Zoom indica em Geladeira

Aprenda a escolher eletrodomésticos ecologicamente corretos

Saiba como ter produtos que promovem economia de água e energia.

por Catarina Monteiro - Especialista em Casa.

Pensando na preocupação ambiental crescente nos últimos anos, as instituições e empresas se uniram para estimular o consumo consciente, adotando práticas sustentáveis nas linhas de produção e outros departamentos, a fim de reduzir o impacto causado nas últimas décadas.

Para se sentir parte dessa tentativa de frear os danos causados ao planeta, você deve, como consumidor, aprender a escolher produtos ecologicamente corretos. E o que isso significa? Significa que você está adquirindo um eletrodoméstico desenvolvido com o risco de impacto natural menor e também com funcionalidades específicas para ajudar você a continuar agindo com consciência em casa. Exemplos:

  • Sua lavadora de roupas pode ter opções variadas de nível de água, evitando desperdício;
  • Sua geladeira pode vir equipada com controle de gasto de energia elétrica;
  • Fogões com sistemas de controle de gás;

Eletrodomésticos ecologicamente corretos

Para facilitar na escolha de produtos ecologicamente corretos, segue uma dica: basta conferir se o produto que deseja levar para casa possui o selo PROCEL, que indica que este produto foi criado e testado com o objetivo de gerar um menor consumo de energia, ou o selo CONPET, que avalia produtos que utilizam gás. Portanto, se tiver uma dessas etiquetas coloridas, há garantia de estar adquirindo um eletrodoméstico ecologicamente correto.

Agora, se você nunca reparou nesses selos, preste atenção. O eletrodoméstico que recebe o selo PROCEL foi avaliado seguindo os próprios critérios estabelecidos pelo órgão, conferindo-lhe uma classificação que vai do A ao G, sendo A para registrar menor consumo e G, o máximo permitido.

Já o selo CONPET é o responsável por avaliar os eletrodomésticos que usam gás (seja o gás GLP ou GN). Esse selo deve estar presente, por exemplo, em fogão e forno a gás. Assim como acontece com os produtos elétricos (que são avaliados pelo consumo de energia), os eletrodomésticos a gás podem receber um selo indicativo que varia de A ao E, sendo o A o consumo mais eficiente e o E, menos eficiente.

Dicas para um consumo consciente com seu eletrodoméstico

  • Nunca coloque a geladeira e o fogão lado a lado.
  • Não aproveite o motor da geladeira para secar roupas.
  • Ao lavar roupas, espere acumular uma boa quantidade e utilize os medidores adequados para o volume de água.
  • As lavadoras de roupas mais modernas já vêm com programas especiais de lavagem econômica. Fique atento!
  • Aparelhos de ar condicionado que possuam funções que permitam programar o tempo de uso, como o timer, são ótimos para manter a temperatura agradável durante o período necessário.

Sempre se informe sobre a marca dos eletrodomésticos que deseja comprar e pesquise se ela utiliza componentes feitos com material reciclável na fabricação dos produtos.

Depois de todas essas dicas, fica mais fácil escolher desde eletrodomésticos até produtos eletrônicos para sua casa. Assim você compra o produto e ainda economiza no fim do mês. E para também economizar na hora da compra, compare preços e faça a melhor escolha!

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em geladeira