e Sapphire, lançados originalmente em 2002 para o Game Boy Advance. Por serem versões de um jogo mais antigo, os pokémon que aparecem no jogo se limitam à terceira geração. Esses jogos de Pokémon se passam em Hoenn e os iniciais são Treecko (grama), Torchic (fogo) e Mudkip (água).

Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire trouxe novidades em relação ao original. Os gráficos ganharam três dimensões e as animações mais qualidade. Uso ilimitado de TMs, batalhas triplas, Mega Evolução e o Super Treinamento são recursos de outras gerações que o Omega Ruby e Alpha Sapphire adotaram.

Os lendários Groudon e Kyogre ganharam uma transformação chamada Primal Reversion. O treinador pode usar Latios ou Latias para voar por Hoenn com estilo.

Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire estão disponíveis para o Nintendo 3DS.

Pokémon X e Y

Os jogos de Pokémon X e Y fazem parte da franquia principal e inauguraram a sexta geração de pokémon em 2013. A região de Kalos, inspirada na França, trouxe três novos inciais: Chespin (grama), Fennekin (fogo) e Froakie (água). Os principais lendários desses jogos de Pokémon são Xerneas e Yveltal.

Pokémon X e Y trouxe inúmeras novidades. Foi nele que surgiu pela primeira vez o tipo Fada, 14 anos depois da última adição aos tipos. Foi o primeiro jogo a ter customização de personagem e a usar gráficos 3D poligonal, uma escolha ótima já que foram os primeiros jogos de Pokémon para o Nintendo 3DS. Na jogabilidade, o Pokémon X e Y apresentou as Mega Evoluções, que passaram a ser usadas em jogos seguintes.

Pokémon X e Y estão disponíveis para o Nintendo 3DS.

Pokémon Black e White

Reshiram e Zekrom em Pokémon Black e White
Em Pokémon Black e White, o jogador explora a região de Unova(Foto: Divulgação/Nintendo)

Os jogos de Pokémon Black e White, lançados em 2010, se destacam pela quantidade de novos pokémons em uma nova geração. A quinta geração teve 156 novas entradas no Pokédex, mais do que o antigo recorde de 151 pokémon do jogo original. Os iniciais são Snivy (grama), Tepig (fogo) e Oshawott (água). Os pokémon lendários que estão na capa dos jogos são Reshiram e Zekrom.

A jornada dos jogos de Pokémon Black e White acontece em Unova, uma região inspirada em Nova Iorque. Além de usar sistema de dia e noite do Gold e Silver, uma característica única do Black e White são as quatro estações. Elas mudam por mês e o mapa é alterado de acordo, como neve no inverno e flores na primavera. Certas áreas e pokémon só ficam disponíveis na estação certa.

Pokémon Black e White estão disponíveis para Nintendo DS. Veja ofertas para produtos de Pokémon Black e White no site.

Pokémon HeartGold e SoulSilver

Ho-Oh e Lugia em Pokémon HeartGold e SoulSilver
A dupla de jogos de Pokémon HeartGold e SoulSilver é uma das mais amadas pelos fãs (Foto: Divulgação/Nintendo)

Pokémon HeartGold e SoulSilver são remakes feitos em 2009 dos ainda mais antigos Pokémon Gold e Silver de 1999. Se os originais já foram bem recebidos, o relançamento com melhores gráficos tornou essa obra-prima ainda mais especial. São jogos que usam a segunda geração de monstrinhos, com Chikorita (grama), Cyndaquil (fogo) e Totodile (água) de iniciais. Foi também no original que pokémon na versão shiny e os tipos Metálico e Noturno apareceram pela primeira vez.

Os pokémon lendários que ilustram os jogos são o Ho-Oh e o Lugia. Além disso, são jogos que introduziram outros pokémons lendários famosos: o trio Raikou, Entei e Suicune e o pequeno Celebi. Além de gráficos melhores, eles permitem que o jogador explore Johto e Kanto com um pokémon ao seu lado.

Pokémon HeartGold e SoulSilver estão disponíveis para Nintendo DS. Confira ofertas para Pokémon HeartGold e SoulSilver no site.

Pokémon Diamond e Pearl

Dialga e Palkia em Pokémon Diamond e Pearl
Pokémon Diamond e Pearl são clássicos que ganham remake em 2021 (Foto: Divulgação/Nintendo)

Os jogos de Pokémon Diamond e Pearl foram lançados em 2007, com a quarta geração de pokémon e a região de Sinnoh, baseada em Hokkaido. Os pokémon que pode escolher para começar a jornada são Turtwig (grama), Chimchar (fogo) e Piplup (água). Dialga e Palkia formam o duo de lendários principais do jogo.

