Fone intra-auricular da Apple, o AirPods Pro, em fundo cinza

Fone intra-auricular: como escolher e quais são os melhores?

Lista tem fone intra-auricular Bluetooth, modelo com fio, TWS, entre outros; veja qual o melhor para você

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 10 min. de leitura.

Compartilhe:

Fone intra-auricular, também conhecido em inglês como fone in-ear, é aquele que se encaixa em seu canal auditivo. Na maioria das vezes, tem uma peça de silicone em sua ponta. Por ter essa característica, eles costumam oferecer bom isolamento de ruídos externos. Isso permite ouvir música em um volume mais baixo e reproduzir graves com melhor qualidade. Além disso, esse modelos se encaixam com mais facilidade no ouvido e têm visual mais discreto, ao contrário dos fones auriculares, que ficam apenas na parte externa.

Os fones de ouvido, atualmente, são essenciais para diversas pessoas, seja para ouvir música a caminho do trabalho, enquanto faz exercícios ou mesmo em casa. Como existe uma grande variedade de modelos de fone de ouvido intra-auricular para comprar no Brasil, preparamos este artigo para te ajudar a escolher o melhor.

Veja os acessórios de destaque no mercado em 2021 em diferentes faixas de preço.

Como escolher um fone intra-auricular?

Fone intra-auricular AirPods Pro ao lado do seu estojo e de um iPhone
Veja as nossas dicas de como escolher um bom fone intra-auricular (Foto: Shutterstock)

As dicas para escolher um fone intra-auricular são as mesmas na hora de comprar qualquer outro modelo. Você já sabe sobre a diferença no design (que se encaixa no canal auditivo, ou fone in-ear), mas precisa ficar atento também às especificações de áudio. Afinal, é importante garantir que o fone intra-auricular vai reproduzir sua música com qualidade.

Características de um fone de ouvido intra-auricular

  • Drivers (ou diafragma): é, basicamente, o alto-falante. Suas características variam conforme a marca e o preço do produto, mas, no geral, os fones intra-auriculares têm drivers entre 8 e 10 mm;
  • Impedância: está relacionada à resistência do diafragma do fone. Por isso, quanto maior a impedância, melhor será a qualidade do som. No geral, essa medida fica entre 32 e 600 ohms;
  • Resposta de frequência: é a amplitude das frequências sonoras que o fone alcança, ou seja, quanto maior a frequência, mais detalhes você vai conseguir ouvir da música. Vale ressaltar que o ouvido humano detecta frequências de 20 Hz (mais grave) até 20.000 Hz (ou 20 kHz - mais aguda). Então, o ideal é que o fone esteja dentro dessa faixa;
  • Potência (W): é o máximo de esforço que o driver do fone pode fazer. Quanto maior a potência, mais alto você vai conseguir ouvir as músicas;
  • Sensibilidade (dB): é o volume que o fone pode alcançar. Vale ressaltar que, a partir de 85 decibéis, o som pode causar danos à audição.

Além disso, observe também se o modelo é com fio ou se tem conexão Bluetooth e veja o que mais te agrada. No geral, os dispositivos sem fio garantem mais liberdade para se movimentar, mas podem ter bateria limitada e você não vai conseguir ouvir música por longos períodos.

Agora, se você percebeu que os fones que cobrem toda a orelha são os melhores para as suas necessidades, já dê uma olha nas nossas indicações dos melhores fones over-ear de 2022.

Xiaomi Mi Basic

O Mi Basic é um fone intra-auricular com fio baratinho da Xiaomi, mas traz uma ótima qualidade sonora. Ele tem um som limpo e com detalhes, além de um formato ergonômico para oferecer conforto ao usuário. Compatível com Android e iOS, o fone de ouvido tem um cabo de 1,25 metros e microfone integrado.

Por que o Xiaomi Mi Basic é um bom fone de ouvido intra-auricular?

  • Tem boa qualidade de áudio
  • Cabo com mais de 1 metro
  • Possui microfone integrado

Philips TAT1235

Esse fone intra-auricular Bluetooth é uma ótima opção para aqueles que desejam um modelo baratinho. Ele tem uma qualidade de som satisfatória, microfone embutido e um encaixe seguro e confortável, ideal para quem usa o acessório por várias horas.

