Melhores jogos Indie: 10 games independentes para se divertir à beça
Conheça alguns dos melhores jogos independentes para jogar nos consoles e PC
Jogos independentes se tornaram uma grande fatia do mercado de games atual após uma longa jornada que começou com títulos como Braid e The Binding of Isaac e levou a fenômenos como Minecraft.
Conhecidos como "Indie", eles são títulos desenvolvidos por estúdios menores e em alguns casos um único desenvolvedor com um sonho, como no caso de Stardew Valley, Undertale e Vampire Survivors.
A maioria dos jogos independentes está disponível em diversas plataformas, então escolha sua preferida e vem ver a nossa lista com 10 games Indie que irão te divertir muito.
- Melhor Console de 2024: Guia completo para escolher o seu videogame
- PS5 vs Xbox Series X: Comparativo de Consoles, Controles e Exclusivos
Hors Concours: Minecraft
Em nossa lista separamos um espacinho especial para Minecraft, pois o jogo independente da Mojang Studios ainda é um dos mais populares de todos os tempos. No entanto, Minecraft já está um pouco antigo, completou 15 anos em maio de 2024, e sua produtora Mojang Studios foi comprada pela companhia Microsoft, não se enquadrando mais tão bem na categoria "Indie". Apesar disso, vale a pena lembrá-lo como um dos jogos independentes de maior impacto dos últimos tempos.
- Jogos mais jogados do mundo: 10 games populares em todo o planeta
Minecraft está disponível para várias plataformas como Xbox Series X/S, Xbox One, PlayStation 5, PS4, Nintendo Switch, smartphones Android e iOS, além do PC pela Windows Store.
Hollow Knight
As aventuras do cavaleiro vazio em um mundo habitado por insetos se tornaram uma grande favorita entre jogadores em busca de uma longa jornada com bom nível de desafio. Neste jogo de ação e plataforma 2D com visuais desenhados a mãos, usuários irão desvendar os mistérios de um mundo subterrâneo perigoso, uma cidade abandonada e uma ameaça capaz de corromper a todos.
O game da produtora Team Cherry ficou conhecido por ter um sistema de combate punitivo em que o jogador precisa aprender a fundo os padrões de ataques dos chefes para conseguir vencê-los, com algumas semelhanças à franquia Dark Souls. Já em suas partes de exploração é preciso obter novas habilidades para abrir novas áreas do mapa, o que os fãs costumam chamar de "Metroidvania", uma mistura entre o estilo dos jogos Metroid e Castlevania.
Hollow Knight pode ser jogado no PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC com sistemas Windows, Mac e Linux. Também é possível jogá-lo no PS5 e Xbox Series X|S pela retrocompatibilidade.
Cult of the Lamb
Quando um simpático cordeirinho foi condenado à morte por seres antigos que governam o mundo, ele acabou sendo salvo em seu último momento por uma entidade sombria. Agora como um representante dessa criatura, chamada apenas de "Aquele que espera", jogadores devem erguer um culto em sua adoração para ganhar novos poderes e eliminar os seres que tentaram executá-lo.
Por baixo de um visual fofinho Cult of the Lamb da produtora Massive Monster traz conceitos sombrios e uma jogabilidade divertida que mistura administração de culto e momentos de ação. Regularmente o usuário precisa adentrar fases geradas aleatoriamente fora da segurança de sua base para obter recursos e novos seguidores, nas quais terá que enfrentar inimigos com diversos tipos de armas.
Cult of the Lamb pode ser encontrado para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X, Xbox Series S, Xbox One, Nintendo Switch e PC com sistemas Windows e Mac.
Hades
Um dos mais aclamados games da lista, Hades ganhou vários prêmios de "Melhor Jogo do Ano" e "Melhor Jogo Independente" em premiações como o DICE Awards e Game Developers Choice Awards. O jogo da Supergiant Games se inspira na mitologia grega para contar a história de Zagreus, filho do deus do submundo Hades, que deseja escapar dos domínios de seu pai.
Cada tentativa de Zagreus o faz passar por várias salas repletas de inimigos e armadilhas que ele precisa vencer para seguir adiante até encontrar chefes e eventualmente confrontar seu pai. O game faz parte do gênero "Roguelike" no qual os conteúdos são gerados aleatoriamente e é esperado que jogadores falhem na maioria das vezes. Porém, a cada tentativa podem obter melhorias permanentes e bênçãos de outros deuses até que consigam enfim vencer Hades.
Hades está disponível no PS5, PS4, Xbox Series X/S, Xbox One, Nintendo Switch, iPhone, PC e Mac. Uma sequência, Hades 2, está disponível em acesso antecipado para PC no Steam e Epic Games Store, ainda em desenvolvimento.
- Após o sucesso de Hades, um dos melhores jogos indie, Hades 2 está chegando com tudo. Confira o review de Hades 2 e veja o que a Supergiant Games preparou para os fãs.
