Zoom indica em Console de Video Game

Xbox One S vs PlayStation 4 Pro: qual o melhor console?

Xbox One S ou PlayStation 4 Pro? Se está na dúvida sobre qual videogame comprar, confira o nosso comparativo.

Xbox One S vs Playstation 4 Pro; PlayStation 4 Pro vs Xbox One S, PS4 vs Xbox One S, Xbox One S vs PS4
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

A disputa continua entre as maiores fabricantes de consoles do mundo. E aqui a gente compara os modelos mais cobiçados das marcas para você ficar sempre por dentro das novidades.

Dessa vez, comparamos o Xbox One S e o PlayStation 4 Pro, consoles de última geração que são considerados os modelos mais avançados, até o momento, das marcas Microsoft e Sony.

Já adiantamos, sem rodeios, que o Xbox One S ganhou em muitos quesitos, mas o desempenho superior do PS4 ainda encoraja os fãs da Sony a comprarem o tão querido console, mesmo pagando mais caro. Confira os detalhes:

 

 Xbox One S

Xbox One S

 PlayStation 4 Pro
PlayStation 4 Pro

CPU

AMD 1,75GHz octa core

AMD Jaguar 2,1GHz octa core

GPU

AMD Radeon GCN (1,4 TFLOPS)

AMD Radeon (4,2 TFLOPS)

Memória RAM

8GB DDR3

8GB GDDR5

Armazenamento

500 GB e 1TB

1TB e 2TB

Retrocompatibilidade

Sim

Não

Conectividade

HDMI

3 portas USB 3.0

Infravermelho

HDMI

3 portas USB 3.1

Bluetooth 4.0

Reproduz Blu-Ray

Sim

Sim

4K

Sim

Sim

HDR

Sim

Sim

Controle

Xbox One Controller revisado

DualShock 4 revisado

Por fora

Começamos nosso comparativo falando sobre um ponto que pode não interessar a todos, mas que chama atenção à primeira vista e divide opiniões: o visual.

O PS4 Pro é bastante parecido com sua versão tradicional, tanto em tamanho quanto em aparência, o que rendeu várias críticas sobre a falta de originalidade da fabricante ao produzir o console premium.

Nesse quesito o Xbox One S saiu na frente e caiu nas graças dos fãs, pois além de vir mais compacto, o que para muitos é essencial, chegou na cor branca e com ar futurista e minimalista bem bacana.

Outros pontos de melhoria no Xbox One S são a fonte, agora embutida, e o botão físico já presentes no PS4 desde sempre. O console ainda conta com infravermelho, IR Blaster, para ligar outros dispositivos, como TV e receptores de vídeo, sem precisar usar controle remoto.

Xbox One S

Por dentro

Só para deixar claro, devemos dizer que tanto o Xbox One S quanto o PS4 Pro não são aparelhos de uma nova geração de consoles, mas sim modelos melhorados que mantém a essência e eficiência já conhecidas.

Mas é claro que, como já era de se esperar, ambos ampliaram o poder de fogo, pois foram ajustados alguns pontos no desempenho dos consoles para que os jogos rodassem ainda mais fluidos e suportassem as tecnologias HDR e 4K que vamos falar já já.

O processador do Xbox One S, por exemplo, é o mesmo do Xbox One original, um octa core com velocidade de 1,75GHz. Já a capacidade de processamento de imagem melhorou ligeiramente, indo para 1,4 TFLOPS.

É nesse ponto em que o PS4 Pro se destaca, já que conta com um processador mais veloz, de 2,1GHz, considerando os mesmos 8 núcleos. Além de ter potência gráfica de 4,2 TFLOPS, quase o triplo do Xbox One S. Em compensação, o console consome mais energia.

Sobre a memória, ambos os consoles possuem 8GB divididos entre a CPU e a GPU. A diferença é que o PlayStation 4 Pro vem com memória GDDR5, com desempenho otimizado para gráficos, enquanto o Xbox One S usa o modelo DDR3 mais simples.

Existe uma polêmica bem grande sobre desempenho dos consoles, principalmente quando os comparamos, já que, na verdade, o hardware é construído e direcionado para plataformas diferentes e para jogos diferentes. Mas, analisando friamente, o PS4 Pro ganha disparado.

Vale destacar, no entanto, que a proposta do Xbox One S não é ter o desempenho mais avançado, pois no meio do ano de 2017 a empresa deve lançar o Project Scorpio, console voltado para performance com alto poder de processamento.

Xbox One S pode vir com até 2TB de armazenamento, e PS4 Pro, também

Para você guardar os jogos, saves, músicas e tudo mais, o Xbox One S conta com duas opções oficiais: Xbox One S 500GB e Xbox One S 1TB, que são versões com espaço suficiente para a maioria dos usuários. Há ainda versões especiais que podem chegar até 2TB de armazenamento, como a edição Xbox One S Gears of War, por exemplo.