O fone intra-auricular da Philips ainda tem bateria para até 6 horas de uso, e o estojo entrega mais 12 cargas extras. Na lateral, há botões para que você controle o reprodutor de música sem tirar o celular do bolso.

Por que o Philips TAT1235 é um bom fone de ouvido Bluetooth intra-auricular?

  • Tem microfone embutido
  • Bateria dura até 6 horas
  • Tem proteção contra água IPX5
  • Botões touch na lateral

JBL T110

Quando se fala em áudio, a JBL é uma das primeiras marcas que vêm à mente. Isso porque ela consegue fazer excelentes produtos a preços acessíveis. O fone intra-auricular JBL T110 é um modelo simples, mas que não abre mão dos graves acentuados, uma característica da fabricante.

O T110 vem com microfone de controle embutido para que você possa atender às chamadas telefônicas, aumentar o volume, pausar e pular faixas sem precisar tirar o celular do bolso. Além disso, o fone intra-auricular é compatível com smartphones Android e iPhone (iOS) e tem uma versão sem fio, o JBL T110BT.

Por que o fone intra-auricular JBL T110 é bom?

  • Baixo preço
  • Qualidade nos graves (Tecnologia Pure Bass)
  • Microfone e controle embutidos

JBL Tune 125BT

Esse fone intra-auricular da JBL é mais uma opção barata, mas de boa qualidade. Ele também é um fone Bluetooth, porém com os dois lados ligados por um fio. O fone tem uma ótima qualidade de som e traz a assinatura sonora da JBL, com graves encorpados graças aos graves JBL Pure Bass. O acessório ainda conta com microfone embutido e tem uma bateria que dura 16 horas.

Por que o JBL Tune 125BT é um bom fone de ouvido Bluetooth intra-auricular?

  • É bom e barato
  • Tem Bluetooth 5.0
  • Bateria dura até 16 horas
  • Tem graves potentes

Redmi AirDots 3

O Redmi AirDots 3 é uma ótima opção de fone intra-auricular com foco em custo-benefício. Esse modelo TWS chega com melhorias consideráveis em relação ao AirDots 2, entre elas uma conexão mais estável, graças ao Bluetooth 5.2. O fone intra-auricular Bluetooth também tem conexão USB-C e uma bateria que dura até 7 horas por carga!

Caso a bateria acabe, basta você colocar os fones para carregarem no estojo, que fornece mais 21 horas adicionais de carga, totalizando 30 horas fora da tomada. O fone intra-auricular da Xiaomi ainda tem microfone embutido, proteção contra água e botões laterais. Veja o nosso review completo do Redmi AirDots 3.

Por que o Redmi AirDots 3 é um bom fone intra-auricular?

  • Possui bluetooth 5.2 para conexão mais estável
  • Bateria dura 7 horas por carga e estojo fornece mais 21 horas
  • Tem proteção contra água IPx4
  • Conta com redução de ruído ambiental

Sony WI-C200

Para quem não gosta de fios, uma opção de fone intra-auricular Bluetooth barato é o Sony WI-C200. O modelo tem controle, design leve para não incomodar o usuário, já que o cabo que liga as ponteiras fica ao redor do pescoço.

Além disso, o fone auricular conta com bateria recarregável que garante cerca de 15 horas de reprodução. Em relação ao áudio, os drivers têm 9 mm, com promessa de som nítido, e a resposta de frequência é de 20 Hz - 20 kHz. Outro destaque é o botão multifuncional que permite acionar a assistente de voz de forma fácil.

Por que o Sony WI-C200 é um bom fone intra-auricular Bluetooth?

  • Bom preço para um fone intra-auricular Bluetooth
  • Leve e confortável
  • Boa bateria

JBL Endurance Jump

O JBL Endurance Jump é outro modelo de fone intra-auricular Bluetooth da nossa lista de fone de ouvido intra-auricular. Ele foi desenvolvido para quem gosta de ouvir músicas enquanto faz atividades físicas. Por isso, é resistente à água e ao suor e tem um design de gancho para evitar que o dispositivo caia da orelha durante a prática do exercício.

