Entenda antes de comprar em Console de Video Game

Videogame portátil ou tradicional?

Portabilidade ou gráficos mais avançados? Saiba como escolher entre o videogame portátil e o videogame comum.

Videogame portátil ou comum
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Quando você vai comprar jogos de videogame, você compra seus games favoritos para levar para vários lugares ou deixa em casa? Essa pergunta pode deixar em dúvida quem está pensando em escolher um videogame novo, mas não sabe direito se tem tempo de usá-lo em casa ou se consegue levá-lo para diferentes lugares.

Para você não se enrolar e fazer a melhor escolha no momento da compra, primeiro você tem que definir seu perfil de uso. Depois, é preciso estudar as características de um videogame portátil e um console doméstico. Acompanhe as diferenças entre uma plataforma e outra.

Qual videogame se sai melhor nos gráficos?

Bem, nesse quesito não há discussão. Os videogames tradicionais (domésticos) têm gráficos melhores. Ponto final. Aliás, como a tecnologia não para de inovar, quanto mais recentes os consoles, maior qualidade você terá nos gráficos. Isso pode ser visto em modernos consoles, como o Playstation 4 e o Xbox One.

Preços de videogames portáteis

Mas, um videogame portátil pode contar também com tipos interessantes de tecnologia, e aqui no Zoom você pode comparar preços de muitos desses modelos.

O PS Vita tem a vantagem da conectividade Wi-Fi. Já o Nintendo 3DS é capaz de reproduzir imagens 3D sem o auxílio de óculos especiais.

Outro videogame é o Nintendo DS. Ele tem jogos simples, e ao mesmo tempo bacanas. Com um videogame portátil em mãos, você pode não ter o gráfico mais elaborado, mas nem por isso a diversão fica de lado.

A essência do videogame: jogos e diversão

Uma característica interessante do videogame portátil é que eles possui jogos exclusivos, voltados para a tela pequena. E normalmente são rápidos, fáceis de pausar e continuar a qualquer momento.

Por outro lado, um videogame tradicional apresenta jogos mais elaborados e refinados. Seus gráficos são de alta qualidade, assim como suas histórias normalmente são maiores, com mais fases, o que faz que você realmente se sinta como se fosse um personagem do jogo.

E a conectividade dos videogames, como fica?

Alguns videogames vão muito além dos jogos, e são centrais de entretenimento: conseguem acessar a internet, redes sociais, fazer downloads com facilidade e interagir com outros sistemas.

O Playstation 3, por exemplo, roda Blu-Ray e pode ser usado como um ótimo tocador para filmes. Mas não pense que um videogame portátil fica tão atrás. Por exemplo: o PS Vita acessa a internet e tem vários outros recursos, mas a digitação fica comprometida porque a entrada de texto é feita com os botões (quadrado, bola, xis e triângulo).

Smartphone x Videogame portátil

Alguns celulares contam com configuração tão avançada que podem ser até o seu produto ideal para jogar no dia a dia. É claro que um celular não tem a função de substituir um videogame portátil, mas pode ser bem útil nos momentos que você tiver longe de casa. E aqui vai um exemplo: para quem vive em cidade grande e passa boa parte do tempo em transportes públicos, um celular para jogar pode fazer o tempo passar mais rápido.

Nesse caso, escolha um smartphone com bom processador, como um celular quad core, e prefira também um modelo de celular com tela grande, que vai facilitar a visualização dos jogos.

Mas, não tem como negar que um videogame oferece muita diversão a você. Para quem curte games, e vários títulos famosos, vai encontrar no console a melhor opção de entretenimento. E, com essas dicas que você conferiu aqui no Zoom, fica fácil saber se você precisa de um modelo portátil ou um modelo tradicional.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em console de video game