Dave the Diver
Para fãs de mergulho e sushi, Dave the Diver é um dos jogos independentes mais recentes que tem feito sucesso. No game do estúdio MintRocket usuários controlam Dave, um mergulhador convidado a explorar uma misteriosa área chamada de Poço Azul, cuja configuração muda com o tempo. Cada mergulho é único e uma nova chance para obter peixes para servir em seu restaurante de sushi.
Ao mergulhar, Dave conta com várias ferramentas e armas para enfrentar criaturas que encontre pelo caminho e há também mistérios a serem desvendados no Poço Azul. Porém, quando está fora da água, ele precisa trabalhar no restaurante e servir sushis e bebidas com rapidez para garantir boas notas em aplicativos de avaliação.
Dave the Diver traz seus mergulhos para o PlayStation 5, PS4, Nintendo Switch e PC Windows e Mac.
- Procurando o notebook gamer ideal? Veja nossa seleção dos 8 melhores modelos de 2024 e encontre o ideal para você entre os melhores notebooks gamers de 2024
Dead Cells
No controle de uma criatura sem memórias chamada apenas de "o Prisioneiro" jogadores tentarão escapar de uma ilha prisão neste game de ação e aventura. Dead Cells da produtora Motion Twin é um jogo estilo "Roguelike" em que a cada tentativa o prisioneiro obtém um novo corpo e tenta descobrir o que houve nesta ilha e como escapar dela, com a possibilidade de obter upgrades permanentes com o tempo.
O combate de Dead Cells oferece um alto nível de complexidade com diferentes armas, acessórios, itens e armadilhas que podem variar a cada partida. Jogadores precisam dominar movimentos com timing precisos como esquivas e aparar golpes para ganhar vantagens contra inimigos poderosos e minimizar danos durante sua jornada. O mapa gerado aleatoriamente também oferece diversos caminhos para explorar que podem levar a diferentes áreas da história.
Dead Cells pode ser encontrado em várias plataformas como PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch, mobile (Android e iOS) e PC nos sistemas Windows, Mac e Linux.
Stardew Valley
Desenvolvido por uma única pessoa, o designer Eric Barone, mais conhecido como ConcernedApe, Stardew Valley é um jogo de fazenda semelhante às franquias Harvest Moon e Story of Seasons que se tornou um fenômeno nos últimos anos. Em Stardew Valley jogadores recebem uma fazenda de seu avô onde podem plantar, cuidar de animais e explorar cavernas em busca de recursos para criar melhores ferramentas e tesouros.
O game, no entanto, tem também uma narrativa encontrada nas pessoas da cidade próxima de Pelican Town por meio das quais o jogador pode realizar missões para ajudá-las e formar laços de amizade. São mais de 30 pessoas para interagir e é possível até mesmo desenvolver relacionamentos românticos e se casar com 12 das personagens do game.
- Procurando o celular perfeito para jogos? Veja nossa seleção dos melhores celulares gamers e encontre o ideal para você.
Stardew Valley foi lançado em vários videogames como PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e até mesmo no PS Vita. Ele também está disponível no Android, iOS (iPhone) e PC Windows, Mac e Linux.
Cuphead
Neste game de ação com visuais inspirados em animações dos anos 30 jogadores poderão controlar os travessos Cuphead e Mugman que perderam suas almas para o Diabo em um jogo de dados e agora precisam ajudá-lo a coletar outros devedores. O gameplay é todo focado em batalhas contra chefes desafiadores, com um alto nível de dificuldade, além de trazer também algumas pequenas fases de plataforma.
A atmosfera alcançada pela produtora Studio MDHR Entertainment impressiona com personagens desenhados à mão, fundos pintados em aquarela e uma trilha sonora original de jazz. A jogabilidade do game também impressiona por ser rápida e responsiva. Os personagens podem atirar em todas as direções, esquivar no ar, aparar certos tipos de projéteis, usar diferentes tipos de tiro e artefatos e mais. É possível também jogar com duas pessoas cooperativamente
Cuphead começou como um exclusivo do Xbox One e PC (Windows e Mac) depois foi lançado para Nintendo Switch e PlayStation 4. O jogo recebeu também um DLC chamado "The Delicious Last Course" com mais chefes e uma nova personagem: Mrs. Chalice, com habilidades próprias.
Vampire Survivors
Mais um game independente que recebeu vários prêmios como o D.I.C.E. Awards e British Academy Games Awards foi Vampire Survivors do criador Luca Galante, conhecido pelo seu apelido "poncle". Vampire Survivors inicialmente não parece muito promissor com gráficos 2D simples e hordas de inimigos que desafiam o jogador a sobreviver por 15 minutos, mas logo sua jogabilidade viciante se revela.
