Como usar uma furadeira?
Reunimos dicas sobre como usar e tipos de furadeira para te ajudar a encontrar a melhor opção para ter em casa

A furadeira é responsável por fazer furos em superfícies de metal, madeira, alvenaria e até mesmo concreto, sendo um aparelho doméstico útil para a fixação de quadros de decoração ou instalação de objetos, por exemplo. Como um dos equipamentos mais utilizados em obras, a furadeira apresenta características um tanto quanto específicas e, por isso, é possível que você se pergunte: Como usar uma furadeira? Para usá-la de modo correto e seguro, o ideal é ler atenciosamente o manual de instrução do modelo adquirido.
Mais do que ter uma furadeira em casa, é fundamental saber manuseá-la para garantir que o furo seja feito com precisão e segurança. E quanto mais recursos tiver a furadeira, maior deverá ser a atenção em sua utilização. Vale ressaltar que o equipamento deve ser escolhido de acordo com o tipo de trabalho a ser realizado. Para te ajudar nessa missão, reunimos as principais informações sofre o funcionamento desse equipamento, além do passo a passo para você aprender a usar uma furadeira elétrica. Dê um Zoom e confira!
Leia também: Melhores furadeiras e parafusadeiras de 2021: 8 modelos para comprar

Como funciona uma furadeira?
Confira como funciona uma furadeira

A furadeira funciona a partir do encaixe de uma broca, que é uma ferramenta perfuradora, na parte da furadeira chamada mandril. Ao ligar o equipamento, a broca passa a fazer um movimento giratório que fura a superfície desejada, em um formato arredondado. A abertura e o fechamento do mandril são feitos com a mão, girando no sentido anti-horário para abrir e no sentido horário para fechar.
A fixação da broca no mandril pode ser feita manualmente, como já dito anteriormente, no caso de modelos mais novos. Em outros, o encaixe é feito com a ajuda de uma chave de mandril. A broca é fundamental para o funcionamento de uma furadeira. Por isso, o ideal é ter um jogo com essas peças. Esse jogo pode acompanhar o equipamento no momento de compra ou ser adquirido de forma avulsa.
Além das brocas, é possível que você também use parafusos e buchas de diferentes tamanhos. Em alguns itens que você comprar, como prateleiras ou suportes de TV, o produto já vem acompanhado de parafusos e buchas. Se esse não for o caso, o ideal é saber o peso da peça a ser fixada e em que tipo de material o furo será feito.
Como usar uma furadeira?
Veja o passo a passo de como usar uma furadeira

Agora que você já está por dentro de como funciona uma furadeira, a próxima etapa é descobrir como usar esse equipamento. Confira abaixo o passo a passo de como usar uma furadeira:
- Coloque equipamentos de segurança como luvas, máscara e óculos de proteção;
- Verifique se a voltagem da furadeira é compatível com a do ambiente;
- Confira se o fio não está quebrado e com cortes;
- Identifique qual será o local a ser perfurado e faça as marcações;
- Certifique-se que a broca escolhida é a ideal para o material a ser furado;
- Encaixe a broca no mandril com o fio da furadeira desconectado da tomada;
- Cheque se a broca está bem presa para evitar o risco que ela se solte em altas rotações;
- Ligue a furadeira como um teste para garantir que ela esteja funcionando e a broca girando normalmente;
- Posicione a furadeira no local sinalizado e ligue o equipamento;
- Mantenha a furadeira em posição reta e a empurre até que o furo esteja com a profundidade desejada;
- Retire a furadeira assim que o furo estiver pronto.
É válido ressaltar a importância de ler o manual de instrução da sua furadeira antes de utilizá-la, pois ele contém todas as informações específicas sobre o modelo do produto.
Entenda os diferentes tipos de furadeira existentes no mercado

Como mencionamos, a furadeira pode perfurar diferentes superfícies de diversos materiais. São quatro os tipos de furadeiras comumente utilizadas: furadeira de bancada, furadeira de impacto, furadeira portátil e furadeira industrial. Saiba mais sobre cada uma delas a seguir:
Furadeira de bancada: adequada para superfícies planas
A furadeira de bancada ou furadeira de mesa, como também é conhecida, é indicada para furos em superfícies planas, como bancadas e mesas, em materiais como madeira ou chapa metálica.
Esse tipo de furadeira também é utilizado por profissionais da área, como marceneiros, carpinteiros e serralheiros.
Furadeira de impacto: ideal para materiais resistentes
A furadeira de impacto é ideal para perfurações em materiais resistentes como concreto, pois ela possui uma função que faz com que o movimento da broca dê batidas na parede.
Normalmente, esse tipo de furadeira possui uma chave na qual é possível escolher o modo normal de perfuração ou o de impacto.
Furadeira portátil: prática de usar e versátil
A furadeira portátil é um modelo básico e prático, que pode ser transportado com facilidade para vários lugares. Algumas funcionam na tomada, enquanto outras à bateria.
Esse tipo de furadeira também pode ser encontrado em diferentes tamanhos e potências.
Furadeira industrial: para perfurações em escala
A furadeira industrial é um modelo de grande porte e bastante utilizada em indústrias, pois é ideal para peças grandes e para fazer perfurações em série.
Além disso, esse tipo de o modelo conta com recursos avançados, como a possibilidade de fazer vários furos ao mesmo tempo e em diferentes ângulos.
Dicas para utilizar a broca
Não se esqueça que a broca é fundamental na hora de usar a furadeira

A broca é uma peça importante em uma furadeira, pois é a parte responsável por fazer o furo. Para garantir que o furo seja feito de forma correta, é importante verificar se a broca escolhida é compatível com o local a ser perfurado, já que existem diferentes tipos de brocas e com funções específicas.
Por esse motivo, o ideal é saber quais são os tipos de de broca existentes no mercado (e para que cada um serve). A seguir, você pode conferir essas informações:
- Broca de três pontas (Fina): Adequada para o furo de superfícies de madeira;
- Broca de aço rápido (Afiada): Ideal para o furo de superfícies de metal;
- Broca de vídea (Triangular): Indicada para o furo de superfícies de alvenaria e concreto.
Aspectos como o tamanho da broca também devem ser levados em consideração no momento de sua escolha. Ele deve ser sempre maior que o parafuso ou a bucha que serão utilizados. Também é necessário averiguar se a broca está com a ponta afiada e, ao manuseá-la, depositar força gradativamente. Brocas "cegas" demandam um esforço maior, prejudicando a produtividade e a qualidade do serviço.