Logo Zoom
Logo Zoom

O PlayStation 5 é o console atual da Sony, mas a grande dúvida de muitos gamers é se vale a pena comprar o PS5 Digital ainda neste ano de 2024.

O PS5 Digital Edition é mais acessível por não possuir o leitor de discos, só aceitando jogos nas versões digitais. Mas, será mesmo que a diferença compensa a falta de um componente tão importante?

Neste artigo, vamos explorar os prós e contras da versão digital do console da Sony para te ajudar a tomar a melhor decisão para as suas gameplays.

Vantagens do PS5 Digital Edition

Uma das vantagens é que a ausência do leitor de mídia física faz com que o console possa ser mais silencioso e esquentar menos, visto que não terá a necessidade de girar os discos para todas os games.

PS5 Digital possui algumas vantagens em relação a versão com leitor de disco (Imagem: Shutterstock)

E falando dos jogos, este é outro ponto positivo do PlayStation 5 Edição Digital. As versões digitais estarão disponíveis logo na data de seu lançamento dentro da PlayStation Store, sem a necessidade de deslocamento para as lojas de games ou aguardar chegar o jogo físico no estoque da sua loja favorita.

Com relação a potência, os hardwares são os mesmos, ambas as versões são equipadas com CPU AMD Ryzen Zen 2 e contam com um SSD personalizado de 825GB, além de rodarem os jogos em 4k.

Sem o leitor de discos, o PS5 Digital apresenta um design mais compacto e elegante e também, bem mais leve, com 92mm de altura e 3,9kg. Enquanto a versão com mídia física tem 104mm de altura e pesa aproximadamente 4,5kg.

Isso pode ser um fator ideal para quem busca uma solução mais discreta e eficiente em termos de espaço.

PS5 Digital Edition: versão tradicional x versão Slim

Há, ainda, uma versão do PS5 Digital Edition que ocupa menos espaço, o PS5 Slim. Esse modelo de console traz diferença no design, tamanho, e armazenamento, que é de 1TB.

As dimensões da versão Slim é de 80mm de altura e com peso de apenas 2,6kg. Além disso, possui um SSD ligeiramente maior, com 1TB, contra os 825GB da versão tradicional. Traz uma redução significativa de tamanho e peso, sendo mais uma opção a se considerar para quem tem pouco espaço.

Desvantagens do PS5 Digital Edition

A principal desvantagem do PS5 Digital, obviamente, é a sua incapacidade de reproduzir os jogos em formato físico. O que pode ser um obstáculo para aqueles que preferem a sensação tangível dos discos ou gostam de comprar jogos usados.

Ao considerar adquirir a versão digital do console da Sony, também é preciso considerar a estabilidade e confiabilidade da sua internet, visto que os jogos digitais precisam consumir muito mais para o seu download do que as mídias físicas.

PS5 Digital vale a pena? O console digital não apresenta muita diferença de preço com relação ao console físico (Imagem: Shutterstock)

Outra questão importante, é que os games físicos de PS4 rodam tranquilamente no PS5, mas se você tem um console sem leitor de disco, não será possível continuar jogando os títulos da sua coleção anterior, se for o caso. É obrigatório comprar a versão digital do mesmo jogo se quiser jogá-lo.

Por fim, o PS5 Digital Edition não é tão mais barato quanto a versão tradicional, assim como muitas pessoas pensam.

Conclusão: PS5 digital vale a pena em 2024?

Com os prós e contras analisados, chegou a hora: vale a pena comprar o PS5 Digital em 2024?

Atualmente, a versão digital é aproximadamente R$ 300 mais barata que a versão com leitor de discos, sendo a diferença não tão exuberante.

É claro que a decisão de adquirir este modelo ao invés da versão padrão deve levar em consideração as preferências pessoais de cada usuário, como a relação com os discos físicos e a conectividade à internet.

Contudo, investir um valor a mais para uma versão mais completa é uma boa escolha.

Pensando também, em sua revenda futuramente, o PS5 com leitor de mídia física é mais procurado e consequentemente, mais valorizado pelo público.Gostou desse conteúdo? Veja mais informações sobre consoles e games em nossa página exclusiva!

Leia mais sobre
Publicidade