Usuários podem escolher entre vários personagens que começam com diferentes armas e ao derrotar inimigos ganham pontos de experiência que podem ser usados para adquirir novos equipamentos, artefatos e aumentar a potência deles. Há diferentes combinações de armas e itens que geram evoluções curiosas e uma quantidade enorme de segredos a serem descobertos.
Vampire Survivors traz suas caçadas a vampiros para o PlayStation 5, Xbox Series X/S, PS4, Xbox One, Nintendo Switch, Android, iPhone (iOS), PC e Mac.
Um jogo que também teve grande impacto entre os jogos independentes foi o RPG Undertale criado pelo desenvolvedor Toby Fox. A história inicialmente inocente de uma criança que cai em uma terra de monstros não tão assustadores possui várias camadas e se revela cada vez mais complexa e madura. Jogadores começarão enfrentando uma dupla de esqueletos engraçados e terminarão tomando decisões sobre vida e morte.
O sistema de batalha de Undertale é o que o game tem de mais único, funcionando lado a lado com sua narrativa. Jogadores podem enfrentar inimigos como em um RPG comum, guiando um pequeno coração na tela que precisa desviar de ataques, ou podem tentar encontrar formas de desestimular seus inimigos a atacar até que desistam da batalha. É possível jogá-lo de uma maneira "Pacifista" poupando todos os seus oponentes para tentar encontrar o melhor final da história.
Undertale pode ser jogado no PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch, PlayStation Vita e PC Windows, Mac e Linux. É possível jogá-lo também no PS5 e Xbox Series X/S pela retrocompatibilidade.
Subnautica
Neste jogo de simulação e sobrevivência da Unknown Worlds Entertainment usuários assumem o papel de um explorador cuja nave sofreu uma avaria e acaba caindo em um planeta composto majoritariamente por água. Apenas com uma pequena base como centro de operações, os usuários terão que buscar comida, coletar recursos e construir novos equipamentos e veículos para explorar de maneira mais eficiente o fundo do mar.
A jogabilidade do game se passa em primeira pessoa e a sensação de explorar áreas cada vez mais sombrias e escondidas no mar com poderosos predadores é intimidante. Caso o jogador ache o game muito difícil, é possível desligar os elementos de sobrevivência como fome, sede e oxigênio para focar-se apenas na exploração e progresso de tecnologias. Há também uma grande quantidade de mistérios e construções a serem descobertos no planeta, incentivando longas horas de gameplay.
Subnautica está disponível no PS5, PS4, Xbox Series X/S, Xbox One, Nintendo Switch e PC Windows e Mac. Há também um spin-off independente do game chamado Subnautica: Below Zero.
- PS5 Pro: rumores, preço e lançamento do novo console
- Xbox Pro: Rumores e Expectativas para o Novo Console da Microsoft
- Nintendo Switch 2: Rumores do que esperar do novo console
Qual é o melhor jogo indie do mundo?
Esta é uma pergunta bastante subjetiva que irá depender dos gostos do usuário. No entanto, alguns dos games independentes de maior sucesso entre público e crítica incluem: Minecraft, Stardew Valley, Hades, Undertale e Vampire Survivors.
Qual o jogo indie mais vendido?
Minecraft é o jogo mais vendido de todos os tempos, não apenas entre os jogos independentes, mas também games tradicionais de estúdios de grande porte.
O game de blocos da Mojang Studios já vendeu mais de 300 milhões de unidades e está bem a frente do segundo colocado Grand Theft Auto 5 (GTA 5) que vendeu mais de 200 milhões de unidades.
O que se considera um jogo indie?
Os jogos independentes ganham este nome por serem desenvolvidos por estúdios pequenos, que não contam com o suporte e recursos de grandes empresas.
No entanto, alguns games desafiam esta definição, já que muitos jogos independentes fecham acordos com empresas para publicar seus títulos em troca de suporte no desenvolvimento e marketing.
Há casos em que jogos recebem financiamento monetário, como Dave the Diver, e faz usuários questionarem se o game pode realmente ser chamado de "Indie".
Onde achar jogos indie?
Atualmente jogos Indie estão disponíveis nas lojas digitais de todas as principais plataformas, como PlayStation Store, Xbox Games Store, Nintendo eShop e no PC as lojas Steam, Epic Games Store e GOG (Good Old Games).
Para PC há um site e loja que é particularmente popular entre desenvolvedores independentes chamado Itch.io onde muitos dos games disponibilizados são gratuitos ou em um formato de "pague o que quiser".
Economize em seus jogos Indie com o Cashback Zoom!
Uma vantagem dos jogos Indie sobre os grandes lançamentos da indústria de games é que a maioria deles é muito mais barato. Ainda assim, não é motivo para esquecer de ativar o Cashback Zoom que pode garantir dinheiro de volta na compra em algumas lojas aqui do site.
Encha seu carrinho e tire suas dúvidas em nossa página sobre como resgatar seu dinheiro de volta.