Uma característica interessante é que o fone in-ear liga ou desliga automaticamente quando o usuário coloca ou tira do ouvido. Em relação ao áudio, são 16 ohms de impedância e frequência de resposta de 20Hz - 20kHz, o que deve garantir boa qualidade de som. Além disso, a bateria aguenta 8 horas de reprodução e oferece carregamento rápido.

Por que o JBL Endurance Jump é um bom fone intra-auricular?

  • Boa autonomia de bateria
  • Resistente a água e suor
  • Desliga ao tirar os fones

Samsung Galaxy Buds 2

O Galaxy Buds 2 é uma ótima opção de fone intra-auricular Bluetooth. Ele chega com som melhorado, mas o verdadeiro destaque é o cancelamento ativo de ruídos (ANC), que usa microfones externos e processamento de software para eliminar quase completamente os barulhos a sua volta.

Você pode personalizar as configurações do fone via app da Samsung e os microfones também são aprimorados para chamada de voz, cujo objetivo é oferecer uma voz clara e sem interferências. A bateria deste fone de ouvido intra-auricular dura em torno de 5 horas (com o ANC ligado), e o estojo ainda pode completar com outras três cargas completas.

Por que o Galaxy Buds 2 é um bom fone intra-auricular Bluetooth?

  • Possui cancelamento ativo de ruídos
  • Áudio aprimorado de boa qualidade
  • Configurações podem ser personalizadas via app
  • Microfones para chamadas também fazem o cancelamento de ruídos
  • Bateria dura 5 horas e estojo oferece mais três cargas

JBL Endurance Peak II

O JBL Endurance Peak II é uma ótima escolha para quem gosta de fazer exercícios físicos. O modelo traz certificação IPX7 contra água e suor, além de uma fixação aprimorada na orelha, o que evita que ele caia durante a prática das atividades.

O fone intra-auricular tem Bluetooth 5.0, que garante uma conexão rápida e estável, e com a tecnologia Dual Connect você pode usar qualquer um dos lados no modo mono, sem perder faixas sonoras. O acessório conta com drivers de 10mm, sensibilidade de 95 dB, impedância de 16 ohms, além de tecnologia JBL Pure Bass, que garante graves poderosos e com boa definição.

Por que o JBL Endurance Peak 2 é um bom fone intra-auricular?

  • Fica bem preso à orelha
  • Possui proteção contra água e suor
  • Bluetooth 5.0 é rápido
  • Bateria dura até 6 horas por carga
  • Conecta ao celular automaticamente

Galaxy Buds Pro

Se você busca o melhor fone intra-auricular da Samsung, o Galaxy Buds Pro é a escolha certa. Lançado em 2021, o acessório conta com cancelamento de ruído inteligente, capaz de ajustar o nível do efeito, bloqueando sons externos. O modo ambiente também merece destaque, pois permite participar de conversas, ou mesmo ouvir o barulho do ambiente, sem ter que tirar o fone do ouvido.

Esse fone intra-auricular Bluetooth tem alto-falantes duplos com woofers de 11 mm e tweeters de 6,5 mm, para um som potente e com riqueza de detalhes. O áudio é imersivo e a bateria dura em torno de 5 horas com o ANC ligado, sendo que o estojo fornece mais 13 horas adicionais de carga.

Por que o Galaxy Buds Pro é um ótimo fone de ouvido intra-auricular?

  • Tem cancelamento de ruídos inteligente e recurso de modo ambiente
  • Oferece ótima integração com dispositivos Galaxy, com app para fazer ajustes no som
  • Som de alta qualidade, com alto-falantes duplos e áudio imersivo
  • Bateria com boa autonomia, podendo atingir 28 horas
  • Compatível com a assistente de voz Bixby
  • Tem sensor touch que funciona como botão de controle
  • Resistente à água, com certificação IPX7

JBL Live Free NC+ TWS

Se você busca um fone intra-auricular da JBL com cancelamento ativo de ruídos, o JBL Livre Free NC+ TWS é uma excelente opção. Assim como outros fones da fabricante, aqui o destaque fica para os graves profundos e encorpados. Também é possível usar o acessório no modo mono, e graças à função de sincronização automática, eles já se conectam com o celular ao abrir o estojo.