Em Pokémon Diamond e Pearl, também temos a primeira aparição de Arceus, conhecido como o Pokémon original, o primeiro de todos no universo do jogo. Foi o primeiro jogo a classificar os ataques em três categorias independentemente do tipo: físico (quando tem contato), especial (quando não há contato) e status (quando não causa dano, apenas alteração no estado).

Com o aniversário de 25 anos da franquia, no começo de 2021 a Pokémon Company anunciou novidades. Dentre elas estava o remake desses jogos sob o nome de Pokémon Brilliant Diamond & Shining Pearl. O remake usa gráficos em três dimensões, mas com sistema de batalha do original.

Pokémon Diamond e Pearl estão disponíveis para Nintendo DS. A nova versão, Pokémon Brilliant Diamond & Shining Pearl, pode ser jogada no Nintendo Switch. Veja as ofertas para Pokémon Diamond e Pearl no site.

Pokémon Emerald

Monstro em capa do game Pokémon Emerald
O Pokémon Emerald é uma versão alternativa dos jogos de Pokémon Ruby e Sapphire (Foto: Divulgação/Nintendo)

Pokémon Emerald é um jogo de 2004 que funciona como uma terceira versão dos jogos Pokémon Ruby e Sapphire. Com isso, a sua jogabilidade e história são bem similares aos anteriores, sendo uma aventura em Hoenn com Treecko, Torchic e Mudkip como iniciais. Mas o Pokémon Emerald veio com algumas mudanças para incrementar o jogo.

Uma delas é a possibilidade enfrentar os líderes de ginásio novamente, ótimo para treinar. Após derrotar o campeão da liga, o jogador ganha acesso à Battle Frontier, uma evolução da Battle Tower. A Battle Frontier é uma área para se desafiar que aumenta o atrativo do jogo após fechar a história. Detalhes na animação e nas batalhas foram incluídos para aprimorar a experiência dos jogadores.

Pokémon Emerald está disponível para Game Boy Advance. Você pode pesquisar ofertas para Pokémon Emerald no site.

Pokémon Crystal

Batalha no game Pokémon Crystal
Pokémon Crystal foi o primeiro jogo da série a permitir jogar com uma garota como protagonista (Foto: Divulgação/Nintendo)

O Pokémon Crystal é um jogo do Pokémon que é uma variação de outros dois, neste caso, do Gold e do Silver. Ele foi lançado em 2000 e tem a mesma base dos jogos originais. Uma diferença na história é em relação ao trio de lendários que passa a ter uma importância maior. O Suicune em particular aparece em mais lugares durante a jornada do treinador em Johto.

O Pokémon Crystal também deu um passo importante na customização do protagonista. Pela primeira vez um jogo da franquia permitiu escolher entre um garoto ou uma garota como protagonista com a clássica pergunta “Are you a boy? Or are you a girl?” (“Você é um garoto? Ou é uma garota?”).

Para a jogabilidade, pequenas animações quando os pokémon entram em batalha deram mais dinamismo a esse jogo simples. E a Battle Tower apareceu pela primeira vez para trazer mais desafios aos treinadores pokémon. Na história, os misteriosos pokémon chamados de Unown ganharam um enredo próprio.

Pokémon Crystal está disponível para o Game Boy Color e para o Nintendo 3DS pelo Virtual Console. Confira ofertas para Pokémon Crystal no site.

Pokémon Red e Blue

Batalha do  Pokémon Red e Blue no GameBoy
Pokémon Red e Blue foram os primeiros jogos já lançados da franquia (Foto: Divulgação/Nintendo)

Há 25 anos era lançado no Japão o trio de jogos Pokémon Red, Green e Blue. Foram os jogos que apresentaram o universo de Pokémon, a região de Kanto e a cidade de Pallet. Que deram a primeira escolha entre três pokémon, Bulbasaur (grama e veneno), Charmander (fogo) e Squirtle (água). Foi a primeira geração com 151 pokémons, incluindo o amado Pikachu, o trio de pássaros lendários Moltres, Zapdos e Articuno, e Mew e o Mewtwo.

Pokémon Red e Blue podem ser jogos bem simples e com pouquíssimos recursos quando os botamos ao lado das sequências. Mas nenhum deles surgiria sem o sucesso de Pokémon Red e Blue. E não dá para negar que Pokémon Red e Blue estão no coração de jogadores nostálgicos. Por isso que esse jogo, que representou a primeira jornada de treinador pokémon de muitos, não poderia ficar de fora da lista de melhores jogos de Pokémon.

Pokémon Red e Blue estão disponíveis para o Game Boy e para o Nintendo 3DS pelo Virtual Console. Você pode ver ofertas para produtos de Pokémon Red e Blue no site.