Zoom indica em Console de Video Game

Xbox One X vs Xbox One S: qual console da Microsoft vale mais a pena?

Colocamos o Xbox One X e o Xbox One S no ringue para te ajudar a escolher o melhor console da Microsoft.

xbox one x e xbox one s, xbox one s ou xbox one x
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Depois de muita espera, o Xbox One X, também conhecido como "Project Scorpio" finalmente está disponível nas lojas. E foram muitas as mudanças em relação ao console anterior da Microsoft, o Xbox One S. O novo modelo vem com mais poder de processamento, suporte à games em HDR e 4K nativo, e promete ser o videogame mais poderoso já visto até hoje.

E se você está em dúvida entre ficar com o Xbox One S ou investir um pouco mais e levar para casa o último console Microsoft, não se preocupe! Preparamos este comparativo entre os dois modelos para te ajudar a fazer a melhor escolha. Dá uma olhada!

 

Xbox One X

Xbox One X

 

Xbox One S

 

Xbox One S

Processador 2.3GHz octa-core (Scorpio Engine) 1.75GHz octa-core (AMD Jaguar)
Memória RAM 12GB GDDR5 8GB DDR3
GPU AMD Radeon com 6 TFLOPS AMD Radeon com 1.4 TFLOP
Conectividade USB
HDMI 2.0
Wi-Fi
Ethernet
USB
HDMI 2.0
Wi-Fi
Ethernet
Leitor de Blu-Ray Sim (4K UHD) Sim (4K UHD)
HDR Sim Sim
Infravermelho Sim Sim
Retrocompatibilidade Sim Sim
Armazenamento 1TB 500GB, 1TB ou 2TB

Design é semelhante nos dois modelos

Em relação ao design, o Xbox One X não trouxe surpresas. A mudança mais perceptível é que o esquema de cores deixou de ser branco e ficou mais discreto, em preto fosco. Como o Xbox One X usa um novo sistema de resfriação líquida, diferente do Xbox One S, a saída de ar também foi reposicionada, e agora fica na lateral do console.

Design do Xbox One X

Fora isso, os dois modelos são muito parecidos, com visual minimalista e praticamente o mesmo tamanho. O Xbox One X usa os mesmos cabos que o modelo anterior, e não houve mudança na disposição das entradas na traseira do aparelho.

Xbox One X e Xbox One S usam o mesmo controle e acessórios

O controle do Xbox One X também permanece idêntico ao do Xbox One S, exceto pela cor. Os dois modelos têm entrada de 3.5mm para fones de ouvido, com uma textura na parte traseira para garantir a boa pegada e conexão Bluetooth, e são bem práticos na hora de conectar ao computador.

Todos os controles e acessórios de Xbox One, como volantes e headsets funcionam normalmente nas duas versões.

Controle do Xbox One S

Em especificações técnicas, o Xbox One X sai na frente

A grande diferença entre os dois consoles está nas especificações técnicas. Enquanto o Xbox One S tem uma performance próxima à do Xbox One original, com um processador octa-core de 1.75GHz e 8GB de memória RAM DDR3, o Xbox One X promete até quatro vezes mais poder de fogo que o antecessor, com um processador de 2.3GHz e 12GB de memória RAM GDDR5. Com uma velocidade maior, o Xbox One X garante muito mais performance nos games, sem "quedas de frames", travamentos e lentidão mesmo nos games mais pesados, além de tempos de carregamento mais curtos.

A GPU (unidade de processamento gráfico) do novo modelo também evoluiu bastante, e passou de uma capacidade de 1.23 TFLOPs no Xbox One S para 6 TFLOPS no novo modelo. Isso significa que o Xbox One X deixa até mesmo o rival PS4 Pro, com uma GPU de 4.2 TFLOPs, comendo poeira.

Jogabilidade: mais desempenho e gráficos em 4K no Xbox One X

Todo esse poder de processamento resulta em gráficos bem mais impressionantes ao jogar no Xbox One X, que tem capacidade de rodar games com personagens, texturas, sombras e cenários mais realistas, renderizados em 4K nativo com taxas de atualização estável de até 60 frames por segundo (FPS), o que garante animações naturais, e poucos borrões em cenas de ação. O Xbox One S, por sua vez, processa as imagens em resolução Full HD e faz Upscaling para 4K, simulando texturas mais avançadas, em até 30 FPS.

Vale lembrar que para aproveitar ao máximo os gráficos dos dois consoles, você precisa de uma TV 4K com HDR, mas se você joga em uma TV Full HD ou um monitor Quad HD, também vai ver imagens mais bonitas com o Xbox One X. Como o console faz Supersampling, isto é, processa as imagens em 4K e faz uma compressão inteligente para resoluções menores, ele reproduz linhas mais nítidas, cenários menos borrados, sem o efeito "pixelado", e partículas mais realistas.

Os dois consoles têm a mesma biblioteca de jogos

Os dois consoles rodam todos os jogos lançados até hoje para Xbox One, e isso não deve mudar nos próximos lançamentos. Muitos títulos, no entanto, vão receber atualizações para usar todo o potencial do Xbox One X. Entre os mais aguardados, estão Forza Motorsport 7, Star Wars Battlefront II, Titanfall 2, Assassin's Creed: Origins e Terra-Média: Sombras da Guerra, que vão rodar em 4K nativo.

Assassin's Creed Origins

É legal mencionar que tanto o Xbox One X quanto o Xbox One S têm retrocompatibilidade: se você já comprou o game, ele fica salvo na sua biblioteca. Alguns dos jogos mais famosos do Xbox 360 vão até receber patches de atualização para rodar com gráficos melhores no novo console, como Halo 3, The Elder Scrolls IV: Oblivion e Fallout 3.

Como central de mídia, ambos oferecem ótima qualidade

Além dos games, tanto o Xbox One S quanto o Xbox One X podem ser usados como uma "central de mídia", e nesse ponto não há diferenças entre os dois modelos. Ambos têm suporte à HDR e reproduzem conteúdo em vídeo em 4K nativo, o que é ótimo para quem assiste muito conteúdo por streaming e curte assistir a filmes e séries da Netflix em alta definição, por exemplo. Eles também funcionam como leitores de Blu-Ray UHD, e agradam quem prefere a mídia física.

O veredito: o Xbox One X vale a pena ou é melhor ficar com o Xbox One S?

Não restam dúvidas que o Xbox One X é um console mais poderoso que o Xbox One S, não é mesmo? Se você já tem uma TV 4K com HDR ou está planejando comprar uma no futuro, investir um pouco mais no Xbox One X é a melhor opção. Ele tem é o console mais potente do mercado, e vai garantir uma jogabilidade incrível e gráficos extremamente realistas: o melhor que você pode alcançar em um console.

Agora, se você quer curtir os games de Xbox e economizar, o Xbox One S ainda pode valer a pena. O console mais antigo tem um bom custo/benefício, e vai te permitir jogar todos os lançamentos e de quebra assistir filmes e vídeos em 4K.

Compare preços do Xbox One X e do Xbox One S:


Leia também: Melhores consoles de videogame do momento

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em console de video game