Zoom indica em Fogão

Como limpar fogões ou cooktops?

Para garantir a durabilidade do eletrodoméstico, saiba como limpar fogão e cooktop.

Como limpar fogão
por Gustavo Martins - Especialista em Casa.

Se você está pensando comprar um fogão ou um cooktop, é normal que venham algumas dúvidas: quantos queimadores o eletrodoméstico deve ter? Será um fogão 4 bocas ou terá ainda mais queimadores? Qual o tipo de acendimento?

Fogão ou cooktop? Escolha

Outra dúvida que você pode ter é esta: como limpar o fogão e deixar a limpeza em dia, além de garantir a durabilidade do produto? Sim, porque quando cozinhamos na nossa casa é natural que o fogão fique sujo.

Se você acha que a limpeza de um fogão ou de um cooktop é uma tarefa complicada, veja algumas informações muito úteis que vão facilitar o seu dia a dia na cozinha ao preparar os mais variados pratos.

Veja como limpar o fogão pode ser prático

Um fogão convencional pode ser limpo com uma esponja ou pano úmido, sabão em pasta, sabão de coco, ou mesmo detergente neutro. Depois é só abrir o brilho com um pano seco ou papel toalha de qualidade.

E quando o assunto é sobre como limpar o fogão, algumas pessoas pensam logo no uso da água. Mas cuidado! Jogar água em seu fogão não é indicado: além de enferrujar ou oxidar (sim, se não for bem cuidado, o aço inox pode acabar oxidando), pode soltar resíduos que contaminarão a comida. E isso vale tanto para os fogões na cor branca, mais tradicionais, como para o fogão inox.

E como deve ser feita a limpeza do cooktop?

Muitas pessoas também têm dúvidas sobre como limpar o cooktop, principalmente o cooktop vitrocerâmico. Por isso, vamos mostrar agora como é feita a limpeza nesse modelo de cooktop:

O cooktop vitrocerâmico só deve ter a limpeza iniciada quando estiver fora da tomada e totalmente frio. Alguns modelos desse tipo de fogão vêm com uma pequena espátula, que auxilia na hora de remover as sujeiras mais insistentes, como açúcar caramelizado, geleia, entre outros.

Um conselho: retire esses alimentos o quanto antes, para que não endureça e corra o risco de ter seu cooktop arranhado e/ou manchado.

Agora, como limpar o cooktop? Para esse eletrodoméstico, é melhor o uso de uma esponja? Correto! Para a limpeza do cooktop, você não deve usar esponja, e sim um pano (que não solte fiapos) ou papel toalha, com algumas gotas de um agente de limpeza específico para produtos delicados ou mesmo um limpador próprio para vidro cerâmico. Passe, então, um pano úmido para retirar o produto e outro pano, seco, para enxugar e dar brilho.

A seguir, veja algumas dicas para o bom uso do seu cooktop:

  • Use panelas e frigideiras com fundo plano, assim você evita arranhar a superfície;
  • Verifique se o diâmetro das panelas é compatível com o diâmetro do queimador;
  • Se possível, a cada utilização limpe o cooktop;
  • Não use de forma alguma esponjas de aço ou abrasivos, como produtos de limpeza de forno;
  • Seja cuidadoso ao manusear a espátula;
  • Não use equipamentos de limpeza a vapor, pois podem enferrujar o eletrodoméstico.

 

Na hora de comprar um fogão, fique de olho em todos os recursos que ele oferece, o que vai ajudar na hora de preparar várias receitas. E agora que você conferiu todas essas dicas sobre como limpar o fogão, fica fácil garantir a durabilidade do eletrodoméstico na sua cozinha.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em fogão