Mesmo com as qualidades citadas acima, o grande destaque desse fone de ouvido intra-auricular é o cancelamento ativo de ruídos, recurso que usa microfones externos e software para eliminar os barulhos externos, o deixando totalmente imerso na sua música ou Podcast. O fone Bluetooth intra-auricular da JBL também conta com carregamento sem fio e bateria com duração de até 7 horas (com ANC desligado).

Por que o JBL Live Free NC+ TWS é um bom fone intra-auricular?

  • Leve e confortável
  • Tem graves encorpados
  • Possui cancelamento ativo de ruídos (ANC)
  • Pode ser usado em modo Mono
  • Conta com proteção contra água
  • Bateria dura até 7 horas e estojo tem carregamento sem fio

Echo Buds 2

Muitos não sabem, mas a Amazon possui o seu próprio fone intra-auricular Bluetooth. A nova versão é o Echo Buds 2, que tem como destaque o cancelamento ativo de ruídos, além da assistente de voz Alexa já embutida ao acessório.

Esse fone intra-auricular traz uma ótima qualidade de áudio, e de acordo com a fabricante é super confortável. Sua bateria dura em torno de 5 horas por carga, e o estojo fornece mais 15 horas. Ele é compatível com Android e iOS, tem microfone embutido e funciona com outros assistentes de voz, como o Google Assistente e Siri.

Por que o Echo Buds 2 é um bom fone de ouvido intra-auricular?

  • Tem cancelamento ativo de ruídos
  • Possui Alexa embutida
  • Áudio de boa qualidade
  • Bateria dura em torno de 5 horas
  • Compatível com Android e iOS

AirPods Pro

O melhor fone intra-auricular da Apple é o AirPods Pro, um modelo super completo e com qualidade top de linha. O acessório tem a função de equalização adaptativa, que altera as configurações de equalização dependendo da forma como o fone está encaixado na orelha. Por falar em encaixe, o fone tem proteção contra água e suor. Então, está liberado usá-lo para exercícios.

O fone intra-auricular Bluetooth da Apple tem rastreamento de cabeça, que funciona com o som espacial. Dessa forma, o efeito tridimensional do som se adapta aos seus movimentos e fica ainda mais real. A bateria dura em torno de quatro horas por carga, e o fone também pode ser usado com dispositivos Android, apesar de não ter todas as funções liberadas para esses.

Por que o AirPods Pro é um bom fone de ouvido intra-auricular?

  • Tem drivers de alta amplitude e oferece áudio com ótima qualidade
  • Tem equalização adaptativa e som espacial 3D com rastreamento de cabeça
  • Conta com recursos de cancelamento de ruído ativo e modo ambiente
  • Tem boa compatibilidade com o iPhone e funciona com a Siri
  • Oferece proteção IPX4 contra água e suor
  • Tem carregamento sem fio

Powerbeats 3 Wireless

Por fim, o Powerbeats 3 Wireless é um dos melhores modelos de fone de ouvido Bluetooth intra-auriculares para comprar no Brasil. Compatível com dispositivos Apple, como iPhones, iPads e Apple Watches, ele utiliza a tecnologia Bluetooth Class 1, que fornece um som mais limpo gastando pouca bateria.

Em relação à bateria, o fone intra-auricular aguenta até 12 horas de uso contínuo e ainda conta com a tecnologia Fast Fuel que, com apenas 5 minutos de carga, permite 1 hora de uso. Este fone in-ear é também uma ótima indicação para atletas profissionais, já que é resistente a suor e água. Além disso, oferece a função RemoteTalk, permite usar a Siri para atender ligações e controlar a música apenas com comandos de voz.

Por que o Powerbeats 3 Wireless é um bom fone intra-auricular Bluetooth?

  • Bateria resistente e carregamento Fast Fuel (5 minutos de carga = 1 hora de uso)
  • Resistente a água e suor
  • Remote Talk (atende ligações e controla a música com comando de voz)

Se você pretende jogar, veja as nossas indicações dos melhores fones de ouvido para jogar no celular. Se você tem uma marca preferida, veja as nossas indicações de fones da Philips, fones da Motorola e fones da Samsung,