Mas no PS4 Pro também há espaço de sobra, pois estão disponíveis as versões PS4 Pro 1TB e PS4 Pro 2TB. Em compensação isso afeta diretamente o preço, porque quanto mais armazenamento o videogame tiver, mais caro custará.

Aí vale escolher o tamanho para a sua necessidade. Se você sente falta do espaço, talvez considere a opção de 2TB. Mas se não precisa tanto assim, 500GB ou 1TB vão te atender perfeitamente.

Consoles contam com as tecnologias 4K e HDR

Bem, já não deve ser novidade que tanto o Xbox One S quanto o PlayStation 4 Pro suportem jogos em 4K, afinal esse foi o grande diferencial dos lançamentos.

Acontece que o console Microsoft não tem 4K nativo, ou seja, ele roda conteúdos fazendo uma simulação de 4K através da tecnologia chamada upscaling. Não que isso seja ruim, pois no final das contas as imagens estão bem bonitas.

O PlayStation 4 Pro, por sua vez, também não tem 4K nativo para todos os jogos, mas alguns alguns títulos como Skyrim Special Edition e The Last Of Us remasterizado estarão disponíveis na resolução Ultra HD.

Além disso, o console é capaz de fazer um upscaling diferenciado, através de renderização. Essa tecnologia, chamada checkerboard, consegue imagens ainda mais bonitas e detalhadas do que o upscaling normal, o que dá vantagens ao PS4 Pro.

PS4 Pro HDR

Sobre o HDR há um empate. Os dois videogames contam com a tecnologia que apresenta mais cores simultaneamente na tela. E é fato, as imagens estão bem ricas. Acontece que foi a Microsoft quem deu o primeiro passo em direção a esta inovação, e por isso damos a ela os louros da conquista.

Ah! Aqui vai um aviso: o Xbox One S e o Playstation 4 Pro só vão rodar com estas melhorias em TVs 4k e que possuam HDR.

PS4 Pro ainda não tem retrocompatibilidade

Um dos pontos contra o videogame Sony é não ter retrocompatibilidade. Isso significa que no PS4 Pro só vão rodar jogos do PS4 mesmo. Se você tiver o console mais antigo, por exemplo, pode esquecer toda a coleção de jogos para PS3 que montou, pois vai precisar comprar as versões remasterizadas dos jogos para o novo console.

Já o Xbox One S aceita, sim, vários jogos do Xbox 360 e todos os jogos do Xbox One, o que acaba sendo um trunfo para o console.


Leia também: Melhores Jogos para PS4 do Momento

Joysticks remodelados

Se o DualShock 4 do console Sony já era ótimo e quase não teve mudanças, o Xbox One Controller recebeu amplas modificações e melhorou bastante de um modo geral.

O DualShock 4, do PlayStation, se manteve na zona de conforto, com o touchpad intacto, botão de compartilhamento, entrada para fones de ouvido e conexão sem fio.

Já o controle do Xbox One S veio com o dobro do alcance para a conexão sem fio, conexão Bluetooth para você poder usá-lo em notebooks e computadores compatíveis, além de entrada para fones de ouvido. Fora isso, o design foi levemente remodelado, com textura nas abas que melhoram a pegada e direcionais analógicos reforçados.

Ou seja, agora o controle do Xbox One S está em pé de igualdade com o DualShock 4. A única ressalva é em relação à alimentação do Xbox One Controller, que usa pilhas ao invés de bateria como o DualShock 4.

Xbox One S continua sendo o console mais em conta

Taí um quesito que muito interessa aos players espalhados pelo Brasil. Como todos os outros consoles da marca, o Xbox One S chegou em solo nacional por um valor bem mais em conta do que os modelos da concorrência.

Mesmo com um desempenho melhor, a diferença de preço do PS4 Pro não se justifica. Não precisamos nem dizer, então, que esse é um ponto a favor do Xbox.

E aí? Xbox One S ou Playstation 4 Pro?

Mesmo perdendo em números, consideramos o Xbox One S o console com melhor custo/benefício do momento, pois ele ganha em vários quesitos, como design e retrocompatibilidade, além de empatar em muitos outros pontos e ainda entregar excelente performance para o seu preço.

Mas é inegável que o PS4 Pro seja o mais potente dentre os dois e, mesmo com um preço bem mais alto, uma opção muito interessante para quem já é fã da marca e pode fazer o investimento.

Agora, vale considerar outros fatores antes de escolher, como os títulos exclusivos das franquias e onde a maior parte dos seus amigos joga. A simpatia pela interface também conta, e muito!

Veja os preços do Xbox One S e do Playstation 4 Pro

 

 

Leia também: Xbox One vs Playstation 4: Qual dos dois vai ganhar espaço na sua sala?

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em console de video game